VII Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade

VII Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade

Os desafios do desenvolvimento socioambiental e as horizontalidades: pontes entre a região, o Estado e o cotidiano.

Faça sua inscrição
De 25 a 28 de setembro Todos os dias das 08h00 às 16h00

Sobre o Evento

O SEDRES é um seminário itinerante, articulado e organizado por programas de pós-graduação filiados à ANPUR e que tem por objetivo estabelecer um canal de comunicação e interlocução entre os pesquisadores do Brasil e do exterior em torno da temática do desenvolvimento regional. Desde a primeira edição já passou pelas cidades de Rio de Janeiro/RJ (2012) Campina Grande/PB (2014), Blumenau/SC (2016), Palmas/TO (2018), Taubaté/SP (2021) e Crato/CE (2022).

A UDESC foi criada em 1965, no âmbito de políticas públicas de desenvolvimento regional para Santa Catarina (na época, denominada Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina). Seus marcos iniciais foram a Faculdade de Educação (FAED), criada em 1963, e a Escola Superior da Administração e Gerência (ESAG), fundada em 1964, ambas em Florianópolis. Juntam-se a essas unidades a antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), criada ainda em 1956. Hoje a UDESC conta com 12 unidades de ensino distribuídas em nove cidades catarinenses, além de 28 polos de apoio presencial para o ensino a distância. É nesta Universidade que cresceu voltada para as questões de desenvolvimento regional que temos a alegria e honra de trazer o evento para o sul do país, para discutir as questões de desenvolvimento e suas desigualdades regionais no tempo presente.

O evento está sendo organizado Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN), sediado no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC) e será realizado no período de 25 a 28 de setembro de 2024.

A temática geral desta edição será “Os desafios do desenvolvimento Socioambiental e as horizontalidades: pontes entre a região, o Estado e o cotidiano”. Farão parte da programação do evento conferências, mesas redondas, sessões temáticas para apresentação oral de trabalhos, atividades culturais e saídas de campo. Espera-se a participação de pós-graduandos, professores e pesquisadores de todas as regiões do país.

O desafio proposto por esse SEDRES é pensar as questões do desenvolvimento socioambiental num mundo marcado por mudanças climáticas e suas interfaces com questões energéticas, as questões de desenvolvimento e suas articulações com a sustentabilidade e como incluir as populações, principalmente as mais vulneráveis, em modelos de desenvolvimento que busquem reduzir as desigualdades geradas pelo atual modelo econômico. Neste sentido, a discussão das horizontalidades como dinâmicas sociais que vêm de baixo, surgidas em reação às demandas globais, colocam os desafios de criar pontes entre as demandas dos atores locais e as políticas públicas regionais, estaduais e globais. O evento convida a refletir sobre esses desafios.

Sessões Temáticas

1 Questões teóricas e metodológicas do desenvolvimento

Coordenadoras : Renata Rogowiski Pozzo – UDESC; Larissa da Silva Ferreira Alvez - PLANDITES-UERN; Luciana Butzke - FURB

A Sessão Temática objetiva abarcar estudos críticos sobre o desenvolvimento que privilegiem a região como escala de reflexão, contemplando tanto abordagens em perspectiva histórica, quanto debates contemporâneos. Dentre os subtemas, sugere-se: paradigmas do desenvolvimento (desenvolvimentismo, subdesenvolvimento e alternativas ao desenvolvimento); discursos, práticas e agentes do desenvolvimento; conteúdos políticos das escalas do regional (do sul global ao cotidiano); desenvolvimento e hegemonia na história e no presente das relações colonialistas, imperialistas e dependentistas; desenvolvimento, espaço banal e bem comum.

2 Dinâmicas socioeconômicas regionais

Coordenadores: Isa de Oliveira Rocha - UDESC; Ivo Marcos Theis - FURB; José Messias Bastos - UFSC; Maria de Lourdes Bernatt - UTFPR

A Sessão Temática objetiva analisar e debater temas convergentes com os cenários e dinamismos socioeconômicos contemporâneos, com as distintas dimensões alternativas, insubordinadas e transformadoras da sociedade, em múltiplas escalas, e as suas afluências com o desenvolvimento regional. O atual contexto social e econômico do(s) modo(s) de produção hegemônico(s), no mundo e no Brasil, tem demandado ações e políticas públicas renovadoras, construídas a partir das perspectivas coletivas e das percepções da formação social e econômica do espaço regional, para alçar outras escolhas e possibilidades ao desenvolvimento regional no tempo presente e futuro.

3 Populações, migrações e desenvolvimento

Coordenadores: Gláucia de Oliveira Assis - UDESC; Wilson Fusco – FUNDAJ; Temis Gomes Parente – UFT.

Nas sociedades contemporâneas, as migrações têm colocado importantes desafios às questões de desenvolvimento regional, como uma das facetas da globalização onde circulam bens, pessoas e serviços. Na era da mobilidade, a agenda mundial sobre migração e desenvolvimento é cada vez mais complexa e reconhece essa interligação multifacetada, fornecendo um enquadramento para medidas concretas que tenham um impacto significativo na vida dos migrantes e das suas comunidades. No entanto, a instrumentalização e securitização deste tema tem prejudicado a promoção da migração e da mobilidade enquanto fatores de desenvolvimento. As mobilidades contemporâneas, sejam internas ou internacionais, têm colocado questões para a políticas públicas, seja nos contextos de partida ou nos contextos de acolhimento, considerando que esses movimentos são atravessados por desigualdades e diversidades de gênero, raça, classe, geração e outros marcadores sociais. Neste sentido, a Sessão Temática acolherá estudos que analisem as dinâmicas desses fluxos nas políticas públicas de acolhimento, na segregação urbana e/ou em processos interculturais nas relações familiares e de gênero, na inserção laboral, nas remessas econômicas e sociais, etc.

4 Estado, políticas públicas e desenvolvimento regional

Coordenadores: Samira Kauchakje – UDESC; Valério Alécio Turnes- UDESC; Tomas Moreira- USP

A Sessão Temática visa reunir pesquisadores, profissionais e estudantes com interesse no debate das diversas áreas de conhecimento científico voltadas ao estudo e pesquisa sobre o Estado, políticas públicas e desenvolvimento regional. Como temas, sugere-se: o papel do Estado enquanto articulador de projetos de desenvolvimento regional, considerando o contexto da governança pública. A pauta das políticas públicas no processo de desenvolvimento socioeconômico das regiões. As ponderações sobre as externalidades resultantes da intervenção do Estado nas regiões, a partir de indicadores de desenvolvimento. Qual o atual estágio da formação de agenda das políticas públicas regionais? Qual orientação nas regiões sobre a formulação de políticas públicas participativas? A economia política e as estratégias de desenvolvimento regional. O desenvolvimento regional em relação aos movimentos políticos, econômicos e culturais que desafiam a capacidade do Estado democrático e a implementação de políticas de bem estar econômico e socioambiental. Relações Internacionais, Estado e desenvolvimento regional.

5 Gestão e desenvolvimento socioambiental

Coordenadores: David Valença Dantas – UDESC; Jairo Valdati - UDESC; Rafael Albuquerque Xavier - UEPB

A Sessão Temática objetiva debater a diversidade dos temas que envolvem a gestão e o desenvolvimento socioambiental, tais como: as problemáticas do uso sustentável de recursos naturais; prevenção de riscos e desastres ambientais; valorização do patrimônio natural; políticas públicas e gestão ambiental; gerenciamento costeiro; Unidades de conservação e Unidades especiais de planejamento (APPs, Geoparques, etc.); análise e monitoramento ambiental aplicados à gestão; etc.

6 Território, cultura e identidades

Coordenadores: Douglas Ladik Antunes – UDESC; Maria Rita Ivo de Melo Machado – UFRPE; Luciano Félix Florit - FURB

A Sessão Temática visa um debate na área de Planejamento e Gestão Territorial a partir de contextos específicos e estratégias próprias onde grupos, movimentos sociais, pesquisadores(as) e assessores(as) produzam processos coletivos de investigação, sistematização e encaminhamentos refletindo seus modos de vida, suas práticas sociais e os conflitos territoriais vividos. Busca-se a reflexão crítica, as discussões e a compreensão sobre as disputas territoriais e as relações entre grupos e movimentos sociais, bem como as esferas públicas e privadas nestes contextos específicos em relação com a totalidade.

7 A espacialidade no planejamento e na gestão territorial

Coordenadores: Ana Clara Mourão Moura – UFMG; Francisco Henrique de Oliveira - UDESC; Flavio Boscatto IFSC

A Sessão Temática tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais e estudantes interessados em discutir questões concernentes ao levantamento, processamento e representação de dados geoespaciais, bi e tri dimensionais, relacionados às ocupações territoriais e formas de uso dos produtos cartográficos, considerando diferentes escalas e abordagens voltadas aos interesses e aplicações do planejamento e da gestão territorial. Apresenta-se os possíveis subtemas: fundamentos teóricos e discussões sobre métodos clássicos e inovadores no que se refere à espacialização bi e tri dimensional de dados geográficos como suporte ao planejamento e a gestão territorial; legislações e normas técnicas que regulamentam o (re)ordenamento territorial: estado da arte, desafios e perspectivas; técnicas e estratégias de levantamento, processamento e representação de dados geoespaciais, bi e tridimensionais, aplicados a gestão de riscos e desastres; (Geo)tecnologias e inovações aplicadas ao planejamento e à gestão territorial: modelagens em ambientes reais ou simulações voltadas para ambientes virtuais; representações cartográficas temáticas pautadas em modelagem de banco de dados espaciais com foco em temas sociais, ambientais e de governança territorial: experiências, práticas e impactos na sociedade; Cadastro Territorial Multifinalitário e o planejamento e gestão territorial: potencialidades e limitações nos estudos de caso.

