VIII Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura campus Niterói

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De 2 a 5 de outubro Todos os dias das 09h00 às 12h00

Sobre o Evento

Entre os dias 02 e 05 de outubro de 2024, ocorrerá no Campus Niterói do Instituto Federal do Rio de Janeiro a VIII edição da Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) do IFRJ campus NIterói é um evento de extensão que tem como objetivo divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2024, em sua 8ª edição, as atividades estão alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais".

Durante os dias 02, 03, 04 e 05 de outubro de 2024, convidamos você a debater, refletir e aprender com a gente sobre a produção de conhecimento atravessada pela tecnologia. Nossa programação conta com palestras, seminários, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, workshops e apresentações artísticas - tudo gratuito.

Neste site, você encontra a programação completa, o acesso ao formulário de inscrição e as informações de contato da Coordenação de Extensão do IFRJ campus Niterói.

Programação

09h00 Encontro da Profissões 1 Apresentação
Local: Auditório

O encontro das profissões traz profissionais, de diferentes áreas, para dialogar sobre as tendências do mercado de trabalho. O objetivo é traçar um paralelo entre a vivência dos cursos oferecidos no IFRJ Campus Niterói e o dia a dia das empresas.

18h30 Encontro da Profissões 2 Apresentação
Local: A definir

O encontro das profissões traz profissionais, de diferentes áreas, para dialogar sobre as tendências do mercado de trabalho. O objetivo é traçar um paralelo entre a vivência dos cursos oferecidos no IFRJ Campus Niterói e o dia a dia das empresas.

13h30 Roda literária e feira de troca de livros Oficina
Local: A definir

Como criar o hábito de leitura? Como despertar o interesse pela leitura e criar o hábito de ler? Há uma forma de descobrir quais obras podem despertar ou motivar um maior interesse pela leitura? Proposta de realização de uma atividade livre que consiste em uma roda de leitura para a discussão de textos literários, seguida de uma proposta de oficina de escrita livre em que os participantes coloquem no papel ideias inspiradas a partir dos textos debatidos. Ao final, os participantes são convidados a compartilhar suas produções, se assim o desejarem, para que possamos seguir para o momento final do encontro, que consiste em uma feira de troca de livros. Todo participante da atividade sairá com uma sugestão de obra literária para ler e ser um multiplicador dessa prática. Através dos três momentos sugeridos para o encontro literário, pretende-se instaurar uma prática literária contínua envolvendo a leitura, a troca de ideias e o debate a partir das ideias apreendidas, a sugestão para produção e prática textual com aprofundamento das temáticas e diálogo interdisciplinar e crítico. Assim, propõe-se uma visão da literatura como forma de estar no mundo por meio do seu estímulo e multiplicação, o que Antonio Candido aponta sobre a literatura como direito, ou seja, estar no mundo de forma crítica, autônoma e aberta a trocas.

13h30 CONSTRUÇÃO DE NINHOS AGROFLORESTAIS Oficina
Local: A definir

A oficina se dará em duas fases: uma teórica em que iremos abordar os conceitos de agrofloresta, com roda de conversa e exibição de um filme (20 minutos) e outra fase prática em que iremos construir um ninho agroflorestal ou dois (dependendo da quantidade de participantes) no campus, com mudas e sementes diversas em consorciamento de espécies.

