A missão central dos Hospitais Universitários (HU) é a formação de recursos humanos para atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), missão que requer permanente articulação com a rede de saúde de modo a promover a visão integrada do sistema de saúde nos processos de promoção, prevenção e assistência à população. A definição de HU pressupõe ações de ensino, pesquisa e extensão por meio da assistência, e, nas diversas áreas do conhecimento, para além da área de saúde, haja vista a complexidade da instituição “hospital”, sobretudo quando inserido no SUS. Por isso consiste num espaço aonde profissionais de saúde, trabalhadores da saúde, docentes, discentes (de graduação e pós-graduação incluindo residentes) e pesquisadores compartilham cotidianamente dessas ações voltadas para a rede de saúde do SUS. Nesta direção, o HUPAA/UFAL/EBSERH constitui uma instituição que acolhe e articula o tripé universitário num complexo universo de atores o que requer manter o processo de educação permanente, no qual a Jornada Acadêmica ocupa lugar de destaque.
A temática Tecnologias em Saúde possui extrema relevância, sobretudo por se alinhar ao novo contexto da Saúde Digital que é para onde todas as instituições de saúde caminham. As ferramentas tecnológicas aplicadas à área da saúde funcionam como instrumentos de modificação e facilitação das relações de trabalho, que envolvem as diferentes áreas que lidam com o princípio da saúde dentro do conceito ampliado de saúde, como bem-estar biopsicossocial. Neste sentido será trabalhada com a finalidade de provocar reflexões e mobilizar os atores citados para a importância do uso das inovações tecnológicas em saúde na perspectiva da atenção à saúde, da humanização e da responsabilidade social, voltadas para a garantia de uma assistência de qualidade ao usuário do SUS. E tudo isto é, sem sombra de dúvidas, de fundamental importância para o estado de Alagoas que busca incansavelmente prover melhores condições de saúde para a população em geral.
Desta forma, o evento consiste num espaço de integração da comunidade do qual faz parte. Isto inclui a participação de profissionais, estudantes e pesquisadores (de graduação e programas de pós-graduação stricto senso) desta e de outras instituições de ensino superior e instituições de saúde do estado, proporcionando a integração, troca de conhecimentos e experiências.