Área de submissão de trabalhos/artigos do evento
O período de submissão já está encerrado
VI SUMMIT FLORENCE: pesquisa, extensão e inovação
NORMAS PARA O ENVIO DOS TRABALHOS E DE APRESENTAÇÃO
A Comissão Técnico-Científica do VI SUMMIT FLORENCE: pesquisa, extensão e inovação do Centro Universitário Florence vem por meio deste edital divulgar o Edital de Submissão de trabalhos científicos.
Envio de trabalhos e Disposições Gerais
1.1 Os trabalhos poderão ser submetidos até às 23:59 do dia 19 de novembro de 2025, sem prorrogação do prazo, via site do evento. O resultado da avaliação das propostas submetidas será enviado via e-mail do autor que submeteu o trabalho até o dia 21 de novembro de 2025;
2. Modalidades e Submissão de trabalhos
2.1 Serão aceitos trabalhos nas categorias: (1) revisão de literatura, (2) pesquisa original (pesquisa de campo e com dados institucionais), (3) projeto de pesquisa, (4), relato de caso/experiência e (5) relato de experiência em ligas acadêmicas (para projetos de extensão e ligas acadêmicas aprovadas no edital 2025);
2.4.1 Revisão de Literatura Sistemática/Integrativa/Narrativa
Introdução
Objetivo
Métodos
Resultados
Considerações finais
Introdução
Objetivo
Materiais e Métodos
Resultados
Conclusão
Introdução
Hipóteses
Objetivos primários e secundários
Materiais e Métodos
Resultados Esperados
Introdução
Relato do caso
Discussão
Conclusão
Introdução
Relato de experiência
Conclusão
Histórico da liga acadêmica
Objetivos da liga
Relato de experiências
Conclusão
O texto deverá ser redigido em português, respeitando a nomenclatura técnico científica e as normas de citação e referências nas normas Vancouver para área da saúde e ABNT para área humanas e sociais.
2.5 Temáticas
Os trabalhos enviados para apreciação devem estar incluídos em um dos eixos temáticos citados abaixo, os quais devem ser especificados no ato da submissão:
Trabalhos Científicos - Saúde Pública e Epidemiologia
Trabalhos científicos - Assistência Ambulatorial e Hospitalar
Trabalhos científicos - Análises Clínicas
Trabalhos Científicos - Ciências Humanas e Sociais
Trabalhos Científicos - Inovação, tecnologia e empreendedorismo
Trabalho Científico - Projeto de Pesquisa (Todos os projetos de pesquisa, independente da temática, deve fazer a submissão nessa categoria)
Exposição de Ligas Acadêmicas e Projetos de Extensão
2.6 Submissão de resumos e considerações
A Comissão Científica somente apreciará o trabalho que esteja dentro das normas citadas abaixo.
Título: deve conter no máximo 18 palavras. Nem o título, nem o texto do resumo devem conter informações que permitam a identificação do local onde o trabalho foi realizado.
Os tópicos (por exemplo, introdução, metodologia, resultados, conclusão) devem estar escritos dentro do resumo. Os tópicos referentes a cada tipo de trabalho podem ser observados no item 2.4.
Os descritores, em número de 03 (três)a 05 (cinco), deverão estar de acordo com as normas cientificas para Descritores em Pesquisa, contidas no http://decs.bvs.br/
2.7 É responsabilidade dos autores a verificação se os resumos estão de acordo com as normas deste edital. O trabalho que for escrito fora das normas deste edital será desclassificado pela Comissão Técnico Científica;
Os trabalhos de pesquisa envolvendo seres humanos devem apresentar obrigatoriamente a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), inclusive relatos de caso clínico. Deve ser apontado no tópico referente aos aspectos metodológicos o número do protocolo de aprovação;
Para pesquisas envolvendo animais devem obrigatoriamente apresentar o documento de aprovação pela Comissão de Ética do Uso de Animais (CEUA). Deve ser apontado no tópico referente aos aspectos metodológicos o número do protocolo de aprovação.