13h30 ESPAÇO ZEN - NOSSAS HISTÓRIAS, NOSSAS EMOÇÕES Oficina
Local: A definir

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, cerca de 9,3% da população, conforme apontam os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Este dado é relevante para refletirmos sobre a necessidade de aprofundar o valor e o compromisso dado à saúde mental na sociedade contemporânea. É importante destacar que a Saúde Mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade, de acordo com a OMS. Neste sentido, pode-se compreender que saúde mental está relacionada a aspectos biopsicossociais, ou seja, não é uma questão meramente individual. A partir da compreensão deste contexto, o Espaço Zen é uma iniciativa dedicada a contribuir para o bem-estar emocional de estudantes durante a VIII Semana de Educação, Tecnologia, Ciências e Cultura do IFRJ campus Niterói. Este espaço foi planejado para ser um ambiente acolhedor, dedicado à exploração e ao desenvolvimento emocional dos/as estudantes. Durante a atividade, serão utilizadas técnicas de psicoterapia e yoga de forma integrada, a fim de contribuir para o manejo e redução da ansiedade e do estresse, de proporcionar maior autoconsciência e melhora da concentração, de promover o relaxamento e a conexão mente-corpo e de contribuir para o desenvolvimento da autoestima. Serão realizadas práticas de respiração, posturas e meditação, com vistas a favorecer a sensação de tranquilidade e centramento, complementando o trabalho terapêutico.

13h30 MINICURSO INTRODUTÓRIO DE IMPRESSÃO 3D – DA IDEIA À REALIDADE - 2024 Oficina
Local: A definir

A Indústria 4.0 está revolucionando o setor industrial, tornando as empresas mais eficientes, produtivas e competitivas globalmente. Essa nova era industrial é impulsionada por tecnologias avançadas, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data e Impressão 3D. A Impressão 3D, em particular, permite a produção de objetos tridimensionais a partir de arquivos digitais, eliminando a necessidade de moldes ou ferramentas especiais, proporcionando flexibilidade e personalização. O Minicurso aborda o processo de planejamento e produção de peças 3D, compreendendo etapas cruciais para a criação de objetos impressos em 3D. Na etapa de projeto, os participantes adquirem conhecimentos básicos sobre modelagem 3D, explorando ferramentas e técnicas para a criação de modelos digitais. Em seguida, o curso aborda o processo de fatiamento, que envolve a preparação do modelo digital para a impressão, dividindo-o em camadas e gerando instruções específicas para a impressora 3D. A etapa de impressão se concentra na configuração adequada da impressora 3D, abrangendo o nivelamento da mesa, o carregamento e/ou substituição do filamento, além do ajuste dos parâmetros de impressão. Os participantes aprendem como otimizar essas configurações para garantir a qualidade da impressão. Por fim, o curso menciona técnicas de acabamento das peças impressas em 3D, incluindo remoção de suportes, lixamento e polimento para obter uma superfície lisa e acabamento estético. O Minicurso tem a duração e 2 horas e como público-alvo alunos, servidores e visitantes interessados na tecnologia de impressão 3D, com um limite de 20 participantes.

13h30 OFICINA “SALADA NO POTE” Oficina
Local: A definir

Proposta de oficina gastronômica utilizando duas receitas de saladas de pote (salada salgada e de frutas) para aproveitamento do aprendizado como forma de primeira renda, aos estudantes do IFRJ. Será ditada a receita, e confeccionadas duas saladas com os empreendimentos de economia solidária: M&F Chocolates, Dayó Padaria Criativa e Tempero de Marias.

13h30 Oficina do NEABI: “POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E INCLUSIVA” Oficina
Local: A definir

A oficina “Por uma Educação Antirracista e Inclusiva”, promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-CNIT), tem como objetivo diagnosticar e refletir sobre a invisibilidade do negro no seu cotidiano, evidenciando os privilégios da branquitude que naturaliza o racismo estrutural. Por conta do colonialismo patriarcal, perpetuado no Brasil, prevalece a supremacia dos brancos, inferiorizando a população negra e indígena principalmente nos espaços escolares, de forma velada.

Nesse sentido, através de dinâmicas, vídeos e atividades de criação, discutiremos sobre mecanismos que possibilitem desenvolver uma educação antirracista no ambiente escolar, através da troca de saberes e de diálogo, para que haja uma mudança consciente de respeito à etnia dos estudantes e da comunidade educativa como um todo. Visamos ainda, apresentar as Leis nº. 10.639/2003 e nº 11.645/2008, como instrumentos que fomentem a possibilidade de desconstrução das relações de poder, para ampliação do foco dos currículos e provocar procedimentos interculturais críticos que promovam compromissos com todos os cidadãos numa sociedade multicultural e pluriétnica.

