VI Semana da FísiCAA

VI Semana da FísiCAA

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De 10 a 13 de setembro Todos os dias das 14h00 às 21h40

Sobre o Evento

A semana de física na UFPE - CAA (centro acadêmico do Agreste) é um evento anual que foi criado pelos alunos em conjunto com a coordenação do curso e que traz uma temática em suas edições.

A VI SEMANA DE FÍSICA proporcionará diferentes eixos dentro da área da física, onde os alunos do cursos e participantes em geral terão acesso aos conteúdos nas áreas de ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E TECNOLOGIA, tal separação visa atender curiosidades dos ingressantes do curso (calouros), formandos (veteranos) e alunos do ensino médio (convidados) que, por ventura, ainda não tenham acesso as informações do ambiente acadêmico.

Link para Submissão: https://forms.gle/ZZyzyjx9cTiA4si7A

Link para o Edital: https://drive.google.com/file/d/1Dy-V_s9wkCdJVpJlghUteUwaGLKOp0KZ/view?usp=sharing

Link para modelos de trabalhos: https://drive.google.com/drive/folders/1kmNzW1w3AM3yBnIkGV570QXpkgB5yQXJ?usp=drive_link

Palestrantes

  • Dr. Augusto César Lima Moreira
  • Dr. Gustavo Camelo Neto
  • Dr. Paulo Henrique Ribeiro Peixoto
  • José Medeiros da Costa Netto
  • Dr. Anderson Luiz da Rocha e Barbosa
  • Me. Pedro F. da Silva Junior
  • Dr. Antonio Rodrigues de Castro Romaguera
  • José Ferraz de Moura Nunes Filho

Programação

14h00 - Dr. Paulo Henrique Ribeiro Peixoto Introdução à Mecânica Lagrangeana Minicurso
Local: Sala H2

A mecânica lagrangeana é uma das três formulações gerais da mecânica clássica, sendo as outras duas a mecânica newtoniana e a mecânica hamiltoniana. Das três, é a mais eficiente para a resolução de uma ampla classe de problemas, e não faz uso de vetores! Neste minicurso, você terá uma boa ideia do que é a mecânica lagrangeana, e aprenderá a resolver alguns problemas bem interessantes e desafiadores.

16h00 - Dr. Gustavo Camelo Neto Introdução à Mecânica Estatística Minicurso
Local: Sala H8

Introdução à Mecânica Estatística

19h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Auditório Mestre Vitalino

Credencimento

19h50 - Dr. Augusto César Lima Moreira Física, teoria e realidade Palestra
Local: Auditório Mestre Vitslino

Muito se fala em contextualizar a física teórica que está nos manuais didáticos de modo que esta sirva para explicar situações reais do nosso dia a dia. Mas será que isso é possível? A resposta para essa pergunta será dada nessa palestra e se você não assistir, não ficará sabendo qual é. Até lá.

21h00 Coffee Break Coffee break
Local: Em frente ao Auditório de Mestre Vitalino

Coffee Break

14h00 Explorando a Eletricidade Estática: Construção e Funcionamento do Gerador de Van der Graaf na Sala de Aula Minicurso
Local: Sala H10

Durante esta semana de física, mergulharemos no fascinante universo da eletricidade
estática ao explorar a construção e o funcionamento do Gerador de Van der Graaff em
sala de aula. Desde sua montagem até os princípios fundamentais que regem sua
operação, os participantes terão a oportunidade de desvendar os segredos por trás
dessa incrível máquina e compreender como ela gera e acumula cargas elétricas.
Além disso, estaremos abertos a esclarecer dúvidas, proporcionando um ambiente
interativo para aprofundar o entendimento sobre fenômenos eletrostáticos.

14h00 PROGRAMAÇÃO NO SCRATCH: UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA Minicurso
Local: LinT 1

A presente proposta de minicurso foi pensada para proporcionar uma introdução prática na
plataforma de programação Scratch, com ênfase na criação de jogos digitais e projetos
relacionados à disciplina de Física. Tendo como público-alvo professores e graduandos que
ensinam ou pretendem ensinar está ciência, os participantes serão guiados na criação dos
projetos. As atividades foram estruturadas de forma progressiva, permitindo que os
participantes desenvolvam projetos mais complexos ao longo do minicurso, que também
incluiu a exploração de jogos educativos no Scratch que possam integrar a Física à ludicidade.
Espera-se que este minicurso proporcione aos participantes uma imersão prática no potencial
do Scratch para fortalecer o ensino da Física.

