VI WORKSHOP DE TECNOLOGIA SOCIAL DO INPA e III SEMINÁRIO DAS ÁGUAS DA AMAZÔNIA

27 de novembro de 2017, 08h30 até 28 de novembro de 2017, 10h30

Auditório do Instituto Soka - CEPEAM - RPPN Dr. Daisaku Ikeda, Manaus, AM

Sobre

Este evento pretende reunirespecialistas, acadêmicos e a sociedade em geral, apresentando tecnologias acessíveis, debates e minicursos. Serão dois dias de muito aprendizado e troca de experiências.

Informações importantes:

  1. O evento será realizado em uma reserva ambiental, diante disso,pedimos aos participantes que levem suas canecas e squeezes;
  2. Será concedido aos participantes que assinarem a lista de frequência o certificado de parcipação;
  3. Maioresinformações serão disponibilizadas pelos telefone (92) 3030-3549 / 99443-9509.

Local do evento

Auditório do Instituto Soka - CEPEAM - RPPN Dr. Daisaku Ikeda - 69008-450, Rua Desembargador Anisio Jobim, Colonia Antonio Aleixo, Manaus, Amazonas

Palestrantes

  • Dra. Débora Cristina Bandeira Rodrigues

    Dra. Débora Cristina Bandeira Rodrigues - UFAM

    Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1996), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2001) e doutorado em BIOTECNOLOGIA, área de concentração de Gestão da Inovação, pela Universidade Federal do Amazonas (2009). Atualmente é docente do departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS) da Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: questões sócio-ambientais na Amazônia; conhecimentos tradicionais na Amazônia; pesquisa-ação; pesquisa participante, cidadania - interdisciplinaridade, educação ambiental - formação profissional e relação homem-natureza na Amazônia.

    27/11 - 09h30 Conferência de Abertura

  • Dr. Luiz Antonio Candido - INPA

    Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (1995), mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (1998) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2002). Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem climática regional e global, processos de interação biosfera-atmosfera e clima urbano. Atualmente é coordenador do programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG-CLIAMB)

    27/11 - 14h00 Palestra - Efeito das ilhas de vegetação urbana sobre o clima

  •  Dra. Ana Rosa Tundis Vital

    Dra. Ana Rosa Tundis Vital - INPA

    Possui Graduação em Tecnologia Florestal pelo Instituto de Tecnologia da Amzônia - UTAM (1987), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (1996) e doutorado em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista (2002). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Hidrologia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo hidrológico, bacia hidrográfica, ciclagem de nutrientas, balanço hídrico e ecosistema natural.

    27/11 - 14h30 Ecossistema ripário

  • Dr. Eduardo Antônio Rios Villamizar - INPA

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de Los Andes da Colômbia (2002), Especialização em Estudos da Amazônia pela Universidade Nacional da Colômbia (2005), Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e Doutorado pelo Programa de Clima e Ambiente do INPA-UEA (2013). Tem experiência na área de engenharia química, com ênfase em operações de separação e mistura, atuando principalmente no seguintes temas: Recursos hídricos, qualidade da água, áreas úmidas, bacias hidrográficas, mudanças climáticas, conservação/serviços ambientais, educação ambiental.

    27/11 - 15h00 Química De Água E Classificação De Rios Da Bacia Amazônica

  • Prof. Sérgio Miranda

    Prof. Sérgio Miranda - INPA

    Prof. Sérgio Miranda

    27/11 - 15h30 Situação Dos Comitês De Bacia Hidrográfica No Estado Do Amazonas

  •  Dra. Maria do Socorro R. da Silva

    Dra. Maria do Socorro R. da Silva - INPA

    Possui graduação em BACHARELADO EM QUÍMICA pela Universidade Federal do Amazonas (1982), mestrado em Geofísica pelo Centro de Geociências (1996) e doutorado em Química Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas . Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidroquímica, Química Ambiental e Avaliação de impactos e metais pesados em rios, igarapés e água subterrânea.

    27/11 - 16h00 Desafio Da Gestão de Lagos e Rios da Amazonia
    28/11 - 09h00 Visita de Campo para coleta, análise ambiental (20 pessoas)

  •  Profª. Elaine Pires

    Profª. Elaine Pires - INPA

    Possui graduação em Ciências - Química pelo Centro Universitário do Norte (2015). Tem experiência na área de recursos hídricos, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nas áreas: hidroquímica, limnologia, educação ambiental.

