Informações

A Comissão Estadual de Integração Ensino Serviço - CIES/AL;SESAU/AL; COSEMS/AL e CES/AL; com apoio do CESMAC e grupo gestor estadual do Programa Nacional de Equidade, promove o Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde, motivado pela necessidade de alinhar o conceito de equidade junto aos/as profissionais de saúde e gestores/as do Estado de Alagoas, com o objetivo principal de fomentar a discussão sobre a interface da Educação Permanente em Saúde e a prática da Equidade no SUS.

O seminário é realizado 1 vez ao ano, envolve todos os municípios de Alagoas, está em sua XIII edição e tem como público prioritário gestoras/es do ensino e do serviço de saúde, instituições de ensino superior e técnico da área de saúde, trabalhadoras/es de saúde e de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, residentes uni e multi profissional e membros das CIES estadual e macrorregionais I e II.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Marli Araújo 

Saiba mais

Telma Low

Saiba mais

Áurea Luz Vasques de Moraes

Saiba mais

Isabela Cardoso de Matos Pinto

Saiba mais

Maria Derivalda Andrade

Saiba mais

Fernanda Ferreira da Silva 

Saiba mais

Arísia Barros

Programação:

CREDENCIAMENTO Abertura

MESA DE ABERTURA Abertura

Mesa Temática Equidade de gênero, raça e etnia. Mesa Temática · Arísia Barros, Áurea Luz Vasques de Moraes, Fernanda Ferreira da Silva , Marli Araújo 

Painel – Educação Permanente em Saúde e Equidade Apresentação Oral · Maria Derivalda Andrade, Telma Low

Painel – Educação Permanente em Saúde e Equidade Painel · Isabela Cardoso de Matos Pinto, Telma Low

Debate/ encaminhamentos Debate

Credenciamento

Realizado no local do evento a partir das 8:00 horas.

Centro Universitário CESMAC Campus I Edifício Professor Eduardo Almeida

R. Cônego Machado, 984

Farol, Maceió - AL

57051-160

Centro Universitário CESMAC Campus I Edifício Professor Eduardo Almeida

Ver no mapa

R. Cônego Machado, 984

Farol, Maceió - AL

57051-160

Comissão Estadual de Integração Ensino Serviço - CIES/AL

Marli Araújo 

UFAL


Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2002), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017);

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Vice Coordenadora no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Índigenas (NEABI) Campus Arapiraca e Tutora PET NESAL.

Telma Low

UFAL


Membro da CIES Estadual (segmento gestores da educaçao /Instituiçao UFAL);
Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, especialista em Psicologia Social Comunitária, mestra em "Género y Políticas de Igualdad" e doutora em "Estudios de Género", ambos cursos vinculados ao Institut Universitari d'Estudis de la Dona / Universitat de València-Espaa.
Pesquisadora vinculada ao Grupo de Psicologia Discursiva (PROSA/UFAL) e ao Grupo de Pesquisa Feminista em Gênero e Masculinidades (GEMA/UFPE). Desenvolve pesquisas com base na teoria feminista de gênero, especialmente no contexto da formação e assistência em saúde desde uma perspectiva de articulação das questões de gênero, cor/raça, classe e geração, investigando como a violência contra as mulheres, o mito do amor romântico, a LBGTIfobia e o racismo têm sido considerados nas políticas públicas de saúde e intersetoriais.

Áurea Luz Vasques de Moraes

OAB


Escritora; 

Psicanalista - membra do coletivo Ciranda de Psicanálise;

Primeira advogada mulher trans do estado de Alagoas;

 

Isabela Cardoso de Matos Pinto

SGTES


Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1991) e doutorado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (2004). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Atuou como Diretora do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA no período de 2013 a 2021. Membro do Colegiado de Coordenação do GT Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO. Pesquisadora e Coordenadora da Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Gestão na Saúde do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Coordenadora Geral do Observatório de Análise Política em Saúde, onde lidera também os seguintes eixos de pesquisa: Modelos de Gestão Hospitalar no SUS, Trabalho e Educação na Saúde, Educação Permanente em Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Trabalho, Educação e Gestão em Saúde .Tem experiência na área de políticas sociais, com ênfase em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: processo decisório, ciclo de política, gestão, monitoramento e avaliação em saúde, políticas públicas e política de saúde, gestão do trabalho e da educação na saúde, recursos humanos em saúde.

Maria Derivalda Andrade

Hospital Escola Portugal Ramalho - HEPR


Assistente Social da UNCISAL-Hospital Portugal Ramalho e SESAU-Hospital Geral do Estado;

Bacharel em Direito, especialização em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas  (UFAL), especialização em Educação em Saúde para preceptores no SUS (Instituto Sírio Libanês-HS), Especialização em Saúde Mental (UNCISAL);

Atualmente, diretora do Hospital Portugal Ramalho, eleita no final de 2021, na perspectiva da qualificação do cuidado e desinstitucionalização.

Fernanda Ferreira da Silva 

CESMAC


Assistente Social /Defesa Civil de Maceió; 

Docente (CESMAC);

Mestra em Serviço Social -UFAL (2020).

Doutoranda em Serviço Social – Programa de Pós-graduação em Serviço Social – PPGSS/UFAL (2023).

Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2010).

Especialista em gênero e diversidade na escola pela Universidade Federal de Alagoas (2016).

Pesquisadora efetiva do Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e de Direitos Humanos do CESMAC.

Arísia Barros

Instituto Raízes de África


Ativista social preto-politico;

Presidenta do Observatório Estadual de Politicas para a Promoção da Igualdade Racial em Alagoas