Sobre

WEBINAR: COMO ESCREVER E PUBLICAR ARTIGOS DE ALTO IMPACTO

22 de outubro de 2021 - Sessão 2
10h30 - 12h30

Transmissão pelo Youtube

Palestrante: Prof. Dr. Valtencir Zucolotto

Na atualidade, a comunicação da ciência representa um desafio que se inicia com o projeto de pesquisa e alcança os cientistas primordialmente a partir da publicação de um artigo internacional. O gênero científico possui especificidades que requerem não apenas originalidade como também o desenvolvimento de competências de escrita e a adoção de estratégias eficientes de escolha de revistas adequadas ao tema desenvolvido e público alvo.

No contexto da ciência aberta e de aumento da velocidade de publicação, transparência, reprodutibilidade e ética têm alcançado destaque.

Neste Webinar, o participante terá oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o universo atual da ciência, a estrutura típica de um artigo científico, a importância da concisão, do título, os elementos do abstract, os procedimentos metodológicos, resultados e conclusões, além da disponibilidade dos dados de pesquisa.

Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar.

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica

Local do evento

Evento online
Link: https://youtu.be/DYRI1KyGH_0

Palestrante

  • Valtencir Zucolotto

    Valtencir Zucolotto - Universidade de Sao Paulo.

    É Professor Titular no Instituto de Física de São Carlos - IFSC da Universidade de São Paulo (USP), e coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP São Carlos. É membro do Conselho Superior da Inova USP. É presidente da comissão do Portal da Escrita Científica da USP São Carlos e Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2003). Realizou estágio na University of Massachusetts at Lowell, USA (2000-2001) e foi Professor Visitante na Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França, em 2010. Tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina e no Agronegócio. Orientou dezenas de alunos de Pós-graduação e supervisionou mais de 50 Pós-doutores. Publicou mais de 190 artigos em revistas internacionais, 15 capítulos de livros e 20 depósitos de patentes, com 5 cartas patentes já concedidas. Ministrou mais de 380 palestras em eventos científicos e didáticos, no Brasil e no exterior. Possui mais de 5000 citações e fator H 43 (44) (Web of Science, Scopus). Desenvolveu e ministra anualmente o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês. Desenvolveu cursos online e DVDs em Escrita Científica. Seus vídeos online possuem mais de 600 mil visualizações. É editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology - Springer-Nature

Programação

Horário Atividade Descrição
22/10
10h30 Online Escrita e publicação científica de alto impacto
Webinário
Valtencir Zucolotto

Escrita e publicação científica de alto impacto

Inscrições

Organizador

  • Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica
    A Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica (AGUIA) é o órgão da Universidade de São Paulo responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.

    A Agência dá continuidade às atividades anteriormente desenvolvidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP), ao mesmo tempo que incorpora novas frentes e amplia seu escopo de atuação.

    A missão da AGUIA é promover a ciência e o acesso aberto, a geração e o uso da informação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, a excelência do ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Esta promoção se concretiza por meio da assistência especializada, administração, difusão e preservação do conhecimento registrado.
    Entre em contato