DOS LOTES DE INSCRIÇÕES:

CATEGORIAS

Inscrição até

29.02.2024

Inscrição até

31.05.2024

Inscrição até

29.09.2024

Professores e profissionais COM apresentação de trabalho

R$ 130,00

R$ 160,00

R$ 230,00

Professores e profissionais SEM apresentação de trabalho

R$ 100,00

R$ 130,00

R$ 190,00

Estudantes de Graduação e Pós-Graduação COM apresentação de trabalho

R$ 90,00

R$ 110,00

R$ 160,00

Estudantes de Graduação e Pós-Graduação SEM apresentação de trabalho

ISENTO

ISENTO

ISENTO

Sócios da Associação Catarinense de Geógrafos, COM ou SEM apresentação de trabalhos

ISENTO

ISENTO

ISENTO

Ouvintes sem identificação acima

ISENTO

ISENTO

ISENTO

Para o envio de trabalho TODES os autores devem estar iscritos no evento

PS: Em caso da NÃO aprovação do resumo, o valor de inscrição NÃO será devolvido.

TEMPLATE (OPTATIVO) PARA APRESENTAÇÃO ORAL :

https://docs.google.com/presentation/d/1Dj9C_MSBduZUAOGrwELzDR5ZPIhZ9xrD/edit#slide=id.p6

LOCAL DO EVENTO: O evento ocorrerá em diversos pontos do centro de Florianópolis

  • Museu da Escola Catarinense (MESC)
  • Casa da Memória
  • Museu Victor Meirelles
  • Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Souza)
  • Fundação Cultural BADESC
  • IBGE
  • Casa José Boiteux ( Academia Catarinense de Letras)

Pode conferir pelo mapa : https://www.google.com/maps/d/u/2/edit?mid=15BrNdgvqOko-Eh59kT6P_JEm2WCkyDQ&usp=sharing

Palestrantes

  • RAQUEL GUTIÉRREZ AGUILAR
  • Armen Mamigonian
  • Temis Gomes Parente
  • Waldecy Rodrigues
  • Cristina Maria Macedo Alencar
  • Luciana Butzke
  • Ricardo Ojima
  • Gláucia de Oliveira Asis
  • Lidiane Maria Maciel
  • Rainer Randolph
  • Ivo Marcos Theis
  • Jorge da Silva Macaísta Malheiros
  • Carlos Antonio Brandão
  • Themis Cristina Mesquita Soares
  • José Messias Bastos
  • Markus Erwin Brose
  • Andréa Luisa Zhouri Laschefski
  • Miguel Fernandes Felippe
  • Edson Trajano Vieira
  • Wilson Fusco

Programação

14h00 Mesa Redonda 1 - Desigualdades Regionais e Migrações Mesa-redonda
Local: MESC

.

16h00 Mesa Redonda 2 - Desastres Socioambientais e Desenvolvimento Regional Mesa-redonda
Local: Museu Victor Meirelles

.

18h30 CONFERÊNCIA DE ABERTURA Abertura
Local: MESC

.

14h00 Mesa Redonda 3 - Desenvolvimento Regional, Território e Gênero Mesa-redonda
Local: MESC

.

16h00 Mesa Redonda 4 - Desenvolvimento Regional: Desafios e Perspectivas Mesa-redonda
Local: MESC

.

18h30 Roda de Conversa: Políticas Públicas, Populações Tradicionais, Movimentos Sociais e Diálogos entre Região, Estado e Sociedade Roda de Conversa
Local: MESC

.

14h00 Mesa Redonda 5 - Desigualdades Regionais e os Desafios dos Dados do Censo 2022 Mesa-redonda
Local: Auditório Tito Sena/FAED

.

16h00 Mesa Redonda 6 - Populações Tradicionais, Inclusão Social, Desenvolvimento Regional e os Desafios da Extensão Mesa-redonda
Local: Auditório/CEART

.

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Museu da Escola Catarinense da UDESC

Logotipo, nome da empresaDescrição gerada automaticamente

DIA 24/09 (TERÇA FEIRA)

08h às 12h/ 14h às 18h

CREDENCIAMENTO

Local: Museu da Escola Catarinense (MESC)

14h00 QUARTA-FEIRA | 25/09 Mesa Temática
Local: Centro de Florianópolis

DIA 25/09 (QUARTA-FEIRA)

08h às 12h

Sessões Temáticas



12h às 14h

Apresentação Sessão de Posters

Local: MESC - Átrio


14h às 15h30min

MESA REDONDA 1 - Cidades, Desigualdades Regionais e Migrações

Coord. André Souza Martinello - UDESC

Gláucia de Oliveira Assis - UDESC

Jorge Malheiros - IGOT/U.Lisboa

Grazielle Brandt - UNISC

Local: MESC - AUDITÓRIO


15h30 - 16h - Intervalo


16h às 18h

MESA REDONDA 2 - Desastres Socioambientais e Desenvolvimento Regional

Coord. Jairo Valdati - UDESC

Miguel Fernandes Felippe - UFJF

Andrea Zhouri - UFMG

Markus Erwin Brose - UNISC

Local: Museu Victor Meirelles - Auditório


18h30min

Apresentação Cultural: Orquestra de Choro Campeche

Local: MESC - Átrio


19H

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Homenagem à Professora Tânia Bacelar

Conferência de Abertura: Raquel Gutiérrez Aguila

Local: MESC- Auditório

TRANSMISSÃO

MESC- Átrio

MESC- Sala Cassandra

08h00 QUINTA-FEIRA | 26/09 Mesa-redonda
Local: Centro de Florianópolis

26/09 (QUINTA-FEIRA)


08h às 12h

Sessões Temáticas


12h às 14h

Apresentação Sessão de Posters

Local: MESC - Átrio


14h às 15h30min

MESA REDONDA 3 - Desenvolvimento Regional, Território e Gênero

Coord. Gláucia de Oliveira Assis - UDESC

Temis Gomes Parente - UFT

Lidiane Maria Maciel - UNIVAP

Luciana Butzke - FURB

Local: MESC - Auditório


15h30 - 16h - Intervalo


16h30 às 17h30min

MESA REDONDA 4 - Desenvolvimento Regional: Desafios e Perspectivas

Cord. Isa de Oliveira Rocha

Ivo Marco Theis - FURB

Rainer Randolph - IPPUR

José Messias Bastos - UFSC

Local: MESC - Auditório


18h às 19h30min

RODA DE CONVERSA:

Políticas Públicas, Populações Tradicionais, Movimentos Sociais e Diálogos entre Região, Estado Sociedade

Coord. Francisco Canella - UDESC

Kerexu Yxapyry - Liderança Guarani

Mariah Wueger - Movimento dos Atingidos por Barragens

Rafael Luiz Nunes - Comunidade de Pescadores da Ponta do Coral

Lino Peres - Movimentos Sociais

Local: MESC - Átrio


20h às 22h

Lançamento de Livros

Local: MESC - Átrio

08h00 SEXTA-FEIRA | 27/09 Mesa-redonda
Local: UDESC ( ITACORUBI)

27/09 ( SEXTA FEIRA)

08h às 12h

Sessões Temáticas (Centro de Florianópolis, verificar na aba de ST)


9h às 12h

Encontro de Editores e Editoras de Revistas do campo do Desenvolvimento Regional: Os desafios em comum

Local: UDESC - CEART - Auditório

Reunião de Coordenadores de Programas da Área de Planejamento Urbano e Regional com a coordenação de área PLURD

Local: UDESC- FAED - Auditório Tito Sena


14h às 15h30min

MESA REDONDA 5 - Desigualdades Regionais e os Desafios dos Dados do Censo 2022

Coord. Francisco Canella - UDESC

Ricardo Ojima - UFRN

Waldecy Rodrigues - UFT

Wilson Fusco - FUNDAJ

Local: UDESC- FAED - Auditório Tito Sena


15h30min ás 16h - intervalo


16h às 17h30min

MESA REDONDA 6 - Populações tradicionais, inclusão social, desenvolvimento regional e os desafios da extensão

Coord. Douglas Ladik Antunes – UDESC

Cristina Maria Macedo Alencar - UCSAL

Themis Cristina Mesquita Soares - UERN

Edson Trajano Vieira - UNITAU

Local: UDESC - CEART - Auditório


17h

Premiação dos melhores Pôsteres

Local: UDESC- FAED - Auditório Tito Sena


17h30min

Apresentação Cultural: Núcleo de Flautas CEART

Local: UDESC- FAED - Auditório Tito Sena


18h

Conferência de encerramento - desigualdades regionais desafios e contemporâneos

Armen Mamigonian – Instituto Ignácio Rangel

Carlos Antônio Brandão – UFRJ

Local: UDESC- FAED - Auditório Tito Sena


19h30min

Assembleia geral do VII SEDRES

Coord: Francisco Canella - UDESC

Local: UDESC- FAED - Auditório Tito Sena

18h00 Conferência de Encerramento Encerramento
Local: Auditório TITO SENA - UDESC FAED

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO | Tito Sena (FAED)

Desigualdades regionais desafios contemporâneos.

