VIII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás - UEG (VIII CEPE)

VIII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás - UEG (VIII CEPE)

Desafios e Perspectivas da Universidade Pública para o Pós-Pandemia

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De 1 a 3 de dezembro Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Em 2021, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizará a VIII edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) congregando a comunidade acadêmica e a sociedade em torno do tema "Desafios e Perspectivas da Universidade Pública para o Pós-Pandemia".

Em atenção às medidas de atenção e cuidado no período pandêmico, em 2021 o evento será novamente realizado em formato online, nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro.

Muitos foram os desafios enfrentados pelas universidades públicas brasileiras ao longo da pandemia de covid-19. A necessidade de distanciamento físico levou as instituições a reinventarem seus modos de operação e alcance, seus modelos de ensino, as estratégias para realização de projetos de pesquisa e extensão e, como consequência, gerou transformações no relacionamento com estudantes e com a comunidade externa.

Durante esse período, as universidades públicas exerceram papel fundamental no enfrentamento à covid-19 e suas implicações na vida em sociedade. Promoveram o diálogo e a reflexão, produziram e analisaram dados, criaram soluções estratégicas, tecnologias, apoiaram gestores públicos na tomada de decisões, além de outras variadas iniciativas de alto valor agregado pelo conhecimento científico.

Hoje, quase 20 meses após o início oficial da pandemia no Brasil, reconhecendo a Universidade Pública como bem público e celeiro de conhecimento transformador, é fundamental refletirmos sobre como reestruturar sua atuação e continuar promovendo o desenvolvimento social, cultural, científico, humano e econômico frente às novas realidades.

Assim, o VIII Cepe quer discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem nesse momento histórico, com a premissa de que a pesquisa, o ensino e a extensão de forma planejada e indissociados, guardam o potencial de transformação social e promoção da cidadania.

Com uma programação ampla e diversificada, o VIII Cepe agregará conferências, comunicações de trabalhos científicos, seminários temáticos, rodas de conversa e atividades culturais, com espaços para que a comunidade universitária proponha cursos, oficinas e atividades variadas.

O Cepe 2021 é um convite a toda comunidade universitária da UEG e à sociedade goiana, para debater e refletir sobre o tempo presente e, de forma propositiva, sobre soluções aos desafios e perspectivas da Universidade Pública para o pós-pandemia.

Programação

14h00 Atividade 4: Seminário 'Desafios e Perspectivas da Pesquisa e Pós-Graduação para o pós-pandemia' Seminário
Atividade 4: Seminário "Desafios e Perspectivas da Pesquisa e Pós-Graduação para o pós-pandemia"
Local: www.youtube.com/uegtv

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás - UEG debaterá sobre o tema "Desafios e Perspectivas da Universidade Pública para o Pós-Pandemia", discutindo e refletindo sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem nesse momento histórico, com a premissa de que a pesquisa de forma planejada guarda o potencial de transformação social e promoção da cidadania.

15h30 Atividade 9: Seminário do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL) Seminário
Atividade 9: Seminário do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira, da educação e das licenciaturas para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 5: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS) Seminário
Atividade 5: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira, das ciências agrárias e da sustentabilidade para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 6: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB) Seminário
Atividade 6: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira, das ciências da saúde e biológicas para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 7: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT) Seminário
Atividade 7: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira e das ciências tecnológicas para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 8: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA) Seminário
Atividade 8: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira e das ciências sociais aplicadas para o pós-pandemia.

17h00 Atividade 10: Ouvinte - Sessão de comunicações orais de alunos Apresentação Oral
Atividade 10: Ouvinte - Sessão de comunicações orais de alunos
Local: www.youtube.com/uegtv

As apresentações orais envolverão trabalhos nas diferentes modalidades, submetidas por professores, bolsistas e voluntários inscritos em Programas da graduação e pós-graduação da UEG. As apresentações orais serão conduzidas em salas virtuais a serem hospedadas no Google Meet. As salas contarão com a participação de um mediador e, pelo menos, um professor avaliador, que conduzirá o exame das apresentações. As apresentações terão duração máxima de 10 minutos. Público máximo de 100 participantes por sala.