16h00 - Dr. Gustavo Camelo Neto Introdução à Mecânica Estatística Minicurso
Local: Sala H8

Introdução à Mecânica Estatística

19h00 - Me. Pedro F. da Silva Junior Como se parece a Gravidade Quântica? Palestra
Local: Auditório do NCV

Contemplando desde as flutuações quânticas e a radiação Hawking até o problema do tempo e o próprio início do Universo, uma teoria consistente de gravidade quântica seria o estopim de uma revolução na nossa compreensão da natureza. Apesar de muitas tentativas, ainda não sabemos como a relatividade geral se combina com a mecânica quântica. Em vista dos últimos anos, a presente palestra apresenta brevemente em que estado se encontra a busca atual por uma gravidade quântica em um contexto particular: como uma teoria de gravidade quântica deve se parecer? Para tentar lançar luz a essa questão, apresento os principais indícios de efeitos quânticos na gravidade, os principais problemas e algumas das soluções históricas na procura de uma teoria de gravidade quântica. Em detrimento de qualquer formalidade matemática, foco será dado em introduzir as bases fenomenológicas dessa enigmática busca.

20h30 Explorando a Estrutura Atômica: A Construção de Modelos Atômicos como Ferramenta Didática Comunicação científica
Local: Tutoria 01

A falta de participação dos alunos em disciplinas da área de ciências do ensino
fundamental é muito comum e os motivos são diversos, um deles é à metodologia
usada pelo professor em suas aulas, Souza (2007, p.111) nos diz que, “O professor
deve ter formação e competência para utilizar os recursos didáticos que estão ao seu
alcance e muita criatividade, ou até mesmo construir juntamente com seus alunos,
pois, ao manipular esses objetos a criança tem a possibilidade de assimilar melhor o
conteúdo”.
Buscando pela participação dos estudantes nas aulas de ciências do 9o ano
do ensino fundamental, foi decidido aplicar uma metodologia de ensino diferente da
utilizada pela professora, que foi um trabalho de construção de réplicas dos modelos
atômicos. Essa atividade foi realizada da seguinte maneira: primeiramente os alunos
se dividiram em grupos e iniciaram a pesquisa e a montagem dos trabalhos e, em
seguida, foi feita a apresentação desses.
O trabalho busca relacionar a teoria com a prática, objetivando desenvolver
uma participação mais ativa dos alunos durante as aulas, através da produção de
maquetes sobre os modelos atómicos que estavam sendo estudados na turma do 9°
ano do ensino fundamental da Escola municipal Maurina Rodrigues do Santos durante
o estágio supervisionado 1. Foi por meio das observações das aulas, que foi
elaborada a estrutura do trabalho aplicado, buscando aumentar a participação dos
alunos nas aulas, por meio da participação dos alunos na produção e apresentação
dos mesmos.

20h30 VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O PROFESSORADO DE FÍSICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

Em uma visão geral, à docência tem, infelizmente, uma grande necessidade de
melhores condições para exercício da profissão e, olhando para o ensino de física no Brasil,
nos deparamos com uma situação complicada provida também desta desvalorização,
problema este que não é recente. De maneira especifica, este trabalho propõe uma análise a
respeito do corpo docente de física do estado de Pernambuco, neste, o foco central será a
valorização do profissional no estado, o reconhecimento que lhe é dado, o incentivo à busca
pela profissão e a continuidade no exercício da docência levando em consideração a grande
importância que tem o professor de física formado e atuando no desenvolvimento do
conhecimento científico na sociedade. Este trabalho dá-se a partir da análise de alguns dados
referentes aos professores de física de Pernambuco observando os pontos que afetam a
valorização dos docentes bem como a possibilidade destes pontos estarem diretamente
ligados a falta de interesses por partes dos estudantes em buscar a licenciatura em física após
concluir o ensino médio.

20h30 A ERA DIGITAL NA SALA DE AULA: A INOVAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE APLICATIVOS CALCULADORES Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

O ensino-aprendizagem da física está sendo desafiador para os educadores e estudantes em
todo o mundo. A abordagem tradicional do ensino desta disciplina torna-se monótona e pouco
estimulante para os estudantes. No entanto, as Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDICs) oferecem opções para tornar o ensino mais atraente e interativo. Este
trabalho foi aplicado na EREM Bezerros, com estudantes do 2° ano do ensino médio. O
objetivo deste trabalho foi investigar de que forma a utilização de aplicativos educacionais
pode impactar positivamente no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

20h30 Transformando o Ensino de Física: A Inovação Sala de Aula Invertida e Vídeos na Jornada da Gravitação Universal Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

A metodologia ativa da sala de aula invertida é uma abordagem pedagógica que transforma
a tradicional dinâmica de ensino. Esse tipo de abordagem da sala de aula invertida,
combinada com a criação de vídeos pelos alunos, como estratégia pedagógica no ensino de
gravitação universal, torna esse tema mais interessante e desafiador. Detalhamos a
metodologia aos alunos, fornecendo materiais abrangentes para estabelecer uma base
sólida de conhecimento prévio. Os alunos foram desafiados a criar vídeos interativos e
lúdicos em grupos, competindo por prêmios que visavam incentivar a criatividade e o
engajamento. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar os efeitos dessa
abordagem inovadora da sala de aula invertida, com a produção de vídeos pelos alunos,
sobre a compreensão e a participação ativa durante as aulas de física. A análise desses
impactos contribui não apenas para aprimorar as práticas pedagógicas, mas também para
fornecer inspirações valiosas sobre como as estratégias ativas podem influenciar
positivamente o processo de aprendizado dos estudantes em ambientes de educação em
ciências.