Carlos Antônio Brandão | IPPUR

Armen Mamigonian | Instituto Ignácio Rangel

19h
Assembleia Geral do VII Sedres

08h00 SABADO | 28/09 Saídas de campo e programação cultural Passeio
Local: À divulgar

Saídas de campo

08h00 Sessões Temáticas 2 A - 25/09 Apresentação Oral
Local: MESC- Espaço Aldo Nunes 1

Título

INSERÇÃO DA ECONOMIA DO TOCANTINS NO CIRCUITO GLOBAL: UMA ANÁLISE NA LINHA DO TEMPO

SAÚDE MENTAL E AUTO PERCEPÇÃO DE BEM ESTAR: UMA ANÁLISE SOCIODEMOGRÁFICA E TERRITORIAL PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL (FSE) DO SUL DO BRASIL E A GÊNESE DA INDÚSTRIA DE MÓVEIS

DESENVOLVIMENTO REGIONAL ENTRE VERTICALIDADES E HORIZONTALIDADES: O CONTEXTO DAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES

UBERIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CONTEXTO DOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO-PR

OS EFEITOS DA URBANIZAÇÃO NOS ESPAÇOS RURAIS DE EXTENSÃO URBANA EM IRACEMA, CEARÁ

EVOLUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO EMPREGO FORMAL NOS MUNICÍPIOS DINÂMICOS DO OESTE DO PARANÁ

O Tocantins no centro da expansão da fronteira agrícola: Uma radiografia do mundo do trabalho no cerrado brasileiro

DINÂMICA LOCACIONAL DO EMPREGO NO SEGMENTO UPSTREAM DA CADEIA PRODUTIVA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL NO BRASIL: ANÁLISE EVOLUTIVA DO QUOCIENTE LOCACIONAL E DO COEFICIENTE DE REDISTRIBUIÇÃO

ADERENCIA DAS PORPOSTAS DE CESTA DE BENS E SERVIÇOS TERRITORIAIS – CBST EM SANTA CATARINA AOS PRESSUPOSTOS DEFINIDOS POR MOLLARD E PECQUEUR

08h00 Sessões Temáticas 2 B - 25/09 Apresentação Oral
Local: MESC- Espaço Aldo Nunes - Oficina 2

Título

DISPUTAS IDEOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES DE APLICATIVOS EM CIDADES MÉDIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE MOTORISTAS DE APLICATIVOS NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (RS).

CÁCERES SOB HOLOFOTES: LIDERANDO AS EMISSÕES DE GEE NO CORAÇÃO DO BRASIL

EXPANSÃO URBANA EM PALHOÇA E SÃO JOSÉ PÓS 2003

PLANEJAMENTO PARA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM MATO GROSSO: UMA NECESSIDADE PARA A SOBERANIA ALIMENTAR LOCAL

ENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO NO VALE DO ITAJAÍ: DESAFIOS E POSSI-BILIDADES PARA UMA PRÁTICA EMPREENDEDORA INDÍGENA

As Contradições Regionais do Crescimento Econômico no Brasil: Auge e o Declínio do Ciclo 2002-2018

IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA BALANÇA COMERCIAL INTER-REGIONAL E INTERESTADUAL DO NORDESTE BRASILEIRO

PAPEIS DA MOBILIDADE NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO RURAL E REGIONAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

REDE URBANA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO NO SÉCULO XXI

DESENVOLVIMENTO DO SETOR AGROPECUÁRIO BRASILEIRO: ENTRE 1996 E 2017

08h00 Sessões Temáticas 4 A - 25/09 Apresentação Oral
Local: MESC- Auditório

Título

ELO DA DISTRIBUIÇÃO DO GÁS NATURAL NO BRASIL: AGENTES DO SETOR E RESULTADOS EM INFRAESTRUTURA

CIDADES DO TRAUMA: POR UMA TIPOLOGIA DOS ESPAÇOS URBANOS NA AMAZÔNIA

NOVOS AGENTES NOS PROCESSOS DE CONCESSÕES RODOVIÁRIAS EM SÃO PAULO: A RELAÇÃO ENTRE O CAPITAL FINANCEIRO E AS PEQUENAS MUNICIPALIDADES PAULISTAS

FUNDOS SOBERANOS SUBNACIONAIS – A BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE FISCAL POR MEIO DOS RECURSOS DE ROYALTIES

Políticas Regionais de Prevenção ao Suicídio: a regionalização da saúde na construção de políticas de saúde mental em municípios gaúchos

FIBRAS REGIONAIS E BIOECONOMIA: A POTENCIALIDADE DO CURAUÁ

CARACTERIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UFFS CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL/PR NO MERCADO DE TRABALHO: A UNIVERSIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA REGIONAL

MAPA DO TURISMO BRASILEIRO E A CLASSIFICAÇÃO DE ESTÂNCIAS TURÍSTICAS E MITs NA RMVPLN - Análise do impacto das classificações de cidades turísticas no desenvolvimento local

ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARCELAMENTO DO SOLO, EXPANSÃO URBANA E OS TERMOS DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA EM CIDADES MÉDIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2000-2022

FERROVIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO RIO GRANDE DO SUL: O PERÍODO 1866 - 1920
08h00 Sessões Temáticas 4 B - 25/09 Apresentação Oral
Local: MESC - Sala Cassandra

Título

BURGUESIA INDUSTRIAL E AS INSEGURANÇAS JURÍDICAS PARA OS INVESTIMENTOS DO CAPITAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA AGEN-DA JURÍDICA DA CNI (2016 – 2019).

AGRONEGÓCIO, AGRICULTURA FAMILIAR E O RISCO DAS GENERALIZAÇÕES

ENCCEJA 2022: PROBABILIDADES DE APROVAÇÃO NO NORDESTE NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA (FUNDAMENTAL), CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (MÉDIO)

CIDADES INTELIGENTES: ENTRAVES TECNOLÓGICOS OU DESENVOLVIMENTO PARA A SOCIEDADE? ESTUDO DE CASO SOBRE O PRIMEIRO SANDBOX DE SMART CITIES DO BRASIL

APORTES PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E O NORDESTE

A EDUCAÇÃO E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

RECURSOS HÍDRICOS NO MATO GROSSO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FRENTE AO CRESCIMENTO ECONÔMICO E POPULACIONAL

SANEAMENTO BÁSICO: CENÁRIO E DESAFIOS NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU (SC)

DESIGUALDADES NO SANEAMENTO BÁSICO NO MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DOS ÍNDICES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E COLETA DE ESGOTO (2000-2020)

UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) DA ASSISTÊNCIAS SOCIAL NO MUNICÍPIO DE DOURADOS (MS) E SEUS EFEITOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

08h00 Sessões Temáticas 5 - 25/09 Apresentação Oral
Local: Museu Victor Meirelles - Auditório

Título

INFRAESTRUTURA VERDE: A CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DAS ÁREAS VERDES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP PARA O COMBATE CLIMÁTICO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E GESTAO HÍDRICA NAS BARRAGENS ENGENHEIRO ÁVIDOS, EPITÁCIO PESSOA E COMPLEXO COREMAS MÃE D’ÁGUA – PARAÍBA

BALANÇO DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL – UM RETRATO DE 144 MUNICÍPIOS PAULISTAS

PRODUTOS FLORESTAIS NÃO MADEIREIROS: INVENTÁRIOS SOCIOECONÔMICOS POR REGIÃO BRASILEIRA NO ANO DE 2020

Monitoramento do Cicloturista no Circuito Velho Oeste -SC

TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: O QUE MOTIVA O AGRICULTOR NESTE MOVIMENTO?

O georreferenciamento como ferramenta para o fomento do ecoturismo urbano em Laguna - SC

ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE DOS MUNICÍPIOS TURÍSTICOS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: FASE COLHER

A NECESSIDADE DE ATUAÇÃO MUNICIPAL NA GESTÃO E GOVERNANÇA DA CRISE CLIMÁTICA

GEODIVERSIDADE DA TRILHA DO GRAVATÁ EM FLORIANÓPOLIS-SC INVENTÁRIO DE LOCAIS DE INTERESSE PATRIMONIAL

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROTEÇÃO DA SOCIOBIODIVERSIDADE NOS INTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL: O CASO DOS BUTIAZAIS DE IMBITUBA (SC)
APLICABILIDADE DA ABORDAGEM DE NEXUS NA INTEGRAÇÃO COM OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) - REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA INTERNACIONAL
Saneamento básico e economia: considerações sobre o cenário brasileiro pré e pós instituição da política nacional de saneamento básico
CONTATAÇÕES PÚBLICAS NO TERRITÓRIO: A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL
08h00 Sessões Temáticas 6 - 25/09 Apresentação Oral
Local: Casa da Memória - Annita Hoepcke da Silva - Auditório

Título

MEMÓRIA, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO COMO CONSTRUTORES DE IDENTIDADES NOS TERRITÓRIOS

Interfaces socioestatais na política urbana de Belo Horizonte: impasses na consolidação da outorga onerosa do direito de construir

TERRITORIALIZAÇÃO, DESTERRITORIALIZAÇÃO E RETERRITORIALIZAÇÃO EM CARAGUATATUBA: UM ESTUDO DE TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS

CULTIVANDO CIDADES SUSTENTÁVEIS: ASPECTOS DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA (AUP) NO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU, PR

Conflitos de identidades territoriais: os aglomerados rurais fronteiriços localizados entre os municípios de Apodi e Severiano Melo/RN.

REUTILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL EM FLORIANÓPOLIS/SC

DESEVOLVIMENTO REGIONAL E MERITOCRACIA: UMA LEITURA DA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA NEOLIBERAL A PARTIR DO DISCURSO DE AUTOAJUDA

CICLISMO RECREACIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Análise das motivações dos ciclistas de Blumenau/SC

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL, EXPRESSÕES CULTURAIS E A VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: CASO DO TERRITÓRIO DOS ERVAIS

AGROECOLOGIA E TERRITÓRIO LOCAL: O CASO DE UM GRUPO DE AGRICULTORES FAMILIARES AGROECOLÓGICOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS

Regularização Fundiária de Terras Indígenas em Santa Catarina

PLANEJAR PARA PRESERVAR: O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO COMO DETENTOR DE MEMÓRIA E IDENTIDADE DE E PARA TODOS
08h00 Sessões Temáticas 1 - 26/09 Apresentação Oral
Local: Museu Cruz e Souza - Auditório

Título

(Re)conhecendo a representatividade do cooperativismo de crédito no brasil: evidências nas dimensões econômica, ambiental e social a partir da observação do sistema cresol

Desenvolvimento Regional e Sofrimento Social: um paradigma contemporâneo

Arranjos urbanos- regionais: percepções sobre as cidades médias de campina grande – pb e caruaru -pe.

Teorias alinhadas ao enfoque da cesta de bens e serviços territoriais – cbst

Desenvolvimento regional: uma análise com indicadores multidimensionais do estado do rio de janeiro em 2010

Aspectos destacados para uma epistemologia política do desenvolvimento: neoliberalismo e desenvolvimento

Renda de qualidade territorial no brasil (?): elaboração de modelo de análise

Itinerários de pesquisa sobre políticas habitacionais e deslocamento urbano: a construção da problemática e suas implicações metodológicas

Uma mirada no desenvolvimento regional desde o Movimento Zapatista (México)

Ecodesenvolvimento e agroecologia: caminhos para a afirmação da natureza

A evolução do desenvolvimento econômico local do município de terra roxa/pr a partir do apl de moda bebê

Transição agroecológica e suas controvérsias

08h00 Sessões Temáticas 2 A - 26/09 Apresentação Oral
Local: MESC- Espaço Aldo Nunes 1

Título

RESILIÊNCIA DA CADEIA LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E OS NOVOS DESAFIOS À LUZ DO NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO

RAZÕES E CURVAS DE CONCENTRAÇÃO: UMA APLICAÇÃO À ANÁLISE DAS DESPESAS EDUCACIONAIS

DINÂMICA DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DOS MUNICÍPIOS DO CENTRO NORTE DO BRASIL ENTRE 2010 E 2020

PLANEJAMENTO URBANO E O CONCEITO DE MARCA TERRITORIAL COMO UMA POSSIBILIDADE PARA A CIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL – RS

DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL NO NORDESTE BRASILEIRO: HORIZONTALIDADES COMO ESTRATÉGIA PARA SUPERAR DESAFIOS REGIONAIS

A FINANCEIRIZAÇÃO E OS SEUS REFLEXOS SOBRE GRANDES GRUPOS TÊXTEIS DE BLUMENAU E BRUSQUE

ANÁLISE DAS ESTRUTURAS E ESPECIALIZAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOS INTEGRANTES DA REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA DE CHAPECÓ

PADRÕES ESPACIAIS DE ATUAÇÃO DA EMPRESA MRV E SEUS IMPACTOS NO TERRITÓRIO

MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO: UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA FREUDOFRANKFURTIANA E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

NEOLIBERALISMO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO MÉXICO

O TRANSPORTE FERROVIÁRIO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA CIDADE DE TAUBATÉ

NOTAS SOBRE O PERFIL DAS INDÚSTRIAS CONSUMIDORAS DE GÁS NATURAL EM SANTA CATARINA
08h00 Sessões Temáticas 2 B - 26/09 Apresentação Oral
Local: MESC- Espaço Aldo Nunes - Oficina 2

Título

ESTRUTURA E ECONOMIA DO SETOR DE SERVIÇOS NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE PAU DOS FERROS-RN (2011-2021)

A DINÂMICA DO DESENVOLVIMENTO NOS MUNICÍPIOS DA FAIXA DE FRON-TEIRA SUL- MATOGROSSENSE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS

OS IMPACTOS DA DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONSUMO DE MÍDIA E NOTÍCIAS NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA E NA DEFINIÇÃO DA AGENDA PÚBLICA DO ALTO VALE DO ITAJAÍ/SC

REGIÃO METROPOLITANA DE GURUPI OU REGIÃO ESPECIALIZADA NO AGRONEGÓCIO? UMA ANÁLISE A PARTIR DO QUOCIENTE LOCACIONAL

O NORDESTE ONTEM E HOJE: APONTAMENTOS A PARTIR DA CATEGORIA DE REGIÃO EM MANUEL CORREIA DE ANDRADE

OPORTUNIDADES SOCIAIS E FACILIDADES ECONÔMICAS: REFLEXÕES SOBRE MULHERES, COOPERATIVAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

TERCEIRA MISSÃO E IMPACTO CIENTÍFICO-TECNLÓGICO: CONTRIBUIÇÕES DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESPAÇO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL.

REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE SANTOS DUMONT, MINAS GERAIS

CONTRASTES E SIMILITUDES ENTRE O URBANO E O RURAL: UMA REFLEXÃO SOBRE COMPLEMENTARIDADE.

Transporte rodoviário de passageiros em Santa Catarina: notas de pesquisa e transformações recentes

FORMAÇÃO HISTÓRICA, SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS

08h00 Sessões Temáticas 3 - 26/09 Apresentação Oral
Local: Fundação Cultural BADESC - Auditório

Título

POBREZA MENSTRUAL, SANEAMENTO BÁSICO E TRIBUTAÇÃO DOS ABSORVENTES

PARTICIPAÇÃO INSTITUCIONAL NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE (XXXXX) NA CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE MUNICÍPIOS BRASILEIROS NA REDE GLOBAL CIDADES E COMUNIDADES AMIGÁVEIS À PESSOAS IDOSA DA OMS

Generificando as fronteiras. As influências dos sistemas de desigualdade de gênero nas mobilidades femininas transfronteiriças e transnacionais

PERFIL DOS IMIGRANTES DE UMA AMOSTRA INTENCIONAL DO CENTRO HISTÓRICO LESTE DE FLORIANÓPOLIS-SC

ESTRUTURA E DINÂMICA DEMOGRÁFICA DA REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA DE CHAPECÓ - UM OLHAR SOBRE OS PRIMEIROS DADOS DO CENSO DEMOGRÁFICO 2022

ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO NAS DINÂMICAS MIGRATÓRIAS INTERNAS DO SÉCULO XXI

O Acolhimento de migrantes em centros de saúde na cidade de Florianópolis

CORPO, GÊNERO E TERRITÓRIO: A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA/SEM-ABRIGO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Considerações sobre “os outros”: capital social, imigração e cidadania

ACESSIBILIDADE E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE INTEGRAÇÃO SOCIAL, AUTONOMIA E IGUALDADE

08h00 Sessões Temáticas 4 A - 26/09 Apresentação Oral
Local: MESC- Auditório

Título

As práticas consorciais como alternativa indutora para o desenvolvimento regional

JUSTIÇA RESTAURATIVA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ABORDAGENS PARA FORTALECER OS VÍNCULOS SOCIAIS E PROMO-VER A SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE SACHS

As políticas públicas no desenvolvimento da aquicultura continental na Amazônia Legal (1988-2023)

AUTOCORRELAÇÃO ESPACIAL DAS INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL NO PERÍODO DE 2000-2019

Estrutura produtiva das regiões paranaenses: um olhar a partir do Programa Paraná Produtivo

AS NOVAS DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS E URBANÍSTICAS DOS NOVOS EMPREENDIMENTOS PORTUÁRIOS-INDUSTRIAIS EM MACAÉ-RJ

POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS: INTEGRAÇÃO REGIONAL NO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL NO RIO GRANDE DO SUL

INTEGRAÇÃO REGIONAL PELA ÓTICA DA MOBILIDADE INTERNACIONAL: A EXPERIENCIA NO ÂMBITO DA FRONTEIRA DE MATO GROSSO DO SUL

RETROCESSOS DA POLÍTICA URBANA NO GOVERNO BOLSONARO

08h00 Sessões Temáticas 4 B - 26/09 Apresentação Oral
Local: MESC - Sala Cassandra