Atividade 1: Abertura Oficial e Conferência de Abertura

Abertura oficial e conferência a ser realizada com a participação de um professor convidado, a ser transmitida pelo canal da UEG TV no Youtube. 

Às18h00 - www.youtube.com/uegtv
14h00 Atividade 2: Seminário 'Desafios e Perspectivas da Graduação para o pós-pandemia' Seminário
Atividade 2: Seminário "Desafios e Perspectivas da Graduação para o pós-pandemia"
Local: www.youtube.com/uegtv

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás - UEG debaterá sobre o tema "Desafios e Perspectivas da Universidade Pública para o Pós-Pandemia", discutindo e refletindo sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem nesse momento histórico, com a premissa de que o ensino de forma planejada guarda o potencial de transformação social e promoção da cidadania.

15h30 Atividade 9: Seminário do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL) Seminário
Atividade 9: Seminário do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira, da educação e das licenciaturas para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 5: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS) Seminário
Atividade 5: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira, das ciências agrárias e da sustentabilidade para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 6: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB) Seminário
Atividade 6: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira, das ciências da saúde e biológicas para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 7: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT) Seminário
Atividade 7: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira e das ciências tecnológicas para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 8: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA) Seminário
Atividade 8: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira e das ciências sociais aplicadas para o pós-pandemia.

17h00 Atividade 10: Ouvinte - Sessão de comunicações orais de alunos Apresentação Oral
Atividade 10: Ouvinte - Sessão de comunicações orais de alunos
Local: www.youtube.com/uegtv

As apresentações orais envolverão trabalhos nas diferentes modalidades, submetidas por professores, bolsistas e voluntários inscritos em Programas da graduação e pós-graduação da UEG. As apresentações orais serão conduzidas em salas virtuais a serem hospedadas no Google Meet. As salas contarão com a participação de um mediador e, pelo menos, um professor avaliador, que conduzirá o exame das apresentações. As apresentações terão duração máxima de 10 minutos. Público máximo de 100 participantes por sala.

19h00 Atividade 12: Mesa Redonda Mesa-redonda
Atividade 12: Mesa Redonda
Local: www.youtube.com/uegtv

A mesa redonda tem como função ampliar conhecimentos científicos e será conduzida por um professor moderador que orientará as discussões em torno do tema principal e encaminhará as perguntas do público. Essa atividade será exibida pelo canal da UEG TV no Youtube.

20h30 Oficina: Produza seu podcast! Oficina
Local:

A oficina busca fornecer uma noção básica de gravação, edição e reprodução de sons para que o participante crie seu próprio podcast e distribua nas redes sociais.

Público Alvo: estudantes, professores e técnicos.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

14h00 Atividade 3: Seminário 'Desafios e Perspectivas da Extensão e Assuntos Estudantis para o pós-pandemia' Seminário
Atividade 3: Seminário "Desafios e Perspectivas da Extensão e Assuntos Estudantis para o pós-pandemia"
Local: www.youtube.com/uegtv

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás - UEG debaterá sobre o tema "Desafios e Perspectivas da Universidade Pública para o Pós-Pandemia", discutindo e refletindo sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem nesse momento histórico, com a premissa de que a extensão de forma planejada guarda o potencial de transformação social e promoção da cidadania.

14h00 Palestra: AGROVOICE: Sistema de Gestão de Rebanho Premiação
Local:

Palestra: AGROVOICE: Sistema de Gestão de Rebanho

14h00 Palestra: 'A Biotec projeto de biotecnologias reprodutivas para o produtor rural' Premiação
Local:

Palestra: "A Biotec projeto de biotecnologias reprodutivas para o produtor rural"

14h00 Palestra: ' A educação em solos e seus múltiplos horizontes para a Extensão Universitária' Premiação
Local:

Palestra: " A educação em solos e seus múltiplos horizontes para a Extensão Universitária"

14h00 Palestra: ' Youtube com ferramenta de ensino: o futuro é o presente' Premiação
Local:

Palestra: " Youtube com ferramenta de ensino: o futuro é o presente"

14h00 Palestra: ' Emprego da metodologia System Dynamics aplicada á tomada de decisão em uma propriedade agrícola produtora de grãos' Premiação
Local:

Palestra: " Emprego da metodologia System Dynamics aplicada á tomada de decisão em uma propriedade agrícola produtora de grãos"

15h30 Atividade 9: Seminário do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL) Seminário
Atividade 9: Seminário do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira, da educação e das licenciaturas para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 5: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS) Seminário
Atividade 5: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira, das ciências agrárias e da sustentabilidade para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 6: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB) Seminário
Atividade 6: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira, das ciências da saúde e biológicas para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 7: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT) Seminário
Atividade 7: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira e das ciências tecnológicas para o pós-pandemia.

15h30 Atividade 8: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA) Seminário
Atividade 8: Seminário do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA)
Local: www.youtube.com/uegtv

O Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA) da Universidade Estadual de Goiás - UEG irá promover seminário durante o período de 01/12/2021 a 03/12/2021 para discutir e refletir sobre a complexidade da realidade que Goiás, o Brasil e o mundo vivem, considerando os desafios e perspectivas da universidade pública brasileira e das ciências sociais aplicadas para o pós-pandemia.

17h00 Atividade 10: Ouvinte - Sessão de comunicações orais de alunos Apresentação Oral
Atividade 10: Ouvinte - Sessão de comunicações orais de alunos
Local: www.youtube.com/uegtv

As apresentações orais envolverão trabalhos nas diferentes modalidades, submetidas por professores, bolsistas e voluntários inscritos em Programas da graduação e pós-graduação da UEG. As apresentações orais serão conduzidas em salas virtuais a serem hospedadas no Google Meet. As salas contarão com a participação de um mediador e, pelo menos, um professor avaliador, que conduzirá o exame das apresentações. As apresentações terão duração máxima de 10 minutos. Público máximo de 100 participantes por sala.

Atividade 13: Painel de Encerramento

Painel de Encerramento do VIII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás - UEG (VIII CEPE)

Às19h00 - www.youtube.com/uegtv
20h30 Minicurso: Teorias da Criatividade, Inovação e Formação de Professores Minicurso
Local:

As mudanças ocorridas na educação brasileira, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, do Documento Curricular para o Goiás – DC-GO entre outros, têm provocado manifestações e discussões nos diferentes âmbitos educacionais. Nesse sentido, a Formação de Professores necessita(rá) de olhares atentos, pois é justamente nas licenciaturas que o debate, o diálogo e a discussão sobre esses temas precisam acontecer. Sendo assim, a Formação de Professores preparados para enfrentar os desafios do século XXI, precisam incluir professores capazes de lidar com recursos que explorem diferentes competências, resolução de problemas, criatividade e inovação. Para tanto, as demandas de uma educação inovadora e criativa, requer que seus partícipes valorizem e mobilizem processos criativos. Por tanto, o objetivo do minicurso é oportunizar um espaço para discussão da temática, mais especificamente a Formação de Professores para o século XXI em uma perspectiva aproximação dos modelos teóricos clássicos e emergentes de Teorias da Criatividade. É na verdade uma atividade teórico-prática, pois, na primeira parte, serão apresentados os fundamentos teórico-metodológicos com utilização de recursos audiovisuais e apresentação dialogada. Na segunda parte, serão apresentadas situações-problema, sobre as quais os participantes serão convidados a realizar propostas e discuti-las. Por fim, farei uso de instrumentos para geração de novas informações sobre a temática.

Público Alvo: Professores, alunos de graduação e pós-graduação e sociedade em geral.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

20h30 Minicurso: Xadrez básico: Da iniciação a noções táticas fundamentais Minicurso
Local:

Estudo e vivência aplicada de teorias da escola de xadrez clássico e moderno, relativo a fundamentos, princípios que operam na posição e leitura de jogo, bem como a implicação dos fatores tempo e condições psicológicas na tomada de decisão. Objetivos - Conhecer, compreender e aplicar as noções básicas que envolvem a iniciação ao jogo de xadrez (movimentos naturais e especiais, mates pastores, mates fundamentais) - Dominar introdutoriamente progressões e princípios táticos de defesa e ataque que envolvem a prática esportiva e recreativa do xadrez como esporte da mente (abertura, meio jogo e finais).

