VII SEMINÁRIO DO NAPNE 2022

VII SEMINÁRIO DO NAPNE 2022

Faça sua inscrição
De 13 a 14 de setembro Todos os dias das 08h00 às 22h00

Sobre o Evento

O Seminário do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, é realizado anualmente. O Seminário do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, é realizado anualmente. O VII Seminário do NAPNE intitulado: "Acessibilidade e Inclusão na Prática", visa fomentar reflexões e ações na busca pela inclusão completa, desde os aspectos educacionais aos socioemocionais, aliando a isso a formação do pensamento crítico dos docentes, discentes e demais envolvidos em todo o processo de ensino-aprendizagem.

Palestrantes

  • Kalyf Abdalla Buzar Lima
  • Alessandra Daniele Messali Picharillo
  • Vânia da Silva Ferreira
  • SANDRA CRISTINA LOUSADA DE MELO
  • José Antônio Oliveira de Figueiredo
  • Camila Naiara Ferreira da Silva
  • Sandra Samara Pires Farias
  • Claudemir Teixeira
  • Maria Fernanda de Souza Teixeira
  • Irla Cristina Rodrigues QueiroZ
  • Ana Carolina de Santana Guedes
  • Maurren Coité
  • Juliana Machado Kuns
  • Luciete Simões Lira da Silva
  • AMA - Associacao Dos Amigos Dos Autistas De Barreiras E Região
  • Brunno Tavares Gama
  • NAPNE

Programação

08h30 Abertura Abertura
Local: Auditório

Discente Felipe Dias

09h00 - Brunno Tavares Gama, Luciete Simões Lira da Silva, SANDRA CRISTINA LOUSADA DE MELO, Sandra Samara Pires Farias Roda de conversa - Desafios e possibilidades nas práticas educacionais inclusivas Roda de Conversa
Roda de conversa - Desafios e possibilidades nas práticas educacionais inclusivas
Local: Auditório

Apresentar e promover discussões sobre as adversidades presentes nas práticas educacionais nos mais diversos setores da escola, bem como fomentar o debate sobre as possibilidades e estratégias a serem adotadas frente aos desafios destacados.

Convidados: Pedagoga: Luciane Sena
Professora: Luciete
Professora do AEE: Carla Cassiana

Discente: Brunno Tavares

Mediadora: Sandra Samara Pires Farias

10h00 Rodada de Perguntas Bate-papo
Local: Auditório

Mediadora: Sandra Samara Pires Farias

14h00 - Camila Naiara Ferreira da Silva Oficina 02 - Dificuldades X Transtorno Oficina
Oficina 02 - Dificuldades X Transtorno
Local: Sala 303

Proporcionar reflexão sobre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem, compreender a diferença e comparação a cerca

da temática, analisando resultados encontrados em estudos já realizados sobre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem.

Responsável: Camila Silva

14h00 - AMA - Associacao Dos Amigos Dos Autistas De Barreiras E Região, NAPNE Oficina 01: Experiências Sensoriais Oficina
Local: Auditório e Sala do AEE (609)

Sala Sensorial estimula sentidos auditivos, visuais e táteis. Visa realizar uma reflexão sobre como as pessoas com deficiência e sem deficiência percebem, enfrentam e/ou entendem as barreiras atitudinais, objetivando desenvolver uma cultura inclusiva.

AMA - Associação Dos Amigos Dos Autistas De Barreiras E Região e NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidade Específicas.

16h10 - Irla Cristina Rodrigues QueiroZ, Maria Fernanda de Souza Teixeira Oficina 03 - Libras para o dia-a-dia Oficina
Oficina 03 - Libras para o dia-a-dia
Local: Sala 303

Objetiva compreender a importância do ensino da Libras, esclarecer direitos garantidos aos surdos contribuindo para diminuir a distância educacional, social e cultural entre ouvintes e surdos.

Responsável: Fernanda Teixeira e Irla Cristina

16h10 - Ana Carolina de Santana Guedes, Kalyf Abdalla Buzar Lima Oficina 04 - Vivenciando a Dislexia Oficina
Local: Sala 501

O objetivo dessa oficina é experienciar situações reais das pessoas com DISLEXIA nos mais diferentes contextos, mostrando a importância da empatia e compartilhar conhecimento em um ambiente cada vez mais diverso.

Responsáveis: Kalyf Abdalla Buzar Lima e Ana Carolina de Santana Guedes

19h00 - José Antônio Oliveira de Figueiredo, Juliana Machado Kuns Desmistificando a condição de Altas Habilidades/Superdotação Palestra
Local: Online

Desmistificando a condição de Altas Habilidades/Superdotação

Oportunizar a discussão sobre as altas habilidades/superdotação, buscando sensibilizar a comunidade quanto à importância do tema e da necessidade de maior envolvimento dos segmentos responsáveis pelas políticas públicas na proposição de projetos que visem ao desenvolvimento dos potenciais humanos, em todos os níveis.

