VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ITALIANAS DA FFLCH/USP

6 de dezembro de 2018, 09h00 até 7 de dezembro de 2018, 21h00

Prédio de Letras - FFLCH/USP, São Paulo, SP

Sobre

O VIII Encontro de Pós-Graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas ocorrerá nos dias 06 e 07 de dezembro de 2018, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Trata-se de uma iniciativa dos Pós-Graduandos em Italianística e tem como objetivo colocar em contato os atuais alunos e alunas de Pós-Graduação, bem como egressos e egressas. Alunos e alunas de Graduação que estejam desenvolvendo pesquisa na área (IC ou TGI) também são muito bem-vindos.

Este evento busca favorecer a troca de experiências, a formação de Grupos de Pesquisa e a publicação de artigos relativos a cada uma das linhas de pesquisa.

Organização

Profa. Dra. Maria Cecilia Casini
Profa. Dra. Roberta Ferroni
Mônica Freire (estagiária)

Tatiana Iegoroff de Mattos (mestranda)

Tatiane Marques Calloni (mestranda)

Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas

Coordenadora: Profa. Dra. Adriana lozzi
Vice Coordenadora: Profa. Dra. Elisabetta Santoro

Local do evento

Prédio de Letras - FFLCH/USP - 05508-010, Avenida Professor Luciano Gualberto, 403, Butantã, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • Darius Leva Emrani

    Darius Leva Emrani - ITALICA

    Sócio-fundador da ITALICA, escola online de língua e cultura italianas

  • Erica Di Giovancarlo

    Erica Di Giovancarlo - Italian Trade Agency (ITA/ICE)

    Diretora da Italian Trade Agency (ITA/ICE)

  • Iran do Espírito Santo - Artista contemporaneo

    Artista multimídia, pintor, desenhista, escultor, gravador

  • Paola Baron

    Paola Baron - Theatro Municipal de São Paulo

    Harpista principal da Orquestra Municipal de São Paulo (OSM)

  • Paola Capraro

    Paola Capraro - Scuola Italiana Eugenio Montale

    Diretora na Scuola Italiana Eugenio Montale

  • Regina Celia da Silva

    Regina Celia da Silva - UNICAMP

    Professora no Centro de Ensino de Línguas (CEL) da UNICAMP

  • Sergio Romanelli

    Sergio Romanelli - Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor Doutor nas Pós-Graduações em Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Tradutor (Virgillito, Alberti, Speroni, Espanca,,Twain, etc.) poeta e cantor

Programação

Horário Atividade Descrição
06/12
09h00 Sala 266 Abertura do evento
Abertura
09h30 Sala 266 L’italiano come lingua della cultura e del lavoro
Mesa-redonda
Darius Leva Emrani, Erica Di Giovancarlo, Iran do Espírito Santo, Paola Baron, Paola Capraro
10h00 Corredor das salas 265, 266 e 267 (Prédio de Letras) Stand de livros
Venda de Livros

Editora Loescher

Representante: Gabriele Frigerio, coordenador do ICIB

 

12h30 Sala 266 Apresentação dos Grupos de Pesquisa
Apresentação Pôster
14h30 Sala 262 Comunicações - Sessão 1 (língua)
Apresentação Oral

Sala: 262

Debatedor: Giliola Maggio

1) O Desenvolvimento da Competência Pragmática em Italiano LE: uma avaliação de duas abordagens de ensino (Luciane do Nascimento Spadotto)

2) Os Clíticos nas Produções Escritas de Aprendizes Brasileiros de Italiano: análise dos erros e descrição da interlíngua (Manuela Lunati)

3) Glottodrama na Aula de Italiano como Língua Estrangeira: os recursos participativos empregados pelos aprendizes na realização de atividades didáticas para a teatralização de um texto (Salete Lorenzen)

4) Embodiment, Linguaggio e Lingue Straniere: c’è dialogo? (Sandra Gazzoni)

14h30 Sala 263 Comunicações - Sessão 2 (literatura)
Apresentação Oral

Sala: 263

Debatedor: Cecilia Casini

1) La Sicilia Malgrado Tutto: o multifacetamento sócio-histórico da ilha à luz da correspondência verga-capuana (Carlos Felipe da Silva dos Santos)

2) Locus Amoenos no Romance Contemporâneo Segundo o Premio Strega (Clara Maria Salvador Pereira da Costa)

3) O Tópico do Exílio em De Vulgari Eloquentia de Dante Alighieri (Paulo Sidnei de Lima)

4) A Arte do Bem Viver: um estudo sobre o prazer honesto e cálculo hedonístico no Decameron, de Giovanni Boccaccio (Thiago Villela Basile)

 

14h30 Sala 264 Comunicações - Sessão 3 (língua)
Apresentação Oral

Sala: 264

Debatedor: Roberta Ferroni

1) As Abordagens Intercultural e Interdisciplinar no Ensino do Italiano como Língua Estrangeira: análise do programa Ensino Médio Intercultural Brasil-Itália da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Elisa Isabel Machado)