Título

As redes da mobilidade: concepções, políticas e o território de Santa Maria/RS

FORTALECIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA FEIRA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO OESTE- SC: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE KARL POLANYI

A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DA TRÍPLICE FRONTEIRA

DÉCADA DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL NAS AMÉRICAS: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMULAÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS

DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO LITORAL DE SANTA CATARINA: O CASO DA MONTADORA BMW

COMITÊ DE CONTINGÊNCIA: POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE CRISES INSTITUCIONAIS

MULHERES NA BUROCRACIA ESTATAL: UMA BREVE REVISÃO SOBRE REPRESENTATIVIDADE NO SETOR PÚBLICO

AS “POLÍTICAS IMPLÍCITAS” DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA DINÂMICA NORDESTINA NO SÉCULO XXI

RACISMO AMBIENTAL E TRÁFICO DE DROGAS

EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL: O PAPEL DA INTERSETORIALIDA-DE NA PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

08h00 Sessões Temáticas 5 - 26/09 Apresentação Oral
Local: Museu Victor Meirelles - Auditório

Título

VARIAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DO USO E COBERTURA DA TERRA NOS MUNICÍPIOS COSTEIROS DA PORÇÃO CENTRO SUL DE SANTA CATA

A INTEGRAÇÂO PLANEJAMENTO URBANO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ANÁLISE ESPACIAL EM CAMPINA GRANDE/PB

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO NO TOCANTINS

Tragédia socioambiental: o afundamento do solo em cinco bairros de Maceió/AL

A TECNOLOGIA SOCIAL GUARDIÕES DAS NASCENTES COMO EXPERIÊNCIA DE CIÊNCIA CIDADÃ PARA A CONSERVAÇÃO DOS MANANCIAIS HÍDRICOS NO DISTRITO FEDERAL

POTENCIALIDADES TURÍSTICAS DO VALE DAS ESPINHARAS - PARAÍBA

DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS UCs NO ESTADO DA PARAÍBA

TRILHAS DE LONGO PERCURSO E CIRCUITOS DE CICLOTURISMO: PRÁTICAS ECOSSOCIOECONÔMICAS PARA MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔ-NIO NATURAL E CULTURAL

A DESCARBONIZAÇÃO NAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS DO VAREJO DE ALIMENTOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

DESAFIOS DE SANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM DESTI NOS TURÍSTICOS: O Caso de Pirenópolis, Goiás
GESTÃO COMUNITÁRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO UM NOVO PARADIGMA SOCIOAMBIENTAL: estudos do bairro Sertão da Quina em Ubatuba – SP e Ecovila Vargem Grande – SJC – SP

POR UMA CIDADE SUSTENTÁVEL, INTELIGENTE E RESILIENTE: A ORGANIZA-ÇÃO DO CEPDU E ADEQUAÇÃO DE TAUBATÉ ÀS NORMAS BRASILEIRAS DA ABNT

CONTATAÇÕES PÚBLICAS NO TERRITÓRIO: A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL.

ANÁLISES DOS ROMPIMENTOS DE BARRAGENS NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
08h00 Sessões Temáticas 6 - 26/09 Apresentação Oral
Local: Casa da Memória - Annita Hoepcke da Silva - Auditório

Título

JOVENS RURBANOS DO ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO: PRÁTICAS E SENTIDOS SOBRE O TERRITÓRIO NUMA REGIÃO DO SUL DO BRASIL

MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES SOBRE LUTAS TERRITORIAIS E POR MORADIA EM SANTA CATARINA

ATORES COMO AGENTES DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL, EMPODERAMENTO E PARTICIPAÇÃO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL SOB A ÓTICA DA TEORIA DA LIBERDADE DE AMARTYA SEN

PLANEJAMENTO URBANO INCLUSIVO: ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO E DIVERSIDADE LGBTQIAPN+

MAPAS DE CONFLITOS AMBIENTAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE MÉTODOS DE MAPEAMENTOS PARTICIPATIVOS E CARTOGRAFIAS SOCIAIS

A proteção dos sítios arqueológicos no planejamento territorial municipal

O “ANDADO DO ÍNDIO” CAMINHAR NA (RE) EXISTÊNCIA LAKLÃNÕ/XOKLENG

A IDEIA DE COMUNIDADE E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM DIÁLOGO TEÓRICO

Há (P)lanejamentos e (p)lanejamentos – por uma gramática da participação social nos processos de produção de cartografias participativas

PAISAGEM CULTURAL DO MUNICÍPIO DE MORRO GRANDE NO GEOPARQUE MUNDIAL DA UNESCO CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL

08h00 Sessões Temáticas 7 - 26/09 Apresentação Oral
Local: IBGE - Auditório

Título

DEMARCAÇÃO DOS TERRENOS DE MARINHA: ASPECTOS HISTÓRICOS

CADASTROS TERRITORIAIS COMO FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES: ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS, SC

PESQUISA BIBLIOMÉTRICA VOLTADA À SUSTENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA QUANTIFICAÇÃO DE PREJUÍZOS CAUSADOS POR SOMBRAS NA GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR.

CIDADES MÉDIAS, CENTRALIDADE DA GESTÃO EMPRESARIAL E REDE URBANA REGIONAL NO NORTE DO RS - BRASIL

PAISAGEM CULTURAL DO VALE DO RIO DA LUZ (SC): GESTÃO A PARTIR DE DADOS GEOESPACIAIS

RETRATOS DE SEGREGAÇÃO: cruzamento de imagens de Street View com demais dados objetivos como ferramenta de estudo urbano

O Papel do Monitoramento por Imagens de Satélite na Governança Ambiental: Um Estudo de Caso em Laguna, Santa Catarina

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO VOLTADO A UM APLICATIVO PARA SMARTPHONE QUE SISTEMATIZE E ARMAZENE OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIOS FLORESTAIS NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO

RELAÇÕES MERCANTIS E HIERARQUIAS NA REGIÃO DE CARAJÁS: UM PERFIL ECONÔMICO A PARTIR DE REGISTROS FISCAIS DO ESTADO

MÉTODOS DE ANÁLISES MORFOLÓGICAS URBANAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS A DIGITALIZAÇÃO DOS PLANOS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, ESTUDO DE CASO DE FLORIANÓPOLIS. UMA DISCUSSÃO LOCAL PARA A PROBLEMÁTICA GLOBAL DA ECONOMIA CIRCULAR.

08h00 Sessões Temáticas 1 - 27/09 Apresentação Oral
Local: Museu Cruz e Souza - Auditório

Título

COTIDIANO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES TERRITORIAIS

Sociologia Latino-americana e a Questão do Desenvolvimento

VIAS DE DESENVOLVIMENTO LENINISTAS COMO TEORIA E COMO MÉTODO

DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM DEBATE: REVISITANDO AS TEORIAS DA LOCALIZAÇÃO

PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS

PROPOSTA DE ESCALA DE NÍVEL DE MATURIDADE PARA TECNOLOGIAS SOCIAIS

REVOLUÇÃO DIGITAL E CENTRALIDADE TERRITORIAL POR INOVAÇÃO: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA

O REGIONAL NOS SISTEMAS REGIONAIS DE INOVAÇÃO: O QUE SIGNIFICA E PODE SIGNIFICAR

Reflexões sobre o processo de desenvolvimento: alternativas de organização social a partir dos discursos e formas de resistência das populações marginalizadas

ACUMULAÇÃO PRIMITIVA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA AMÉRICA LATINA

A INCORPORAÇÃO DAS MULHERES NO DEBATE SOBRE DESENVOLVIMENTO E A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DO REGIONAL

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MUDANÇA ESTRUTURAL: JANELAS DE OPORTUNIDADES PARA A SOFISTICAÇÃO PRODUTIVA BASEADA EM RECURSOS NATURAIS

INDICADOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DA MESORREGI-ÃO OESTE DO PARANÁ A PARTIR DA APLICAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL

08h00 Sessões Temáticas 2 A - 27/09 Apresentação Oral
Local: MESC- Espaço Aldo Nunes 1

Título

DINÂMICAS SOCIOECONÔMICAS NA FORMAÇÃO DO VALE ACRE / AC - BRASIL

ANÁLISE DA ESTRUTURA PRODUTIVA DAS REGIÕES INTERMEDIÁRIAS DO PARANÁ PÓS-COVID19

Gênero, reprodução social e desenvolvimento regional no Brasil

O PAPEL DOS INCENTIVOS FISCAIS NO DESENVOLVIMENTO DO SETOR PESQUEIRO BRASILEIRO

COMPORTAMENTO PRODUTIVO DA AGROPECUÁRIA DA MESORREGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA E O NOVO PROCESSO DE REPERCUSSÔES TERRITORIAIS PÓS-2003

OS CAMINHOS DA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: DESAFIOS E AVANÇOS DA AGROECOLOGIA NA REGIÃO DO VALE DO RIO PARDO – RS/BRASIL

O PRODUTO INTERNO BRUTO AGROPECUÁRIO E O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS GOIANOS

FORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA NO BRASIL: PENSAMENTOS DE CELSO FURTADO, RAÚL PREBISCH E CEPAL

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E EXPANSÃO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS, QUE BE-NEFÍCIOS PARA O NORDESTE BRASILEIRO?

