SOBRE O EVENTO

Sobre o evento

Os modos de vida rural e urbano, as diretrizes de desenvolvimento rural e urbano, as relações entre ciências, sociedade e natureza no mundo rural e no urbano, têm sido abordados pelas diferentes áreas ou disciplinas científica, predominantemente, de forma segmentada com hegemonia do urbano enquanto padrão de desenvolvimento a ser universalizado. Dito de outro modo, o processo dominante de urbanização associada à industrialização é assumido como homogeneizador socioespacial, o que, no Brasil, atribui ao urbano industrial o lugar de fala civilizatório, que produz invisibilidade do rural tanto em suas peculiaridades e sociohistoricidade quanto em suas relações com o urbano, e da cidade como processo sociohistórico cujas formação, conformação e transformação é intrinsecamente vinculado ao rural em disputa sobre a mesma base material de apropriação da terra, da natureza, da biodiversidade. Reconhece-se nessa perspectiva que aí se estabelecem dicotomias construídas teoricamente e silenciadoras da vida cotidiana, problemática cujo enfrentamento requer aliança interdisciplinar com possibilidades de transdisciplinaridade para que se efetive diálogo entre ciência e sociedade, capaz de gerar pauta de questões que ao serem problematizadas reconheçam o lugar dos modos de vida de homens e mulheres rurais e urbanos na construção virtuosa de ecodinâmicas interescalares para padrão de desenvolvimento que contemple a diversidade como inerente à conservação da vida.

O Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (SINARUB) é fruto dos debates e das pesquisas no âmbito da Geografia, de temas que envolvem as metamorfoses da cidade e do campo, seus sentidos e significados.

O contexto desta nova edição se dá em intercâmbio com a 5° edição dos eventos Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (SNPD) e do Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional e Demografia - PURD/CAPES (EMPURD), que em sua trajetória debateu temas de ampla relevância, como governança pública, o planejamento e o desenvolvimento socioambiental e a inovação aplicada, às experiências no planejamento urbano regional e a ruralidades e urbanidades no planejamento e desenvolvimento.

Em 2020 os eventos serão realizados pelos PPG de Planejamento Ambiental e o de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica do Salvador, de forma integrada e continuada do Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (SINARUB), do Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (SNPD) e do Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional e Demografia - PLURD/CAPES (EMPURD).

 

Submissão de artigos

- Os artigos serão recebidos entre o período de 01 de julho de 2019 a 31 de outubro de 2019 20 de dezembro de 2019, precisamente até 23 horas e 59 minutos.

- Os artigos deverão ser submetidos exclusivamente no site do evento (Submissão de trabalhos), seguindo rigorosamente as especificações do regulamento de submissão e dos procedimentos previstos no próprio sistema.

- Os trabalhos deverão estar dentro de um dos eixos temáticos descritos no regulamento de inscrição.

- Regulamento de submissão está disponível na página de formulários e regulamentos deste site.

- O uso do template disponível no site do evento é obrigatório e está disponível na página Arquivo deste site.

 

Revistas parceiras

Até o momento o VI SINARUB / V SNPD / V EMPURD conta com a parceria de 5 periódicos que irão acolher os artigos indicados pelo comitê científico após seleção. São eles: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento / UTFPr, Revista Política e Planejamento Regional / IPPUR-UFRJ, Revista Geonordeste / UFS, Revista Rural & Urbano / UFRPE, Caderno do Centro de Estudos e Ações Sociais - CEAS e Geoingá - Revista do Prograna de Pós-Graduação em Geografia.

A participação na seleção para publicação em periódicos é opcional, cabendo ao inscrito apontar no ato da submissão do artigo. Maiores informações no Regulamento de Submissão de artigos, disponível na página Arquivo.

 

Modalidades de atividades

Conferência de abertura: exposição a partir do tema do evento para contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos.
Mesas Redondas: constituem o espaço para o debate teórico político plural, envolvendo diferentes paradigmas, áreas do conhecimento, instituições, e pesquisadores de diversas regiões brasileiras e de várias partes do mundo.
Comunicações de Eixo Temático: são espaços para apresentação de trabalhos científicos selecionados pelo Comitê Científico.
Rodas de Conversa: são espaços de expressão e diálogo entre os modos de vida das comunidades e a produção científica engajada.
Fórum de Experiências em Observatórios: reúne pesquisadores envolvidos com pesquisa e extensão em situações de conflitualidade.
Mesa de encerramento: exposições que finalizam o evento para contribuir com a construção de problemáticas de pesquisas e de políticas públicas.
Mostras de vídeos/documentários: espaços alternativos, para exposição de vídeos e/ou documentários alinhados com o conteúdo do evento.

 

Comissão Científica

- A comissão científica é formada por professores doutores de diversas instituições de ensino superior do país.

- A lista está disponível na página Comissão Científica

 

                                                                                                  

Clique aqui para retornar para a página inicial.