Fenômenos como a apatia, a falta de interesse e de iniciativa entre os estudantes foram avaliados por Viktor Frankl como sintomas de uma educação de cunho pandeterminista, que oferece uma visão reducionista do homem, pondo duramente à prova fenômenos naturais como a curiosidade, o interesse pelo saber e o idealismo. O presente minicurso tem como objetivo discutir teorias e recursos de motivação utilizados na prática educacional, apresentando a vontade de sentido como o fator primário de motivação da existência humana e, por conseguinte, da educação. Serão desenvolvidos temas como: equívocos da ideia de motivação, a motivação do educador, a função “catalizadora” da educação e a criação de “centros de sentido” na escola. A metodologia incluirá aula expositiva, leitura e discussão de texto, estabelecendo a relação entre teoria e prática.

Público alvo: pesquisadores, estudantes e profissionais da Educação, Psicologia Escolar/Educacional, Pedagogia, Psicopedagogia, Gestão Escolar, licenciaturas em geral etc., e demais interessados no tema.

(Em português)

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