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE POR MEIO DO MÉTODO MQO

08h00 Sessões Temáticas 2 B 27/09 Apresentação Oral
Local: MESC- Espaço Aldo Nunes - Oficina 2

Título

A produção do espaço urbano e a segregação socioespacial. O caso dos condomínios residenciais fechados na região da Associação dos Munícipios do Planalto Norte Catarinense (AMPLANORTE)

DINÂMICAS DE DESIGUALDADE NA CAPTURA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE UNIDADES PRODUTIVAS DE CONFECÇÕES NO AGRESTE DE PERNAMBUCO

GENÊSE E DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIALIZAÇÃO EM OLÍMPIA - SP

O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO E AS REDES COMO ELEMENTOS CONFIGU-RATIVOS DO TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TABACO DA AGROINDÚSTRIA DANCO

DIN MICA SOCIOESPACIAL DO RAMO SUPERMERCADISTA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (2011-2021).

O PAPEL DAS EMPRESAS DE MÉDIO PORTE NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL

ESTUDO DE CASO SOBRE REDES DE COOPERAÇÃO E ALTERNATIVAS ECONÔMICAS NO PLANALTO NORTE CATARINENSE

OS IMPACTOS DA REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL PETROLÍFERA SOBRE AS DIN MICAS DO MERCADO DE TRABALHO NO TERRITÓRIO FLUMINENSE (2010-2022)

NOVAS FORMAS DE ATUAÇÃO DO VAREJO FARMACÊUTICO EM CAMPOS DOS GOYATACAZES

EMPREGO FORMAL NA BAHIA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI: O QUE DIZEM OS DADOS DA RAIS?

CONSÓRCIOS MUNICIPAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA FORMA DE PROMOVER A EQUIDADE?

08h00 Sessões Temáticas 3 27/09 Apresentação Oral
Local: Fundação Cultural BADESC - Auditório

Título

NORDESTINOS NO VALE DO ITAJAÍ: Um breve estudo demográfico sobre a presença da migração nordestina no limiar do século XXI

TECENDO REDES JURÍDICAS: AMPARO LEGAL E INSERÇÃO SOCIAL DE MIGRANTES INTERNACIONAIS EM SANTA CATARINA (2000-2020)

Venezuelanos/as em Florianópolis: experiências de migrações no Tempo Presente (2015-2021)

ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: REFLEXÕES DESDE O LITORAL NORTE DO RS

MIGRAÇÃO E (I)MOBILIDADE: ANALISANDO AS ASPIRAÇÕES E CAPACIDADES DE MIGRAÇÃO DE JOVENS EM GOVERNADOR VALADARES

Migrantes do Norte do Brasil em uma Ocupação Urbana no Maciço do Morro da Cruz, Florianópolis -SC

Sul e Nordeste: discussões sobre o limiar do preconceito contra origem geográfica e de lugar.

MIGRAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO E CIDADE. JAMAICANAS EM GUANTÁ-NAMO-CUBA

ENTRE SONHOS E REALIDADES: OS PROJETOS MIGRATÓRIOS DE BRASILEIRAS NA ALEMANHA NO SÉCULO XXI

MIGRAÇÕES VENEZUELANAS NO OESTE DE SANTA CATARINA: ESTRATÉGIA DE INTERIORIZAÇÃO E TRABALHO NA AGROINDÚSTRIA

TRADIÇÕES TRANSPLANTADAS: UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA IMIGRAÇÃO E CULINÁRIA NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS

08h00 Sessões Temáticas 4 A - 27/09 Apresentação Oral
Local: MESC- Auditório

Título

Renovações do espectro neoliberal no setor ferroviário brasileiro

TRANSPARÊNCIA EM UMA POLÍTICA CLIMÁTICA SUBNACIONAL: ANOS INICIAIS DA CAMPANHA RACE TO ZERO NO RIO GRANDE DO SUL

POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO À POBREZA E DESENVOLVIMENTO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB: O CASO DO PROJETO “PEIXE VERDE”

AS CONDIÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE OLIVEDOS-PB E SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO REGIONAL

Endividamento econômico e vulnerabilidade social da pessoa idosa.

OS IMPACTOS ACARRETADOS PELA SECA DE 2012-2020, NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE GURJÃO-PB

IMPACTOS DO TRABALHO DE EXTENSÃO RURAL NA ORGANIZAÇÃO E IN-CLUSÃO SOCIAL DE MULHERES RURAIS EM COMUNIDADES DO NOROESTE

DESCONCENTRAÇÃO E HOMOGENEIZAÇÃO DOS INVESTIMENTOS DO FNO NA AMAZÔNIA: O CASO DA PECUÁRIA NO PARÁ

A AMAZÔNIA É A FARMÁCIA DO MUNDO: POTENCIALIDADE DOS BIONEGÓCIOS

08h00 Sessões Temáticas 4 B - 27/09 Apresentação Oral
Local: MESC - Sala Cassandra

Título

OS INSTITUTOS FEDERAIS ENQUANTO AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO

A NATUREZA DO ESTADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

A PRODUÇÃO DE LARANJA E SEUS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO NO ESPAÇO EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO DA BAHIA

ECONOMIA CRIATIVA EM PONTA PORA (MS): UM OLHAR DOS ARTESÃOS SOBRE A FEIRA FRONTEIRA CRIATIVA

CONSÓRCIOS MUNICÍPAIS E POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: LIMITES, DESAFIOS E TENSÕES

CRITICA AOS DIREITOS HUMANOS A PARTIR DE CONTRIBUÇÕES DO PENSA-MENTO DE MICHAEL FOUCAULT GIORGIO AGAMBEN

ANÁLISE DOS ÍNDICES DE MORBIMORTALIDADE DA POPULAÇÃO FEMININA DO BRASIL: O POSSÍVEL IMPACTO PROPICIADO PELO DESENVOLVIMENTO DESIGUAL NAS DISPARIDADES DAS MACRORREGIÕES

NOVOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: O PAPEL DAS OUVIDORIAS E DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

ENTRE O LUTO E A LUTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA HISTÓRIA DE MULHERES ATINGIDAS POR BARRAGENS

O PROTAGONISMO DAS MESO-INSTITUIÇÕES NA GOVERNANÇA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR

08h00 Sessões Temáticas 5 - 27/09 Apresentação Oral
Local: Museu Victor Meirelles - Auditório

Título

GESTÃO DE CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

AVALIAÇÃO DA RESILIÊNCIA COMUNITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RISCO E DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS EM RIO DO SUL (SC)

Observações a respeito da contribuição social do Geoparque Caçapava, RS, Brasil

BIG DATA E A GESTÃO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE MARICÁ-RJ

GEOECOLOGIA DE PAISAGENS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA PARAÍBA: ESTUDO DE CASO NO PARQUE ESTADUAL MATA DO PAU FERRO.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, MERCADEJAÇÃO E NEOEXTRATIVISMO: REFLEXÕES A PARTIR DO CASO FLUMINENSE

CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM AMBIENTE MARINHO: CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL.

OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ANÁLISE SOBRE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA PROTEÇÃO DO BIOMA CAATINGA

ACESSIBILIDADE E VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE DAS CALÇADAS NO ENTORNO E PARQUES URBANOS DA CIDADE DE BARUERI, SÃO PAULO, BRASIL

ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO BOVINA GOIÁS

A IMPORTÂNCIA DE ÁREAS PANTANOSAS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES NO MUNICÍPIO DE MARABÁ - PA

ANÁLISE DA QUALIDADE DAS CALÇADAS NO ENTORNO DE PARQUES URBANOS EM ÁREAS DE ÍNDICE DE VULNERABILIDADE CONTRASTANTES DA CIDADE DE SÃO PAULO: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROTEÇÃO DA SOCIOBIODIVERSIDADE NOS INTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL: O CASO DOS BUTIAZAIS DE IMBITUBA (SC)
08h00 Sessões Temáticas 6 - 27/09 Apresentação Oral
Local: Local: MESC - Sala Euterpe

Título

Hiperlugares móveis e apropriação do espaço público: os trios elétricos da "Carreta Furacão" como organizadores cultura urbana em cidades do interior do Brasil

PATRIMÔNIO AGRÁRIO: IDENTIDADE CULTURAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O núcleo urbano da Vila Usina no horizonte da formalização da cidade informal

TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL IMOBILIÁRIO NA PRAIA DOS CARNEIROS, NO MUNICÍPIO DE TAMANDARÉ – PE: MODELO DE DESENVOLVIMENTO OU (DES) ENVOLVIMENTO?

