A II Conferência Episcopal Latino-Americana aconteceu em Medellín, na Colômbia, no ano de1968. Em 2018 completam-se 50 anos de sua realização. A VII Semana Teológica da Faculdade Diocesana de Mossoró se insere na agenda de comemorações desse acontecimento primaveril à Igreja na América Latina e para o mundo.
No esforço de aplicar o Concílio Vaticano II, a partir do aggiornamento proposto por João XXIII, Medellín colocou na pauta da Igreja as questões político-sociais, unindo a fé-vida em uma práxis de transformação da realidade dentro de um projeto eclesial identificado com os pobres, sinal do Reino de Deus. “A pobreza é o selo da expansão evangélica”, e Medellín convoca toda a Igreja para, “Uma teologia da eminente dignidade dos pobres, nos quais, Deus esconde sua glória”.[1]
Passados 50 anos de Medellín, depois de um longo ‘inverno eclesial’, esta conferência figura ainda como evento fontal para uma eclesiologia encarnada na história e na luta pela defesa da justiça e da liberdade e, sobretudo, com uma práxis eclesial decididamente identificada com os pobres. Medellín é uma referência imprescindível para a Igreja atual.[2]
Por esta razão, dentro do espírito de comemoração desse evento nuclear para eclesiologia Latino Americana e para a Igreja universal, a VII edição da Semana Teológica da Faculdade Diocesana de Mossoró se propõe celebrar esse evento com o seguinte tema: “Medellín 50 anos: memória, profecia e perspectivas”.
Acreditamos que “revisitando Medellín, poderemos resgatar belas iniciativas, novos caminhos a trilhar, com a audácia dos que se deixam guiar pelo Espírito, e, sobretudo, novas respostas a dar aos desafios concretos de nosso tempo”.[3]
À luz da memória e profecia de Medellín, passados 50 anos, qual continua sendo a missão da Igreja no continente Latino-Americano? O que Medellín tem a dizer para nossos dias? A VII edição da Semana Teológica da Faculdade Diocesana de Mossoró abre espaço para essa importante reflexão e você é nosso(a) convidado(a).
[1] BEOZZO, Oscar José. (org) O Vaticano II e Igreja Latino-Americana. São Paulo: Paulinas, 1985, p. 10-11.
[2] Cf., GODOY, Manuel; AQUINO JUNIOR, Francisco [Orgs.]. 50 anos de Medellín: revisitando so textos, retomando o caminho. São Paulo: Paulinas, 2017.
[3] BRIGHENTI, Agenor. Desafios e horizontes de Medellín: para a configuração e organização da Igreja hoje. In: GODOY, Manuel; AQUINO JUNIOR, Francisco [Orgs.]. 50 anos de Medellín: revisitando so textos, retomando o caminho. São Paulo: Paulinas, 2017, p. 329.