Vozes que transformam: letramentos acadêmicos como ferramenta para o protagonismo na Educação Básica

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Sexta, 23 de maio de 2025 Das 17:00 às 18:30

Sobre o Evento

Nessa edição do LLAC Convida, o professor doutor José Ribamar Lopes Batista Júnior falará sobre a centralidade dos letramentos acadêmicos na educação básica enquanto propulsores do protagonismo juvenil, fundamentada no relato de experiências práticas desenvolvidas e concretizadas em projetos de pesquisa, ações extensionistas e projetos didáticos no Laboratório Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano/UFPI.

A apresentação detalhará o engajamento ativo de estudantes e bolsistas de iniciação científica júnior em diversas atividades, incluindo a mediação de palestras e cursos, a monitoria de eventos, o gerenciamento de cursos, a elaboração de planilhas e gráficos, a verificação de frequências, a atuação como ministrantes e tutores on-line, o envio de comunicados, a divulgação em redes sociais, a apresentação de trabalhos e a produção de variados gêneros textuais acadêmicos (resumos, relatórios, pôsteres, comunicações orais, artigos e capítulos de livros), entre outras. Evidencia-se como essa imersão contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades linguísticas cruciais, o fortalecimento da autonomia intelectual e a ampliação de horizontes para uma formação integral nos âmbitos pessoal, acadêmico e profissional.

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Organizador

LLAC

O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) em Línguas Materna e Estrangeiras foi criado em 2011 pelas Profas. Dras. Marília Mendes Ferreira e Eliane G. Lousada, das áreas de inglês e francês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Representa uma ação inédita no âmbito da USP de atuar nas deficiências do letramento, conduzindo os alunos a uma socialização efetiva do discurso acadêmico e das tarefas exigidas na graduação, através de monitorias individuais a esses alunos.

O LLAC surge então como uma perspectiva de colaboração para a produção textual de gêneros acadêmicos, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, contribuindo, assim, para o letramento acadêmico de graduandos e pós-graduandos.