Com o tema "Mulheres Rurais: Tecendo políticas públicas integradas em rede”, o VII Encontro Estadual de Mulheres Rurais será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro de 2022, durante a XIII Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária - FEBAFES. O Encontro já é tradição nas edições da FEBAFES, considerando que aproximadamente mais da metade da população rural, são mulheres, as quais o governo do Estado da Bahia tem proporcionado a execução de políticas públicas estruturantes para as agricultoras familiares. Sendo o Encontro um momento de reflexão, trocas de saberes e monitoramento das políticas afirmativas para o empoderamento e autonomia das mulheres rurais.
Participação no Evento:
Para o VII Encontro Estadual de Mulheres Rurais está previsto a participação de 150 mulheres rurais dos 27 Territórios de Identidade, para tanto a estrutura está sendo garantida para todas as participantes com deslocamento intermunicipal, hospedagem, alimentação e material didático, sendo assim, o translado entre os municípios que não dispõe de deslocamento para Salvador não está previsto, apenas o deslocamento do município pólo territorial ou o mais próximo da residência da participante com destino para Salvador.
Inscrição:
- Cada um dos 27 territórios de Identidade, por meio da Câmara/ Grupo de Trabalho de Mulheres do Colegiado Territorial, deverão escolher, democraticamente, de 02 a 05 mulheres, levando em consideração os territórios atendidos pela chamada pública de Assistência Técnica para as mulheres e o Projeto Pró-Semiárido com a ação das cadernetas agroecologica, conforme o anexo I referente à distribuição das vagas;
- Priorizar entre as participantes a diversidade étnico-racial e os segmentos atuantes em cada território de identidade. Ex: Indígenas, ciganas, geraizeiras, quilombolas, marisqueiras, ribeirinhas, agriculturas LGBTQIAP+ ativistas e outros;
- As inscrições deverão ser realizadas, aqui nesse site, até dia 30 de novembro de 2022 ;
- A data limite para possíveis substituições das participantes deverá ser encaminhada até o dia 07 de dezembro de 2022, para o email: viimulheresrurais@gmail.com, devido à aquisição das passagens rodoviárias.
Hospedagem:
O VII Encontro Estadual de Mulheres Rurais será realizado no Instituto Anísio Teixeira – IAT, a hospedagem será no mesmo local, sendo necessário a participante trazer kit de higiene pessoal, além de toalha de banho.
Está previsto o deslocamento dos municípios para Salvador a partir do dia 13 de dezembro de 2022, com retorno prévio para o dia 15 de dezembro de 2022.
Contatos:
Oficinas de relaxamento, apresentações artísticas e turbantes Oficina · Akhila Cabral - CEPEX/ SDR, Dandara Amazzi Lucas Pinho- Conselheira Seccional OAB/BA, Glecia Lima Baltar - BAHIATER / SDR, Kecia Rios Lima - BAHIATER / SDR, Raimunda Maria dos Santos - SUAF/ SDR
Abertura Oficial do VII Encontro Estadual de Mulheres Rurais Abertura · Aléssia Bertuleza Tuxá - Defensora Pública da Bahia, Ana Teresa Carvalho - Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Camilla Batista - Coordenadora Executiva de Desenvolvimento Agrário -CDA / SDR, Carmem Miranda - BAHIATER / SDR, Fátima Nunes - Deputada Estadual, Giovanna Bomfim - Delegada Agrária, Julieta Palmeira - Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Leninha Alves - Coordenação Estadual dos Territórios, Major Denice Santiago - Superintendente de Prevenção à Violência | Fundadora da Ronda Maria da Penha, Marta Rodrigues - Vereadora de Salvador, Márcia Telles - Secretária Estadual de Meio Ambiente da Bahia, Neusa Cadore - Deputada Estadual, Regina Dantas - Presidenta da UNICAFES
Abertura oficial da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária Feira
Recepção e acolhimento Abertura
Mística Vivência
Rodas de Conversas | Grupos temáticos Roda de Conversa
A política de ATER sobre a perspectiva feminista: a experiência da Caderneta Agroecológica Mesa Temática · Beth Siqueira - Pró-Semiárido / CAR / SDR, Carmem Miranda - BAHIATER / SDR
Diálogos sobre perspectivas socioeconômicas para as mulheres rurais Mesa Temática
Os desafios sobre a transversalidade de gênero na agricultura familiar sobre o olhar dos governos estadual e federal Debate · Elisângela Araújo - CONTRAF- Brasil/CUT, Maria Fernanda Coelho - Subsecretária Consórcio Nordeste, Rosana Vieira - Coordenadora Geral do Colegiado Territorial do Recôncavo Baiano - CODETER
Encerramento com a leitura da Carta Final e os encaminhamentos Encerramento
O credenciamento será realizado no local do evento mediante apresentação do comprovante de inscrição e documento de identidade.
