VIII Seminário da CAPNE 2023

VIII Seminário da CAPNE 2023

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De 13 a 15 de junho Todos os dias das 08h00 às 22h00

Sobre o Evento

O VIII Seminário da CAPNE, totalmente presencial, tem por objetivo Colaborar para a reflexão crítica, no contexto da educação inclusiva, em torno de como os valores, as posturas, as ações e atitudes afetam os processos de ensino e aprendizagem.

Em oposição à falas, posturas e atitudes que reforçam, capacitismo, falta de respeito e de empatia nos processos de ensino e aprendizagem, propomos a adoção de falas e práticas pedagógicas amorosas e includentes que potencializam a escola como um ambiente de criatividade, afetos saudáveis e respeitoso dos diferentes modos de aprender.

Nesse viés nos parece uma provocação multiplicada ter que justificar tal temática urgente na esfera educacional, apresentando suas relevâncias. Sendo assim, trata-se de uma insurgência contra as forças que querem dominar a existência através de atos e discursos antagônicos ao amor em contextos escolares. Portanto, faz-se necessário tomar partido. Produzir afetos ativos biopotentes não seria a luta de devires-revolucionários que acreditam que o amor é aquilo que vai qualificar as nossas relações na educação? Então porque não investir naquilo que vai ampliar nossas vitalidades mais salutares nos nossos processos formativos?

Palestrantes

  • Anatália Dejane Silva de Oliveira
  • Igor Alexandre de Carvalho Santos
  • Movimento de Inclusão e Qualificação da Pessoa com Deficiência - MIQUEI
  • Sandra Samara Pires Farias
  • Janinne Pires Farias
  • Fábio Bordignon
  • Carla Cristina Braga de Oliveira
  • Ramon Sousa
  • Giovanna Carla Castro Sena
  • Gabriela Mattos de Souza
  • Naianny Almeida Pacheco
  • ADVOB - Associação de Pessoas com Deficiência Visual do Oeste da Bahia
  • Sandra Regina Rosa de Farias
  • Erivaldo de Jesus Marinho
  • Eliene Fernandes
  • Mariam Jalal Magnavita
  • Patrícia Zutião
  • Roberta Vasconcellos
  • AMA Barreiras - Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras e Região
  • Fátima Liguori
  • Meirielen Aparecida Gomes Freitas
  • Lucelmo Lacerda de Brito

Programação

08h30 - Igor Alexandre de Carvalho Santos Amar anda impossível? Minicurso
Local: No dia13/06 será na sala 303 e no dia 14/06 será na sala 502

O minicurso supracitado refere-se a um momento de reflexão e conversação que quer dar atenção às (im)possibilidades de amar. Tal temática nos parece urgente justamente porque as relações interpessoais atravessam momentos de crise onde, no geral, não há respeito, afirmação, promoção, admiração, tolerância e boa convivência para com a alteridade. Por conseguinte, apresentaremos algumas problematizações e proposições que visam apromorar a relação com o outro.

08h30 - Janinne Pires Farias, Sandra Samara Pires Farias Comunicação Tátil: mãos que ouvem, falam e sentem Oficina
Local: Sala 504

As barreiras na comunicação são os principais impedimentos de inclusão social da pessoa surdocega. As pessoas surdocegas enfrentam diariamente sérias dificuldades para interagir com outras pessoas, para comunicar suas necessidades e interesses e para compreender o que os outros estão falando e fazendo, por falta de acessibilidade comunicativa. Nesse sentido a oficina tem como objetivo apresentar as diversas formas e possibilidades de comunicação das pessoas surdocega, com o intuito de ampliar as possibilidades de interação comunicacional, promovendo acessibilidade e inclusão da pessoa surdocega na sociedade.

08h30 - Giovanna Carla Castro Sena CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O APRENDIZADO Minicurso
Local: A definir

A aprendizagem ativa sob a perspectiva das neurociências. Estratégias para maior engajamento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem. Como pequenos hábitos podem favorecer o aprendizado.

