VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial

VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial

Planejamento e Educação para a Sustentabilidade Energética, Hídrica e Ambiental

Faça sua inscrição
De 5 a 8 de maio Todos os dias das 14h00 às 21h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

Estimados colegas, sejam bem-vindos ao site oficial do VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial. Neste canal de comunicação, trabalhamos constantemente na atualização de informações referentes ao evento. Diante das circunstâncias sanitárias impostas pelo COVID-19, a presente edição ocorrerá em formato online, prezando pela segurança de todos e reforçando a relevância das interações científicas.

O VII CBEAAGT tem como tema norteador: "Planejamento e educação para a sustentabilidade energética, hídrica e ambiental". A presente edição contempla dois eixos temáticos: "Educação ambiental e suas aplicabilidades" e "Planejamento e gestão territorial em suas diversas amplitudes", com sete linhas de pesquisa em cada um deles.

Em sua grade de programação, o VII CBEAAGT oferta conferências de abertura e encerramento, mesas temáticas, minicursos e demais atividades, contando com um quadro de pesquisadores comprometido com a qualidade dos debates no cenário científico contemporâneo.

Dentre tantas motivações, o maior objetivo do VII CBEAAGT é atualizar e integrar pesquisas concernentes à educação ambiental e ao planejamento territorial, desenvolvidas em diferentes âmbitos institucionais. O VII CBEAAGT visa contribuir na divulgação de informações e resultados científicos alcançados nos últimos anos.

As transformações decorrentes do atual contexto pandêmico impactaram a disseminação das pesquisas desenvolvidas no país, surgindo a necessidade de traçar novas formas de interações na comunidade científica. Nesse sentido, os trabalhos aprovados no presente evento serão reunidos e publicados em forma de E-book com registro ISBN, auxiliando na propagação do conhecimento científico atinente aos temas abordados.

EIXOS TEMÁTICOS

EIXO I - Educação ambiental e suas aplicabilidades

  1. A Ecopedagogia e a ética ambiental, compromissos com a sustentabilidade, segurança hídrica e energética.
  2. Educação ambiental no contexto curricular e interdisciplinar.
  3. Cartografia social e geotecnologias e suas inserções na educação ambiental em unidades de conservação e comunidades tradicionais.
  4. Educação ambiental e a recuperação ambiental, reciclagem e reusos de resíduos.
  5. Educação ambiental e extensão universitária: experiências e perspectivas em comunidades tradicionais e periféricas.
  6. Educação ambiental e o turismo sustentável e comunitário.
  7. Estratégias de educação ambiental formal e informal em suas diferentes vertentes.

EIXO II – Planejamento e gestão territorial em suas diversas amplitudes

  1. Agroecologia, permacultura e conhecimentos ecológicos locais aplicados à gestão territorial.
  2. Análise de fragilidades e vulnerabilidades socioambientais.
  3. Estratégias de Geocologia das Paisagens e Análise Geossistêmica no planejamento e gestão territorial em suas diferentes escalas e aplicabilidades.
  4. Geotecnologias e cartografia social aplicadas ao planejamento e gestão territorial.
  5. Impactos ambientais na exploração dos recursos hídricos e energéticos.
  6. Interdisciplinaridade e sustentabilidade para o ordenamento territorial de bacias hidrográficas e outras categorias de análise.
  7. Organização espacial de áreas urbanas e rurais.

ATIVIDADE CULTURAL

Como atividade prevista na grade de programação do VII CBEAAGT, disponibilizamos para todos os congressistas e o público em geral, o minicurso "Grafismos Indígenas e Pinturas Corporais, ministrada por Benício Pitaguary. O Benício é geógrafo formado pela Universidade Federal do Ceará e aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da instituição supracitada. Desempenha um primoroso trabalho como articulador e comunicador indígena. Bons estudos!