Estrada da Muriçoca, sn
São Marcos, Salvador - BA
41250-420
Estrada da Muriçoca, sn
São Marcos, Salvador - BA
41250-420
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR | Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER | Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR | Coordenação de Desenvolvimento Agrário - CDA | Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural - BAHIATER | Superintendência de Agricultura Familiar - SUAF | Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica - CEPEX
Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1996), Especialização em Cooperativismo e Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). É Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade - CETENS e do Mestrado Profissional em Educação do Campo do Centro de Formação de Professores - CFP. Compõe a coordenação do Núcleo da Incubadora de Empreendimentos Solidários - INCUBA/UFRB da Rede UNITRABALHO. Em agosto de 2015, assume a Pró-Reitoria de Extensão da UFRB. Faz parte da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB. Tem atuação acadêmica e profissional na área de Políticas de Desenvolvimento Rural, com atuação nos seguintes temas: educação do campo, extensão rural, reforma agrária, agricultura familiar, comunidades quilombolas, tecnologias sociais, movimentos sociais e sindicais do campo, economia solidária, cooperativismo popular e associativismo comunitário.
Julieta Palmeira é médica geriatra e integrante do movimento de mulheres desde a década de 70, quando iniciou a participação na União Brasileira de Mulheres - UBM. Inclusive esteve presente no movimento de mulheres que solicitou a criação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, em 2011.
Foi responsável pela reconstrução da Bahiafarma, empresa pública de medicamentos. Nesse período, foi a única mulher dirigente de empresa de medicamentos no país, tendo contribuído para a incorporação de tecnologia pela indústria de medicamentos da Bahia.
É militante do movimento pela Democratização da Mídia, integra a Coordenação Nacional dos Blogueiros Progressistas pela Bahia e é a representante do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé no Conselho Estadual de Comunicação Social da Bahia, tendo participado da criação do conselho, o primeiro no Brasil.
Em janeiro de 2017, assumiu a gestão da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia.
Telefone do Gabinete: (71) 3116-5705
E-mail: spm@spmba.ba.gov.br
Secretária Ana Teresa Carvalho, primeira mulher assumir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará , filha de agricultores, formada em Administração pública, foi a primeira prefeitA de Jaguaruana em 2013, foi também em 2017 a primeira presidente mulher do Instituto Agropolos do Ceará. Sua atuação foi importante na gestão da Fábrica Escola do Cariri.
Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), possui MBA em gestão pública, pela Unijorge, e tem especialização em Análise e Melhoria de Processos, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). No ano de 2006, ingressou, através de concurso, no serviço público estadual, como especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Desde então, trabalha na área ambiental. Foi assessora de fiscalização no antigo Centro de Recursos Ambientais (CRA), coordenadora e diretora de fiscalização e monitoramento ambiental, no extinto Instituto de Meio Ambiente (IMA) e diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Márcia Telles ainda coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Bahia, integra o Comitê de Enfrentamento de Combate à Seca e representa a área de fiscalização, junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram)
Pernambucana, mãe, é funcionária de carreira da CAIXA, 1984 – 2012, foi a primeira mulher a ocupar o lugar de presidente da CAIXA e presidiu a instituição de março de 2006 a março de 2011, no segundo mandato do Presidente Lula; foi secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no segundo mandato da Presidenta Dilma, janeiro de 2015 a maio de 2016. Atualmente é subsecretária do Consórcio Nordeste.
Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia através do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social; Pós Graduada em Gestão em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia; Graduada em Psicologia pela Faculdade da Cidade do Salvador (2011) e no Bacharelado em Segurança Pública pela UNEB/Academia de Polícia Militar (1995). Idealizadora e primeira Coordenadora do Centro Maria Felipa, núcleo de gênero da Policia Militar da Bahia. Oficial policial militar/n superior do Governo do Estado da Bahia. Fundadora da Ronda Maria da Penha, unidade policial militar responsável por proteger mulheres vitimas de violência doméstica e familiar. Atualmente é Superintendente de Prevenção à Violência (Sprev) da Secretaria da Segurança Pública (SSP)
Presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) do Estado da Bahia.