13h30 ANCESTRALIDADE AFROAMERÍNDIA E A ARTE DO AFRONEGÓCIO Oficina
Local: A definir

A atividade proposta tem como objeto ressignificar e desenvolver o acesso através da cultura e do afroempreendedorismo, pela da transmissão dos saberes orais e manuais. O objetivo é atuar com estudantes do Campus IFRJ Niterói dentro da Semana de Educação, Tecnologia e Cultura e ser um ponto de cultura e canal para o empreendedorismo sustentável. A justificativa se dá pela inexistência de práticas e oficinas que atuem diretamente com a cultura e a reconexão da ancestralidade de maneira sustentável, dentro do campus. Dos métodos utilizados: a atividade se desenvolve no formato de oficina livre, onde serão confeccionadas máscaras africanas, pinturas de grafismo em vasos de plantas, identificação de plantas, transplante de mudas para os vasos, intervenção dos alunos no tapume (grafitti, estilo livre) em uma roda de conversa rica, plural e diversa sobre autocuidado e fazeres.

15h30 OFICINA LITERÁRIA SOBRE O APAGAMENTO DAS MULHERES NA LITERATURA BRASILEIRA Oficina
Local: A definir

A oficina literária proposta figura como parte do percurso de atividades do ciclo do NEABI e tem como objetivo provocar através de diálogo uma reflexão sobre a invisibilidade e esquecimento das mulheres na literatura brasileira. A proposta parte da leitura de textos literários evidenciando o apagamento proposital das mulheres em detrimento de um lugar de privilégio masculino. A proposta também inclui uma exposição de autoras indígenas, negras e brancas. Finalmente, a oficina propõe uma construção conjunta com os participantes, por meio da elaboração de pensamentos e/ou poesia, que se tornarão um fanzine coletivo com o registro dos resultados da oficina na VIII Semana Acadêmica do IFRJ. Assim, a proposta reforça a importância da Lei Nº 11.645/2008 para o ensino no Brasil, uma vez que a atividade proporciona aos participantes uma visão mais ampla e abrangente da história do Brasil através do resgate de autoras que se relacionam com a História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira.

15h30 FEIRA DE TROCAS Oficina
Local: A definir

As feiras ou clubes de trocas são dispositivos da economia solidária que ensinam a prática do desapego, onde as pessoas se conhecem e trocam objetos, seja roupas, sapatos, bijuterias, livros, bolsas, brinquedos, ou ainda, trocam saberes. Desse modo, promovem a sustentabilidade ambiental, incentivando a redução do consumo excessivo e o reaproveitamento de recursos. Basta levar os objetos que quiser, até cinco, e trocar pela quantidade que quiser, ou mesmo nem trocar, apenas deixá-lo de doação como forma de desapego. Os/as participantes são recepcionados/as e recebem explicações sobre o funcionamento e objetivos da atividade: podem colocar os objetos que levaram para trocar sobre os tapetes coletivos ou sobre mesas. Ao colocar sobre a mesa, é feita uma doação para a feira e o objeto não poderá mais ser pego de volta. Para o bom desempenho das trocas: pegar apenas a quantidade de objetos equivalente ao que deixou de doação para trocar; não doar objetos quebrados, sujos, afinal o propósito é proporcionar o bem-estar e a solidariedade; a quantidade de itens não é conferida na entrada ou na saída da Feira, promovendo um exercício de confiança e honestidade.