20h30 O ENSINO DE ÓPTICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE TELESCÓPIOS DE BAIXO-CUSTO Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

A astronomia é um campo que permite explorar temas como buracos negros,
formação do universo, possibilidade de vida em outros planetas, entre outros
tópicos que despertam bastante curiosidade dos estudantes do ensino médio.
Logo, pode servir como ponte com outras disciplinas, como a matemática,
através de cálculos e modelagem, a química, pela composição dos planetas e
estrelas, e a física, através da mecânica, óptica, termodinâmica e física moderna,
por exemplo. Assim, integrar a astronomia ao ensino de física pode ser uma
maneira dinâmica de explorar conceitos físicos nos anos básicos do ensino. Essa
abordagem pode não apenas melhorar a compreensão dos alunos, mas também
inspirar uma nova geração de cientistas e entusiastas do espaço. É possível,
assim, incentivar a investigação e utilização do método científico, visando incluir
conteúdos de astronomia que não estão no currículo do ensino médio. Este
trabalho tem como objetivo democratizar o acesso dos estudantes a materiais
de observação astronômica, os quais não são acessíveis para o público em
geral, através da utilização de um telescópio de baixo custo.

20h50 Jogos Educativos: Uma Abordagem Lúdica para Explorar os Modelos Atômicos Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

A dificuldade no entendimento dos alunos do ensino fundamental em relação
às disciplinas da área de ciências da natureza é algo muito presente, na maioria dos
casos essa dificuldade tem ligação com a didática aplicada pelo professor em sala de
aula. Como diz Souza (2007, p.111), “O professor deve ter formação e competência
para utilizar os recursos didáticos que estão ao seu alcance e muita criatividade, ou
até mesmo construir juntamente com seus alunos, pois, ao manipular esses objetos a
criança tem a possibilidade de assimilar melhor o conteúdo”.
Buscando criar uma relação melhor entre o conhecimento dos estudantes em
relação a um determinado assunto de física ministrado em aulas de ciências do ensino
fundamental, foi realizada uma atividade com alunos do 9o ano do ensino fundamental,
onde foi aplicada uma metodologia diferente de ensino, com o intuito de observar a
participação e a opinião desses alunos em relação a essa nova metodologia. Essa
atividade foi dividida de tal forma que: num primeiro momento, utilizou-se de uma
metodologia lúdica em forma de um jogo didático e, em seguida, foi utilizado um
questionário de opinião.
Este trabalho busca, além de apresentar uma forma já existente de ensinar
física, desenvolver uma participação mais ativa dos alunos durante as aulas, a partir
da utilização de um jogo didático relacionado com o assunto ministrado em uma turma
do 9° ano do ensino fundamental da Escola municipal Maurina Rodrigues do Santos

durante o estágio supervisionado 1. Em virtude do que foi observado em sala, buscou-
se uma maneira de elevar o envolvimento dos alunos durante a aula, assim como

observar através da participação dos mesmos na dinâmica, o desenvolvimento em
relação ao assunto estudado.

20h50 PROPOSTAS DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

Neste estudo, apresentamos uma análise sobre a utilização de laboratórios virtuais
para o ensino de Física, empregando abordagens da etnografia virtual e uma
revisão bibliográfica da temática. O propósito deste artigo é instigar uma reflexão
sobre a complementaridade que o emprego de laboratórios virtuais pode oferecer
ao ensino de Física. Escolhemos como referências dois laboratórios virtuais
específicos: o Laboratório de Física Mecânica da Universidade de São Paulo (USP)
e o Laboratório Virtual de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). A
incorporação desses laboratórios virtuais permitiu uma aproximação às
experiências que os alunos teriam em ambientes de laboratórios convencionais.
Destaca-se a importância do uso de recursos virtuais, especialmente para a prática
da física experimental, considerando que algumas instituições enfrentam limitações
de recursos físicos para a realização dessas atividades.

20h50 ENTRE O TRADICIONAL E O ALTERNATIVO: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA FÍSICA Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

O artigo aborda a necessidade urgente de repensar as práticas educacionais,
especialmente no ensino da Física, em face das transformações sociais e
tecnológicas da modernidade. Essas metodologias de ensino à Física, possuem um
grande papel, no entanto, as práticas tradicionalistas trazem consigo diversos
impactos negativos ao processo de ensino e de aprendizagem, desde a transmissão
de passiva de conhecimento - onde o estudante tem papel passivo no processo de
aprendizagem - , preso às fórmulas e conceitos prontos, como também à
perpetuação dos estereótipos arraigados as disciplinas cientificas e a segregação da
produção de ciência. Esta é uma pesquisa de revisão bibliográfica, com natureza
qualitativa, sob cunho objetivacional exploratória, com objetivo geral de trazer novas
perspectivas acerca dos impactos gerados pelo ensino tradicional da Ffísica,
claramente evidenciados pela limitação do componente prático e experimental. Onde
nas práticas alternativas, encontra-se por exemplo, o construtivismo, que permite o
estudante caminhar pela disciplina de forma natural, desenvolvendo saberes e
competências de forma conjunta e participativa, que prepara o aluno para os
desafios científicos e tecnológicos do futuro.

