O VIII Seminário da CAPNE, totalmente presencial, tem por objetivo Colaborar para a reflexão crítica, no contexto da educação inclusiva, em torno de como os valores, as posturas, as ações e atitudes afetam os processos de ensino e aprendizagem.
Em oposição à falas, posturas e atitudes que reforçam, capacitismo, falta de respeito e de empatia nos processos de ensino e aprendizagem, propomos a adoção de falas e práticas pedagógicas amorosas e includentes que potencializam a escola como um ambiente de criatividade, afetos saudáveis e respeitoso dos diferentes modos de aprender.
Nesse viés nos parece uma provocação multiplicada ter que justificar tal temática urgente na esfera educacional, apresentando suas relevâncias. Sendo assim, trata-se de uma insurgência contra as forças que querem dominar a existência através de atos e discursos antagônicos ao amor em contextos escolares. Portanto, faz-se necessário tomar partido. Produzir afetos ativos biopotentes não seria a luta de devires-revolucionários que acreditam que o amor é aquilo que vai qualificar as nossas relações na educação? Então porque não investir naquilo que vai ampliar nossas vitalidades mais salutares nos nossos processos formativos?