15h30 DIVERSIDADE E INCLUSÃO EM FOCO Oficina
Local: A definir

Conforme Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), há uma tendência no aumento das matrículas na educação inclusiva, principalmente nas classes comuns. Embora esse aumento expresse uma movimentação por parte da sociedade no que se refere à luta por direitos; à ampliação do entendimento de que os/as estudantes com deficiência têm de estar na classe comum e ao avanço das legislações brasileiras sobre a temática, ainda é um desafio a garantia do acesso e permanência dos/as estudantes na educação básica; a formação qualificada dos/as docentes nesta perspectiva e o investimento em políticas públicas. A partir da compreensão deste contexto, o projeto Diversidade e Inclusão em Foco visa proporcionar um espaço de reflexão e diálogo sobre direitos humanos para desta forma, ampliar o olhar sobre a pessoa com deficiência e quebrar paradigmas enraizados na sociedade brasileira. O projeto também visa explorar e maximizar as potencialidades de pessoas com necessidades específicas, com foco na valorização das habilidades únicas de cada sujeito e deste modo, trazer para o debate a perspectiva de que as especificidades humanas são múltiplas e precisam ser abordadas de forma a potencializar a diversidade e heterogeneidade de corpos, comportamentos e habilidades, neste sentido, compreendemos que o espaço da escola é local fecundo para suscitar esses debates. No que tange à metodologia, será realizada roda de conversa a fim de suscitar reflexões e debates, com a utilização de recursos audiovisuais e atividades lúdicas.

15h30 OFICINA “RODA DE SABERES FEMININOS - BIOABS” Oficina
Local: A definir

A proposta da atividade é desenvolver uma roda de conversa dentro do eixo “saberes e fazeres femininos” com mulheres em idades compreendidas entre 12 e 20 anos+ a respeito da observação e percepção do ciclo menstrual da mulher, da menarca até a menopausa. Serão abordados métodos anticonceptivos e de autocuidado, autonomia do corpo e autonomia do parto. A atividade propõe que cada participante desenvolva seu próprio Diagrama Lunar e entenda a partir dessa ferramenta a observar as fases da lua e fases do seu ciclo. A Bioabs é um projeto latino e artesanal, que surge num tempo anterior à pandemia, na iniciativa de promover o manejo consciente do corpo feminino através da ginecologia natural e dos bioabsorventes menstruais de pano, enaltecendo ciclos vivos. Com este projeto adentramos a roda trazendo conhecimentos orais ancestrais sobre o que hoje conhecemos como doulagem, menstruação sustentável, medicina placentária e todo o cuidado humanizado, deslocado do sistema de saúde público e privado. Nossa missão é engajar o máximo de mulheres, da periferia à cidade, das escolas às universidades, aos saberes ancestrais e ao questionamento do que cada uma de nós está fazendo de fato para contribuir com a retirada do lixo que deixamos em nossa rápida porém impactante existência no Planeta Terra. Sabemos que em resposta à supervelocidade com que as indústrias produzem, deve-se começar um movimento contrário, gerando a cultura do “não-descarte”. Ao percebermos nosso corpo: cíclico, organismo vivo e pulsante, percebemos o planeta que habitamos: cíclico, organismo vivo e pulsante, e então nos damos conta do TODO e do nosso impacto sobre ele - que deve ser mínimo. Educamos sobre higiene, bioconsumo e comércio justo. Educamos sobre escolhas e soluções em saúde, meio ambiente, e economias: solidária, regenerativa e criativa. No centro de nossos objetivos, microrevoluções: a contribuição para a transição da nova era do planeta em que vivemos através da retirada de lixo não reciclável, por municípios.

15h30 IDENTIFICAÇÃO DE PANCS NO CAMPUS E PRODUÇÃO DE UM OU MAIS PRATOS COM A COLHEITA DAS PANCs Oficina
Local: A definir

Será feita a identificação de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e de ervas medicinais no campus. Em uma roda de conversa serão abordados os conhecimentos sobre cada planta e posteriormente será feita uma oficina de culinária com as PANCs colhidas.