2) Relação entre os Passos Pedagógico-Didáticos e os Atos de Identidade em um Curso de Italiano LE em uma Escola do CEL (Leila Satin)

3) A Formação de Professores de Italiano em Contexto de Língua de Herança (Maria Eugenia Savietto)

4) Stereotipi di Genere nei Manuali di Italiano LS (Thiago Lopes Araujo)

16h00 Sala (em breve) Coffee Break
Coffee break
16h30 Sala 262 Comunicações - Sessão 4 (mista)
Apresentação Oral

Sala: 262

Debatedor: Giliola Maggio

1) Marcovaldo Ovvero le Stagioni in Città: a relação homem-natureza-sociedade no contexto das modificações urbanas do século XX (Júlia Silveira Bueno de Almeida Pontes)

2) La Chiara Fama: tradução comentada de cartas selecionadas de Giuseppe Ungaretti para Leone Piccioni (Laura Cristhina Fiore Ferreira)

3) As Memórias e a Identidade da Cozinha de Herança Italiana (Silvana Azevedo de Almeida)

4) Discurso e Identidade em Entrevistas de Descendentes de Italianos de São Paulo (Suellen Bellentani da Silva)

16h30 Sala 263 Comunicações - Sessão 5 (língua)
Apresentação Oral

Sala: 263

Debatedor: Angela Zucchi

1) O Uso de Dire, Fare, Partire! nas experiências de Ensino de Futuros Professores: um caminho para a autonomia na formação pós-método? (Darius Leva Emrani)

2) A Competência Sociolinguística em Sala de Aula de Italiano/LE: um confronto entre instrução implícita e explícita (Graziele Altino Frangiotti)

3) O Ensino do Italiano Jurídico na Perspectiva da Pedagogia Pós-Método (Quezea Regina Albolea Mastelaro)

4) A Presença da Música Italiana no Imaginário Ítalo-Pedrinhense (Tatiana Iegoroff de Mattos)

18h30 Sala 267 Reunião com docentes e discentes do Programa e esclarecimento de dúvidas referentes ao preenchimento do relatório CAPES 2018
Sessão de Perguntas

Momento para tirar dúvidas e auxiliar no preenchimento dos minirrelatórios discentes para a coleta Capes, referente ao ano de 2018.

Não esqueçam de preparar uma lista com todas as atividades e produção ao longo desse ano. Também é de extrema importância que o currículo Lattes esteja atualizado.

Não deixem para a última hora! O prazo para envio dos minirrelatórios vai até o dia 15/12.

Gostaríamos de ressaltar que a boa avaliação do nosso Programa pela Capes depende da coleta desses dados, portanto, pedimos muita atenção e cuidado no momento de informá-los.

Mais informações sobre tipos de atividades e produção disponíveis no site do nosso Programa - CLIQUE AQUI

O vídeo abaixo explica brevemente porque a avaliação da nossa produção é tão importante para a continuidade do Programa:

19h30 Sala 266 'La censura nella musica italiana: dal fascismo ai giorni nostri' [parte 1] - Prof. Sergio Romanelli (UFSC)
Conferência
Sergio Romanelli

Conferência [parte 1] com o Prof. Sergio Romanelli (UFSC)

Il corso darà la possibilità di discutere di lingua, cultura e storia italiana diacronicamente cercando di mostrare il modus operandi della censura e le differenti strategie adottate in ogni momento storico per imporre la propria visione di mondo. Allo stesso tempo saranno analizzati gli effetti e gli esiti che tali strategie hanno provocato, mediante l’uso di testi, video e audio in lingua italiana. 

07/12
08h30 Sala 267 'Romanofonia e Cinema' - Profa. Dra. Regina Silva (UNICAMP)
Minicurso
Regina Celia da Silva

Minicurso com a Profa. Dra. Regina Silva (UNICAMP)

Explorar as potencialidades do cinema para a aprendizagem de línguas e culturas romanófonas. Simulação de uma sessão em 6 etapas de trabalho realizadas a partir da mostra de 5 filmes em 4 línguas com temáticas afins.

10h00 Corredor das salas 265, 266 e 267 (Prédio de Letras) Stand de livros
Venda de Livros

Editora Loescher

Representante: Gabriele Frigerio, coordenador do ICIB

 

Editora Mac Millan

Representante: Guilherme Paukoski

14h30 Sala 262 Comunicações - Sessão 6 (língua)
Apresentação Oral

Sala: 262

Debatedor: Graziele Altino Frangiotti

1) Proposta de um Glossário Italiano da Terminologia do Futebol para Fins Didáticos (Beatriz Anastacia Dállia Martins)

2) Padrões Entoacionais de Ordens e Pedidos: uma proposta de comparação cross-cultural entre português brasileiro e italiano (Mayara da Silva Neto)

3) Chi la Dura la Vince! Da Análise Lexicográfica à Elaboração de um dicionário semibilíngue Italiano-Português de Verbi Procomplementari (Roseli Dornelles dos Santos)

4) Aplicação da Abordagem Funcionalista na Tradução de um Tratado Italiano de Música do Período Barroco (Tatiane Marques Calloni)

