As zoonoses são enfermidades naturalmente transmitidas de animais aos homens. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (WHO) cerca de 75% das infecções emergentes em humanos são provenientes de animais ou de produtos de origem animal. O conhecimento técnico dessas enfermidades é de fundamental importância para a prevenção e controle dessas patologias.
A emergência de novas enfermidades e a reemergência de enfermidades sob controle, se apresentam com um dos principais desafios das equipes de saúde, e a grande maioria dessas enfermidades são ZOONOSES.
A saúde humana, saúde animal e saúde ambiental são indissociáveise fazem parte do novo paradigma, conhecido como SAÚDE ÚNICA. Neste conceito a troca de conhecimento entre os diversos profissionais da saúde é fundamental.
O CONTROLE DE ZOONOSES IMPLEMENTADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE - BRASIL Abertura · Marcelo Yoshito Wada
PANORAMA DA BRUCELOSE EM SC Palestra · Marcelo Daniel Segalerba Bourdette
TUBERCULOSE EM SANTA CATARINA Palestra · Diego Mazzeto, Karina Diniz Baumgarten
O QUE HÁ DE NOVO NO CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO BRASIL E NO MUNDO Palestra · Lucas Edel Donato
IMPORTÂNCIA COMO ZOONOSE: Cryptosporidium spp. e Giardia intestinalis Palestra · Teresa Cristina Bergamo do Bonfim
PANORAMA ATUAL DA RAIVA, COM ÊNFASE PARA HUMANOS E ANIMAIS Palestra · Renan Tartari
FEBRE AMARELA NO BRASIL: 'HISTÓRICO, SISTEMAS DE VIGILÂNCIA DE EPIZOOTIAS, SITUAÇÃO E PLATAFORMA SSIS-GEO' Palestra · Rodrigo Giesbrecht Pinheiro
VIGILÂNCIA PARA TOXOPLASMOSE NO BRASIL Palestra · Rosalynd Moreira
EXPERIÊNCIA DE UM MÉDICO VETERINÁRIO NA VIGILÂNCIA EM SAÚDE E CONTROLE DE ZOONOSES Palestra · Alexander Vargas
Credenciamento automático.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (1998) e Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente está como Coordenador de Vigilância de Zoonoses e Doenças Vetoriais do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, investigações de campo, resposta a surtos e emergências em saúde pública, vigilância, sistemas de informação e zoonoses.
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Vila Velha-ES (2010). Especialista em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade dos Alimentos pela Universidade Castelo Branco. Mestre pela Universidade brasília (UnB) na área de epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias. Foi bolsista pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) autalmente é consultor Técnico pela Organização Pan-Americana de Saúde,atuando pelo Grupo Técnico das Leishmanioses no Ministério da Saúde. Professor no Centro Universitário de Brasília (Uniceub) nas disciplinas Doenças Infecciosas e Parasitárias, Imunologia e Epidemiologia nos cursos de medicina veterinária, enfermagem e nutrição. Área de atuação doenças infecciosas e parasitárias com ênfase em leishmaniose visceral e tegumentar humana e leishmaniose visceral canina.
Médico Veterinário pela Universidade Federal de Goiás (1997), Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais com experiência em Leishmaniose canina (2003), Especialização em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (2012), Especialização em Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada ao Serviço do SUS (EpiSUS) (2014-2016) e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (2016-2018). Trabalhou de 2012-2019 na Coordenação Geral de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial-CGZV, no Ministério da Saúde. Atualmente está lotado na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública-CGLAB. Atua no monitoramento e análise de dados de doenças e informações de vigilância em saúde, com foco nas zoonoses de relevância em saúde pública.
Pós-Doutorado no Centers for Disease Control and Prevention (CDC), Center for Global Health (CGH), Division of Parasitic Diseases and Malaria (DPDM), Atlanta, Georgia, EUA. Doutorado e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, ambos concluídos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Após concurso público, exerceu cargo de docente, na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, inicialmente como Professor Substituto e posteriormente em cargo de Professor efetivo Adjunto, ambos no Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, onde lecionou disciplinas e orientou alunos de graduação na área da saúde humana (Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Ciências Biológicas); nesta Universidade exercer cargos administrativos de chefia e subchefia. Atualmente é professora Titular do Departamento de Parasitologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde leciona disciplinas e orienta alunos de Graduação (Medicina Veterinária, Zootecnia e Farmácia) e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Veterinárias (PPGCV). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protistas Parasitas de Humanos e Animais, Protistas Emergentes e Reemergentes, Zoonoses Causadas por Protistas. Atua principalmente nos seguintes temas: Cryptosporidium, Giardia, Blastocystis, Trichomonadideos, Amebas e Parasitoses Gastrointestinais; relacionando os aspectos de Biologia, Epidemiologia, Diagnóstico, Caracterização Morfologia, Caracterização Molecular e Relação Parasito Hospedeiro.
Rosalynd Moreira
Rodrigo Giesbrecht Pinheiro
Marcelo Daniel Segalerba Bourdette
Diego Mazzeto
Karina Diniz Baumgarten
Renan Tartari