15h30 TURISMO ECOLÓGICO DE BASE COMUNITÁRIA COM FOCO NA CONSCIENTIZAÇÃO DA FAUNA E DA FLORA LOCAIS Oficina
Local: A definir

A presente atividade livre visa difundir a atividade do turismo ecológico com pessoas que vivem no entorno das rotas traçadas para os passeios, que se encontram inseridas em Unidades de Conservação, as quais serão abordadas nas trilhas, assim tem-se: O PESET (Parque Estadual da Serra da Tiririca), a RESEXIT Marinha de Itaipu (Reserva Extrativista Marinha de Itaipu) e APAMAR (Área de Preservação Ambiental de Maricá). A realização do turismo vai além da diversão. A conscientização do cuidado com o espaço silvestre, cujo habitat de muitas variedades da fauna e da flora ali sobrevivem e cada espécie com sua caraterística em questão de território. Cabe ainda perceber nos participantes, a importância da sensação de pertencimento e a visão clara e explícita, referente a necessidade da consciência de responsabilidade sobre a preservação da natureza e o cuidado com o meio ambiente. No que toca às atividades desenvolvidas, as incursões são realizadas no período matinal, com limite por grupo de até 21 pessoas. Todas alertadas para os utensílios como roupa, calçado e acessórios adequados para a atividade de caminhada nas trilhas. Contaremos também com dinâmicas em todo o percurso, através de guiamento por condutor de visitantes nessas Unidades (anteriormente mencionadas) credenciado pelo INEA. A Equipe Trilhar Adventure, atua com seu uniforme, bandeiras de representação e de condução e é composta por condutores de visitantes formados por este Instituto, além de guias de turismo e apoiadores.um total de nove (9) integrantes. As parcerias locais colaboram com itens, objetos e serviços capazes de ilustrar os eventos como brindes de participação.

15h30 CARPOTECA DE SEMENTES CRIOULAS LOCAIS OU TRADICIONAIS – CULTURA E AUTONOMIA ALIMENTAR Oficina
Local: A definir

A preservação da cultura alimentar através das sementes crioulas é um tema de grande relevância, pois envolve aspectos culturais, ambientais e socioeconômicos. As sementes crioulas, também conhecidas como sementes locais e tradicionais, são variedades que foram cultivadas e melhoradas pelos agricultores ao longo de gerações. Elas são adaptadas às condições locais e possuem uma grande diversidade genética, o que as torna essenciais para a segurança alimentar e nutricional e a autonomia dos povos. Através de uma apresentação e exposição; a carpoteca de sementes crioulas proporcionará, de forma didática, que os participantes possam experienciar a diversidade alimentar, os saberes e fazeres dos agricultores, povos e das comunidades tradicionais relacionados à preservação, conservação e manutenção dessas variedades de sementes.

18h30 IV Mostra de Cinema do IFRJ Niterói (CiniFest) Abertura
Local: Auditório

O CinIFest é um festival de cinema estudantil promovido pelo Laboratório de Audiovisual e Cultura (LAC) do IFRJ Niterói. O festival tem como objetivo incentivar a produção audiovisual entre estudantes, oferecendo um espaço para a exibição de filmes produzidos por alunos de todo o Brasil. O CinIFest celebra a criatividade e a expressão artística dos jovens, estimulando o uso do audiovisual como ferramenta educativa e cultural. Além das exibições, o festival também promove debates, oficinas e outras atividades voltadas para o desenvolvimento das habilidades cinematográficas dos participantes, fomentando a troca de experiências e a reflexão sobre temas sociais, culturais e tecnológicos.

09h00 Seminário de Extensão e IV Mostra de Cinema do IFRJ Niterói (CiniFest) Apresentação Oral
Local: Auditório

Apresentação de Projetos de Extensão do IFRJ Campus Niterói

14h00 Mostra Cultural Apresentação
Local: Auditório

A II Mostra Cultural do IFRJ Campus Niterói consiste em um evento dedicado a congregar diferentes modalidades artísticas realizadas pelos estudantes e/ou servidores do IFRJ Campus Niterói e convidados.

09h00 Seminário de Pesquisa Apresentação Oral
Local: A definir

Apresentação de Pesquisas realizadas no IFRJ campus NIterói.

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Local

Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 24315-375, Estrada Washington Luís, 1596, Sapê, Niterói, Rio de Janeiro
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