Inquietudes, desafios e empatia são palavras que delineiam o cotidiano dos (as) profissionais que fazem da Educação Inclusiva um espaço de acessibilidade e de equidade. Nessa perspectiva, o Napne Ifal - Campus Marechal Deodoro organiza o Webinário sobre Adaptações Curriculares para estudantes surdos (as) com o objeto de refletir sobre as atividades pedagógicas nas áreas de Linguagens, Exatas e Meio Ambiente, no contexto da Educação Básica, em especial, de Nível Médio. Convidamos, assim, os (as) servidores do Ifal e comunidade externa para construir, por meio desse evento, lugares de debates que possam contribuir para a formação pedagógica de todos (as) aqueles (as) que pensam a sala de aula como um ambiente de acolhimento e cuidado com o outro. Para essa jornada virtual, contamos com a presença de um time de pesquisadoras e pesquisadores que irão guiar esses momentos de conversa sobre o tema citado: Profa. Sirleide Souza, Profa. Luana Silva, Profa. Ligia Ferreira, Prof. Paulo Stella, Prof. Jerlan Batista e Prof. Roberto Santos!
Junte-se a nós! Valor da inscrição: um abraço virtual!
Pedagogia, Currículo e Surdez Webinário · Sirlene Vieira de Souza
Adaptação Curricular: Isso existe mesmo? Por que? Para quem? Como? Webinário · Luana Luzia da Silva
As Adaptações Curriculares no Ensino de Literatura Webinário · Lígia Ferreira dos Santos
Questões e reflexões acerca do ensino de línguas estrangeiras: muitas perguntas e poucas respostas Webinário · Paulo Rogério Stella
Biologia para surdos: desafios e práticas para comunicação e inclusão Webinário · Jerlan Pereira Batista
Ensino de Ciências numa Sala Inclusiva: um Diálogo sobre as Adaptações Curriculares Webinário · Roberto Carlos Silva dos Santos
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS MARECHAL DEODORO (NAPNE/IFAL-MD)
Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Alagoas. É Pedagoga pela Universidade Federal de Alagoas (2008), Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela UNIASSELVI, Mestre em Educação Brasileira (UFAL, 2011) com ênfase em Educação e Diversidade, com área de interesse em inclusão educacional da pessoa com deficiência e formação de professores. Possui curso de capacitação para intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela AAPPE. Tem experiência na área pedagógica. Professora assistente da Universidade de Pernambuco- Garanhuns , atuando na área de educação inclusiva/ formação de professores e LIBRAS. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, gestão 2016-2018. Membro integrante dos grupo de pesquisa: NEEDI- UFAL e Vice Líder do GEADLIN- UPE.
Mestranda no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - PPGE- UFAL, Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Também é Graduanda em Letras-Libras na mesma Universidade. Exerceu a função de Intérprete de LIBRAS na Prefeitura Municipal de Arapiraca-AL e na Rede Estadual de Ensino de Alagoas. Atualmente, é Tradutora-Intérprete de Libras na Secretaria Municipal de Educação de Maceió -SEMED-Maceió. Tem pesquisado na área de inclusão com foco na formação de professores para o ensino de alunos com deficiência e também além da constituição docente de professores Surdos.
Licenciada em Filosofia (2001), mestra em Literatura Brasileira (2004), doutora em Estudos Literários (2009) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista do PIBIC/UFAL/CNPq (1998-2001), da FAPEAL (2003-2004) e da CAPES (2004-2008), integrante do movimento estudantil na graduação e na pós-graduação, é professora associada 1 da UFAL, atua no curso de Letras-Libras. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Gênero e Emancipação humana e do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores/as e Pesquisa; atuou como como diretora/coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Recebeu a Comenda Dandara, da Câmara Municipal de Maceió-AL (03/08/18) e o Prêmio Tia Marcelina, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). Tem experiência na área de Filosofia e Letras, com ênfase em Estética, Ontologia, Ensino das Literaturas Brasileira, Afro-brasileira e Surda, nos Estudos de Gênero e Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER).
Possui Graduação em Letras - Lingüística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professor adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas em Maceió nas áreas de Licenciatura em Inglês e Licenciatura em Letras Libras. É vice-líder do grupo de pesquisa ObservU - Observatório da Linguagem em Uso. Pesquisa na linha de pesquisa de Linguística Aplicada com interesse em formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, letramento, decolonialidade, transculturalidade, identidades, tecnologias e questões relativas à modernidade
Mestrando em Teoria e Análise Linguística - PPGLL/UFAL. Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário CESMAC (2015). Representante da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais - AAPPE suplente Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência 2012 até 2014. PROLIBRAS-SÉTIMO Exame Nacional de Certificação na LIBRAS- 2013. Pós-graduação em Libras e Educação para Surdos pela Faculdade XV de Agosto (FAQ). É Graduando em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pólo em Fortaleza-CE. Professor de Libras e Coordenador do curso de Libras da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) 2011 até 2019. Atualmente, é Professor de Libras na Escola Estadual Tavares Bastos e pesquisa na área da Linguística.
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC-UFRPE); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC-UFRPE); Especialista em Proficiência para tradutor intérprete de Libras (ALPHA), Especialista em Libras e Educação Inclusiva da pessoa surda (FACULDADE MODELO-FACIMOD); Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente, trabalha como Tradutor Intérprete de Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é professor da Educação Básica pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de PE. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas no Ensino da Libras (NEPEL) que pesquisa aspectos linguísticos, morfológicos e sintaxe da Língua de Sinais.