Elisângela dos Santos Araújo é agricultora familiar natural de Valente, no semiárido do nordeste baiano, estado onde iniciou sua militância nas comunidades de base rurais ligadas à Teologia da Libertação da Igreja Católica. Tornando-se uma liderança regional das mulheres trabalhadoras rurais, foi presidenta do SINTRAF de São Domingos, e Diretora Estadual da CUT-Bahia como Secretaria de Organização Sindical.
Na CUT Nacional ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos e foi Secretária-Geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT). Em 2003 assumiu a coordenação do escritório da CUT Nacional em Brasília, onde atuou na construção do Projeto Sindical da Agricultura Familiar. No mesmo ano passou a representar a entidade como Conselheira Nacional do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), contribuindo com a implementação e coordenação de programas sociais, a exemplo do Fome Zero.
Em 2005 é eleita Coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL/CUT (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Brasil), sendo reeleita em 2009. Em 2013 assume a Secretaria-Geral da Fetraf-Bahia/CUT.
Sócio-fundadora do Instituto Lula, foi candidata a deputada-federal pelo estado da Bahia em 2018, recebendo 64.239 votos, sendo suplente para assumir uma vaga na Câmara Federal na atual legislatura (2019-2022).
Atualmente é Coordenadora de Formação e Educação Profissional da CONTRAF-Brasil/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar), e coordena o Fórum Baiano da Agricultura Familiar, atuando ainda como assessora no mandato do Senador Jaques Wagner na Bahia.
Voluntária social pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Técnica em Enfermagem da Beneficiência Portuguesa, Araraquara-SP, 1974; chefe de enfermagem do Hospital Marieta Konder Bornhausen, Itajaí, 1977-1983; agente pastoral social da Diocese de Rui Barbosa-BA, 1984-1996; secretária municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, jan. 2005-mar. 2006, Pintadas-BA.
1ª DEPUTADA ESTADUAL PRETA da Bahia, REELEITA, com 92.559 mil votos! Feminista, antirracista e socialista, dirigente do PCDOB ? .
Iniciou a vida política em 1988, como presidente do Diretório Acadêmico de Pedagogia e secretária de Educação e Cultura do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formada em Pedagogia, pela UFBA, Olívia Santana foi Secretária de Educação e Cultura de Salvador, Vereadora da capital por 10 anos, Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres e Secretária de Estado do Trabalho Emprego Renda e Esporte, no governo Rui Costa. Olívia Santana é a primeira mulher negra na história da Bahia a ser eleita deputada estadual nas eleições de 2018. Militante do PCdoB, do movimento de mulheres negras e fundadora da União de Negros Pela Igualdade (Unegro).
Maria del Carmen nasceu na Espanha e tem dedicado parte da sua trajetória à vida pública. São mais de 40 anos de luta e militância a serviço do povo baiano. Formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Deputada Estadual integrou parte da equipe responsável pela execução do projeto de construção do Centro Administrativo da Bahia (CAB), local no qual estão instalados diversos órgãos públicos como secretarias estaduais, Governadoria, Assembleia Legislativa da Bahia, entre outros. Exerceu também o mandato de vereadora em Salvador, esteve a frente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e participou da construção do Estádio de Pituaçu.
Como parlamentar tem exercido seu mandato a favor do desenvolvimento urbano, dos direitos das mulheres, a favor da luta pelos direitos humanos e pelo meio ambiente. Atualmente, a Deputada Maria del Carmen integra a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia como 1ª Secretária, é membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Comissão Especial da Promoção da Igualdade, da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano e da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Barragens. Também é suplente da Comissão de Defesa do Consumidor e Relação de Trabalho, da Comissão de Direitos da Mulher e da Comissão Especial Complexo Intermodal da FIOL, Porto Sul e Complexo Viário (Ponte Salvador – Itaparica).
