O WORKSHOP CABELO AFRO E CONSCIÊNCIA: OFICINA DE TRANÇAS AFRO” objetiva o debate sobre a realidade social do negro tendo em vista à valorização da estética negra. A metodologia utilizada inicia-se com uma contextualização histórica da estética negra partindo da sua importância e valorização de sua identidade. Assim, resgatando autoafirmação de cada integrante.
O cabelo é um dos principais elementos de autoafirmação de identidade da população negra e é, também, o símbolo representativo do desafio enfrentado pelos sujeitos num espaço em que ainda prevalecem os padrões de beleza europeus. O ato de ir a um salão de beleza nos leva a ver que o afrodescendente busca não só uma mudança estética. Junto a isso, existe – consciente ou inconscientemente – a tentativa de recuperação de sua autoestima, além da construção e reafirmação de sua subjetividade e identidade negra frente a uma sociedade que o subjuga.
O cabelo do afrodescendente certamente é parte desconhecida do perfil estético que compreende a identidade negra. A relação que cada um tem com seu cabelo é muito particular. O fato de saber ou não lidar com ele determina a forma como é aceito. Além disso, as possibilidades de informação que cada um tem e as experiências vividas desde a infância até a idade adulta fazem com que as pessoas criem diferentes conceitos sobre a forma como encaram seu cabelo e traços, descendentes das populações que vieram do continente africano. Há também que se considerar as noções de alteridade que cada um tem, que em geral causam um "despertar" para o reconhecimento de uma identidade própria, frente ao espelho e à sociedade.