3 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
As apresentações dos trabalhos científicos acontecerão no dia 26 de novembro, no Centro Universitário Florence e as modalidades de apresentação dos trabalhos científicos poderão ser comunicação oral ou banner. A comissão científica publicará, juntamente com o resultado, as modalidades de apresentação dos trabalhos, em que os trabalhos que alcançarem maiores notas nos resumos serão selecionados para a modalidade comunicação oral.
Abaixo, segue as normas de cada uma das modalidades:
As apresentações deverão ser preparadas em Microsoft PowerPoint (.ppt ou .pptx), em modelo enviado pela comissão;
O trabalho deverá ser obrigatoriamente apresentado por um dos autores listados no resumo e deverá estar inscrito no VI SUMMIT;
A Comissão Organizadora solicita que em suas apresentações, os autores utilizem pouco texto e deem preferência para diagramas, esquemas, gráficos e figuras;
O primeiro slide deve conter o título, os autores e as instituições envolvidas. A apresentação deve seguir a sequência padronizada, como consta no resumo;
Data show e computador serão disponibilizados pela comissão organizadora do evento. Não será permitido o uso de computadores pessoais para apresentação;
A apresentação deverá ser enviada para o email: summitflorence@gmail.com, em formato Microsoft PowerPoint (.ppt ou .pptx), até o dia 25/11/2025 às 23:59 para organização e agilidade no momento das defesas;
O tempo máximo para cada apresentação é de 08 (oito) a 10 (dez) minutos + 05 (cinco) minutos de arguição da banca;
A apresentação oral ocorrerá no dia e horário indicados pela Comissão Organizadora, de acordo com o cronograma disponibilizado. O horário deve ser criteriosamente respeitado;
Os critérios para avaliação da apresentação oral serão clareza, objetividade e segurança na apresentação, adequação metodológica, importância e coerência dos resultados, relação da conclusão com os objetivos e qualidade visual;
A banca será composta por 2 professores do Centro Universitário Florence e/ou convidados pela comissão do VI Summit Florence.
3.2 Modalidade Banner
O modelo do painel será único e padronizado para todos os trabalhos aprovados e será disponibilizado no site do evento;
O painel deve ser montado dentro das seguintes especificações: dimensão do painel deverá obedecer à medida padrão de 1,20 m de altura por 0,90 m de largura; título do trabalho; Nome(s) do(s) autor(es): O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) estar escrito(s) imediatamente abaixo do título; Instituição: O nome da instituição a qual o(s) autor(es) pertence(m), deve estar escrito imediatamente abaixo do nome do último autor; corpo do painel deverá conter as informações sobre o material e deve ser feito com o mínimo possível de texto e o máximo possível de ilustrações (figuras, fotos, tabelas, esquemas e similares).
A apresentação do banner ocorrerá no dia e horário indicados pela Comissão Organizadora, de acordo com o cronograma disponibilizado. O horário deve ser criteriosamente respeitado;
4. EXPOSIÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS
A exposição das ligas acadêmicas e projeto de extensão é uma estratégia de promover e divulgar as atividades realizadas na nossa instituição. A exposição será realizada no dia 25 de novembro, no Golden Shopping, das 18:30 às 20:30;
Recomenda-se que os membros de cada liga acadêmica cheguem com antecedência de 30 minutos para organização do local, pois às 18:30 está programada o início da exposição;
A apresentação das ligas acadêmicas e projetos de extensão acontecerão em formato de exposição;
Cada liga acadêmica terá direito a 01 mesa, em que deverão ser expostas as atividades, ações, materiais elaborados e registros de ações;
A apresentação oral ocorrerá no dia e horário indicados pela Comissão Organizadora, de acordo com o cronograma disponibilizado. O horário deve ser criteriosamente respeitado;
Na exposição é importante compartilhar as atividades desenvolvidas pela liga, materiais e recursos elaborados, sendo permitido a realização de atividades de educação dentro das temáticas da liga acadêmica. Recomenda-se a demonstração de ilustrações, como figuras, fotos, tabelas, esquemas e similares que representem a atividade da liga.
PREMIAÇÃO
6 DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 Quaisquer pontos não previstas neste documento serão decididos pela Comissão Técnico-Científica do VI Summit Florence;