Público Alvo: estudantes, professores e técnicos.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

20h30 Minicurso: A produção científica de projetos e textos acadêmicos por meio do Quadro de Coerências Minicurso
Local:

Apresentar o Quadro de Coerências como elemento organizador e sistemático de produção de textos científicos; Orientar os partícipes na utilização do quadro para sistematizar atividades de cunho acadêmico; Exemplificar a elaboração de um quadro de coerência na produção de atividades acadêmicas; OBJETIVOS: Disseminar a proposta de organização do tempo e do conhecimento numa perspectiva científica; Propor o fazer científico de maneira sistematizada com rigor acadêmico; Proporcionar momento de formação acadêmica que contribua para a formação dos partícipes presentes;

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Minicurso: Como inserir a divulgação científica em projetos de pesquisa? Uma discussão necessária em tempos de negacionismo científico.

Vivemos em uma sociedade cada vez mais dependente de ciência e tecnologia, e que ao mesmo tempo, sabe pouco ou quase nada sobre ciência e tecnologia – é preciso avançar nessa área! Dentro deste contexto, a divulgação científica representa o principal elo entre os cientistas e a comunidade em geral e permite que o conhecimento obtido nas Universidades e centros de pesquisas seja acessível ao cidadão, ajudando-o a ser mais crítico nas decisões a serem tomadas em seu dia-a-dia. E, como vivemos um momento de grande negacionismo científico é preciso trazer essa discussão para dentro da Universidade, no âmbito dos trabalhos científicos desenvolvidos por nossa comunidade acadêmica, de modo a propiciar esse contato “ciência e população em geral”, melhorando a vida das pessoas, além de dar suporte a desenvolvimentos econômicos e sociais sustentáveis. EMENTA: Conceito de divulgação científica. Como fazer divulgação científica (ambientes formais e não formais)? Como transpor a linguagem técnica dos projetos de pesquisa em ações de divulgação científica? Como criar um projeto de divulgação científica? Combatendo Fake News a partir de divulgação científica de qualidade. Uso de redes sociais para promover divulgação científica. Ferramentas que possam ajudar na divulgação científica. Aplicabilidades da divulgação científica (alguns exemplos de sucesso). Como publicar artigos de divulgação científica em periódicos de relevância. 

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Às20h30 -

Minicurso: Conhecendo os parasitos de peixes que causam doenças em humanos

Os parasitos de peixes apresentam um papel importante como bioindicadores em ambientes relativamente conservados. No entanto, quando os peixes são submetidos a fatores que levam ao estresse, podem surgir doenças concomitantes, especialmente doenças parasitárias, que constituem risco à saúde pública já que alguns desses parasitos causam zoonoses. Nesse sentido, a sociedade deve ser informada que a inspeção sanitária de produtos oriundos do pescado ainda é escassa e estudos referentes à importância dos parasitos de peixes no país são reduzidos. Dessa forma, medidas preventivas como o tratamento térmico, cozimento, por exemplo, que seria capaz de eliminar a atividade parasitária tanto na forma adulta quanto larval, e o congelamento a -20ºC pelo período de sete dias, ou a -35ºC por período não inferior a quinze horas, também é descrito como eficaz na eliminação desses agentes parasitários. Autoridades sanitárias, piscicultores e médicos veterinários devem buscar maior controle no que diz respeito às enfermidades de peixes de caráter zoonótico, desde a produção até a comercialização do pescado, para diminuir as taxas de doenças e mortalidade das criações, melhorar a qualidade do pescado destinado aos consumidores, evitando, por medida profilática, a propagação das zoonoses transmissíveis por peixes. 

Público Alvo: Comunidade em geral.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Às20h30 -

Minicurso: Atividades Práticas realizadas em casa utilizando materiais de baixo custo

Ementa: Metodologias de ensino; práticas realizadas em ambientes informais; ensino na pandemia; Objetivos: Oferecer subsídios tóricos aos professores da educação básica e acadêmicos da licenciatura em Ciências Biológicas para realização de aulas práticas fáceis de serem realizadas em ambientes informais utilizando materiais de baixo custo. Apresentar alguns exemplos de aulas práticas fáceis de serem realizadas em casa.

