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A sétima edição do Fórum do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas – PPGDT - ocorre de forma integrada com o II Seminário Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, com colaboração do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGEO.
Transmitido a partir da UFRRJ - Campus Seropédica, o evento conjunto objetiva fomentar a integração entre discentes e docentes, a comunidade acadêmica e o público em geral, promovendo diálogos e intercâmbios acerca dos temas concernentes aos processos de produção e construção do espaço urbano e periurbano, incluindo questões relacionadas ao planejamento e às políticas públicas que beneficiem, em escalas diversas, as relações sócio-espaciais e socioambientais em espaços urbanos, periurbanos e rurais.
O VII Fórum PPGDT e II SOMRJ consolida-se como um dos poucos eventos que abarcam principalmente as questões inerentes a periferia metropolitana fluminense. As temáticas abordadas incluem centralidades urbanas, bairros, comunidades, municípios, áreas de expansão, territórios de disputas e conflitos, áreas com potenciais ambientais e turísticos, regiões metropolitanas, entre outros – que compõem o campo do planejamento urbano e regional e integram o trinômio “Política Pública – Desenvolvimento Territorial- Inovação”.
Com o provocativo subtítulo "Convergências e Controvérsias em Debate", o evento inclui conferências com palestrantes nacionais e internacionais, que precedem sessões temáticas, nas quais mestrandos com defesas de dissertações em 2022 apresentam suas pesquisas, sempre estimulando a interlocução entre apresentadores e público. Ao final, realiza-se a Oficina Participativa de Construção de Cenários Prospectivos, atividade prática vinculada ao evento.
Espera-se promover e aprofundar as reflexões sobre a conceituação do Oeste Metropolitano, pensado como categoria analítica, bem como proporcionar debates sobre desenvolvimento territorial e local, e suas interfaces e rebatimentos regionais.
O VII Fórum PPGDT e o II SOMRJ ocorrerão de 5 a 8 de julho de 2022, com transmissão em tempo real pelo Youtube.
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Credenciamento Credenciamento
Atividades preliminares Webinário
Abertura Oficial - Mesa Institucional Abertura
Conferências Inaugurais Conferência · Carlos Antônio Brandão, Maria Xochitl Miller
Mesa Redonda 1 - Políticas públicas e questões ambientais Mesa-redonda · Antonio Marcos Barreto, Heitor Soares de Farias, Janaina Silva Vettorazzi
Apresentações Temáticas PPGDT e PPGGEO 1 - Violência Urbana e Injustiça Territorial Apresentação Oral
Apresentações Temáticas PPGDT e PPGGEO 2 - Questões Socioambientais Apresentação Oral
Mesa Redonda 2 - Desenvolvimento Rural e Urbano Mesa-redonda · Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio, Raquel Pereira de Souza
Mesa Redonda 3 - Movimentos e Tensiosamentos Sociais Mesa-redonda · Lorene Monteiro Maia, Márcio de Albuquerque Viana, Sonia Ferreira Martins
Apresentações Temáticas PPGDT e PPGGEO 3 - Mobilidade e questões urbanas Apresentação Oral
Apresentações Temáticas PPGDT e PPGGEO 4 - Manifestações culturais periféricas Apresentação Oral
Mesa Redonda 4 - Inovação, tecnologias sociais, ações autogestionárias Mesa-redonda · Lamounier Erthal Villela, Tamara Tania Cohen Egler
Mesa Redonda 5 - Mobilidade e Uso do Solo Mesa-redonda · Daphne Costa Besen, Denise de Alcantara Pereira, Rafaela Cristina Bonifácio Albergaria
II Oficina Participativa de Construção de Cenários Prospectivos - Atividade Prática Presencial Oficina
A inscrição e o credenciamento serão realizados via plataforma DOITY para todos os tipos de participantes. Crachás e material impresso serão fornecidos a todos os participantes inscritos nesta plataforma que participarem presencialmente. Certificados serão fornecidos para aos inscritos que obtiverem 75% de presença.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Evento realizado conjuntamente pelos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT) e em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Atualmente é Professora em tempo integral no Mestrado em Competitividade e Sustentabilidade do como: Instituto Tecnológico de Acapulco. Doutora em Administração pela Universidade Autônoma de Guerrero-Universidade / Quebec em Montreal, Canadá. Acapulco. Diretora da Unidade de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPI - UAGro, e Membro do Núcleo Acadêmico Básico do Mestrado em Competitividade e Sustentabilidade reconhecida no PNPC da Conacyt.
Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Bolsista 1 C CNPq. Suas atividades de docência, pesquisa e extensão se concentram na área do Planejamento Urbano e Regional. Professor Titular-Livre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ e Professor Titular em Economia Regional e Urbana pela UNICAMP. Possui Doutorado e Livre-Docência pelo Instituto de Economia da Unicamp. Mestrado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG. Pós-doutorado em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Pós-doutorado em Geografia pela Universidade de British Columbia. Coordenador do site www.interpretesdobrasil.org.
É gestor ambiental pela UAM-SP (Anhembi Morumbi), pós graduado em Direito Ambiental pela UCM-RJ (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências Ambientais pela UVA-RJ (Universidade Veiga de Almeida). Foi Vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Foi Presidente da ANAMMA-RJ por dois mandatos. Atual vice-presidente nacional da ANAMMA Brasil mandato 2021 a 2023. Foi Subsecretário de Estado do ambiente na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro.
Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2018-2022), Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora Visitante do Behner Stiefel Center for Brazilian Studies, da San Diego State University. Líder do Grupo de Pesquisa GEDUR (CNPq). Pós-Doutorado em Sistema de Espaços Livres - PROARQ-UFRRJ (2010-2012). Doutora (2008) e Mestre (2002) pelo PROARQ, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado-Sanduíche na San Diego State University (2006). Docente no Centro de Estudos Latino Americanos (CLAS-SDSU, 2010). Autora de diversos artigos científicos e capítulos de livros no Brasil e no exterior, e tradutora de publicações e artigos na área de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.
Doutora em Biologia Animal (UFRRJ/2004) e especialista em Ciências Ambientais (Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ/2006). Tem por área de atuação as temáticas que envolvem a qualidade da água e a gestão de recursos hídricos, tanto no âmbito, da docência, pesquisa e da gestão ambiental. As atividades de docência, pesquisa e de suporte às empresas (públicas e privadas) sempre estiveram conciliadas, tendo dado suporte à base militar da marinha na ilha da Marambaia e ao Exercito - Paracambi, pela realização de diagnostico e correção da qualidade da água de consumo nessas unidades militares. Atualmente, desenvolve atividades como docente no nível superior do curso de Gestão Ambiental - FAETERJ/Paracambi e como Bióloga- Gestora Ambiental da Área de Proteção Ambiental de uso Sustentável (APA GUANDU) / Instituto Estadual do Ambiente RJ- INEA,
Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atuou como Tutor a Distância em Cursos de EAD e revisor de material didático impresso para cursos de EAD, ambos do CEDERJ. Desde 2014 sou professor Adjunto do Departamento de Geografia (DGG) e, a partir de 2015, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Experiência na área de Geografia, com ênfase em Planejamento Ambiental-Urbano, Análise de Riscos, Eventos Climáticos Extremos, Geografia da Saúde e Climatologia Geográfica. Vice-diretor na primeira gestão no recém-criado IGEO (2021-2025).
Mestre em Ciências Sociais pela UERJ, Especialista em Política e Planejamento Urbano pela UFRJ, Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Rio, com período de intercâmbio acadêmico na SciencesPo Paris. Tem experiência profissional em paradiplomacia, cooperação e desenvolvimento internacional, planejamento urbano, segurança urbana e igualdade de gênero. Atualmente trabalha como Analista de Programas no escritório local do ONU-Habitat em Maceió, Alagoas.