20h50 A PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS CIÊNCIAS EXATAS:ESTRATÉGIAS PARA INSPIRAR MENINAS NA DOCÊNCIA Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

No decorrer da história, observamos a tendência da sociedade de atribuir a cada espaço
valores distintos com base no gênero, sendo o campo científico um exemplo notório disso.
Nesse contexto, a área das exatas é frequentemente associada ao universo masculino,
perpetuando estereótipos que, por sua vez, afastam as mulheres de um domínio essencial
para o progresso da sociedade. Assim, é imprescindível compreender as adversidades
enfrentadas pelas mulheres nesse campo, desde a falta de apoio familiar até a escassa
representatividade na docência, a fim de definirmos medidas mais equitativas para essa
área do saber. Diante desse cenário desafiador, esta pesquisa adota uma abordagem
qualitativa, fundamentada em entrevistas realizadas com estudantes de graduação em
licenciatura em matemática e física. Dentre os pontos abordados nas entrevistas, destaca-
se a análise da variação na qualidade do ensino de matemática e física no ensino
fundamental e médio, como fator relevante para a identificação com as disciplinas. Assim, o
objetivo central deste trabalho é analisar a participação feminina nas ciências exatas,
discutindo estratégias a fim de promover uma maior equidade na representação de gênero
nessas ciências.

20h50 Linguagens para o ensino de Física Moderna no Ensino Superior: análise dos livros didáticos Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

O projeto tem como finalidade examinar os livros didáticos de Física usados
no Ensino Superior, com ênfase no ensino de Física Moderna na Universidade Federal
de Pernambuco (UFPE e UFPE-CAA) e na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Para isso, busca-se identificar os livros e referências sobre Física Quântica
recomendados nos planos de ensino dos cursos de Licenciatura em Física nas
universidades públicas de Pernambuco, analisar as diferentes abordagens linguísticas
presentes nos livros didáticos indicados nos programas de formação de professores
de Física para o estudo da Física Quântica e examinar as ementas que orientam o
ensino dos tópicos de Física Moderna nesses cursos. A metodologia aplicada incluiu
pesquisa de campo, pesquisa documental direta, pesquisa bibliográfica e observação
direta intensiva. Foram obtidos dados sobre a formação inicial em Física Moderna nas
Instituições de Ensino Superior (IES) de Pernambuco. A análise revelou elementos
essenciais para a discussão sobre a formação docente na UFPE/CAA e outras IES,
através do estudo dos livros didáticos e referências de Física Quântica.
Palavras-Chaves: Livro Didático; Física Moderna; Formação Docente.

20h50 Reflexões sobre o Dia da Consciência Negra: valorizando a visibilidade dos(as) cientistas negros(as) na Física Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

Neste estudo, promovemos uma proposta didática partindo do desejo de contribuir na
formação dos estudantes do ensino médio a partir de questões étnicas, sociais e culturais que
valorizem a visibilidade dos(as) cientistas negros(as) no Ensino da Física. Inferimos que os
alunos ainda estão chegamos no ensino médio com uma visão distorcida sobre os que fazem
ciência, enfatizando uma visão individualista e elitista da ciência (Gil Pérez et al., 2001),
enfatizando o conhecimento científico realizado por sujeitos do sexo masculino, branco,
excluindo-se a possibilidade de pessoas negras na área científica. Dessa forma, torna-se
imprescindível trabalhar com os discentes a desconstrução dessas características e apresentar-
lhes a figura do físico negro, incluindo nomes e referências nacionais. É necessário que
trabalhemos a evolução da humanidade e como os cientistas foram e são fundamentais para a
produção e desenvolvimento de tecnologias emergentes para a manutenção da vida na Terra,
tendo como exemplo as Ciência Exatas, onde não faltam nomes de cientistas que contribuíram
para a consolidação de conhecimentos fundamentados em mudanças estruturais na sociedade,
principalmente na área de física. Logo, é nesse contexto que se insere nosso objetivo geral, no
qual se propõe relatar a experiência de uma proposta didática realizada em uma escola
estadual de ensino médio, a partir das discussões promovidas sobre a questão "A ciência tem
cor?" durante o estágio supervisionado.

21h10 LINGUAGENS PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a atual abordagem da Física Moderna nos
livros didáticos do Ensino Médio, considerando uma abordagem abrangente de estudos desde
o final do século passado sobre essa temática específica. A pesquisa busca compreender a
representação e a profundidade dos conceitos apresentados nos materiais adotados nas
escolas, visando contribuir para a reflexão sobre a eficácia do ensino desta área tão
importante da Física. Dada a natureza da Física Moderna frequentemente ser o último assunto
abordado nos livros didáticos, os professores podem enfrentar desafios consideráveis em seu
trabalho. A necessidade de uma organização cuidadosa no planejamento das aulas é crucial.
Isso se deve à complexidade dos temas e à demanda por métodos pedagógicos que facilitem
a compreensão dos alunos. Possíveis dificuldades incluem a gestão limitada do tempo, a
adaptação de estratégias didáticas e o desafio de manter o interesse dos estudantes em um
tema percebido como abstrato e distante de suas experiências cotidianas. Assim, a pesquisa
não apenas se concentra na análise dos livros didáticos, mas também considera o contexto
prático do ensino, explorando como os professores enfrentam e superam os desafios
inerentes à apresentação dos complexos conceitos da Física Moderna no ambiente do Ensino
Médio.

