24/11/2021 - Terça-feira - 14h00 às 17h30 - Painel 1 - O Projeto Político Pedagógico_ um projeto vivo e construído pelo coletivo que define princípios objetivos e ações no cotidiano.
Bacharel em Pedagogia pela PUC, SPaulo, possui especialização em pesquisa em educação, pela PUC… em psicologia social (grupo e instituição ) pelo Instituto Pichon Rivière e em psicologia da educação segundo Henri Wallon com publicações no tema. PUC S.P.
Trabalhou em abrigos, aprofundando-se nas questões desta instituição e prestando assessoria e supervisão e cursos aos seus profissionais.
Coordenou a formação de profissionais de abrigos no Programa Abrigar do Instituto Camargo Correa, coordenando a formação da rede abrigar composta de 48 abrigos, em S.Paulo.
Membro da Fundação Ashoka, “Agentes inovadores sociais “ com o projeto “o direito a vida ao bebê na instituição um encontro entre o educador e a criança.(decada de 90)
Participou, da “Camara de abrigos” e da discussão que elaborou o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e do Grupo de trabalho Nacional, participando da discussão que subsidiou as orientações técnicas, participando de seminários nos diversos estados brasileiros, apresentando reflexões no tema “Novos rumos do acolhimento institucional - uma mudança de cultura”.
Sistematizou experiências ganhadoras do prêmio criança da Fundação Abrinq na categoria de Convivência familiar e Comunitária.
Trabalhou na capacitação de abrigos visando o reordenamento nos municípios de S.Paulo, Belo Horizonte, S.Caetano do Sul, S.José dos Campos, Fortaleza,. Maranhão, Salvador, Campinas, Goiania, Brasilia, Paraná - Maringá e outros.
Autora de vários livros sobre o tema “acolhimento institucional” publicado pela secretaria dos direitos humanos e pelo governo de Minas Gerais.
Membro do NECA, Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente de S.Paulo, fazendo parte do grupo de formadores e do grupo gestor .
Atualmente trabalhando no tema o Projeto Político Pedagógico e a construção grupal nos acolhimentos.