Público-alvo: Professores da educação básica que lecionam ciências e Biologia e acadêmicos da graduação ou egressos do curso de Ciências Biológicas.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Às20h30 -

Minicurso: Escrita Acadêmica

Texto, contexto e linguagem na escrita acadêmica. Dificuldades e necessidades da escrita acadêmica. Recursos da Língua. Textualidade: o que é um parágrafo? Regras de ouro da escrita acadêmica. OBJETIVO: Conhecer a estrutura da linguagem e os principais fundamentos da escrita acadêmica.

Público-alvo: Estudantes em geral

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Às20h30 -

Minicurso: Primeiros passos com a Calculadora Financeira HP12c

Introduzir os primeiros passos para a utilização da principal ferramenta financeira para os cursos de ciências sociais aplicadas. OBJETIVO ESPECÍFICO: Proporcionar ao participante a o aprendizado da utilização das teclas financeiras mais utilizadas. METODOLOGIA: Explanação remota com a utilização do simulador online da calculadora financeira. EMENTA: registro de memória; operações básicas; operações de juros simples; e operações de juros compostos.

Público-alvo: Estudantes dos cursos de administração, ciências econômicas e ciências contábeis.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Às20h30 -

Mesa Redonda - Roda de conversa: “Desafios e Perspectivas para a Lato Sensu no Desenvolvimento Regional de Goiás.” realizada pelos Professores Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

No dia 02/12/2021, às 20:30, a coordenação Lato Sensu realizará uma mesa redonda com o tema " Desafios e Perspectivas para a Lato Sensu no Desenvolvimento Regional de Goiás.” com a participação dos Professores Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, onde será debatido a importância da Lato Sensu para a Educação e o Negócio, no desenvolviento regional de Goiás. 

Público Alvo: Professores e alunos de pós-graduação Lato Sensu.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizado para os inscritos.

Às20h30 -
20h00 Oficina: Como submeter um projeto de pesquisa ao Comitê de Ética da UEG(CEP/CONEP)? Oficina
Local:

O Comitê de Ética da UEG. Submissão de Projetos de Pesquisa. Organização do TCLE,TALE. Objetivos: Aprender como submeter projetos de pesquisa na Plataforma Brasil. Tirar dúvidas sobre como elaborar o TCLE e TALE.

Público Alvo: professores pesquisadores, estudantes de Graduação e Pós-graduação

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizado para os inscritos.

20h30 Minicurso: Teorias da Criatividade, Inovação e Formação de Professores Minicurso
Local:

As mudanças ocorridas na educação brasileira, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, do Documento Curricular para o Goiás – DC-GO entre outros, têm provocado manifestações e discussões nos diferentes âmbitos educacionais. Nesse sentido, a Formação de Professores necessita(rá) de olhares atentos, pois é justamente nas licenciaturas que o debate, o diálogo e a discussão sobre esses temas precisam acontecer. Sendo assim, a Formação de Professores preparados para enfrentar os desafios do século XXI, precisam incluir professores capazes de lidar com recursos que explorem diferentes competências, resolução de problemas, criatividade e inovação. Para tanto, as demandas de uma educação inovadora e criativa, requer que seus partícipes valorizem e mobilizem processos criativos. Por tanto, o objetivo do minicurso é oportunizar um espaço para discussão da temática, mais especificamente a Formação de Professores para o século XXI em uma perspectiva aproximação dos modelos teóricos clássicos e emergentes de Teorias da Criatividade. É na verdade uma atividade teórico-prática, pois, na primeira parte, serão apresentados os fundamentos teórico-metodológicos com utilização de recursos audiovisuais e apresentação dialogada. Na segunda parte, serão apresentadas situações-problema, sobre as quais os participantes serão convidados a realizar propostas e discuti-las. Por fim, farei uso de instrumentos para geração de novas informações sobre a temática.