    27/11 - 16h30 Aplicativo e Protocolo de Avaliação Ambiental na Região

  • Dra. Fernanda Tunes Vilani

    Dra. Fernanda Tunes Vilani - IFAM

    ATIVIDADE ATUAL: Professora do Instituto Federal do Amazonas- IFAM-Manaus/Centro. Foi bolsista PNPD/CAPES pelo Instituto Nacioanal de Pesquisas da Amazônia-INPA. Possui GRADUAÇÃO e Licenciatura em QUÍMICA pela Universidade Federal de Viçosa (1989), MESTRADO em AGROQUÍMICA pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e DOUTORADO em CIÊNCIAS DE FLORESTAS TROPICAIS pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009). Título da TESE: DINÂMICA DA MATÉRIA ORGÂNICA EM SOLOS SOB SISTEMAS AGROFLORESTAIS E OUTRAS COBERTURAS VEGETAIS EM COMUNIDADES INDÍGENAS NO ALTO SOLIMÕES - AM. Temas: solos da amazônia, fertilidade do solo, sistemas agroflorestais, uso da terra e serrapilheira.

    28/11 - 10h00 Tons da Terra Resultados de pesquisas e Demonstrações

  • Sr. Marcio Pinheiro

    Sr. Marcio Pinheiro - Profissional

    Márcio Pinheiro

    28/11 - 09h00 O descarte correto de resíduos orgânicos - e sua aplicabilidade nas zonas rurais e urbanas.

  • Dr. Juan David Cardenas Revila

    Dr. Juan David Cardenas Revila - INPA

    possui Doutorado em Botânica Tropical pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1991). Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1981), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Nacional Mayor San Marcos (1976), Especialista em Botânica Econômica e Plantas Medicinais pela Universidade Nacional Mayor San Marcos (1997). Atualmente é Pesquisador Titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia da Coordenação de Biodiversidade do Laboratório de Inventário Florístico e Botânica Econômica. Membro (Colaborador com mais de 60 hectares de inventários florísticos realizados na Amazônia) do Banco de Dados de Inventários Florestais e Florístico da ADTN - AMAZON TREE DIVERSITY NETWORK, Coordenador do Centro de Treinamento de Produtores Rurais em Negócios Sustentáveis em Manaquiri - AM. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fitomassa (Biomassa vegetal), Inventário Florístico e Potencialidade Econômica das Espécies Vegetais, atuando principalmente nos seguintes temas: Inventário Florístico, Fitomassa, Fitossociologia, Composição Florística, Botânica Econômica, Potencialidade Econômica das Espécies Vegetais, Reflorestamento de áreas degradadas de terra firme e área inundadas, Relatórios Técnico/Científicos e Impactos na Amazônia. EIA/RIMA, Fitoterápicos, Fitocosmedicos, Etnobotânica, plantas alimentícias, oleaginosas e corantes.

    28/11 - 11h00 Tintas Naturais a base de plantas amazônicas

  • Msc. Gyovanni augusto Aguiar Ribeiro - IFAM

    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2003) e mestrado em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal do Amazonas (IF-AM). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Manejo e Fertilidade dos solos e Meio Ambiente.

    28/11 - 10h00 Tons da Terra Resultados de pesquisas e Demonstrações

  • Dr. Sérgio Roberto Bulcão Bringel

    Dr. Sérgio Roberto Bulcão Bringel - INPA

    Possui Graduação em Química pelo Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (1974), Mestre em Energia Nuclear na Agricultura pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (1989). Pesquisador Titular do Ministério de Ciências e Tecnologia lotado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Professor da Universidade do Estado do Amazonas; Professor Visitante da Universidade Federal do Oeste do Pará; Professor Visitante da Universidade Federal do Para; Professor-Orientador da Universidad de León-Espanha / Fundação Universitária FUNIBER; Ex-Professor da Universidade Luterana do Brasil; Conselheiro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Amazonas; Consultor da Fundação de Amparo a Pesquisas do Estado do Amazonas; Conselheiro do Conselho Estadual de Geodiversidade do Estado do Amazonas; Conselheiro do Conselho Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado do Amazonas; Consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco; Membro do Conselho Editorial da Revista AMBIÊNCIA da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Paraná; Membro da Academia Amazonense de Química; Membro da Associação Brasileira de Química; Ex-Presidente do Conselho Regional de Química da XIV Região; Presidente da Associação Brasileira de Química Regional Amazônia Ocidental. Experiência na área Meio Ambiente Amazônicos, com ênfase em Ciências Exatas e da Terra, atuando nos temas: Química da Água; Química Analítica; Poluição Ambiental; Bacia Hidrográfica; Limnologia; Recursos Hídricos; Hidrogeoquímica em Pequenos e Grandes Rios da Bacia Amazônica e Gestão de Bacias Hidrográficas. Ministra Cursos na área de Química da Água; Química Analítica; Química Ambiental; Gestão de Recursos Hídricos; Controle e Monitoramento de Água e Solo; Realiza Pericia em Química Ambiental.

