O VII Colóquio Informação e Documentação Jurídica – um dos eixos temáticos do IX Congresso Internacional Tecnologia e Organização da Informação – tem por objetivo, integrar profissionais da área jurídica, gestão e organização da informação em torno de temas impactados pela transformação digital e aumentar a consciência coletiva e individual das competências digitais em relação as tecnologias, ferramentas, métodos e processos de transformação digital nas organizações.
PÚBLICO ALVO
Profissionais da área jurídica, bibliotecários, advogados, arquivistas, professores, pesquisadores, estudantes, empresas, startups, gestores, analistas, especialistas e consultores que atuam na área de gestão da informação e conhecimento.
Evento gratuito e on-line (transmissão pelo YouTube : CRB8SP)
GIDJ/SP - Comissão Organizadora:
Programação
Dia 22 de novembro de 2023
19h00 – Abertura
19h15 - Estudos de usuários na área de informação e documentação jurídica. É um método válido?
· Novas abordagens em Estudos de Usuários - Christiane Coelho da Rocha - Bibliotecária da Câmara dos Deputados
· Estudos de usuários de informação jurídica: critérios na gestão e qualidade da informação - Genilson Geraldo - Mestre e doutorando em Ciência da Informação - PGCIN/UFSC
Mediador - Prof. Dr. Francisco Paletta - ECA/USP
20h40 – Encerramento
Dia 05 de dezembro de 2023
19h00 – Abertura
19h15 – O impacto da transformação digital na informação jurídica
· Ferramentas de IA e Automação na Área Jurídica - Sávio Andrade (Advogado no Machado Meyer)
Mediadora: Regina Céli de Sousa (GIDJ/SP)
20h40 – Encerramento
Abertura Abertura · Ana Claudia Martins, Francisco Paletta, Hugo Oliveira Pinto e Silva
Estudos de usuários na área de informação e documentação jurídica. É um método válido? Palestra · Christiane Coelho da Rocha, Francisco Paletta, Genilson Geraldo
Encerramento Encerramento · Francisco Paletta, Hugo Oliveira Pinto e Silva
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Pós- graduada em Instituições e Processos Políticos do Legislativo e MBA em Governança Legislativa pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento – Escola da Câmara. Em mais de 25 anos atuando na Câmara dos Deputados, gerenciou diversas áreas, incluindo a Coordenação de Relacionamento, Pesquisa e Informação e a Coordenação de Biblioteca, do Centro de Documentação e Informação – Cedi. Apaixonada por metodologias de inovação e facilitação de projetos, oficinas e workshops, vivenciou desafios na gerência de projetos corporativos estratégicos, como por exemplo, o projeto de implantação da Lei de Acesso à Informação – LAI, Gestão do Relacionamento com a Sociedade e Cultura de Inovação.
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutorando em Ciência da Informação - PGCIN/UFSC. Membro do Advisory Committee on Freedom of Access to Information and Freedom of Expression da IFLA (2023-2025). Diretor de Marketing e Divulgação da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) - Gestão 2021-2023. Editor de Leiaute e Mídias Sociais da Revista Encontros Bibli (Qualis A2) e Membro da Comissão de Visibilidade, Marketing e Divulgação do PGCIN-UFSC.
Regina Céli de Sousa, bacharel em biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Direito pela Universidade Paulista, MBA em Gestão empresarial pelo Instituto Trevisan. Gerente de Conhecimento e Informação no Machado Meyer, esteve presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo – CRB-8, em 4 gestões; do Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB e da Comissão Brasileira de Informação e Documentação Jurídica. É atual conselheira do Grupo de Informação e Documentação Jurídica. Organizadora de diversos eventos.
Advogado sênior no Machado Meyer, com foco em Inovação e Tecnologia, com MBA em Gestão de IA e data Science pela PUC-RS, mestre em Direito e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas – SP, e líder de Diversidade e Inclusão. É também membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de São Paulo – OAB/SP.
Especialista em tecnologia e inovação, atua na automação de unidades de Informação desde 1995, principalmente no desenvolvimento de ferramentas computacionais. Possui experiência no atendimento das necessidades de escritórios jurídicos de pequeno e grande porte.
Bibliotecária. Consultora. Grupo de Informação e Documentação Jurídica
Especialista em Gestão do Conhecimento e da Informação Digital, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Consultor Técnico Legislativo em Biblioteconomia da Câmara Municipal de São Paulo. Participou da 16ª gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região, durante o período de 2012/2014, e da 18ª gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região, durante o período de 2018/2020. Atualmente está como coordenador do Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo.
Advocacia Lunardelli
ANA CLÁUDIA MARTINS – CRB8/8246. É bibliotecária formada pela FESPSP, com especialização em Gestão da Informação, Gestão de Documentos Arquivísticos . Atua há mais de 20 anos na área se especializou na gestão e coordenação de Projetos em grandes empresas. Atuou por 11 anos como Diretora Executiva da Women in Film &Television - WIFT Brasil. É produtora cultural, e já produziu monstra de cinema, rodas de samba e projetos literários. Atualmente é presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, 8ª Região (CRB-8).
Professor Livre Docente na Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Informação e Cultura. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madrid. Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade do Porto. Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Paul-Valéry Montpellier III. Engenheiro Eletrônico pela Faculdade de Engenharia Industrial. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Caxias do Sul.