Público Alvo: Professores, alunos de graduação e pós-graduação e sociedade em geral.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

20h30 Minicurso: Xadrez básico: Da iniciação a noções táticas fundamentais Minicurso
Local:

Estudo e vivência aplicada de teorias da escola de xadrez clássico e moderno, relativo a fundamentos, princípios que operam na posição e leitura de jogo, bem como a implicação dos fatores tempo e condições psicológicas na tomada de decisão. Objetivos - Conhecer, compreender e aplicar as noções básicas que envolvem a iniciação ao jogo de xadrez (movimentos naturais e especiais, mates pastores, mates fundamentais) - Dominar introdutoriamente progressões e princípios táticos de defesa e ataque que envolvem a prática esportiva e recreativa do xadrez como esporte da mente (abertura, meio jogo e finais).

Público Alvo: estudantes, professores e técnicos.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

20h30 Minicurso: A produção científica de projetos e textos acadêmicos por meio do Quadro de Coerências Minicurso
Local:

Apresentar o Quadro de Coerências como elemento organizador e sistemático de produção de textos científicos; Orientar os partícipes na utilização do quadro para sistematizar atividades de cunho acadêmico; Exemplificar a elaboração de um quadro de coerência na produção de atividades acadêmicas; OBJETIVOS: Disseminar a proposta de organização do tempo e do conhecimento numa perspectiva científica; Propor o fazer científico de maneira sistematizada com rigor acadêmico; Proporcionar momento de formação acadêmica que contribua para a formação dos partícipes presentes;

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

20h30 Oficina: Clash royale Oficina
Local:

Minha proposta e apresentar e Ministrar uma aula sobre os jogos online como um específico Clash royale.

Público Alvo: Jovens e interessados em jogos on line

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizado para os inscritos.

20h30 Oficina: Mindset Empreendedor Oficina
Local:

Mindset Empreendedor tem como objetivo apresentar uma nova forma de enxergar o empreendedorismo. Orienta a como iniciar projetos baseados em mudança de modelo mental, propósito, empatia e effectuation, caracterizando-se como uma alternativa aos métodos convencionais de empreender. Parte-se do princípio de que o segredo dos empreendedores que prosperaram está em sua cabeça ou no mindset empreendedor.

Público Alvo: Estudantes de graduação

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizado para os inscritos.

Minicurso: Como inserir a divulgação científica em projetos de pesquisa? Uma discussão necessária em tempos de negacionismo científico.

Vivemos em uma sociedade cada vez mais dependente de ciência e tecnologia, e que ao mesmo tempo, sabe pouco ou quase nada sobre ciência e tecnologia – é preciso avançar nessa área! Dentro deste contexto, a divulgação científica representa o principal elo entre os cientistas e a comunidade em geral e permite que o conhecimento obtido nas Universidades e centros de pesquisas seja acessível ao cidadão, ajudando-o a ser mais crítico nas decisões a serem tomadas em seu dia-a-dia. E, como vivemos um momento de grande negacionismo científico é preciso trazer essa discussão para dentro da Universidade, no âmbito dos trabalhos científicos desenvolvidos por nossa comunidade acadêmica, de modo a propiciar esse contato “ciência e população em geral”, melhorando a vida das pessoas, além de dar suporte a desenvolvimentos econômicos e sociais sustentáveis. EMENTA: Conceito de divulgação científica. Como fazer divulgação científica (ambientes formais e não formais)? Como transpor a linguagem técnica dos projetos de pesquisa em ações de divulgação científica? Como criar um projeto de divulgação científica? Combatendo Fake News a partir de divulgação científica de qualidade. Uso de redes sociais para promover divulgação científica. Ferramentas que possam ajudar na divulgação científica. Aplicabilidades da divulgação científica (alguns exemplos de sucesso). Como publicar artigos de divulgação científica em periódicos de relevância. 