21h10 ANÁLISE HISTÓRICA: A IMPORTÂNCIA DAS MÁQUINAS TÉRMICAS Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

As máquinas térmicas são um tema muito importante e historicamente interessante
que faz parte do cotidiano da humanidade até o dia de hoje. Tudo começou em
aproximadamente, no século I d.c., com a eolípila, a máquina de Heron, que
funcionava como uma forma de entretenimento para as pessoas que se divertiam nas
praças. Após isso, temos um longo buraco histórico e vamos para o século XVIII, onde
vemos um grande avanço no uso das máquinas térmicas, a partir de nomes como:
Thomas Savery, Thomas Newcomen e James Watt; vendo como os projetos foram
sendo aprimorados e a sua função dentro da sociedade naquela época. Dentro disso,
temos também outros projetos durante a época da revolução industrial, como o tear à
vapor, e o automóvel à vapor. Além disso, é importante percebemos que a
termodinâmica é uma área que inicialmente foi criada para o estudo das máquinas
térmicas, mas que com o tempo, foi-se evoluindo para algo muito maior dentro da
ciência.

21h10 A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR REFLEXIVO Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

O presente artigo propõe uma análise sobre a relevância do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores, destacando seu papel crucial
na preparação dos futuros educadores no cenário brasileiro. No mais, foi necessária uma
pesquisa explorativa para desenvolver esse artigo, ressalto também que, alguns relatos de
experiências de alunos do Pibid foram fundamentais para concluir o mesmo. O PIBID
representa uma estratégia inovadora ao proporcionar aos bolsistas a oportunidade de
vivenciar a prática pedagógica desde a graduação, estabelecendo uma conexão essencial
entre teoria e prática que transcende o ambiente acadêmico convencional. A inserção dos
bolsistas em escolas de educação básica é um dos pontos fundamentais do PIBID, permitindo
uma compreensão mais profunda e contextualizada da realidade escolar. Essa imersão
propicia aos futuros professores a adaptação a diversos contextos educacionais e o
enfrentamento de desafios reais que contribuem significativamente para o desenvolvimento
de suas habilidades pedagógicas. Além disso, o PIBID não apenas beneficia os futuros
docentes, mas também impacta positivamente a qualidade do ensino nas escolas
participantes. Em última análise, este artigo busca ressaltar que o investimento no PIBID não
apenas enriquece a formação dos futuros professores, mas também representa uma
estratégia eficaz para construir uma base sólida na educação básica, contribuindo para a
melhoria contínua do sistema educacional brasileiro.

21h10 Explorando a Luz: Uma Abordagem Didática do Efeito Fotoelétrico no 3º Ano do Ensino Médio Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

Este trabalho propõe uma estratégia educacional focada no estudo aprofundado do
efeito fotoelétrico para alunos do terceiro ano do ensino médio. Esta abordagem tem
como foco integrar teoria e prática, utilizando experimentos práticos para
complementar os conceitos teóricos do efeito fotoelétrico. O objetivo é proporcionar
aos estudantes uma compreensão significativa desse fenômeno óptico, incentivando o
pensamento crítico e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A proposta
busca não apenas enriquecer a compreensão dos alunos sobre a luz e suas
propriedades, mas também estimular o interesse pela física e promover uma
aprendizagem mais envolvente e interativa.

21h10 LABORATÓRIOS DE FÍSICA PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO: A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO DO MUNÍCIPIO DE CARUARU Comunicação científica
Local: Salas de Tutorias do NCV

Na realidade educacional brasileira vemos escolas com recursos de laboratórios,
enquanto outras não possuem ao menos o mínimo para que os professores realizem
aulas práticas, e tratando da disciplina de Física no Ensino Médio, sabemos que faz com
que os estudantes tenham mais interesse em compreender fenômenos aprendidos na sala
de aula, mas que muitas vezes tendem a não fazer sentido por não se aproximar-se do
cotidiano deles. Portanto, o presente projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar os
laboratórios de três escolas do Ensino Médio de Caruaru, utilizando o método indutivo
sendo uma pesquisa documental e de campo.
Os laboratórios de física equipados no ensino médio não apenas permitem que os
estudantes aprendam os conceitos de física na prática, mas também contribuem para o
desenvolvimento de habilidades práticas, a compreensão profunda dos conceitos, o
estímulo à curiosidade e criatividade, a aplicação prática do conhecimento e a
preparação para futuras carreiras científicas e tecnológicas. Esses benefícios tornam os
laboratórios de física um ambiente essencial para o ensino e a aprendizagem da física de
forma eficaz e enriquecedora.