Palestrantes

  • Adalto Moreira Braz
  • Adriano Luís Heck Simon
  • Adriano Severo Figueiró
  • Adryane Gorayeb Nogueira Caetano
  • Antônio Cezar Leal
  • Arkley Marques Bandeira
  • Antônio Jeovah de Andrade Meireles
  • José Benício Silva Nascimento
  • Carla Kazue Nakao Cavaliero
  • Christian Brannstrom
  • Daniel Borini Alves
  • Diogenes Felix da Silva Costa
  • Edson Vicente da Silva
  • Francisco Otávio Landim Neto
  • Jader Oliveira Santos
  • Jonielton Oliveira Dantas
  • Juliana Felipe Farias
  • Karen Veloso Ribeiro
  • Karla Maria Silva de Faria
  • Leonardo Silva Soares
  • Lucas Seghezzo
  • Marcos Antônio Leite do Nascimento
  • Maria José Nascimento Soares
  • Nátane Oliveira da Costa
  • Regina Célia Oliveira
  • Rubson Pinheiro Maia
  • Sérgio Almeida Loiola
  • Sonia Regina da Cal Seixas
  • Suedio Alves Meira

Programação

14h00 Abertura Oficial do VII CBEAAGT Abertura

Apresentação da Comissão Organizadora do VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial.

21h00 Homenagens Sessão Solene

Solenidade para homenagear professores e pesquisadores com significativa contribuição à produção do conhecimento científico nacional e internacional, bem como entidades associadas ao turismo comunitário e sustentável no Estado do Ceará.

14h20 Planejamento e Gestão Ambiental: fundamentos e procedimentos integrados Conferência

20h00 Educação Ambiental: tendências e possibilidades na gestão territorial Conferência

14h00 O Projeto Global-Sul e as Novas Perspectivas na Gestão dos Recursos Energéticos Conferência

20h00 Justiça Social e Descarbonização na América Latina Conferência
14h00 Geoecologia das Paisagens Aplicada ao Monitoramento Ambiental e a Projeção de Cenários Conferência
20h00 Planejamento e Gestão do Patrimônio Arqueológico Encerramento

15h30 Educação Ambiental Aplicada à Gestão de Riscos Mesa Temática

18h00 Educação Ambiental à Distância: tendências, possibilidades e limitações Mesa Temática

15h00 Energias Renováveis, Interesses e Conflitos Socioambientais Mesa Temática

18h00 Análise de Potenciais Impactos Ambientais e Sociais das Energias Renováveis Mesa Temática

15h00 Zoneamento Ambiental e Propositivo: aspectos legais, técnicos e empíricos Mesa Temática
18h00 Geosociobiodiversidade e Paisagem: estratégias para o planejamento e gestão ambiental Mesa Temática
09h00 Cartografia Social: experiências e procedimentos metodológicos Minicurso

RESUMO

A Cartografia Social afigura-se num procedimento metodológico que visa fornecer empoderamento a atores sociais que estão “invisíveis” nas representações cartográficas oficiais. O escopo da Cartografia Social está atrelado a ressignificação do poder de mapear agora realizado pelas comunidades organizadas para a representação, construção e reconstrução territorial levando em consideração as dimensões ambiental, cultural, econômica, conflitos e um elaboração de um conjunto de ações a serem efetivadas para se garantir o bem viver comunitário.

OBJETIVOS

Apresentar um conjunto de experiências inerentes a Cartografia Social realizadas em comunidades tradicionais. Discutir os procedimentos metodológicos pertinentes a Cartografia Social.

CONTEÚDO

Princípios e objetivos do mapeamento colaborativo. Procedimentos metodológicos: Limites e Desafios. Cartografia social da Amazônia. Exemplos de mapeamentos socias - Norte (Amapá) Etnocartografia e Nordeste (Ceará).

REFERÊNCIAS

ACSELRAD, H. Introdução: o debate sobre cartografia e processos de territorialização - anotações de leitura. In: ACSELRAD, H. et al. (Org.). Cartografias sociais, lutas por terra e lutas por território. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento urbano e Regional, 2015, p.08-29.

ACSELRAD, H.; COLI, L. R. Disputas cartográficas e disputas territoriais. In: ACSELRAD, H. Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 2008. p. 45-70.

ACSELRAD, H; COLI, L.R. Disputas cartográficas e disputas territoriais. In: ACSELRAD, H. et al. (Org.). Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento urbano e Regional, 2008, p. 13-43.