PERCEPÇÃO ETNOENTOMOLÓGICA SOBRE A LARVA DO “GONGO” (Pachymerus nucleorum) EM COMUNIDADE QUILOMBOLA NO MARANHÃO

TEMPLOS RELIGIOSOS, EXPANÇÃO URBANA DE TRINDADE (1912-2024): O EIXO SAGRADO E A FORMAÇÃO DA CAPITAL DA FÉ DE GOIÁS

REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE E MEMÓRIA DOS MORADORES DE BABA-ÇULÂNDIA/TO APÓS A CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO

REDES DE GERAÇÃO DE RENDA LIDERADAS POR MULHERES EM AÇAILÂNDIA: COMPREENSÃO E IMPACTO SOCIOECONÔMICO

DESENVOLVIMENTO LOCAL, RELIGIOSIDADE E TURISMO: AGENCIAMENTOS E OS ATORES SOCIAIS DE NATIVIDADE - TOCANTINS

REDES DE GERAÇÃO DE RENDA LIDERADAS POR MULHERES EM AÇAILÂNDIA: COMPREENSÃO E IMPACTO SOCIOECONÔMICO

12h00 Apresentação de Poster 25/09 Posters Dinâmicos
Local: Museu da Escola Catarinense da UDESC
TERRITÓRIO, CIDADANIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: ANALISANDO O PROJETO DE LEI N. 4088 DE 2023
O potencial de espécies da flora aquática amazônica como solução e vetor de uma economia sustentável
ILHABELA E OS ROYALTIES: OS EFEITOS DAS RENDAS PETROLÍFERAS NA SAÚDE ENTRE 2001 E 2019.
ESTÍMULOS AO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO EM DISPUTA NO PAÍS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (RFEPCT) E DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES)
DESENVOLVIMENTO E CARACTERÍSTICAS DA NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL
O ECODESIGN NA PERPECTIVA CTS: Contribuições para a Economia Solidária
DESAFIOS DE SANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM DESTI NOS TURÍSTICOS: O Caso de Pirenópolis, Goiás
ESTADO CHINÊS NO SÉCULO XXI: DESENVOLVIMENTO REGIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E PLANEJAMENTO URBANO.
MUSEUS E CULTURA: TERRITÓRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
MEIO AMBIENTE E PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA: UMA ANÁLISE NO ESTADO DE MATO GROSSO
REFLEXÕES SOBRE TERRITÓRIO E IDENTIDADE QUILOMBOLA NAS VIVÊNCIAS DE TRÊS GERAÇÕES DE MULHERES DE UM QUILOMBO URBANO
REVISÃO DA MOBILIDADE NA EXPANSÃO DO ESPAÇO URBANO: O USO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM CAMPINA GRANDE, PB
CAPITALISMO DIGITAL, POLÍTICA PÚBLICA DE EMPREGO E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO REGIONAL
NOTAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO DEPARTAMENTO DE ITAPÚA NO PARAGUAI
ESTUDO COMPARATIVO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS REGIONAIS DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA E DA BAIXADA SANTISTA: UMA ANÁLISE SOBRE O ENFRENTAMENTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
EXPLORANDO INDICADORES PARA SUSTENTABILIDADE URBANA: ANÁLISE COMPARATIVA
NOTAS SOBRE AS EXPORTAÇÕES DE CEBOLA DA ARGENTINA PARA O BRASIL NO PERÍODO PÓS MERCOSUL
Influências das teorias eurocêntricas, do nazismo e do integralismo no desenvolvimento local e regional de Blumenau: uma introdução
Aspectos da gênese e do desenvolvimento das firmas hegemônicas de comércio eletrônico no Brasil
PATRIMÔNIO E DIVERSIDADE BIOCULTURAL NO TERRITÓRIO POR UMA PRÁTICA EDUCADORA DECOLONIAL NO ALTO VALE DO ITAJAÍ/SC.
Caracterização da participação dos estudantes da UFFS Campus Laranjeiras do Sul/PR no mercado de trabablho: a universidade como política pública regional
TRASFORMAÇÕES NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DA REGIÃO DA GRANDE FLO-RIANÓPOLIS
GEORROTEIRO RIO FORTUNA – RIO FIGUEIRA: PROPASTA DE GESTÃO AMBIENTAL EM TRRETÓRIO DE GEOPARQUE
ANÁLISE DO FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO CENTRO-OESTE (FCO) COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGIONAL EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2015 A 2021
CONEXÕES REGIONAIS: ANALISANDO O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO HISTÓRICO DE EQUADOR-RN NO SERIDÓ ORIENTAL (RN) E NO SERIDÓ ORIENTAL E OCIDENTAL (PB)

12h00 Apresentação de Poster 26/09 Posters Dinâmicos
Local: Museu da Escola Catarinense da UDESC
ANÁLISE DOS FLUXOS DO TRANSPORTE AÉREO (ORIGENS E DESTINOS) DE SANTA CATARINA (2018 a 2022)
ANÁLISE DA PRESSÃO AMBIENTAL RELACIONADA À PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NA MESORREGIÃO OESTE PARANAENSE (MOP)
Territórios agroecológicos em disputa: é possível uma agroecologia política em São Lourenço do Sul/RS?
UMA ANÁLISE DOS MARCOS REGULATÓRIOS DO SETOR DE PETRÓLEO: “IMPACTOS E DESAFIOS DA LEI 9478/97 NA REGULAMENTAÇÃO"
ECONOMIA CRIATIVA: UMA OPORTUNIDADE DE PROPAGAÇÃO DA CULTURA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
A INTEGRAÇÃO PLANEJAMENTO URBANO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ANÁLISE ESPACIAL EM CAMPINA GRANDE/PB
JARDINS DE CHUVA COMO MITIGADORES DE ALAGAMENTOS E ENXURRADAS: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO
Cidades inteligentes e sustentáveis: análise dos objetivos de desenvolvimento sustentável no município de Flor da Serra do Sul/PR
TRANSIÇÃO JUSTA E ODS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE PLURIVERSAL
Desenvolvimento Regional – a experiência do Programa de Mesorregiões Diferenci- adas - PROMESO - no âmbito da PNDR I no Bras
Impactos Culturais e Sociais da Inovação Tecnológica na Identidade Regional
TEMPO LIVRE NO TRABALHO VOLUNTÁRIO O DESENVOLVIMENTO PESSOAL SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS COORDENADORES DAS PASTORAIS CATÓLICAS NA MICRORREGIÃO DE CASCAVEL – PR
A IMPORTÂNCIA DA AMBIÊNCIA URBANA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Alternativas ao Desenvolvimento: Da busca do modelo global à experiência latino-americana do Bem Viver
REGIÃO: UMA BREVE TRAJETÓRIA DO CONCEITO NO PENSAMENTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Desenvolvimento com dignidade: o que é possível dizer sobre isso?
PROPOSIÇÃO DE NOVO RECORTE REGIONAL PARA O PLANEJAMENTO DO ESTADO DE MATO GROSSO COMO ESTRATÉGIA DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
10 ANOS DE COPA DO MUNDO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS INVESTI-MENTOS REALIZADOS EM PORTO ALEGRE (RS – BRASIL)
TEORIAS CLÁSSICAS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AS CONTRIBUIÇÕES DE PERROUX, MYRDAL E HIRSCHMAN E SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO ATUAL DAS REGIÕES
ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEI Nº 12.711/2012 SOB A PERSPECTIVA DECOLONI-AL
O lugar da Baía Sul no desenvolvimento regional: cotidiano e desenvolvimento econômico nos planos diretores de Florianópolis (1952-2014)
DIREITO À MORADIA E OCUPAÇÕES URBANAS NA GRANDE FLORIANÓPOLIS: POR UM PAPELA SOCIAL DO/A ENGENHEIRO CIVIL

09h30 PEDRAS DE ITAGUAÇU: Patrimônio Paisagístico Cultural Passeio
PEDRAS DE ITAGUAÇU: Patrimônio Paisagístico Cultural
Local: Coqueiros

Saída às 9:30h

Ponto de encontro: Bar e restaurante Recanto das Pedras, Rua Des. Pedro Silva, 3285 – Itaguaçu, Florianópolis.
Logo no local de encontro é possível observar a paisagem da Baia Sul com os afloramentos de granitos na orla de Coqueiros “as pedras de coqueiros” Em seguida, na Praia de Itaguaçu, patrimônio Paisagístico Cultural de Florianópolis se encontra o “Salão de festas das bruxas de Itaguaçu”, uma das lendas narrada pelo folclorista e historiador Franklin Cascaes. O percurso é de aprox.. 2 horas, pela orla do Bairro de Coqueiros, praia de Itaquaçu, Mirante da Pedra das Palmeiras até a Praia do Bom Abrigo.

08h00 Passeios NS TURISMO Passeio
Local: Florianópolis

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITA DIRETAMENTE COM A AGÊNCIA PELO NUMERO : 48 92002-4137

1 - ROTEIRO AUTOGUIADO ILHA DA MAGIA:

Primeira parada será no principal cartão postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz, construída na década de 20 do século passado, quando representou a independência da Ilha via rodoviária naquele período da história local.

Em seguida visitaremos o Mercado Público, onde há uma loja com produção e comercialização da renda de bilro, tradição e cultura portuguesa na Ilha que perdura até a atualidade. Uma visita na figueira mais famosa de Santa Catarina e o ideal. Além de conhecer a Catedral e o Museu Cruz e Souza. Você pode finalizar o tour com happy hour, quando você terá a oportunidade de degustar bebidas e gastronomia local.

Duração - das 17:00h às 20:30h - Indicação livre - Gratuito e autoguiado.

2 - Roteiro Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa:

Primeiramente faremos passeio sightseeing percorrendo a linda orla da Baía Norte entre os bairros de Cacupé e Santo Antônio de Lisboa.