Público-alvo: professores e universitários

08h30 - ADVOB - Associação de Pessoas com Deficiência Visual do Oeste da Bahia Como interagir com uma pessoa cega? Oficina
Local: Sala 502

As pessoas participantes vão aprender como interagir ou ajudar pessoas com deficiência visual? Quando se trata de pessoas com deficiência visual, algumas dúvidas surgem. Não se deve mais oferecer ajuda? Não se pode mais ter contato físico com a pessoa? Então, a fim de evitar uma “saia justa” e para fortalecer o exercício da acessibilidade atitudinal, vamos aprender nessa oficina orientações pertinentes.

14h30 - Anatália Dejane Silva de Oliveira Educar é um ato de amor e coragem: E hoje em dia, como dizer eu te amo no ambiente escolar? Palestra
Local: Auditório

Palestra de Abertura do Evento: "Educar é um ato de amor e coragem: E hoje em dia, como dizer eu te amo no ambiente escolar?"

19h00 - Movimento de Inclusão e Qualificação da Pessoa com Deficiência - MIQUEI, Ramon Sousa Inclusão em movimento: Oficina de Teatro Oficina
Local: Sala 501

Apresentar aos participantes o universo do teatro, por meio de procedimentos metodológicos que possibilitem a sua experimentação prática e viabilize a discussão teórica sobre a linguagem teatral, para que estes sejam incentivados a estarem como sujeitos ativos no processo de fruição do objeto artístico, como audiência e produtores desta arte, bem como fazer deste processo um lugar de práticas acessíveis e inclusivas; • Realizar a Oficina de Teatro por meio de Jogos Teatrais que mobilizem o corpo, a voz e o espaço promovendo a criatividade e a interação em grupo; • Reconhecer os elementos cênicos básicos que constituem a linguagem teatral: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação, adereços e objetos de cena, além da tríade: ator/atriz, texto e público; • Criar e apresentar fragmentos cênicos (esquetes) a partir do exercício da improvisação e da contação de histórias contextualizando a temática da inclusão, do capacitismo e questões que envolvam a acessibilidade cultural, como conteúdos a serem mobilizados no decorrer da oficina.

RECOMENDAÇÕES AOS PARTICIPANTES: Atentar-se ao uso de roupas leves, evitar usar jeans, saias e roupas que dificultem a livre movimentação do corpo. Evitar uso de brincos e adereços como óculos e outros objetos que possam dificultar a atenção no momento da experiência artística.

19h00 - Fábio Bordignon Matemática e Inclusão: conversando sobre a Educação Matemática inclusiva Oficina
Local: Sala 502

A Educação Matemática inclusiva (EMI) tem se consolidado como uma tendência de pesquisa em educação matemática nos últimos 10 anos. Nesta atividade propomos dialogar com os alunos de licenciatura em Matemática do IFBA UFOB UNEB os projetos de pesquisa que estejam em desenvolvimento ou tenham defendido TCC com a tematica.

Público alvo: Estudantes de Licenciatura em Matemática

19h00 - Gabriela Mattos de Souza Oficina de Música em Libras Oficina
Local: Sala 303

A oficina de Libras no contexto musical, visa oferecer um contato maior com esta linguagem e a língua de sinais, desmistificando que “música não é para surdo”. Pessoas que já tem o contato e conhecimento com a Libras, podem e devem participar desta partilha de conhecimentos e muita prática, contribuindo para a integração cultural de pessoas surdas, por meio de uma linguagem universal que é a música, além de proporcionar aos inscritos uma interação intercultural, por meio de expressões facio-corporais e língua de sinais.