Mestra em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT/UFRRJ /2018). Exerceu por três anos a função de Consultora do Programa RIO+Social (parceria entre a agência da ONU no Rio de Janeiro e o Instituto Pereira Passos) no cargo de Gestora Territorial das favelas Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Tabajaras e Cabritos. Em 2016 exerceu função de Tutora presencial na Fundação CECIERJ do consórcio CEDERJ/UAB no curso de turismo, polo de Nova Iguaçu, na disciplina de Turismo e Sociedade e desde 2017 é Tutora a distância na disciplina de Turismo e Inclusão Social no polo da UFRRJ/IM. Desde 2017 integra o projeto "Fórum Grita Baixada" na função de Articuladora de Territórios trabalhando e pesquisando as grandes áreas da segurança pública, política pública e direitos humanos.
Arquiteta, mestre em planejamento urbano e regional, doutora em sociologia, professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPPUR/UFRJ. Coordenadora do Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço, pesquisador 1B do CNPQ, Cientista do Nosso Estado da Faperj, coordenadora de diversos projetos, entre os quais o do Núcleo de Políticas Públicas do Rio de Janeiro (2009), que integra o programa Pronex da Faperj/CNPq, 2011, 2013. Seu campo de atuação está associado ao estudo dos processos de transformação do espaço, no contexto do processo de globalização e tem por suporte técnico a informação e a comunicação digital. Sua produção bibliográfica consiste em nove livros, uma coletânea de vídeos, capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, sites e plataformas na Internet.
Pós-doutor em Administração Pública - EBAPE/FGV, 2011, Doutor em Economia Aplicada pela Université Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor Associado do Departamento de Economia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas- PPGDT e Professor permanente do Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - PPGCTIA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Pesquisa, publica e orienta teses e dissertações focadas nas temática de políticas públicas, ações e govenança participativa, redes, gestão social, controle social, desenvolvimento local e territorial sustentável. Líder de grupo de pesquisa no CNPq- LPDT- Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento territorial e politicas Desenvolve atividades de extensão universitária em projeto de transferência de tecnologias sociais financiado pela FAPERJ. Coordenador do PEPEDT - Programa de Ensino Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas.
Doutorada em Ciências Sociais com ênfase em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Professora Permanente do Programa do PPGDT. Atua nas áreas de Sociologia Rural, Inovação Social e Metodologias de Intervenção em Comunidades Rurais. Nos últimos 10 anos desenvolveu trabalhos sobre monitoramento e analise das dinâmicas de agroecossitemas e .estratégias de desenvolvimento de ativos de inovação com maior potencial de adoção Atualmente está na Embrapa Agrobiologia, no Rio de Janeiro, atuando junto a agricultores familiares estudando sobre sociologia e extensão rural, adequações sociotécnicas em processos de inovação social e análise de agroecossitemas que valorizem a identidade, as novas ruralidades e o desenvolvimento territorial. É coordenadora do Eixo de Transferência de Tecnologias do INCT de Microrganismos Promotores de Crescimento e também o Portfólio de Inovação Social da Embrapa.
Possui graduação em Ciências econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Desenvolvimento Econômico na Unicamp (2011. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia do Agronegócio. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, comércio internacional, cadeias produtivas e desenvolvimento rural.
Possui graduação em Serviço Social (UFRJ - 2016). Atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Direitos Humanos, Sistema Prisional, Política de Drogas, Teoria Crítica do Direito e Estudos sobre Questão Racial, atuando principalmente nos seguintes temas: critica ao alargamento do Estado Punitivo, encarceramento seletivo em massa, violência, criminalização da pobreza, e estudos sobre a superpopulação relativa. Atua como representante do Observatório de Trens.
Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Participou de atividades de Extensão da Licenciatura em Educação do Campo, e da IV Jornada Universitária da Reforma Agrária na UFRR. A pesquisadora atua na Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Nova Iguaçu e é membro associada do Fórum Grita Baixada.
Doutor pelo PPGCTIA da UFRRJ em convênio binacional com a UNRC na área de concentração Políticas Públicas Comparadas (2017). Atualmente é professor Adjunto IV na área de Educação Matemática do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da UFRRJ. É pesquisador associado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT); é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da UFRRJ. É membro diretor do GEPEM desde 2011 e coordena/lidera o GEtCiMat da UFRRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: etnomatemática e etnociência, formação de professores, educação matemática, agricultura familiar, gestão social, avaliação de articulações de atores no território, teorias críticas e cultura popular.