VI SINARUB / V SNPD / V EMPURD

VI SINARUB / V SNPD / V EMPURD

Faça sua inscrição

SOBRE O EVENTO

Sobre o evento

Os modos de vida rural e urbano, as diretrizes de desenvolvimento rural e urbano, as relações entre ciências, sociedade e natureza no mundo rural e no urbano, têm sido abordados pelas diferentes áreas ou disciplinas científica, predominantemente, de forma segmentada com hegemonia do urbano enquanto padrão de desenvolvimento a ser universalizado. Dito de outro modo, o processo dominante de urbanização associada à industrialização é assumido como homogeneizador socioespacial, o que, no Brasil, atribui ao urbano industrial o lugar de fala civilizatório, que produz invisibilidade do rural tanto em suas peculiaridades e sociohistoricidade quanto em suas relações com o urbano, e da cidade como processo sociohistórico cujas formação, conformação e transformação é intrinsecamente vinculado ao rural em disputa sobre a mesma base material de apropriação da terra, da natureza, da biodiversidade. Reconhece-se nessa perspectiva que aí se estabelecem dicotomias construídas teoricamente e silenciadoras da vida cotidiana, problemática cujo enfrentamento requer aliança interdisciplinar com possibilidades de transdisciplinaridade para que se efetive diálogo entre ciência e sociedade, capaz de gerar pauta de questões que ao serem problematizadas reconheçam o lugar dos modos de vida de homens e mulheres rurais e urbanos na construção virtuosa de ecodinâmicas interescalares para padrão de desenvolvimento que contemple a diversidade como inerente à conservação da vida.

O Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (SINARUB) é fruto dos debates e das pesquisas no âmbito da Geografia, de temas que envolvem as metamorfoses da cidade e do campo, seus sentidos e significados.

O contexto desta nova edição se dá em intercâmbio com a 5° edição dos eventos Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (SNPD) e do Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional e Demografia - PURD/CAPES (EMPURD), que em sua trajetória debateu temas de ampla relevância, como governança pública, o planejamento e o desenvolvimento socioambiental e a inovação aplicada, às experiências no planejamento urbano regional e a ruralidades e urbanidades no planejamento e desenvolvimento.

Em 2020 os eventos serão realizados pelos PPG de Planejamento Ambiental e o de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica do Salvador, de forma integrada e continuada do Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (SINARUB), do Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (SNPD) e do Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional e Demografia - PLURD/CAPES (EMPURD).

 

Submissão de artigos

- Os artigos serão recebidos entre o período de 01 de julho de 2019 a 31 de outubro de 2019 20 de dezembro de 2019, precisamente até 23 horas e 59 minutos.

- Os artigos deverão ser submetidos exclusivamente no site do evento (Submissão de trabalhos), seguindo rigorosamente as especificações do regulamento de submissão e dos procedimentos previstos no próprio sistema.

- Os trabalhos deverão estar dentro de um dos eixos temáticos descritos no regulamento de inscrição.

- Regulamento de submissão está disponível na página de formulários e regulamentos deste site.

- O uso do template disponível no site do evento é obrigatório e está disponível na página Arquivo deste site.

 

Revistas parceiras

Até o momento o VI SINARUB / V SNPD / V EMPURD conta com a parceria de 5 periódicos que irão acolher os artigos indicados pelo comitê científico após seleção. São eles: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento / UTFPr, Revista Política e Planejamento Regional / IPPUR-UFRJ, Revista Geonordeste / UFS, Revista Rural & Urbano / UFRPE, Caderno do Centro de Estudos e Ações Sociais - CEAS e Geoingá - Revista do Prograna de Pós-Graduação em Geografia.

A participação na seleção para publicação em periódicos é opcional, cabendo ao inscrito apontar no ato da submissão do artigo. Maiores informações no Regulamento de Submissão de artigos, disponível na página Arquivo.

 

Circuitos Científicos

No dia 16 de maio de 2020 (sábado) acontecerão os circuitos científicos do evento, onde serão visitadas áreas selecionadas com destinos e temáticas diferentes, representativas da diversidade que constitui o rural e o urbano da Região Metropolitana de Salvador. Somente inscritos no evento poderão comprar o passaporte que dará direito à participação na atividade.

Os inscritos no evento receberão comunicado por e-mail avisando a abertura das inscrições, bem como as informações sobre os circuitos.

 

Modalidades de atividades

Conferência de abertura: exposição a partir do tema do evento para contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos.
Mesas Redondas: constituem o espaço para o debate teórico político plural, envolvendo diferentes paradigmas, áreas do conhecimento, instituições, e pesquisadores de diversas regiões brasileiras e de várias partes do mundo.
Comunicações de Eixo Temático: são espaços para apresentação de trabalhos científicos selecionados pelo Comitê Científico.
Circuitos Científicos: visitas a áreas selecionadas, representativas da diversidade que constitui o rural e o urbano da Região Metropolitana de Salvador.
Rodas de Conversa: são espaços de expressão e diálogo entre os modos de vida das comunidades e a produção científica engajada.
Fórum de Experiências em Observatórios: reúne pesquisadores envolvidos com pesquisa e extensão em situações de conflitualidade.
Mesa de encerramento: exposições que finalizam o evento para contribuir com a construção de problemáticas de pesquisas e de políticas públicas.
Mostras de vídeos/documentários: espaços alternativos, para exposição de vídeos e/ou documentários alinhados com o conteúdo do evento.

 

Comissão Científica

- A comissão científica é formada por professores doutores de diversas instituições de ensino superior do país.

- A lista está disponível na página Comissão Científica

 

                                                                                                  

Clique aqui para retornar para a página inicial.