19h00 - Meirielen Aparecida Gomes Freitas Cuidados na administração de medicamentos Minicurso
Local: Sala 503

O MC tem como objetivo rever e discutir aspectos da administração segura de medicamentos.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes do curso técnico em enfermagem

08h00 - Erivaldo de Jesus Marinho, Patrícia Zutião, Roberta Vasconcellos Mesa-redonda: Dialogando sobre: altas habilidades/superdotação/surdez/deficiência intelectual Mesa-redonda
Local: Auditório

Mesa-redonda

08h30 - Carla Cristina Braga de Oliveira Relendo e Reescrevendo a vida: olhares amorosos para si mesmo Oficina
Local: Sala 504

Os ventos da modernidade tardia sopraram suas mazelas e, junto com elas, sopraram também a necessidade de reflexão e de reinvenção. Reinvenção esta que permeia todas as esferas da vida humana, inclusive o espaço escolar e acadêmico. No seio dessa problemática, emerge-se a necessidade de reestruturação, de novas práticas textuais, metodologias e estratégias de ensino, as quais, a presente oficina, especificamente na área de Língua Portuguesa, surge a partir de uma sequência didática que culmina em uma produção do gênero textual autobiografia. Espera-se que a atividade ultrapasse o ensino das questões linguísticas, textuais e discursivas ao gerar uma linha da vida e diversos microtextos com base em cada fase de vida do participante, produzidos a partir de textos-base verbais e não verbais e de exercícios para estimular memórias, especialmente da infância. Por meio de observações ativas e dos diálogos com os participantes ao longo de todo o processo, também se esperam uma profundidade leitora de nível sensorial, cognitivo e discursivo; uma organização especial dos episódios da vida e dos sentimentos, o que pode gerar uma nuance terapêutica à atividade, confirmando o conceito de leitura da palavramundo freireano, no sentido de que a leitura torna os sujeitos íntimos do próprio mundo e, na medida em que o leem e o entendem, podem construir um olhar amoroso e acolhedor para a própria vida e para pessoas e situações que a envolveram/envolvem.

Público-Alvo: Docentes da educação básica e superior; estudantes; profissionais da área da educação; profissionais técnico-administrativos.

08h30 - Gabriela Mattos de Souza Oficina de Música em Libras Oficina
Local: Sala 303

A oficina de Libras no contexto musical, visa oferecer um contato maior com esta linguagem e a língua de sinais, desmistificando que “música não é para surdo”. Pessoas que já tem o contato e conhecimento com a Libras, podem e devem participar desta partilha de conhecimentos e muita prática, contribuindo para a integração cultural de pessoas surdas, por meio de uma linguagem universal que é a música, além de proporcionar aos inscritos uma interação intercultural, por meio de expressões facio-corporais e língua de sinais.

08h30 - Sandra Regina Rosa de Farias Introdução à Audiodescrição Oficina
Local: Sala 501

A oficina de Introdução à Audiodescrição tem como objetivo dar a conhecer, divulgar as possibilidades e potencialidades da audiodescrição, nos âmbitos e espaços de vivência cultural (artes plásticas, cinema, teatro, fotografia, entre outros), como recurso de acessibilidade comunicacional para todas as pessoas, entre elas as pessoas com deficiência e em específico as pessoas com deficiência visual. Promover a iniciação de novos audiodescritores no processo de produção de traduções visuais/ audiovisuais, em materiais artísticos que requeira o visual como artefato de conhecimento.

14h30 - Igor Alexandre de Carvalho Santos Amar anda impossível? Minicurso
Local: No dia13/06 será na sala 303 e no dia 14/06 será na sala 502

O minicurso supracitado refere-se a um momento de reflexão e conversação que quer dar atenção às (im)possibilidades de amar. Tal temática nos parece urgente justamente porque as relações interpessoais atravessam momentos de crise onde, no geral, não há respeito, afirmação, promoção, admiração, tolerância e boa convivência para com a alteridade. Por conseguinte, apresentaremos algumas problematizações e proposições que visam apromorar a relação com o outro.

14h30 - Gabriela Mattos de Souza Oficina de Música em Libras Oficina
Local: Sala 303

A oficina de Libras no contexto musical, visa oferecer um contato maior com esta linguagem e a língua de sinais, desmistificando que “música não é para surdo”. Pessoas que já tem o contato e conhecimento com a Libras, podem e devem participar desta partilha de conhecimentos e muita prática, contribuindo para a integração cultural de pessoas surdas, por meio de uma linguagem universal que é a música, além de proporcionar aos inscritos uma interação intercultural, por meio de expressões facio-corporais e língua de sinais.