José Figueiredo - IFSUL - Passo Fundo José Antônio de Figueiredo

Professor EBTT/Computação

Mestre em Computação Aplicada

Coordenador NAPNE IFSul-rio-grandense, no Campus Passo Fundo

Membro da Diretoria da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação

Juliana Machado Kuns

Professora Ensino Fundamental Séries Iniciais/Língua Portuguesa/Língua Espanhola

Especialista em Atendimento Educacional Especializado

Link para acessar o evento: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_OWNlNTM4ZTEtZjQ0MC00MThlLWFhOWQtMmIxODUwNDY2NTNm%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%226ff374f5-e3eb-4c6f-b7b5-5091640937f8%22%2c%22Oid%22%3a%22f3c162ff-a61a-479f-9fab-f1b5817a1425%22%7d

09h00 - AMA - Associacao Dos Amigos Dos Autistas De Barreiras E Região, NAPNE Oficina 01: Experiências Sensoriais Oficina
Local: Auditório e Sala do AEE (609)

Sala Sensorial estimula sentidos auditivos, visuais e táteis. Visa realizar uma reflexão sobre como as pessoas com deficiência e sem deficiência percebem, enfrentam e/ou entendem as barreiras atitudinais, objetivando desenvolver uma cultura inclusiva.

AMA - Associação Dos Amigos Dos Autistas De Barreiras E Região e NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidade Específicas.

09h30 - Alessandra Daniele Messali Picharillo, Vânia da Silva Ferreira Oficina 05 - Práticas pedagógicas para discentes com deficiência intelectual e/ou autismo Oficina
Oficina 05 - Práticas pedagógicas para discentes com deficiência intelectual e/ou autismo
Local: Online

A oficina tem como intuito discutir alternativas metodológicas que possam possibilitar o ensino e a aprendizagem da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) por meio da discussão sobre os principais recursos didáticos-pedagógicos que favoreçam o ensino, estimulando a aprendizagem e potencializando o conhecimento do/a estudante. Com isso, pretende-se refletir sobre a necessidade de desmistificação do TEA e da DI sob a ótica de como o estudante se sente, considerando também que seu pensamento pode ser diferente, mas que se faz necessário compreender suas especificidades e necessidades de apoio diferenciadas, rompendo assim com estereótipos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TEA ou DI.

Com uma carga horária de 2 horas, a oficina tratará os seguintes temas:

− A importância da Educação Inclusiva;

− Compreendendo o Autismo e a Deficiência Intelectual;

− O uso de diversas metodologias de ensino na matemática;

− A construção do pensamento matemático e a importância da didática em sala de aula.

Vânia Ferreira e Alessandra Daniele Messali Picharillo

14h00 - Sandra Samara Pires Farias Oficina 06 - Adaptação para discentes com deficiência visual e/ou surdocegueira Oficina
Oficina 06 - Adaptação para discentes com deficiência visual e/ou surdocegueira
Local: Sala 303

O objetivo dessa oficina é experienciar situações reais das pessoas com deficiência e/ou surdocegueira nos mais diferentes contextos, mostrando a importância da empatia e compartilhar conhecimento em um ambiente cada vez mais diverso.

Sandra Samara Pires Farias

16h10 - Maurren Coité Palestra dinâmica: O papel do profissional de apoio escolar Palestra
Palestra dinâmica: O papel do profissional de apoio escolar
Local: Auditório

Palestra dinâmica: O papel do profissional de apoio escolar

Possibilitar reflexão sobre a política de apoio à inclusão escolar no âmbito acadêmico. Compreender a variedade de perfis, atribuições, condições de trabalho e modos de atuação encontrados nas diferentes realidades.

Representante da AMA

18h45 - Claudemir Teixeira Políticas Públicas de Estado voltados para as pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas Palestra
Local: Auditório

Analisar e discutir brevemente a implementação de políticas públicas para a educação inclusiva no Brasil e suas estratégias de implementação que propõem, além da garantia do acesso, permanência e qualidade da educação para pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas

Claudemir Teixeira

19h15 Relatos de experiências Relato de Experiência
Relatos de experiências
Local: Auditório

Relatos sobre a experiência referente a adaptações, inclusão, profissionais de apoio e demais recursos utilizados para propiciar a acessibilidade e inclusão em sala de aula e seus impactos na vida dos envolvidos.

Discente: 1. Ana Beatriz Coimbra Oliveira (alimentos), 2.Luís Henrique Silva da Fonsêca (informática), 3.Márcia de Oliveira Marques (enfermagem), 4.Luiggy Lucian Aguiar dos Santos (relato turma 732)

Familiares: Adriana Pires dos Santos Martíns, Maiana de Oliveira Silva, Leidson Santana Formiga

Servidores: Andressa da Silva Souza, Tania de Souza Lima, Ricardo Augusto Nink, Kaline Benevides Santana, Genildo Pinheiro Santos, Maria Antonieta Pereira Almeida Santiago e Silvana Santos Amorim.

Local

IFBA CAMPUS BARREIRAS - 47808-006, Rua Gileno de Sá Oliveira, Recanto dos Pássaros, Barreiras, Bahia,
Ver no mapa

Organizador

NAPNE - IFBA

Equipe (técnica)

Angladis Vieira Delfino
Andressa da Silva Souza (Estagiária)
Arilma de Carvalho Martins
Djalma Almeida Lima Filho (Docente)
Fernanda Viana Fernandes
Guedma Galgane Araújo Castello Branco
Igor Cássio Rocha de Oliveira (Docente)
José Benício dos Anjos França (Docente)
Kaline Benevides Santana (Docente)
Kátia Luzia Soares de Oliveira
Luzia da Silva Neta Novais (Intérprete de Libras)
Marcos Antônio Bezerra Santos Filho
Paulo Márcio da Hora Machado dos Santos
Shirley Pimentel de Souza (Pedagoga)



Equipe (estudantes)

Guilherme da Cruz Melo
Brunno Tavares Gama



Colaboradores Externos

Maria Fernanda de Souza Teixeira