O Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (GIMC, do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq) convida pesquisadores(as), professores(as) e estudantes (de graduação e pós-graduação) a participar do VI Simpósio Nacional. O evento tem como finalidade a análise e o debate a respeito de novas fontes e abordagens sobre a vida, a história e os conflitos ligados ao movimento social do Contestado, sob os pontos de vista social, econômico, ambiental, cultural e religioso. Desejamos envolver participantes da área de História e das Ciências Humanas, incluindo os estudos nos campos literários e artísticos. O Simpósio compreenderá o estudo não apenas de episódios ligados à Guerra do Contestado, mas também à vida e tradições das populações do planalto meridional, ao extenso território ligado à tradição do monge João Maria (como nos planaltos do Rio Grande do Sul e do Paraná). No mesmo sentido, o evento estimulará a inscrição de estudos sobre movimentos sócio-religiosos ocorridos no Brasil, como Muckers, Monges Barbudos, Canudos, Juazeiro, Pau de Colher, Santa Dica, Caldeirão e outros. Entre as abordagens desejadas, além da pesquisa sobre novas fontes e acervos especializados, compreendendo fontes documentais, orais, fotográficas e memorialísticas, uma ênfase será dedicada à reflexão sobre o Contestado no ensino de História e as disputas na Memória Pública. Pesquisas sobre a participação de populações indígenas e negras nestes movimentos deverão ter espaço especial na programação.
__
As inscrições se darão nas modalidades de comunicação de texto integral (de 15 a 20 páginas), para profissionais e estudantes de pós-graduação, e a modalidade de apresentação de banners, para estudantes de graduação. As inscrições são gratuitas para todas as categorias de participantes.
Em função da pandemia, que resulta na impossibilidade de um evento presencial, o VI Simpósio Nacional "O Lugar do Contestado na História do Brasil" será realizado por videoconferências em modo remoto. Para tanto, reescalonamos os prazos de inscrição e envio de textos e áudios.
Os resumos já enviados até 31 de julho de 2020 não precisam realizar nova inscrição, apenas necessitam seguir os prazos finais.
Cronograma e Inscrições:
Até dia 4 de setembro de 2020 – Inscrição de resumos de comunicações para pós-graduandos, profissionais e banners de graduandos (informando nome completo, co-autoria ou orientação, quando for o caso, Instituição, endereço, RG e CPF) em resumos com até 15 linhas com título e três palavras-chave. Os resumos e dados solicitados deverão ser colocados seguindo as instruções abaixo.
Até dia 15 de setembro de 2020 – Homologação dos trabalhos inscritos e envio de Cartas de Aceite.
Até dia 10 de outubro de 2020 – Envio de áudios\vídeos com comunicação completa (instruções detalhadas das comunicações e textos finais seguirão com Carta de Aceite).
Até dia 15 de outubro de 2020 – Envio dos textos completos das comunicações pelos autores ao mesmo e-mail de inscrição.
De 19 a 22 de outubro de 2020 – Realização do VI Simpósio Nacional sobre o Contestado: o lugar o Contestado na História do Brasil, por videoconferência em plataforma que será informada na Carta de Aceite e divulgada nas redes sociais.
--
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
Formatação do Trabalho completo:
1. Título: No máximo 10 palavras.
2. Autoria: Nome completo, trazendo, em nota de rodapé referências (instituição de origem, titulação, programa de pós-graduação a que está ligado e agência financiadora, quando for o caso, e e-mail para contato).
3. Resumo e palavras-chaves: os mesmos apresentados na inscrição inicial;
4. Extensão do texto: O artigo deve entre 10 e 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e imagens, fonte Times New Roman, 12, espaço 1,5;
5. Citações: As citações com até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto. Citações com mais de três linhas devem ser recuadas, sem aspas e espaço 10, com recuo esquerdo (2,0). As referências das mesmas devem constar no corpo do texto (e não em nota de rodapé ou nota de fim), entre parênteses, no modelo autor –data, indicando sobrenome do autor, data de publicação e páginas citadas (por exemplo: LONER, 2001, p. 330).
6. Notas de rodapé: Quando necessárias, devem ter apenas caráter explicativo e/ou aditivo. Devem ser numeradas sequencialmente em espaço simples, Times New Roman, 9. Caso nas notas de rodapé houver referências bibliográficas estas devem seguir o modelo autor-data.
7. Tabelas: No caso de utilização de tabelas, elas devem ser digitadas seguindo a formatação de Tabela do Word.
8. Imagens: As imagens devem ser anexadas no corpo do texto, respeitado o local de sua inserção pelo autor. Devem estar em formato JPEG ou TIF, escaneadas em 300 DPI.
9. Referências bibliográficas: Respeitando as regras correntes da ABNT, devem vir ao final do texto em ordem alfabética do autor.
10. O artigo enviado ao VI Simpósio deve ser inédito no país e sua remessa indica que o autor concorda com a cessão dos direitos autorais para a publicação em conjunto dos trabalhos pela Comissão Organizadora.
11. A Comissão Organizadora selecionará os artigos para futura publicação em livro.
OBS: solicita-se aos autores uma criteriosa revisão de português.