ACSELRAD, H; VIÈGAS, R. N. Cartografias Sociais e Territórios – um diálogo latino americano. In: Cartografia Social, terra e território. ACSELRAD, H; VIÈGAS, R. N, et al (Orgs). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento urbano e Regional, 2013, 318p.

CARBALLEDA, A. J. M. Cartografías e Intervención en lo social. In: TETAMANTI, M.D (Org). Cartografía social: investigaciones e intervención desde las ciencias sociales: métodos y experiencias de aplicación. 1a ed. – Comodoro Rivadavia: Universitaria de la Patagonia, 2012. 162p.

CARDOSO, Thiago Mota; GUIMARÃES, Gabriella Casimiro. (Orgs.). Etnomapeamento dos Potiguara da Paraíba. Brasília: FUNAI/CGMT/CGETNO/CGGAM, 2012.107p.

COSTA, Natane Oliveira de. Cartografia social: instrumento de luta e resistência no enfrentamento dos problemas socioambientais na reserva extrativista Marinha da Prainha do Canto Verde, Beberibe - Ceará. 2016. 155p. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

GORAYEB, A; MEIRELES, A. J. A; SILVA, E. V. Princípios básicos de Cartografia e Construção de Mapas Sociais. In: GORAYEB, A; MEIRELES, A. J. A; SILVA, E. V (Org.). Cartografia Social e Cidadania: experiências de mapeamento participativo dos territórios de comunidades urbanas e tradicionais. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2015. P. 9 -24.

LANDIM NETO; Francisco Otávio; SILVA; Edson Vicente; COSTA, Natane Oliveira da. Volume Especial da Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral/CE, em parceria com o V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada à Gestão Territorial, v. 18, n. 2, p. 56-70, Set.2016, http://uvanet.br/rcgs. ISSN 2316-8056 © 1999. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Todos os direitos reservados.

09h00 Desenho Geomorfológico como Ferramenta para a Educação, Planejamento e Gestão Territorial Minicurso
09h00 Geoecologia das Paisagens Minicurso

CONTEÚDO

Princípios teóricos e metodológicos da Geoecologia das Paisagens. Geoecologia e análise da fragmentação de paisagens, aproximação com a Ecologia das Paisagens. Geoecologia aplicada a análise de bacias hidrográficas e outras categorias espaciais. Geoecologia das Paisagens aplicada ao planejamento e a gestão ambiental.

REFERÊNCIAS

RODRIGUEZ, José Manuel Mateo; SILVA, Edson Vicente da; CAVALCANTI, Agostinho Paula Brito. Geoecologia das paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. 5. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2017. 222 p.

RODRIGUEZ, José Manuel Mateo; SILVA, Edson Vicente da. Planejamento e gestão ambiental: subsídios da geoecologia das paisagens e da teoria geossistêmica. Fortaleza: Edições UFC, 2013. 370 p.

LANG, S.; BLACHKE, T. Análise da Paisagem com SIG. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

09h00 Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas e Zonas Costeiras Minicurso

Resumo

Neste minicurso será discutido as diferentes abordagens conceituais aplicadas a definição dos limites territoriais das bacias hidrográficas e da zona costeira. Será abordado as implicações em relação às escalas espaciais e aplicação da legislação a estes dois domínios territoriais. Na segunda etapa serão apresentadas as principais forçantes ambientais e antropogênicas que são indutoras das modificações e impactos ambientais na zona costeira e bacias hidrográficas. Por fim, discutiremos a legislação ambiental, assim como os principais Planos, Programas e Projetos aplicados a estas unidades de planejamento e gestão ambiental e territorial.

Objetivo

Discutir abordagens interdisciplinares e políticos institucionais aplicadas ao planejamento e gestão integrada de Zona Costeira e Bacia Hidrográfica.

Conteúdo

- Aspectos conceituais aplicados a Zona Costeira e Bacias hidrográficas

- O domínio territorial das Bacias Hidrográficas e da Zona Costeira

- Instrumentos legais aplicados a Gestão e Planejamento da Zona Costeira e Bacias Hidrográficas

- Planos, Programas e Projetos aplicados a Zona Costeira e Bacias Hidrográficas.

