O Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Ambiental (CBEAAGT) é um evento científico de abrangência nacional que busca promover uma maior integração entre pesquisadores, professores e estudantes que trabalham com a Educação Ambiental aplicada aos seus diferentes campos de atuação, bem como estratégias de Gestão Ambiental. Apresenta um caráter científico inter e transdisciplinar, que busca promover o Desenvolvimento Socioambiental, através da educação dentro das escalas de ação aplicada ao planejamento ambiental.
O evento perpassa por eixos temáticos que partem da teoria à práxis da Educação Ambiental (EA), contemplando tópicos como arte, pedagogia e o tripé da universidade (ensino, pesquisa e extensão). Além disso, abrange os mais diversos campos de atuação da EA, como Gestão Pública, saberes tradicionais, saúde comunitária, agroecologia, etnoconhecimento, entre outras possibilidades que a EA contempla em sua interdisciplinariedade.
A Educação Ambiental desponta no contexto científico atual como uma área de conhecimento necessária frente às urgências climáticas que o planeta tem enfrentado. Um trabalho de base é fundamental para a construção de cidadãos criticamente sensíveis ao meio ambiente em que habitam e que deixarão para as próximas gerações. Dessa forma, é urgente compreender que a EA deve atravessar as mais diversas estratégias de planejamento e gestão, de modo que é através dela que se alcança a comunidade e a torna ecologicamente consciente.
Essa é a oitava edição do evento e propõe o tema abrangente intitulado “Planejamento e Educação Ambiental para a Organização Territorial em Tempos de Crise”, buscando uma ampla interação entre concepções teórico-metodológicas, bem como a aplicabilidade na EA sob amplas escalas.
Em sua programação, o VIII CBEAAGT oferece palestras, mesas-temáticas, publicação de e-books e artigos científicos em revistas especializadas, priorizando as interações entre os participantes e a apreensão de conhecimentos diversificados, palestrantes e conferencistas de diversas instituições parceiras, comprometido com a qualidade dos debates e a excelência na execução das exposições.
O evento vem assim, agregar diferentes experiências de estudos na área da EA sob uma base socialmente crítica, em um diálogo com comunidades tradicionais, permitindo que suas pautas possam ser debatidas e uma luz possa ser jogada sob suas urgências. Dessa forma, pretende contribuir para a formação social cidadã dos pesquisadores. Esperando que esse seja mais um passo no caminho de uma real integração de pesquisas e resultados no caminho de uma sociedade mais sustentável e consciente das potencialidades e limitações que a Natureza e seus recursos podem oferecer e que há de se compreender, para que haja uma melhor gestão ambiental.