14h00 A Construção de uma Luneta com Materiais de Baixo Custo como Maneira de Divulgar a Astronomia Oficina
Local: Sala H9

Durante a semana de física, construiremos uma luneta partindo princípio do
telescópio refrator para fomentar a divulgação de astronomia, mostrando que podemos
fazê-la com materiais de baixo custo, pois muitas vezes tal ciência se torna inviável
financeiramente devido ao custo dos telescópios. Construindo com materiais de fácil
aquisição e relativamente baratos podemos ensinar como funciona o telescópio
refrator e entender a matemática e a óptica por trás do mesmo. Durante a oficina
esclareceremos dúvidas dos ouvintes e auxiliaremos na montagem das suas lunetas.

14h00 - Dr. Paulo Henrique Ribeiro Peixoto Introdução à Mecânica Lagrangeana Minicurso
Local: Sala H2

A mecânica lagrangeana é uma das três formulações gerais da mecânica clássica, sendo as outras duas a mecânica newtoniana e a mecânica hamiltoniana. Das três, é a mais eficiente para a resolução de uma ampla classe de problemas, e não faz uso de vetores! Neste minicurso, você terá uma boa ideia do que é a mecânica lagrangeana, e aprenderá a resolver alguns problemas bem interessantes e desafiadores.

16h00 - Dr. Gustavo Camelo Neto Introdução à Mecânica Estatística Minicurso
Local: Sala H8

Introdução à Mecânica Estatística

20h30 Explorando a Física através de Genshin Impact: Uma abordagem interativa para o ensino de Física Posters Dinâmicos
Local: Em frente ao Auditório de Mestre Vitalino

Explorando a Física através de Genshin Impact: Uma abordagem interativa para o ensino de Física

20h40 ANÁLISE HISTÓRICA: A IMPORTÂNCIA DAS MÁQUINAS TÉRMICAS Posters Dinâmicos
Local: Salas de Tutorias do NCV

As máquinas térmicas são um tema muito importante e historicamente interessante
que faz parte do cotidiano da humanidade até o dia de hoje. Tudo começou em
aproximadamente, no século I d.c., com a eolípila, a máquina de Heron, que
funcionava como uma forma de entretenimento para as pessoas que se divertiam nas
praças. Após isso, temos um longo buraco histórico e vamos para o século XVIII, onde
vemos um grande avanço no uso das máquinas térmicas, a partir de nomes como:
Thomas Savery, Thomas Newcomen e James Watt; vendo como os projetos foram
sendo aprimorados e a sua função dentro da sociedade naquela época. Dentro disso,
temos também outros projetos durante a época da revolução industrial, como o tear à
vapor, e o automóvel à vapor. Além disso, é importante percebemos que a
termodinâmica é uma área que inicialmente foi criada para o estudo das máquinas
térmicas, mas que com o tempo, foi-se evoluindo para algo muito maior dentro da
ciência.

20h40 ESTUDO SOBRE A RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO A PARTIR DE EXPERIMENTOS COM MEIOS ALTERNATIVOS - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO Posters Dinâmicos
Local: Em frente ao Auditório de Mestre Vitalino

Um corpo negro é um objeto que absorve toda a radiação eletromagnética incidente, sem
refletir ou transmitir qualquer parte dela, caracterizando-se por sua capacidade única de
absorção total. Com base nisso, buscando possibilitar a execução de experimentos de física
no ensino médio, o objetivo do estudo é investigar as propriedades da radiação do corpo negro
por meio de experimentos práticos utilizando meios alternativos, a fim de compreender a
influência da cor na absorção de radiação e explorar a relação entre a temperatura e a
emissão de radiação térmica. A metodologia adotada se refere a uma pesquisa de cunho
experimental com aspectos qualitativos e quantitativos, onde os procedimentos metodológicos
se resumem a execução de um experimento e escrita do relatório final. Dessa forma, os
resultados demonstram que a caixa de superfície interna preta absorveu mais eficientemente
a radiação térmica do que aquela que possuía a superfície interna branca, evidenciando a
influência da cor na absorção de energia. Esses resultados corroboram a teoria do corpo
negro e ressaltam a importância de experimentos práticos para a compreensão de conceitos
físicos.

