O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/Campus Castanhal, através do Núcleo de Difusão Tecnologica em Agropecuária - NUPAGRO, eixo Agricultura tem a satifação em promover o 1º Workshop em Mandiocultura, que tem por finalidade difundir informações e novas tecnologias voltadas para o setor produtivo da cultura da mandioca.
Contando com o apoio de Empresas, Núcleos e Instituições de Pesquisa e Ensino, em 2022 o evento será no formato online, de graça e contará com o eixo norteador - Técnicas de Cultivo e Uso na Alimentação Animal, assim, fortalecendo esse elo de uma das culturas mais importântes do estado do Pará.
Contamos com sua participação!
Mandioca: Atualidades, Desafios e Aspectos Econômicos do Cultivo Palestra · Benedito Dutra Luz de Souza
Produção de Material de Plantio de Mandioca Palestra · Dr. Herminio Souza Rocha
Manejo de Plantas Daninhas na Cultura da Mandioca Palestra · Dr. Valdemir Antônio Peressin
Manejo Nutricional da Mandioca Palestra · Dr. Leonardo Elias Ferreira
Melhoramento Genético e impactos na produção de mandioca Palestra · Dra. Elisa Ferreira Moura
PRAGAS DA MANDIOCA: Identificação e controle Palestra · Dra. Aloyséia Cristina da Silva Noronha
Mecanização na Cultura da Mandioca Palestra · Dr. Marcos Roberto da Silva
Mandioca na Alimentação de Ruminantes Palestra · Dr. Thiago Carvalho da Silva
Utilização da Mandioca na Alimentação de Monogástricos Palestra · Dr. Fábio Sales de Albuquerque Cunha
Durante o evento será fornecido link de presença no qual o participante deverá preencher para confirmar sua participação.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O NUAGRO é um dos núcleos de pesquisa do IFPA Castanhal voltado para estudos nas áreas da Agricultura e Pecuária dentro da realidade amazônica/ifpanupagro.
Eng. Agrônomo/Consultor Técnico
Dr. em Agronomia (Fitopatologia), ambos pela Universidade Federal de Lavras, concluídos em 2005 e 2008, respectivamente. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em produção de mudas, micropropagação da bananeira e de mandioca, Fruticultura e Fitopatologia (Sigatoka amarela de bananeira). Atualmente empregado da Embrapa Mandioca e Fruticultura, onde exerce a função de Analista na área de comunicação e negócios tecnológicos para a transferência de tecnologia.
Dr. em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mandioca, instruções agrícolas, matocompetição, adubação e plantas infestantes
Dr. em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido, professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia, tem experiência nas áreas de Manejo e Conservação do Solo, Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas, Ecologia e Fruticultura.
Doutora em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é pesquisadora na Embrapa Amazônia Oriental e atua na área de recursos genéticos vegetais, desenvolvendo pesquisas com coleta, conservação e caracterização de recursos genéticos de mandioca, auxiliando no programa de melhoramento genético da espécie.
Eng. Agrônoma, Drª. em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, atualmente é pesquisador a da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Com experiência na área de Agronomia, com ênfase em Acarologia, atuando principalmente nos seguintes temas: manihot esculenta, controle biológico, acari, ácaro e fitoseídeo.
Graduado em Agronomia pela Universidade de Alfenas possui Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP em Eng. Agrícola. Tem experiência na área de Agronomia, com atuação com ênfases de Mecanização Agrícola, Mecanização Conservacionista, Sistema Plantio Direto, Gestão da Qualidade em Sistemas Agrícolas de Produção (Grãos, raízes, frutas e pastagens). Atualmente Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB e Presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca- SBM.
Eng. Agrônomo pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestrado em Zootecnia na área de Forragicultura, Dr. em Zootecnia na área de Forragicultura. E Presidente da comissão de trabalho de conclusão de curso e estágio supervisionado obrigatório- CTES do curso de Zootecnia. Membro da coordenação do grupo de Estudos em Ruminantes e Forragicultura da Amazônia e do programa de Pós- graduação em Saúde e Produção animal na Amazônia. Foi Professor adjunto de Forragicultura e Pastagens da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor adjunto de Forragicultura e Pastagens da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém. Tem experiencia na área de Zootecnia,com ênfase em manejo de pastagens, avaliação e conservação de plantas forrageiras e nutrição de ruminantes, atua nos temas: microbiologia e estabilidade aeróbia de silagens, avaliação de forragens conservadas e in natura na produção de grandes e pequenos ruminantes, realocação de silagens, conservação e utilização de alimentos alternativos para ruminantes.
Dr. em Zooecnia pela UFRPE. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e Coordena o Grupo de Pesquisas Sistemas de produção no Semiárido.