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Às20h30 -

Minicurso: Conhecendo os parasitos de peixes que causam doenças em humanos

Os parasitos de peixes apresentam um papel importante como bioindicadores em ambientes relativamente conservados. No entanto, quando os peixes são submetidos a fatores que levam ao estresse, podem surgir doenças concomitantes, especialmente doenças parasitárias, que constituem risco à saúde pública já que alguns desses parasitos causam zoonoses. Nesse sentido, a sociedade deve ser informada que a inspeção sanitária de produtos oriundos do pescado ainda é escassa e estudos referentes à importância dos parasitos de peixes no país são reduzidos. Dessa forma, medidas preventivas como o tratamento térmico, cozimento, por exemplo, que seria capaz de eliminar a atividade parasitária tanto na forma adulta quanto larval, e o congelamento a -20ºC pelo período de sete dias, ou a -35ºC por período não inferior a quinze horas, também é descrito como eficaz na eliminação desses agentes parasitários. Autoridades sanitárias, piscicultores e médicos veterinários devem buscar maior controle no que diz respeito às enfermidades de peixes de caráter zoonótico, desde a produção até a comercialização do pescado, para diminuir as taxas de doenças e mortalidade das criações, melhorar a qualidade do pescado destinado aos consumidores, evitando, por medida profilática, a propagação das zoonoses transmissíveis por peixes. 

Público Alvo: Comunidade em geral.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Às20h30 -

Minicurso: Atividades Práticas realizadas em casa utilizando materiais de baixo custo

Ementa: Metodologias de ensino; práticas realizadas em ambientes informais; ensino na pandemia; Objetivos: Oferecer subsídios tóricos aos professores da educação básica e acadêmicos da licenciatura em Ciências Biológicas para realização de aulas práticas fáceis de serem realizadas em ambientes informais utilizando materiais de baixo custo. Apresentar alguns exemplos de aulas práticas fáceis de serem realizadas em casa.

Público-alvo: Professores da educação básica que lecionam ciências e Biologia e acadêmicos da graduação ou egressos do curso de Ciências Biológicas.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Às20h30 -

Minicurso: Escrita Acadêmica

Texto, contexto e linguagem na escrita acadêmica. Dificuldades e necessidades da escrita acadêmica. Recursos da Língua. Textualidade: o que é um parágrafo? Regras de ouro da escrita acadêmica. OBJETIVO: Conhecer a estrutura da linguagem e os principais fundamentos da escrita acadêmica.

Público-alvo: Estudantes em geral

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Às20h30 -

Minicurso: Primeiros passos com a Calculadora Financeira HP12c

Introduzir os primeiros passos para a utilização da principal ferramenta financeira para os cursos de ciências sociais aplicadas. OBJETIVO ESPECÍFICO: Proporcionar ao participante a o aprendizado da utilização das teclas financeiras mais utilizadas. METODOLOGIA: Explanação remota com a utilização do simulador online da calculadora financeira. EMENTA: registro de memória; operações básicas; operações de juros simples; e operações de juros compostos.

Público-alvo: Estudantes dos cursos de administração, ciências econômicas e ciências contábeis.

Transmissão: o link para acesso à sala online será disponibilizada para os inscritos.

Às20h30 -

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Organizador

Universidade Estadual de Goiás - UEG

O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão é o principal evento científico acadêmico realizado pela UEG.
Criada em 1999 pela Lei 13.456, a Universidade Estadual de Goiás trouxe uma nova e promissora realidade no Ensino Superior do Estado. Organizada como uma Universidade multicampi, com sede em Anápolis, a UEG é resultado do processo de transformação e incorporação de importantes instituições de ensino superior como a Universidade Estadual de Anápolis (Uniana), a Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás (Esefego) e outras Instituições de ensino superior isoladas, mantidas pelo poder público.
Pelos registros históricos, a UEG já nasceu beneficiando um grande número de municípios goianos, com ênfase nas especificidades regionais. Seu crescimento proporcionou uma experiência inovadora por meio de um projeto de interiorização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, levando a vários municípios goianos um Câmpus Universitário com a implantação de cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas de conhecimento. Além disso, a UEG implementou Programas Especiais como o Programa de Licenciatura Plena Parcelada que proporcionou a formação, em nível de graduação, a milhares de professores das redes estadual, municipal e privada.
A UEG vem tomando forma com a missão de produzir e socializar o conhecimento científico e o saber além de desenvolver a cultura e a formação integral de profissionais e indivíduos capazes de se inserirem criticamente na sociedade e promoverem a transformação da realidade socioeconômica do Estado de Goiás e do país. Na condição de instituição multicampi, a UEG possui Câmpus Universitários em todas as microrregiões do Estado contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Goiás.