5) La Produzione Scritta come Strumento di Valutazione della Competenza Lessicale di Apprendenti di Italiano come LS (Viviane Carvalho de Oliveira)

14h30 Sala 263 Comunicações - Sessão 7 (língua)
Apresentação Oral

Sala: 263

Debatedor: Giliola Maggio

1) Raccontando S’impara: abordagem autobiográfica no ensino de italiano para a terceira idade (Gabrielle Cristina Baumann Salvatto)

2) Estudo de uma Correspondência Familiar em Contexto de Emigração à Luz da Linguística Textual: manifestações de afetividade em diferentes variedades da língua italiana (Maria Letícia Lima de Sousa)

3) Fronteiras da Italianidade: língua e identidade em periódicos humorísticos ítalo-paulistanos (1911-1930) (Rafael Cesar Cabral Scabin)

4) A Produção de Material Didático para o Ensino de Italiano como Língua de Herança na Perspectiva Pós-Método (Rosangela Maria Laurindo Fornasier)

14h30 Sala 264 Comunicações - Sessão 8 (mista)
Apresentação Oral

Sala: 264

Debatedor: Aislan Camargo Macieira

1) A Elaboração de Materiais para o Ensino-Aprendizagem do Italiano como Língua Adicional com Base em Atividades Sociais (Daniela Aparecida Vieira)

2) A Representação dos Estereótipos dos Italianos em “Os Eternos Desconhecidos” (Fernanda Stucchi)

3) Os Textos Literário, Dramático e Radiofônico de Perelà Uomo di Fumo (Juliana Hass)

4) Role Plays como Representação do Real: analisar dados coletados para pesquisas em pragmática linguística sob a perspectiva de teorias do teatro e da performance (Sulamita Maria Mattos da Costa)

16h00 Sala (em breve) Coffee Break
Coffee break
16h30 Sala 262 Comunicações - Sessão 9 (língua)
Apresentação Oral

Sala: 262

Debatedor: Daniela Aparecida Vieira

1) A Dimensão Pragmática nos Livros Didáticos de Italiano L2/LE: uma análise dos pedidos (Adriana Mendes Porcellato)

2) A Avaliação da Competência Comunicativa: uma comparação entre certificações de italiano e português brasileiro (Ana Luisa de Araujo Mhereb)

3) Italianando a San Paolo: um projeto pós-método para ensino-aprendizagem de italiano em um grupo multisseriado de um Centro de Estudos de Línguas (CEL) (Luciana Duarte Baraldi)

4) Material Didático Virtual Livre de Italiano como Língua Adicional no Contexto dos Centros de Estudo de Línguas do Estado de São Paulo: caminhos e possibilidades da pedagogia pós-método (Romulo Francisco de Souza)

16h30 Sala 263 Comunicações - Sessão 10 (literatura)
Apresentação Oral

Sala: 263

Debatedor: Doris Cavallari

1) Literatura Brasileira Traduzida na Itália: Clarice Lispector (Dayana Loverro)

2) Poéticas do Infinito em Leopardi e Calvino (Iolanda Guilherme Assis da Silva)

3) Figurações do Feminino na Tetralogia Napolitana de Elena Ferrante (Mariana Cristine de Almeida)

4) Carlo Belloli in Brasile: tra futurismo e avanguardia concretista (Maria Gloria Vinci)

18h30 Sala 267 Reunião com docentes e discentes do Programa e esclarecimento de dúvidas referentes ao preenchimento do relatório CAPES 2018
Sessão de Perguntas

Momento para tirar dúvidas e auxiliar no preenchimento dos minirrelatórios discentes para a coleta Capes, referente ao ano de 2018.

Não esqueçam de preparar uma lista com todas as atividades e produção ao longo desse ano. Também é de extrema importância que o currículo Lattes esteja atualizado.

Não deixem para a última hora! O prazo para envio dos minirrelatórios vai até o dia 15/12.

Gostaríamos de ressaltar que a boa avaliação do nosso Programa pela Capes depende da coleta desses dados, portanto, pedimos muita atenção e cuidado no momento de informá-los.

Mais informações sobre tipos de atividades e produção disponíveis no site do nosso Programa - CLIQUE AQUI

O vídeo abaixo explica brevemente porque a avaliação da nossa produção é tão importante para a continuidade do Programa:

19h30 Sala 266 'La censura nella musica italiana: dal fascismo ai giorni nostri' [parte 2] - Prof. Sergio Romanelli (UFSC)
Conferência
Sergio Romanelli

Conferência [parte 2] com o Prof. Sergio Romanelli (UFSC)

Il corso darà la possibilità di discutere di lingua, cultura e storia italiana diacronicamente cercando di mostrare il modus operandi della censura e le differenti strategie adottate in ogni momento storico per imporre la propria visione di mondo. Allo stesso tempo saranno analizzati gli effetti e gli esiti che tali strategie hanno provocato, mediante l’uso di testi, video e audio in lingua italiana. 

Inscrições

Organizador


Já está disponível o Caderno de Resumos!