20h40 PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ONDULATÓRIA PARA ESTUDANTES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Posters Dinâmicos
Local: Em frente ao Auditório de Mestre Vitalino

PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ONDULATÓRIA PARA ESTUDANTES DO 9° ANO

DO ENSINO FUNDAMENTAL

20h40 MELHORIAS NO ENSINO DA FÍSICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM EXPERIMENTOS Posters Dinâmicos
Local: Em frente ao Auditório de Mestre Vitalino

Apesar de o ensino de Física no Ensino Fundamental não ser um tema
muito tratado dentro da graduação, tenho interesse neste assunto, principalmente
por apreciar o grande envolvimento que os alunos dessa faixa etária apresentam,
sempre trazendo questionamentos e levantando pontos que nunca havia pensado.
Se todos os alunos tivessem a oportunidade de estudar Física por mais anos
letivos, estes teriam oportunidade de aprenderem a parte teórica e aplicar em
experimentos de modo que conseguiriam refletir e entender o porquê de estudar a
referida matéria, sem precisar decorar as fórmulas. Levando a esse pensamento,
Moreira (2021) fala da importância de entender os conceitos, sem precisar decorar
as fórmulas.
Nesse trabalho desenvolvi uma abordagem diferente quando se trata da
disciplina de ciências na matéria de prática experimental de uma escola de tempo
integral do ensino Fundamental II. Normalmente, as aulas de física são feitas
usando fórmulas e explicação usando apenas o quadro. Com isso, realizei uma
atividade lúdica acerca de cinemática, onde apresentei o assunto de ação e reação
através do experimento chamado “corrida de carros de balão. O objetivo geral é
melhorar o ensino de física para estudantes do ensino fundamental II com
experimentos.

20h40 CONEXÕES HISTÓRICAS E ALBERT EINSTEIN. Posters Dinâmicos
Local: Em frente ao Auditório de Mestre Vitalino

É inegável o impacto de Albert Einstein na história científica mundial, como
também, devemos ressaltar o impacto da história mundial na vida e obra de Einstein. Nesse
sentido, é importante que seja desconstruída a ideia popular de que grandes cientistas são
os únicos responsáveis por sua produção acadêmica, já que o meio científico se constroi
através de uma rede de contribuições que vêm sendo traçada desde os primórdios da
ciência. Todavia esse histórico não é o único que define a vida e o trabalho de um homem, é
importante também levar em consideração as características sociais da época em que se
vive, pois, de acordo com Duarte Junior (1984, p.36) “(...)a realidade não é simplesmente
construída, mas socialmente edificada.”. Logo, a vida dos seres humanos, têm o contexto
como um importante formador de sua realidade, tornando impossível falar sobre a
construção do pensamento de um ser, sem citar o devir, social e histórico, do mesmo.
Assim, ao trabalhar com dados sociais e históricos que cercaram a vida de Einstein, esse
trabalho busca apresentar conexões entre história, sociedade, indivíduo e ciência,
evidenciando a complexidade da formação humana e de seu trabalho.

20h40 A DINÂMICA DA AVIAÇÃO: UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DE BERNOULLI NO ENSINO MÉDIO Posters Dinâmicos
Local: Em frente ao Auditório de Mestre Vitalino

A Física no ensino médio deveria despertar no aluno o interesse e a curiosidade, já que
a disciplina estuda fenômenos que ocorrem no cotidiano. Há uma dificuldade nos alunos
de assemelhar os conteúdos de sala de aula e aplicações cotidianas àqueles
conhecimentos que eles já detêm, isso está meramente ligado ao senso comum. Na
maioria das vezes a abordagem do professor é feita a partir de cálculos e fórmulas que
nem sempre trazem um significado com clareza de importância e aplicação, fazendo
com que a independência do estudante em sala de aula seja anulada. O seguinte
trabalho apresenta uma proposta de aula focando na contextualização do Princípio de
Bernoulli utilizando como meio a dinâmica da aviação, fazendo com que sejam
relacionadas as dinâmicas de voo com esse princípio físico que descreve os fenômenos
aerodinâmicos capazes de fazer o avião voar. Esta proposta visa contextualizar e
relacionar Princípio de Bernoulli, a fim de mostrar que temas trabalhados em sala de
aula podem ser vivenciados despertando curiosidade e novos conhecimentos.

20h40 A ADOÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS APADRINHADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 NO MUNICÍPIO DE CARUARU Posters Dinâmicos
Local: Em frente ao Auditório de Mestre Vitalino

Em meio a conjuntura adotada pela nova BNCC (base nacional comum
curricular),alterando-se apenas na ordem de capítulos e na maneira na qual era abordada,
seja nos exemplos, metodologia ou relações com o projeto pedagógico do ano/série, este
trabalho traz como objetivo entender a abordagem da física, trazidos nos livros de ciências
do ensino fundamental 1, tendo como base três coleções bastante conhecidas e usadas
pela rede municipal de educação de Caruaru: Ápis Mais, Bem-me-quer e A Conquista, Além
da relação entre Base Nacional e livro didático, é analisada a perspectiva de como isso é
abordado nos anos iniciais, seguindo a aplicação do conteúdo com ciências da natureza e
os padrões do PNLD. Dentro disso, pode ser gerada uma discussão em vista da
necessidade de formação de pedagogos com um conhecimento prévio de fenômenos da
natureza. O movimento acerca disso, acima colocado, mostra a importância da física e sua
boa relação com o desenvolvimento científico, tal ação deixa claro a importância de
aprender conceitos físicos desde cedo e como isso pode servir de pré-requisitos de uma
vida, não só de um ambiente escolar.