- Metodologias interdisciplinares para avaliação ambiental das Zonas Costeiras e Bacias Hidrográficas.

Referências

ESTEVES, F.A. Fundamentos de limnologia. 3ºed. Rio de Janeiro: Interciência, 2011.

BARRAGÁN, J. M. Política, Gestão e Litoral – Uma nova visão da Gestão Integrada de Áreas Litorais. Editorial Tébar Flores, S.L. Madrid, Espanha, 2016. 687 p.

FRANK, A. Fundamentals of Integrated Coastal Management: Status, Challenges and Prospects. Springer Vieweg, 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico das zonas costeiras e oceânicas do Brasil. Diretoria de Geociências - Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

PUJADAS, R. Y FONT, J. Ordenación y planificación territorial. Madrid. Editorial Síntesis, 399p. 1998

14h00 Geoconservação e Geoeducação: teoria e prática no ensino das geociências Minicurso

RESUMO

O minicurso, por meio de abordagens teóricas e exemplos práticos, tem como objetivo discutir a Geoeducação enquanto um novo campo do ensino das Geociências. Trará uma abordagem sobre o papel dessa atividade na difusão dos pressupostos ambientalistas da temática da geoconservação e uma visão holística de natureza.

CONTEÚDO

Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação: conceitos e características. Geoeducação: ferramenta para o ensino das geociências. Geoeducação e interpretação ambiental. Exemplos de atividades geoeducativas.

REFERÊNCIAS

MOURA-FÉ, M. M.; NASCIMENTO, R. L.; SOARES, L. N. Geoeducação: Princípios teóricos e bases legais. In: Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Campinas: s.n., 2017, p. 3054-3065.

MEIRA, S. A.; MORAIS, J. O. Os conceitos de Geodiversidade, Patrimônio Geológico e Geoconservação: Abordagens sobre o papel da Geografia no estudo da temática. Boletim de Geografia (UEM), Maringá, v. 34, n. 3, p. 129-147, 2016.

MEIRA, S. A.; NASCIMENTO, M. A. L.; MEDEIROS, J. L.; SILVA, E. V. Aportes teóricos e práticos na valorização do geopatrimônio: Estudo sobre o Projeto Geoparque Seridó (RN). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 71, p. 384-403, 2019.

14h00 Permacultura no suporte a Educação Ambiental Aplicada à Gestão Territorial Minicurso

RESUMO

Esse Curso propõe o uso da Permacultura no suporte a Educação Ambiental Aplicada à Gestão Territorial. Estruturada desde a década de 1970, a Permacultura agregou ferramentas e pensamentos de grande valia na Gestão Territorial, desde a escala micro à escala macro. Nesse sentido, o curso visa a compreensão sistêmica e complexa de variáveis ambientais, econômicas, sociais e culturais integradas, a fim de construir soluções e projetos harmônicos, em cooperação com a natureza. O conteúdo abordará bases da Permacultura: Aprendizado com o design da natureza, 12 Princípios permaculturais, metodologia e pensamento holístico. Com foco para Inovações verdes e sociais, Energias renováveis, produção agroecológica, tecnologias passivas, conservação da água e energia, saneamento ecológico, arquitetura bioclimática, conservação do solo. Especial enfoque para a minimização do uso da energia e a cultura do permanente centradas nos 5 Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

14h00 Uso dos Serviços Ecossistêmicos por Comunidades Tradicionais Minicurso

CONTEÚDO

Conceitos fundantes da sociobiodiversidade. Definição dos serviços ecossistêmicos. Comunidades Tradicionais. Território e comunidades tradicionais. Gestão de áreas protegidas. Pesquisa aplicadas sobre serviços ecossistêmicos em comunidades tradicionais. Conservação sociocultural e da natureza.

Instituições Parceiras

Organizador

LAGEPLAN/UFC

Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Certificados Disponíveis! Para acessar os seus certificados é necessário inserir o e-mail, o mesmo utilizado na inscrição do evento, e automaticamente serão encaminhados para sua caixa de entrada. Certificados de Participação e Autores foram atualizados.