14h30 - Naianny Almeida Pacheco Amor em ação: a prática do amor consciente pela perspectiva da bell hooks Minicurso
Local: Sala 503

Discutir a perspectiva do amor como uma prática consciente e compromissada com a vida em comunidade a partir dos apontamentos do livro “Tudo sobre o amor” da autora estadunidense, bell hooks. Resumo: Amor; palavra/conceito explorada pela cultura ocidental como sentimento genuíno de afeto romântico que surge em todos os seres humanos de forma hegemônica e instintiva. Apesar das complexas relações humanas, o amor parece ser o sentimento que carrega em si a responsabilidade da união das pessoas em prol da manutenção da vida. A autora e professora norte-americana, bell hooks reelabora em seu livro: “Tudo sobre o amor”, a dimensão real e potencialmente emancipadora desse conceito como uma prática deliberada de pessoas conscientes de seu papel na comunidade e na emancipação de sua própria existência inseridas no contexto capitalista. Nesse minicurso, discutiremos nossa concepção de amor, os limites que ela nos impõe e como a proposta teórica da atora nos trás uma saída mais concreta e responsável.

ATENÇÃO: A atividade será realizada mediante técnicas teatrais que envolvem: Jogos de improvisação e Teatro do Oprimido. Usem roupas leves e confortáveis!

14h30 - AMA Barreiras - Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras e Região Considerações acerca da sexualidade no Autismo Oficina
Local: Sala 303

A oficina tem por objetivo discutir a temática da sexualidade no autismo, por se tratar de um tema pouco abordado no campo das pessoas com deficiência, especialmente entre aquelas que têm deficiência intelectual. A sexualidade faz parte da nossa identidade, mas entre pessoas com deficiência, costuma ser ignorada, por ser uma área cercada de tabus. No primeiro momento, será exibido o trecho de um vídeo reflexivo, seguido de um debate expositivo da temática. Ao final da primeira parte, serão apresentados diversos recursos que podem ser utilizados como material psicoeducativo para pessoas autistas. Após o intervalo, os participantes serão convidados a trabalhar em grupo e realizar estudos de casos baseados em casos reais. Após a leitura e discussão dos casos, cada grupo deve criar propostas para enfrentar as diversas situações recebidas. Após o debate, as equipes deverão expor suas propostas para a turma. Ao final, faremos um momento especial de encerramento.

PÚBLICO-ALVO: Famílias e profissionais da Educação

14h30 - Fátima Liguori Terapia Holística e a Inclusão Escolar Oficina
Local: 501

Meditação, desenho, terapia afetiva, técnica de respiração, dança circular, mindlnsight.

PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes

19h00 - Eliene Fernandes, Mariam Jalal Magnavita, Sandra Regina Rosa de Farias, Sandra Samara Pires Farias Mesa-redonda: Currículo Escolar e Aprendizagem Educação Inclusiva: da Educação básica ao Superior Mesa-redonda
Local: Auditório

Mesa-redonda

19h00 - Lucelmo Lacerda de Brito A importância do Plano Educacional Individualizado para estudantes com Autismo. Palestra
Local: https://www.youtube.com/watch?v=lkp4mZSaBYE

Palestra a ser realizada sobre A importância do Plano Educacional Individualizado para estudantes com Autismo." Será a única atividade online, no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=lkp4mZSaBYE

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Local

IFBA CAMPUS BARREIRAS, 47808-006, Rua Gileno de Sá Oliveira, Recanto dos Pássaros, Barreiras, Bahia
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Parceiros

Organizador

CAPNE

Luzia da Silva Neta Novais (Silvia)

Kaline Benevides Santana

Igor Cassio Rocha de Oliveira

Luciane Sena da Cunha Souza

Irla Cristina Rodrigues Queiroz

Angladis Vieira Delfino

José Benício dos Anjos França

Kátia Luzia Soares de Oliveira

Fernanda Viana Fernandes

Djalma Almeida Lima Filho

Edjany Nascimento

Sandra Samara Pires Farias

Gustavo da Silva Quirino

Giovanna Gomes Valdevino