Introdução
A propositura temática se constrói mediada pelo anseio de construir diálogos considerados possíveis e emergentes no século XXI, entre a ciência geográfica e temáticas integradoras capazes de contribuir para a construção do fazer geográfico. Geografia, arte, cultura, literatura, questões físico-ambientais, geotecnologias e representações, contradições e conflitos, dinâmicas socioespaciais, imbricadas a ciência, concatenam-se e enriquecem o savoir-faire geográfico apontando para a articulação inteligível como forma de interpretação do espaço, do mundo.
Essa ampla aproximação temática à geografia converge os campos do saber e se apresenta com aportes e fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos que proporcionam um enlace científico para além de agregar ou sobrepor áreas do conhecimento, mas capaz de gerar possibilidades múltiplas de instigar a formação de profissionais na área da geografia com capacidade de integrar novos elementos ao fazer geográfico.
Não se trata de “geografizar” as demais áreas e nem “literartizar”, a geografia, mas de perceber que a ciência geográfica visa a apreensão do espaço geográfico com sua multifacetada relação do homem com o meio, e desta forma, compreende múltiplas nuances da produção do espaço, que apontam a materialidade do espaço vivido contemporâneo, complexo e caracterizado pelo rompimento das fronteiras disciplinares, fato que transforma o fazer científico e disciplinar no século XXI em grande desafio e responsabilidade, porém agregador, integrador e, sobretudo, muito prazeroso.
A VII SemaGeo trata de ampliar as reflexões que potencializam a construção de vias integradoras, de caminhos inovadores para fazer a geografia em uma perspectiva dialógica, plural e integrada aos movimentos e da complexidade da totalidade espacial, que são da competência e do caráter da geografia. Trata-se de um enriquecimento possibilitado pelas interconexões, pelas redes, pela comunicação, pelos avanços tecnológicos que permitiram a difusão de informações, ideias e pensamentos (convergentes, divergentes) e que se tornam rapidamente popularizados na contemporaneidade. Portanto, nesta sétima edição da Semana Acadêmica de Geografia, ao reunir temas integradores, espera-se fortalecer, evidenciar ou mesmo construir diálogos e reflexões possíveis, entre os sujeitos e estas áreas envolvidas.
Objetivos
Geral
Fomentar o debate de temas latentes na/da Geografia, destacando as ferramentas, as estratégias e as práticas docentes que contribuem no processo de formação e qualificação do profissional desta ciência, além de estimular a reflexão acerca de diversos assuntos presentes neste vasto campo do conhecimento, discutindo questões e temas presentes no cotidiano e na realidade dos sujeitos que produzem e/ou contribuem para a construção da ciência geográfica.
Específicos
Promover a interação entre discentes e docentes das diferentes turmas do Curso de Geografia;
Proporcionar um ambiente saudável para aprendizagem entre os discentes dos distintos semestres;
Ilustrar a interconexão entre os diversos componentes disciplinares do Curso e como estes se complementam e são importantes para a formação profissional;
Estimular a produção acadêmico-científica e a reflexão geográfica, mesmo que na escola local, regional;
Integrar múltiplas abordagens ao fazer geográfico, a fim de propiciar a formação docente calcada na diversidade temática;
Ampliar o debate teórico-metodológico na ciência geográfica.
Público- esperado
Discentes e docentes de Geografia e de áreas afins.