Em seguida visitaremos a Freguesia de Santo Antônio de Lisboa através de Walking Tour, onde teremos o privilégio de percorrer a rua pavimentada mais antiga do Estado de Santa Catarina, apreciando arquitetura e cultura açoriana na Ilha. Encerraremos com happy hour, quando você terá a oportunidade de degustar bebidas e gastronomia local, na Rota Gastronômica do Sol Poente.

Duração das 05:00h às 20:00h - Passeio só se realizará se tiver acima de 15 passageiros ou mais.

Número máximo de pessoas 100.

Valor por pessoa R$: 130,00 (incluso guia e transporte ida e volta).

3- Tour Região Leste - Projeto Tamar

Primeiramente você visitará o Mirante da Lagoa da Conceição, com vista panorâmica de toda a região leste, com avistamento e apreciação dos bairros, praias e da linda Lagoa da Conceição.

Logo após faremos um passeio sightseeing do Centrinho da Lagoa e da Lagoa da Conceição até chegarmos na mais turística praia da região, a Praia da Joaquina.

Visita ao projeto Tamar, localizado na Praia da Barra da Lagoa. Em 2005 foi criada a base da Fundação Projeto Tamar de Florianópolis para dar suporte às atividades realizadas na região sul, que tem como foco a mitigação do impacto da pesca sobre as tartarugas marinhas. O Centro de Visitantes foi inaugurado no mesmo ano com o objetivo de sensibilização e conscientização ambiental através da visitação de turistas.

Almoço na Praia da Barra da Lagoa, no Restaurante 02 Irmãos, de frente para o mar; serve comida típica local, aproveitando as características de vila de pescadores que o bairro apresenta.

INFORMAÇÕES E VALORES:

Duração de 06 horas, das 08:30h às 14:30h- Passeio com saídas somente no sábado e domingo e com o mínimo de 15 pessoas.

Número máximo de pessoas 100 por passeio.

Valores por pessoa incluso entrada, transfer e guia R$165,00.

4 - PASSEIO BARCO SCUNA CULTURAL:

??Saída: 09:00h do trapiche da Scuna Sul Central

??Passagem embaixo da ponte Hercílio Luz;

??Vista panorâmica da Baía Norte;

??Vista Panorâmica da Ilha dos Guarazes;

??Vista panorâmica da Ilha de Ratones Grande - Fortaleza de Santo Antônio (séc. XVIII);

?? Visita a Ilha de Anhatomirim (Fortaleza de Santa Cruz Séc. XVIII) - 1hr de parada aproximadamente

TAXA DE VISITAÇÃO COBRADA A PARTE R$ 16,00 - SOMENTE EM DINHEIRO.

?? Possível avistamento dos Golfinhos;

??Retorno ao trapiche da Scuna Sul Central.

??Duração do Passeio: 04:00h aproximadamente.

??Os passeios são acompanhados por Guias especializados pela UFSC/SC.

??Segurança:

• As embarcações são conduzidas por 04 Marinheiros, registrados e habilitados, e todas possuem os equipamentos de segurança e salvatagem na quantidade e qualidade de acordo com as normas da Capitania dos Portos.

INFORMAÇÕES E VALORES:

PASSEIO POR ADESÃO, ELE SÓ ACONTECERÁ SE ATINGIR O NÚMERO MÍNIMO DE 80 PASSAGEIROS.

Número máximo 300 pessoas.

VALOR POR PESSOA R$: 160,00 + 16,00 =176,00.

5 - PASSEIO PARAÍSO DAS OSTRAS:

Iremos para O Ribeirão da Ilha conhecer uma fazenda de ostras, teremos uma verdadeira aula sobre o cultivo delas na Ilha e como isso mudou a vida dos locais. Após a visita em terra iremos num passeio de barco em meio às fazendas, onde vamos provar essa iguaria única e fazer um maravilhoso brinde com espumantes da uva Goethe ao pôr do sol.

INFORMAÇÕES E VALORES:

PASSEIO EXCLUSIVO PARA GRUPOS FECHADO DE NO MÍNIMO 30 PESSOAS PARA SER REALIZADO.

Número máximo de pessoas 60.

SAÍDA ÀS 15:30h E RETORNO AS 19:00h.

VALORES POR PESSOA INCLUSO TRANSFER, GUIA, DEGUSTAÇÃO, E BRINDE R$195,00.

08h00 Passeios NS Turismo (Fora de Florianópolis) Passeio
Passeios NS Turismo (Fora de Florianópolis)
Local: Santa Catarina

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITA DIRETAMENTE COM A AGÊNCIA PELO NUMERO : 48 92002-4137

Roteiro – Serra Catarinense especial Sedres

- Saida de Florianópolis ás 08:00. - Saída do terminal Central de Florianópolis.

- Passeio exclusivo para 18 pessoas. - O passeio só ira acontecer se tiver o numero minimo de 18 pax e o maximo de 36 pax.

ROTEIRO: .

• Primeira parada será na Serra do Corvo Branco é parte das serras catarinense e gaúcha que, na realidade, são subdivisões da formação rochosa que tem origem no Paraguai e corta os três estados da Região Sul do Brasil, indo na direção do Uruguai e Argentina, dividindo o litoral do interior de Santa Catarina - a cadeia rochosa denominada Serra Geral. A serra recebe este nome devido a uma ave de rara beleza, conhecida como Uruburei. Esta ave, de plumagem branca e alguns detalhes coloridos, desconhecida pelos habitantes locais, foi apelidada erroneamente de corvo, originando o nome Corvo Branco

• Nossa segunda parada será no Morro da Igreja. O mirante do Morro da Igreja (MDI), de onde se avista o monumento natural denominado Pedra Furada, possui altitude de 1.822 metros, é um dos mais altos região Sul do Brasil. A Pedra Furada pode ser considerada como sendo o "cartão postal" do PNSJ e da Serra Catarinense. O Morro da Igreja é conhecido como um dos pontos mais frios do Brasil, com grande fluxo de visitantes, sobretudo durante o inverno, época do ano em que as temperaturas no local ficam frequentemente abaixo de zero podendo ocorrer, ocasionalmente, a queda de neve.

• Almoço:Onde temos a opção de almoçar no restarante Tradiçãoou no Parque Papuâ.

• Após ao almoço iremos visitar o Parque Papuâ com suas passarelas em meio a natureza e seu imponente mirante de vidro com vista para a Cachoeira.

• Após o grupo irá para a cidade de Bom Jardim da Serra, iremos visitar o mirante da Serra e descobrir as marailhosas 284 curvas, fazendo da Serra uma das estradas mais linda do mundo.

• Retorno para Florianópolis.

Valor por pessoa incluso entrada nos atrativos, guia ,transporte e almoço - R$: 458,90

Roteiro Nova Veneza especial pacote Sedres.

- Saida de Florianópolis ás 08:00. - Saída do terminal Central de Florianópolis.

Passeio exclusivo para 18 pessoas. -

O passeio só ira acontecer se tiver o numero minimo de 18 pax e o maximo de 36 pax.

ROTEIRO:

•Pórtico entrada e letreiro Nova Veneza.

•Vinícola Borgo, onde vamos conhecer um pouco da produção dos vinhos e licores regionais em um castelo charmoso rodeado pelas montanhas da Serra Geral.

• Delicioso almoço típico italiano regional no Parque Aguaí, onde após o almoço iremos conhecer o Parque.

• Queijaria - Agricultura familiar com degustação de queijos.

• Mio Cacau-Fábrica de Chocolates, onde poderemos conhecer o processo de produção artesanal do grão a barra

• Praça Humberto Bortoluzzi, vamos conhecer a Rua Coberta e a famosa Gôndola Lucile. Uma autêntica de gôndola veneziana, que chegou em 2006 como um presente do governo de Veneza, na Itália.

• Casas de Pedra, construídas por imigrantes italianos no final do século XIX e tombadas como Patrimônio Histórico.

• Santuario Nossa Senhora do Caravaggio.

Valor por pessoa incluso entrada nos atrativos, guia ,transporte e almoço - R$: 428,90

Roteiro – Praia Grande com voo de balão.

Saida de Florianópolis ás 01:30. - Saída do terminal Central de Florianópolis.

Passeio exclusivo para 18 pessoas. - O passeio só ira acontecer se tiver o numero minimo de 18 pax e o maximo de 36 pax.

ROTEIRO:

• Check-in para o voo com café da manhã.

• Voo de balão com vistas unicas para os Canions, nosso voo dura em media de 40 minutos a 1 hora.

• Após ao voo vamos em direção aos Canions Fortaleza e Itambezinho.

• Almoço

• Retorno á Florianópolis

Valores por pessoa incluso entrada nos atrativos, guia ,transporte, café da manhã e voo de balão.

Voo de balão entrada de 20% e o restante pode ser parcelado em 3 vezez no cartão.

Com voo de Balão - R$:1058,90

Sem voo de Balão - R$ 508,90

Carregando área de inscrição

Local

Universidade do Estado de Santa Catarina , 88010-450, Rua Saldanha Marinho, Centro, Florianópolis (SC), Santa Catarina
Ver no mapa

Apoio

Organizador

Organizador

PPGPLAN

Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental