VII COLÓQUIO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO JURÍDICA

22 de novembro de 2023, 19h00 até 5 de dezembro de 2023, 20h40

Informações

O VII Colóquio Informação e Documentação Jurídica – um dos eixos temáticos do IX Congresso Internacional Tecnologia e Organização da Informação – tem por objetivo, integrar profissionais da área jurídica, gestão e organização da informação em torno de temas impactados pela transformação digital e aumentar a consciência coletiva e individual das competências digitais em relação as tecnologias, ferramentas, métodos e processos de transformação digital nas organizações.

PÚBLICO ALVO

Profissionais da área jurídica, bibliotecários, advogados, arquivistas, professores, pesquisadores, estudantes, empresas, startups, gestores, analistas, especialistas e consultores que atuam na área de gestão da informação e conhecimento.

Evento gratuito e on-line (transmissão pelo YouTube : CRB8SP)

GIDJ/SP - Comissão Organizadora:

  • Hugo Oliveira, Câmara Municipal de São Paulo, Brasil
  • Regina Céli de Sousa, Machado Meyer Advogados, Brasil
  • Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Brasil
  • Maria Lucia de Borba Rolim, Consultora. Brasil
  • Patricia Gaião, Pinheiro Neto Advogados, Brasil
  • Analúcia Bottini, Advocacia Lunardelli, Brasil

Programação

Dia 22 de novembro de 2023

19h00 – Abertura

  • Hugo Oliveira Pinto e Silva (Coordenador do GIDJ/SP)
  • Prof. Dr. Francisco Paletta (Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo)
  • Ana Claudia Martins (Presidente do CRB-8)

19h15 - Estudos de usuários na área de informação e documentação jurídica. É um método válido?

· Novas abordagens em Estudos de Usuários - Christiane Coelho da Rocha - Bibliotecária da Câmara dos Deputados

· Estudos de usuários de informação jurídica: critérios na gestão e qualidade da informação - Genilson Geraldo - Mestre e doutorando em Ciência da Informação - PGCIN/UFSC

Mediador - Prof. Dr. Francisco Paletta - ECA/USP

20h40 – Encerramento

Dia 05 de dezembro de 2023

19h00 – Abertura

  • Hugo Oliveira Pinto e Silva (Coordenador do GIDJ/SP)
  • Prof. Dr. Francisco Paletta (Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo)

19h15 – O impacto da transformação digital na informação jurídica

· Ferramentas de IA e Automação na Área Jurídica - Sávio Andrade (Advogado no Machado Meyer)

  • A automação e curadoria de dados Jurídicos usando RPA e IA - Alisson de Castro (Diretor da Modalneworks)

Mediadora: Regina Céli de Sousa (GIDJ/SP)

20h40 – Encerramento

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Palestrantes

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Christiane Coelho da Rocha

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Genilson Geraldo

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Regina Céli de Sousa

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Maria Lucia de Borba Rolim

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Hugo Oliveira Pinto e Silva

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Patricia Gaião

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Analúcia Bottini

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Ana Claudia Martins

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Francisco Paletta

Programação:

Abertura Abertura · Ana Claudia Martins, Francisco Paletta, Hugo Oliveira Pinto e Silva

Estudos de usuários na área de informação e documentação jurídica. É um método válido? Palestra · Christiane Coelho da Rocha, Francisco Paletta, Genilson Geraldo

Encerramento Encerramento · Francisco Paletta, Hugo Oliveira Pinto e Silva

Evento online

Link: https://www.youtube.com/user/crb8sp

Data: 22/11/2023 - 05/12/2023 às 19:00

Realização

Fomento

Colaboração Científica

Apoio

Francisco Paletta

Christiane Coelho da Rocha

Bibliotecária da Câmara dos Deputados


Formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Pós- graduada em Instituições e Processos Políticos do Legislativo e MBA em Governança Legislativa pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento – Escola da Câmara. Em mais de 25 anos atuando na Câmara dos Deputados, gerenciou diversas áreas, incluindo a Coordenação de Relacionamento, Pesquisa e Informação e a Coordenação de Biblioteca, do Centro de Documentação e Informação – Cedi. Apaixonada por metodologias de inovação e facilitação de projetos, oficinas e workshops, vivenciou desafios na gerência de projetos corporativos estratégicos, como por exemplo, o projeto de implantação da Lei de Acesso à Informação – LAI, Gestão do Relacionamento com a Sociedade e Cultura de Inovação.