20h40 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A PRODUÇÃO DE MODELOS TÁTEIS-VISUAIS PARA ENSINO INCLUSIVO DE ASTRONOMIA Posters Dinâmicos
Local: Em frente ao Auditório de Mestre Vitalino

A inclusão da Astronomia no ensino fundamental e médio, de acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Curricular Comum
(BNCC), enfrenta desafios significativos, especialmente devido ao uso predominante
de representações bidimensionais que não capturam adequadamente as escalas e
espacialidade dos astros, levando a concepções equivocadas sobre o Universo.
Esses desafios são amplificados ao ensinar alunos com deficiência visual, que
necessitam de abordagens e materiais diferentes para acessar o conhecimento.
Apoiado nos pressupostos da "Defectologia" de Vigotski, que vê a deficiência mais
como uma questão social do que biológica, e nas estratégias pedagógicas inclusivas
de Camargo, este trabalho revisou produções sobre o uso de materiais táteis-visuais
para o ensino inclusivo de Astronomia a pessoas com deficiência visual, destacando
a importância da adaptação curricular e metodológica para uma verdadeira inclusão
educacional.

13h00 O USO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Minicurso
Local: Sala H10

Este minicurso explorará a utilização do ChatGPT, como uma ferramenta pedagógica
inovadora, na otimização do tempo de docentes que lecionam física no ensino médio.
Assim, nosso público alvo será docentes que lecionam física e/ou discentes em formação
na área. O minicurso será desenvolvido de forma teórica e prática, objetivando auxiliar os
docentes participantes na criação/reelaboração de planos de aulas e materiais didáticos,
por meio de: a) apresentações introdutórias sobre Inteligência artificial, o ChatGPT e suas
aplicações no planejamento pedagógico do ensino de física da educação básica; b)
workshops interativos e práticos, por meio de comandos precisos e eficazes, que resultem
em planos de aula alinhados com as competências e habilidades propostas pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC); e c) discussões críticas e reflexivas. De forma geral,
abordaremos como o ChatGPT poderá ser integrado no planejamento pedagógico do
docente, enriquecendo suas práticas pedagógicas e promovendo uma melhor eficiência do
seu tempo didático.

14h00 - Dr. Anderson Luiz da Rocha e Barbosa Quando os voos de Lévy encontram a Spintrônica Palestra
Local: Auditório Mestre Vitslino

Quando os voos de Lévy encontram a Spintrônica
PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRPE

15h00 - Dr. Antonio Rodrigues de Castro Romaguera O Laboratório de Sistemas Complexos e Universalidades: Experimentos envolvendo impressão 3D, câmeras e robôs Palestra
Local: Auditório Mestre Vitalino

O Laboratório de Sistemas Complexos e Universalidades: Experimentos envolvendo impressão 3D, câmeras e robôs
PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRPE

16h00 - José Ferraz de Moura Nunes Filho Telecomunicação Quântica: A Iniciativa em Recife e o Papel da UFRPE Palestra
Local: Auditório Mestre Vitslino

Telecomunicação Quântica: A Iniciativa em Recife e o Papel da UFRPE

PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRPE

19h00 - José Medeiros da Costa Netto DO ÁPEIRON À QUINTESSÊNCIA: UMA BREVE HISTÓRIA DA ENERGIA ESCURA Palestra
Local: Auditório Mestre Vitslino

Os filósofos pré-socráticos se debruçavam sobre qual seria a arché do nosso universo, isto é, sobre qual seria a substância fundamental que comporia todas as coisas presentes à priori e à posteriori. Tales de Mileto acreditava que era a água. Para Heráclito de Éfeso, a única coisa constante era a inconstância, definindo o fogo como elemento primordial. Um desses filósofos, porém, se destacou por conceber uma arché totalmente diferente das demais: segundo Anaximandro de Mileto, o ápeiron, o indefinido, o indeterminado, era a essência-mor de tudo o que enxergávamos e, principalmente, do que não conseguíamos ver. Ora, desde 1998 sabemos existe uma componente invisível no universo que preenche mais de 70% do cosmos e que torna a sua expansão acelerada. Do ponto de vista da teoria da relatividade geral, a energia escura é essa misteriosa componente. Nesta palestra propomos dar uma breve elucidação sobre a evolução dos modelos de quintessência, focando naqueles que se valem da termodinâmica de fluidos relativísticos. Partindo da errônea concepção inicial em relação a constante cosmológica e passando pelo famoso problema que leva seu nome, buscamos dar aos discentes uma ideia de como a pesquisa nessa importante área da cosmologia é feita. Por fim, iremos trazer alguns resultados inéditos obtidos quando se adiciona um termo de fonte ou sumidouro de partículas ao fluido de energia escura. Levando os alunos por essa odisseia cósmica, desejamos despertar o interesse do público para a possibilidade de estarmos lidando com o ápeiron que Anaximandro na Mileto de 26 séculos atrás parecia prever.

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Local

UFPE CAA, 55014-900, Avenida Marielle Franco, Nova Caruaru, Caruaru, Pernambuco
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Organizador

Diretório Acadêmico de Física