A Comissão Estadual de Integração Ensino Serviço - CIES/AL;SESAU/AL; COSEMS/AL e CES/AL; com apoio do CESMAC e grupo gestor estadual do Programa Nacional de Equidade, promove o Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde, motivado pela necessidade de alinhar o conceito de equidade junto aos/as profissionais de saúde e gestores/as do Estado de Alagoas, com o objetivo principal de fomentar a discussão sobre a interface da Educação Permanente em Saúde e a prática da Equidade no SUS.
O seminário é realizado 1 vez ao ano, envolve todos os municípios de Alagoas, está em sua XIII edição e tem como público prioritário gestoras/es do ensino e do serviço de saúde, instituições de ensino superior e técnico da área de saúde, trabalhadoras/es de saúde e de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, residentes uni e multi profissional e membros das CIES estadual e macrorregionais I e II.
CREDENCIAMENTO Abertura
MESA DE ABERTURA Abertura
Mesa Temática Equidade de gênero, raça e etnia. Mesa Temática · Arísia Barros, Áurea Luz Vasques de Moraes, Fernanda Ferreira da Silva , Marli Araújo
Painel – Educação Permanente em Saúde e Equidade Apresentação Oral · Maria Derivalda Andrade, Telma Low
Painel – Educação Permanente em Saúde e Equidade Painel · Isabela Cardoso de Matos Pinto, Telma Low
Debate/ encaminhamentos Debate
Realizado no local do evento a partir das 8:00 horas.
R. Cônego Machado, 984
Farol, Maceió - AL
57051-160
R. Cônego Machado, 984
Farol, Maceió - AL
57051-160
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2002), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017);
Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Vice Coordenadora no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Índigenas (NEABI) Campus Arapiraca e Tutora PET NESAL.
Membro da CIES Estadual (segmento gestores da educaçao /Instituiçao UFAL);
Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, especialista em Psicologia Social Comunitária, mestra em "Género y Políticas de Igualdad" e doutora em "Estudios de Género", ambos cursos vinculados ao Institut Universitari d'Estudis de la Dona / Universitat de València-Espaa.
Pesquisadora vinculada ao Grupo de Psicologia Discursiva (PROSA/UFAL) e ao Grupo de Pesquisa Feminista em Gênero e Masculinidades (GEMA/UFPE). Desenvolve pesquisas com base na teoria feminista de gênero, especialmente no contexto da formação e assistência em saúde desde uma perspectiva de articulação das questões de gênero, cor/raça, classe e geração, investigando como a violência contra as mulheres, o mito do amor romântico, a LBGTIfobia e o racismo têm sido considerados nas políticas públicas de saúde e intersetoriais.
Escritora;
Psicanalista - membra do coletivo Ciranda de Psicanálise;
Primeira advogada mulher trans do estado de Alagoas;
Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1991) e doutorado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (2004). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Atuou como Diretora do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA no período de 2013 a 2021. Membro do Colegiado de Coordenação do GT Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO. Pesquisadora e Coordenadora da Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Gestão na Saúde do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Coordenadora Geral do Observatório de Análise Política em Saúde, onde lidera também os seguintes eixos de pesquisa: Modelos de Gestão Hospitalar no SUS, Trabalho e Educação na Saúde, Educação Permanente em Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Trabalho, Educação e Gestão em Saúde .Tem experiência na área de políticas sociais, com ênfase em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: processo decisório, ciclo de política, gestão, monitoramento e avaliação em saúde, políticas públicas e política de saúde, gestão do trabalho e da educação na saúde, recursos humanos em saúde.
Assistente Social da UNCISAL-Hospital Portugal Ramalho e SESAU-Hospital Geral do Estado;
Bacharel em Direito, especialização em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas (UFAL), especialização em Educação em Saúde para preceptores no SUS (Instituto Sírio Libanês-HS), Especialização em Saúde Mental (UNCISAL);
Atualmente, diretora do Hospital Portugal Ramalho, eleita no final de 2021, na perspectiva da qualificação do cuidado e desinstitucionalização.
Assistente Social /Defesa Civil de Maceió;
Docente (CESMAC);
Mestra em Serviço Social -UFAL (2020).
Doutoranda em Serviço Social – Programa de Pós-graduação em Serviço Social – PPGSS/UFAL (2023).
Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2010).
Especialista em gênero e diversidade na escola pela Universidade Federal de Alagoas (2016).
Pesquisadora efetiva do Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e de Direitos Humanos do CESMAC.
Ativista social preto-politico;
Presidenta do Observatório Estadual de Politicas para a Promoção da Igualdade Racial em Alagoas