VII SEMINÁRIO DE ZOONOSES UNIBAVE

23 de junho de 2021, 08h30 - 18h00

Informações

As zoonoses são enfermidades naturalmente transmitidas de animais aos homens. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (WHO) cerca de 75% das infecções emergentes em humanos são provenientes de animais ou de produtos de origem animal. O conhecimento técnico dessas enfermidades é de fundamental importância para a prevenção e controle dessas patologias.

A emergência de novas enfermidades e a reemergência de enfermidades sob controle, se apresentam com um dos principais desafios das equipes de saúde, e a grande maioria dessas enfermidades são ZOONOSES.

A saúde humana, saúde animal e saúde ambiental são indissociáveise fazem parte do novo paradigma, conhecido como SAÚDE ÚNICA. Neste conceito a troca de conhecimento entre os diversos profissionais da saúde é fundamental.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Marcelo Yoshito Wada

Saiba mais

Lucas Edel Donato

Saiba mais

Alexander Vargas

Saiba mais

Teresa Cristina Bergamo do Bonfim

Saiba mais

Rosalynd Moreira

Saiba mais

Rodrigo Giesbrecht Pinheiro

Saiba mais

Marcelo Daniel Segalerba Bourdette

Saiba mais

Diego Mazzeto

Saiba mais

Karina Diniz Baumgarten

Saiba mais

Renan Tartari

Programação:

O CONTROLE DE ZOONOSES IMPLEMENTADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE - BRASIL Abertura · Marcelo Yoshito Wada

PANORAMA DA BRUCELOSE EM SC Palestra · Marcelo Daniel Segalerba Bourdette

TUBERCULOSE EM SANTA CATARINA Palestra · Diego Mazzeto, Karina Diniz Baumgarten

O QUE HÁ DE NOVO NO CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO BRASIL E NO MUNDO Palestra · Lucas Edel Donato

IMPORTÂNCIA COMO ZOONOSE: Cryptosporidium spp. e Giardia intestinalis Palestra · Teresa Cristina Bergamo do Bonfim

PANORAMA ATUAL DA RAIVA, COM ÊNFASE PARA HUMANOS E ANIMAIS Palestra · Renan Tartari

FEBRE AMARELA NO BRASIL: 'HISTÓRICO, SISTEMAS DE VIGILÂNCIA DE EPIZOOTIAS, SITUAÇÃO E PLATAFORMA SSIS-GEO' Palestra · Rodrigo Giesbrecht Pinheiro

VIGILÂNCIA PARA TOXOPLASMOSE NO BRASIL Palestra · Rosalynd Moreira

EXPERIÊNCIA DE UM MÉDICO VETERINÁRIO NA VIGILÂNCIA EM SAÚDE E CONTROLE DE ZOONOSES Palestra · Alexander Vargas

Credenciamento

Credenciamento automático.

Evento online

Link: https://www.youtube.com/watch?v=tSfKaYlE884

Data: 23/06/2021 às 08:30

Curso de Medicina Veterinária - Unibave

Marcelo Yoshito Wada

Ministério da Saúde - Brasil


Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (1998) e Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente está como Coordenador de Vigilância de Zoonoses e Doenças Vetoriais do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, investigações de campo, resposta a surtos e emergências em saúde pública, vigilância, sistemas de informação e zoonoses.

Lucas Edel Donato

Ministério da Saúde - Brasil


Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Vila Velha-ES (2010). Especialista em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade dos Alimentos pela Universidade Castelo Branco. Mestre pela Universidade brasília (UnB) na área de epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias. Foi bolsista pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) autalmente é consultor Técnico pela Organização Pan-Americana de Saúde,atuando pelo Grupo Técnico das Leishmanioses no Ministério da Saúde. Professor no Centro Universitário de Brasília (Uniceub) nas disciplinas Doenças Infecciosas e Parasitárias, Imunologia e Epidemiologia nos cursos de medicina veterinária, enfermagem e nutrição. Área de atuação doenças infecciosas e parasitárias com ênfase em leishmaniose visceral e tegumentar humana e leishmaniose visceral canina.

Alexander Vargas

Ministério da Saúde - Brasil


Médico Veterinário pela Universidade Federal de Goiás (1997), Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais com experiência em Leishmaniose canina (2003), Especialização em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (2012), Especialização em Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada ao Serviço do SUS (EpiSUS) (2014-2016) e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (2016-2018). Trabalhou de 2012-2019 na Coordenação Geral de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial-CGZV, no Ministério da Saúde. Atualmente está lotado na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública-CGLAB. Atua no monitoramento e análise de dados de doenças e informações de vigilância em saúde, com foco nas zoonoses de relevância em saúde pública.

Teresa Cristina Bergamo do Bonfim

Ministério da Saúde - Brasil


Pós-Doutorado no Centers for Disease Control and Prevention (CDC), Center for Global Health (CGH), Division of Parasitic Diseases and Malaria (DPDM), Atlanta, Georgia, EUA. Doutorado e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, ambos concluídos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Após concurso público, exerceu cargo de docente, na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, inicialmente como Professor Substituto e posteriormente em cargo de Professor efetivo Adjunto, ambos no Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, onde lecionou disciplinas e orientou alunos de graduação na área da saúde humana (Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Ciências Biológicas); nesta Universidade exercer cargos administrativos de chefia e subchefia. Atualmente é professora Titular do Departamento de Parasitologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde leciona disciplinas e orienta alunos de Graduação (Medicina Veterinária, Zootecnia e Farmácia) e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Veterinárias (PPGCV). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protistas Parasitas de Humanos e Animais, Protistas Emergentes e Reemergentes, Zoonoses Causadas por Protistas. Atua principalmente nos seguintes temas: Cryptosporidium, Giardia, Blastocystis, Trichomonadideos, Amebas e Parasitoses Gastrointestinais; relacionando os aspectos de Biologia, Epidemiologia, Diagnóstico, Caracterização Morfologia, Caracterização Molecular e Relação Parasito Hospedeiro.

Rosalynd Moreira

Ministério da Saúde - Brasil


Rosalynd Moreira

Rodrigo Giesbrecht Pinheiro

Ministério da Saúde - Brasil


Rodrigo Giesbrecht Pinheiro

Marcelo Daniel Segalerba Bourdette

Ministério da Saúde - Brasil


Marcelo Daniel Segalerba Bourdette

Diego Mazzeto

Ministério da Saúde - Brasil


Diego Mazzeto

Karina Diniz Baumgarten

Ministério da Saúde - Brasil


Karina Diniz Baumgarten

Renan Tartari

Prefeitura Municipal de Pedras Grandes - SC


Renan Tartari