Nos últimos meses, a temática da economia circular vem sendo cenário para profícuas discussões, especialmente no que tange aos processos de criação de novos focos dos currículos formativos. Nessa perspectiva, este artigo apresenta o resultado preliminar de pesquisa exploratória de alternativas de capacitação de novos profissionais do Futuro, relacionando-o ao campo da economia criativa, cadeia de valor e do consumo. A abordagem tem a necessidade de criar focos nos currículos formativos, a fim de capacitar os profissionais do futuro para os novos modelos de negócios e as cadeias de valor circular. Dessa maneira, os modelos de negócios e as cadeias de valor circular têm ganhado cada vez mais importância como uma abordagem sustentável para os negócios. Eles se concentram na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de recursos, visando minimizar o desperdício e maximizar a eficiência. Alguns dos modelos circular que vêm sendo evidenciados no mercado, tais como logística reversa e Ecossistemas circulares. A economia circular emerge como um modelo de negócio promissor, com foco na reutilização de recursos, minimização de resíduos e práticas sustentáveis. Os profissionais do futuro desempenharão um papel crucial na implementação e no desenvolvimento dessas cadeias de valor circular, impulsionando a transição para uma economia mais sustentável. Nesse sentido, o método foi criar um processo de criação de currículos formativos, estratégias eficazes incluem iniciativas de aprendizado prático, parcerias com a indústria para garantir a relevância dos currículos e abordagem interdisciplinar que integra diferentes áreas do conhecimento, como tecnologia, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. Como principais resultados, destaca-se como o processo de novos currículos formativos terão forma de capacitar estudantes que venham a propor e operar em negócios relacionados as perspectivas apresentadas e focalizar o desenvolvimento de um profissional criativo e reflexivo. As discussões são tencionadas envolvendo o empreendedorismo do futuro, a importância de se ter redes de colaboração e noções de sustentabilidade nesse tipo de negócio, que é baseado no capital cultural e criativo da personagem central.

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