    28/11 - 14h00 Minicurso Gestão das Águas

  • Dra. Denise M.D. Gutierrez e Cols

    Dra. Denise M.D. Gutierrez e Cols - INPA

    Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1983), Mestrado em Psicologia da Saúde pela katholieke Universiteit van Brabant (1993) e Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira - FIO CRUZ, R.J. (2009). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados da saúde na família, Intervenções com famílias e crianças nas instituições. Exerce o cargo de Coordenadora de Tecnologia Social no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/Manaus) onde atua desenvolvendo projetos de inclusão social através da socialização do conhecimento científico. É autora de dois livros na área da inferface família-saúde e de educação, bem como de diversos artigos nos tópicos: suicídio entre idosos, relações de gênero e saúde, relações familiares e saúde, cuidados da saúde na família. Coordenou diversos projetos na temática da saúde da mulher, saúde da família e cuidados.

    27/11 - 10h30 Laçamento do Livro

Programação

Horário Atividade Descrição
27/11
09h00 Auditório Mesa de Abertura
Abertura

Dr. Luiz Renato de França

Dra. Rita Mesquita

Sr. Akira Sato

09h30 Auditório Conferência de Abertura
Palestra
Dra. Débora Cristina Bandeira Rodrigues

Mecanismo de proteção aos conhecimentos das populações tradicionais.

10h30 Auditório Laçamento do Livro
Apresentação de Artigos
Dra. Denise M.D. Gutierrez e Cols

Tecnologias Sociais do Inpa para a Amazônia - Uma visão Diagnóstica

12h00 A critério Almoço por adesão
Almoço

Intervalo para o almoço

14h00 Auditório Palestra - Efeito das ilhas de vegetação urbana sobre o clima
Palestra

Efeito Das Ilhas De Vegetação Urbana Sobre O Clima – Dr. Luiz Antônio Cândido

14h30 Auditório Ecossistema ripário
Palestra
 Dra. Ana Rosa Tundis Vital

Ecossistema Ripário – Dra. Ana Rosa Tundis Vital

15h00 Auditório Química De Água E Classificação De Rios Da Bacia Amazônica
Palestra

Química De Água E Classificação De Rios Da Bacia Amazônica – Dr. Eduardo Antônio Rios VillamizarINPA/CODAM

15h30 Auditório Situação Dos Comitês De Bacia Hidrográfica No Estado Do Amazonas
Palestra
Prof. Sérgio Miranda

Situação Dos Comitês De Bacia Hidrográfica No Estado Do Amazonas - Prof. Sergio Miranda.

16h00 Auditório Desafio Da Gestão de Lagos e Rios da Amazonia
Palestra
 Dra. Maria do Socorro R. da Silva

Desafio Da Gestão De Lagos E Rios Da Amazonia – Dra. Maria do Socorro R. da Silva.

16h30 Auditório Aplicativo e Protocolo de Avaliação Ambiental na Região
Palestra
 Profª. Elaine Pires

Tecnologia Social - Protocolo De Avaliação Ambiental Na Região – Prof. Elaine Pires

28/11
09h00 RPPN Dr. Daisaku Ikeda Visita de Campo para coleta, análise ambiental (20 pessoas)
Visita técnica
 Dra. Maria do Socorro R. da Silva

Visita de Campo para coleta, análise ambiental (30 pessoas)

Avaliação da Visita de Campo (20 pessoas)

Dr. Atila - (INPA)

09h00 Auditório O descarte correto de resíduos orgânicos - e sua aplicabilidade nas zonas rurais e urbanas.
Sessão técnica
Sr. Marcio Pinheiro

O descarte correto de resíduos orgânicos - e sua aplicabilidade nas zonas rurais e urbanas.

Tecnologia social: biodecompositor orgânico

- Marcio Pinheiro

10h00 Auditório Tons da Terra Resultados de pesquisas e Demonstrações
Palestra
Dra. Fernanda Tunes Vilani, Msc. Gyovanni augusto Aguiar Ribeiro

Tecnologia social - Tons da Terra

Resultados de pesquisas e Demonstrações

10h30 RPPN Dr. Daisaku Ikeda Resultado da Avaliação da qualidade ambiental
Sessão técnica

Dr. Átila (INPA)

(20 pessoas)

11h00 Auditório Tintas Naturais a base de plantas amazônicas
Palestra
Dr. Juan David Cardenas Revila

Tintas Naturais a base de plantas amazônicas. Resultados de pesquisas e Demonstrações

Dr. Juan David Cardenas Revila

12h00 A critério Almoço por adesão
Palestra

Almoço por adesão

14h00 Auditório Minicurso Gestão das Águas
Minicurso
Dr. Sérgio Roberto Bulcão Bringel

Mini curso de gestão das águas

Dr. Sergio Bringel

16h30 Auditório Encerramento
Encerramento

Avaliação do evento por M.Sc. Fernanda Rodrigues Moraes de Oliveira (INPA) e Tais (CEPEAM)

Inscrições