Genilson Geraldo

Diretor de Marketing e Divulgação da Associação Catarinense de Bibliotecários


Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutorando em Ciência da Informação - PGCIN/UFSC.  Membro do Advisory Committee on Freedom of Access to Information and Freedom of Expression da IFLA (2023-2025).  Diretor de Marketing e Divulgação da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) - Gestão 2021-2023. Editor de Leiaute e Mídias Sociais da Revista Encontros Bibli (Qualis A2) e Membro da Comissão de Visibilidade, Marketing e Divulgação do PGCIN-UFSC.

Regina Céli de Sousa

Machado Meyer Advogados


Regina Céli de Sousa, bacharel em biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Direito pela Universidade Paulista, MBA em Gestão empresarial pelo Instituto Trevisan. Gerente de Conhecimento e Informação no Machado Meyer, esteve presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo – CRB-8, em 4 gestões; do Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB e da Comissão Brasileira de Informação e Documentação Jurídica. É atual conselheira do Grupo de Informação e Documentação Jurídica. Organizadora de diversos eventos.

Sávio Andrade

Machado Meyer Advogados


Advogado sênior no Machado Meyer, com foco em Inovação e Tecnologia, com MBA em Gestão de IA e data Science pela PUC-RS, mestre em Direito e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas – SP, e líder de Diversidade e Inclusão. É também membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de São Paulo – OAB/SP.

Alisson de Castro

Modal Networks


Especialista em tecnologia e inovação, atua na automação de unidades de Informação desde 1995, principalmente no desenvolvimento de ferramentas computacionais. Possui experiência no atendimento das necessidades de escritórios jurídicos de pequeno e grande porte.

Maria Lucia de Borba Rolim

Grupo de Informação e Documentação Jurídica


Bibliotecária. Consultora. Grupo de Informação e Documentação Jurídica

Hugo Oliveira Pinto e Silva

Câmara Municipal de São Paulo, Brasil


Especialista em Gestão do Conhecimento e da Informação Digital, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Consultor Técnico Legislativo em Biblioteconomia da Câmara Municipal de São Paulo. Participou da 16ª gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região, durante o período de 2012/2014, e da 18ª gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região, durante o período de 2018/2020. Atualmente está como coordenador do Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo.

Patricia Gaião

Pinheiro Neto


  • Patricia Gaião -  Pinheiro Neto Advogados, Brasil

Analúcia Bottini

Advocacia Lunardelli


Advocacia Lunardelli

Ana Claudia Martins

CRB-8


ANA CLÁUDIA MARTINS – CRB8/8246. É bibliotecária formada pela FESPSP, com especialização em Gestão da Informação, Gestão de Documentos Arquivísticos . Atua há mais de 20 anos na área se especializou na gestão e coordenação de Projetos em grandes empresas. Atuou por 11 anos como Diretora Executiva da Women in Film &Television - WIFT Brasil. É produtora cultural, e já produziu monstra de cinema, rodas de samba e projetos literários.  Atualmente é presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, 8ª Região (CRB-8).

Francisco Paletta

Universidade de São Paulo


Professor Livre Docente na Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Informação e Cultura. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madrid. Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade do Porto. Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Paul-Valéry Montpellier III. Engenheiro Eletrônico pela Faculdade de Engenharia Industrial. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Caxias do Sul.