Fale com a Deputada
Avenida 1, número 130, Edifício Wilson Lins, Gabinete 206 – Centro Administrativo da Bahia
E-mail: mariadelcarmen@alba.ba.gov.br / mdcfidalgo@hotmail.com
Fones: (71) 3115-7167 / 5512 / 7361
www.deputadamariadelcarmen.com.br
Formada em Letras pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), especialista em Direitos Humanos pela Uneb/Ministério Público e em Gestão de Cidades pela Faculdade Regional da Bahia (Unirb). Na Câmara Municipal, tem entre suas prioridades representar os direitos da população negra e pobre da cidade e combater todas formas de preconceito, como sempre fez em toda a sua trajetória política.
Indígena do Povo Tuxá. Defensora Pública no Estado da Bahia. Mestra em Direito Público pela UFBA; Graduada em Direito pela UEFS; Professora de Direito Internacional; Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Equidade Étnica da Defensoria Pública da Bahia.
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1994), além de Especialização em Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal. Atua como Delegada de Polícia Civil desde 1995, representando a Polícia Civil, no Comitê Gestor do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - Gespública/Bahia, no período de 2001 a 2017. É estudiosa de ferramentas de gestão, sobretudo, às dedicadas aos critérios: liderança, estratégia/planos e resultados. Coordenadora do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos - GEMACAU, da Polícia Civil da Bahia. Mobilizadora de grupo dedicado à prática de ações sociais, com foco em crianças, idosos e pessoas em situação de rua.
Leninha Alves - Coordenação Estadual dos Territórios
Educadora Popular.
Graduada em Ciencias Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo .
Coordenadora Geral do Colegiado Territorial do Recôncavo Baiano - CODETER.
Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007), especialização em Democracia, Movimentos Sociais e República pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2010). Em curso a Especialização em Inovação Social com ênfase em Economia Solidária e Agroecologia pelo Instituto Federal Baiano e a Maestria Estado, Gobierno y Políticas Públicas pela Faculdade Latino Americana. Atualmente é Coordenadora Geral do Movimento de Organização Comunitária, Assessora da Rede de Produtoras da Bahia e Presidenta da Cooperativa de Consultoria, Pesquisas e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Relações Sociais de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperativismo, economia solidária, gestão e empoderamento da mulher.
Mestre em Gestão de Políticas Públicas, especialista em Políticas de Gênero, Raça e Etnia, ex diretora de Política para as mulheres rurais - MDA e Coordenação de Transição do GT Desenvolvimento Agrário
Roberta Nascimento - Coordenadora Executiva - CPPCT/SEPROMI
Oficina temática de Turbante como prática política e estética
Publicitária, especialista em gestão da comunicação digital, comunicologa e facilitadora de conteúdos de gênero e novas masculinidades.
Advogada. Feminista. Atualmente Coordenadora Executiva da Coordenação de Desenvolvimento Agrário - CDA, órgão de Regime Especial vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia, que tem por finalidade promover, coordenar, supervisionar, acompanhar, executar e avaliar as políticas de reforma agrária, regularização fundiária e das diversas modalidades de associativismo rural no âmbito do Estado, bem como executar as atividades e procedimentos que forem delegados ao Estado, pela União, visando a agilização do processo de execução da reforma agrária. Mestranda do Programa de Pós graduação em Direito Agrário (PPGDA/UFG) e Aluna especial da disciplina Estado Regulador e serviços públicos oferecida pelo PPGD/UFBa no semestre letivo 2022.1. Membro do Núcleo de Regularização e Conflitos Fundiários instituído pelo TJ/BA através das Corregedorias Geral de Justiça e das Comarcas do Interior e membro da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/BA, Também é Colaboradora do Coletivo de Mulheres de Todas as Lutas e da Escola Nacional de Formação Luiza Mahin. Tem experiência na área de Direito, com enfase Direito Agrário - Regularização Fundiária de áreas Individuais e de Comunidades Tradicionais e Direito Administrativo Público e em Ciência Política, atuando neste último principalmente nos seguintes temas: cidadania e feminismo.
Email: coordenacao.executiva@cda.ba.gov.br
Tel: (71) 3116-7200
Dandara Lopes -
Coordenação de Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais - CPPCT
Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - SEPROMI
Assessora de Gênero, Raça, Etnia e Geração do Pró-Semiárido
Coordenadora
Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica - CEPEX
Coordenadora de Assistência Técnica e Extensão Rural
DIS/BAHIATER/SDR
Coordenadora
DIS/BAHIATER/SDR
Assistente Social
Coordenadora Técnica
Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF)
Coordenadora
BAHIATER/SDR