Informações

Através de parceria firmada entre a FGM e Segplan (Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento), no próximo dia 28 de agosto ocorrerá o WORKSHOP: SICONV Transparente - O Trabalho em Rede e os Desafios para Estados e Municípios. A Rede Siconv tem por objetivo o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, operacionalizadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV. O evento será no auditório da FGM, das 09h às 17h, as vagas são limitadas.
O público alvo do evento são prefeitos e prefeitas e secretários ou gestores que trabalham diretamente com a ferramenta do Siconv dentro da gestão municipal.
O principal objetivo desse projeto é ampliar significativamente a capacitação dos usuários do SICONV, trabalhando o conhecimento voltado para o aspecto operacional do Sistema e aperfeiçoando as habilidades necessárias à apresentação de projetos para captação de recursos.
Com isso a Rede Siconv cria a expectativa que fomente um círculo virtuoso, onde os resultados serão compartilhados por todos os entes da federação, na execução mais efetiva das políticas públicas com impactos diretos para os beneficiários finais e, consequentemente, no aumento da qualidade das prestações de contas finais no que se refere ao decréscimo dos processos de inadimplências.
Essa atuação em rede compete a Portaria nº 161, de 10 de Maio de 2016, que dispõe sobre a constituição da Rede Siconv.
Segundo a Portaria em seu Art. 3º À Rede Siconv compete:
I – promover ações de melhoria da gestão nos processos de transferências da União operacionalizados por meio do SICONV;
II – auxiliar os órgãos e entidades integrantes da RedeSiconv nas atividades e processos voltados a capacitação dos usuários do Sistema; e
III – aprimorar as atividades de comunicação e transparência dos instrumentos de transferências da União executados no SICONV.
Palestrantes:
Cleber Fernando de Almeida - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
  • Atualmente atua como Coordenador-geral de Normas e Processos no Departamento de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
  • É Graduado em Ciências Contábeis, com curso de Administração, Orçamento e Finanças - ABOP (2006). Curso de SIAFI Gerencial – ABOP (2008) Participação das Semanas de Administração, Orçamentos e Finanças em 2006, 2007 e 2008. Curso de SIAFI Operacional (2005). Cursos de Convênios (Legislação, Elaboração e Prestação de Contas.
José Antônio de Aguiar Neto - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
  • Atualmente é Coordenador Geral da Plataforma Tecnológica de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
  • Formado em Ciências Sociais, com pós graduação em docência no ensino superior.
  • Diversos artigos publicados em seminários nacionais e internacionais sobre a temática transferências voluntárias.
  • Experiência nas áreas de gestão de projetos, análise de requisitos e desenvolvimento de aplicações para os setores de desenvolvimento de software governamental.
  • Experiência em governança de sistema, mapeamento de processos, compras governamentais e gestão de transferências de recursos da União para estados, municípios e Organizações da Sociedade Civil.
  • Atuou como Coordenador de Relações Institucionais para a Prefeitura da Cidade de Recife e para o Governo do Estado de Pernambuco.
Marilene dos Santos Nascimento - Coordenação Rede SICONV – Amapá
  • Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP (2013) e História pela Universidade Federal do Amapá (2000), pós-graduada em Planejamento e Avaliação de Politicas Públicas e Estatística com ênfase em educação.Técnica do Governo do Estado do Amapá na Secretaria de Planejamento na área de Gestão de Captação de Recursos, Coordenadora da Unidade Gestora da #RedeSiconv Estadual. Professora de história, com experiências acumulada nas áreas de Ciência Política, com ênfase em Análise do Processo Decisório, Planejamento, Gestão do conhecimento, educação e consultoria.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Cleber Fernando de Almeida

Saiba mais

José Antônio de Aguiar Neto

Saiba mais

Marilene dos Santos Nascimento

Programação:

Legislação que REGE as Transferências Voluntárias. Workshop · Cleber Fernando de Almeida

Inovações no sistema SICONV. Workshop · José Antônio de Aguiar Neto

Desafios e oportunidades para a boa gestão nas transferências voluntárias - Case Amapá Workshop · Marilene dos Santos Nascimento

Credenciamento

CREDENCIAMENTO
Dia 28 de Agosto de 2018
Das 9h às 17h
No Auditório da FGM

FEDERAÇÃO GOIANA DE MUNICÍPIOS - FGM

Rua 102

Setor Sul, Goiânia - GO

74083-250

FEDERAÇÃO GOIANA DE MUNICÍPIOS - FGM

Ver no mapa

Rua 102

Setor Sul, Goiânia - GO

74083-250

FEDERAÇÃO GOIANA DE MUNICÍPIOS e SEGPLAN

A Federação Goiana de Municípios (FGM), antes Frente de Mobilização Municipalista (FMM) nasceu em 2001 por iniciativa de um grupo de prefeitos que com uma visão técnica, procuravam uma melhor forma de assessorar aos municípios do Estado de Goiás. Hoje, além de ter o reconhecimento dos prefeitos membros pelo serviço técnico prestado, também teve seu reconhecimento como de utilidade pública, pela Lei Estadual nº 16.604 de 03 de julho de 2007.

Lembrando que o contencioso existente entre os Municípios Goianos e o Governo do Estado necessita de atenção muito especial por parte dos Prefeitos, é que propomos a criação de uma Frente Apartidária de Municípios, que possa projetar-se em defesa da causa Municipalista.

Desta forma, vislumbramos uma entidade que seja além de crítica e reivindicativa, que seja capaz também de ser propositiva, encaminhando soluções para os graves problemas que assolam os Municípios Goianos.

Vislumbramos mais ainda, uma entidade que, ao par da defesa intransigente do Municipalismo, sem preconceitos ou fobias, se posicione acima das questões partidárias, uma entidade cujo alinhamento automático seja, única e exclusivamente, com o povo de nosso Estado.

Assim sendo, se a Frente de Mobilização Municipalista não se propõe a ser oposição sectária a quem quer que seja, também não abre mão de atuar como parceira crítica das políticas oficiais. Sempre visando, acima de tudo, o desenvolvimento social, econômico e cultural dos Municípios

Cleber Fernando de Almeida

/fgm_go/


Coordenador-geral de Normas e Processos no Departamento de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

José Antônio de Aguiar Neto

/fgm_go/


Coordenador Geral da Plataforma Tecnológica de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Marilene dos Santos Nascimento

/fgm_go/


Coordenação Rede SICONV – Amapá