X CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO- COPED

X CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO- COPED

EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRACIA

Faça sua inscrição
De 27 a 29 de maro Todos os dias das 08h às 22h
Montes Claros, MG Universidade Estadual de Montes Claros

Sobre o Evento

O Congresso Nacional de Pesquisa em Educação/COPED é um evento proposto desde o ano de 2009, que tem sido realizado com periodicidade anual por professores do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da UNIMONTES. Inicialmente proposto como evento regional, nesta edição está sendo alçado a abrangência nacional por sua consolidação como evento científico acadêmico de pesquisa na UNIMONTES. O evento tem mobilizado a comunidade acadêmica e constitui-se como espaço para socialização de pesquisas e intercâmbio acadêmico-científico com outros centros de pesquisa do estado e do país. Quando de sua proposição, o congresso coadunou-se com a necessidade de se construir condições operacionais e acadêmicas para a implantação de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. E assim, a cada ano, a sua realização tem possibilitado o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores, professores e acadêmicos de diferentes licenciaturas da própria UNIMONTES e de outras instituições universitárias. Consolidando-se como espaço de discussões e reflexões, o congresso tem produzido a convergência de olhares sobre a pesquisa em educação e a formação de professores e pesquisadores.

ISSN: 2176-168X

   COORDENAÇÃO GERAL:

    Profa. Dra. Cláudia Aparecida Ferreira Machado

Profa. Ms. Helena Murta Moraes Souto

 

COMISSÃO ORGANIZADORA:

 

  • Prof. Dr. César Aparecido Nunes (Unicamp)
  • Profa. Dra. Denice do Socorro Lopes Brito (Unimontes)
  • Profa. Dra. Geisa Magela Veloso (Unimontes)
  • Profa. Dra. Egeslaine de Nez- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Profa. Dra. Emília Murta Moraes (Unimontes)
  • Prof. Dr. Josemir Almeida Barros – Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Prof. Dr. João Luiz Simplício Porto-Universidade Federal do Espírito Santo( UFES)
  • Profa. Dra. Liliane Campos Machado – Universidade de Brasília (UNB)
  • Profa. Dra. Maria Auxiliadora do Amaral Silveira Gomes (Unimontes)
  • Profa. Dra. Maria Jacy Velloso Maia (Unimontes)
  • Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim (Unimontes)
  • Profa. Dra. Rita Tavares de Melo (Unimontes)
  • Profa. Dra. Rosângela Silveira Rodrigues (Unimontes)
  • Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida(Unimontes)
  • Prof. Dr. Victor Augusto Giraldo - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

COMITÊ CIENTÍFICO:

  • Prof. Dr. César Aparecido Nunes (Unicamp)
  • Profa. Dra. Cláudia Aparecida Ferreira Machado/UNIMONTES
  • Profa. Ms. Cláudia Soares de Oliveira ( Unimontes)
  • Profa. Dra. Denice do Socorro Lopes Brito ( Unimontes)
  • Profa. Ms. Dirce Efigênia Brito Lopes/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Egeslaine de Nez- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Profa. Ms. Eliana de Freitas Soares/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Emília Murta Moraes/UNIMONTES
  • Profa. Ms. Fátima Rita Santana Aguiar/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Fábia Magali Santos Vieira/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Geisa Magela Veloso/UNIMONTES
  • Prof. Dr. Gilberto Januário/UNIMONTES
  • Profa. Ms. Guiomar Damásio Silva/UNIMONTES
  • Prof. Dr. João Luiz Simplício Porto - Universidade Federal do Espírito Santo ( UFES)
  • Profa. Dr. José Normando Gonçalves Meira/UNIMONTES
  • Prof. Dr. Josemir Almeida Barros – Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Profa. Dra. Jussara Maria de Carvalho Guimarães/UNIMONTES
  • Profa. Ms. Kathia Silva Gomes/UNIMONTES
  • Profa. Ms. Helena Murta Moraes Souto/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Maria Auxiliadora do Amaral Silveira Gomes/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Maria Aparecida Colares Mendes/IFNMG
  • Profa. Dra. Maria Nailde Martins Ramalho /UFVJM
  • Profa. Dra. Maria Jacy Velloso Maia/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Maria Ângela Lopes Dumont/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim/UNIMONTES
  • Prof. Dr. Rafael Baione do Nascimento/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Rita Tavares de Melo/UNIMONTES
  • Profa. Dra. Rosangela Silveira Rodrigues /UNIMONTES
  • Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida/ UNIMONTES
  • Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis/UNIMONTESProfa. Ms. Cecídia Barreto Almeida/UNIMONTES                                                                                                Profa. Ms. Eliana de Freitas Soares/UNIMONTES
  • Profa. Ms. Ediléia Alves Mendes de Souza/UNIMONTES

Telefone para Contato: 38 32298240

ATENÇÃO: INFORMAÇÕES SOBRE SUBMISSÕES 

AO CLICAR NO ITEM SUBMISSÃO A IMAGEM INICIAL NÃO ALTERA, POR ESSE MOTIVO, FAVOR ROLAR A PÁGINA ATÉ O FINAL ONDE ESTARÃO TODOS AS ORIENTAÇÕES.

Palestrantes

  • Francisco Thiago Silva
  • Francely Aparecida dos Santos
  • João Luiz Simplício Porto
  • Egeslaine de Néz
  • César Aparecido Nunes
  • Gilcinei Teodoro Carvalho
  • Raquel Aparecida Soares Reis Franco
  • Robson Luiz de França

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: prédio 2

O credenciamento acontecerá no espaço de convivência do Centro de Ciências Humanas ( prédio 2).

13h30 Utilização da Robótica na Educação Básica para Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação Ementa Oficina
Local: Sala 94

Utilização da Robótica na Educação Básica para Popularização da Ciência, Tecnologia e InovaçãoEmenta:Democratização do uso de tecnologias na educação básica para incentivar a busca de novas soluções de software; Contribuir para o desenvolvimento da criatividade, aprimorando a capacidade de trabalho em equipe e desenvolver a habilidade para resolver problemas sob pressão.

1. Conceituação da Robótica e robô;
  1. Lego Mindstorms EV3 Education;

Atividades de Programação

13h30 Produção de vídeos educativos. Oficina
Local: Sala 07

Produção de vídeos educativos.

Ementa:O planejamento e produção de vídeos educativos; a pós-produção: edição de áudio e vídeo; prática de criação de uma obra audiovisual no contexto de uma educação progressista.

Conteúdo: 

  1. Introdução
  2. Etapas para produção de vídeos educativos:
  • Planejamento
  • Gravação
  • Edição
  • Compartilhamento
14h00 Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução 02/2015 Mesa-redonda
Local: Auditório prédio 2

Os professores irão debater sobre a Base Nacional  Comum Curricular (BNCC) e a  Resolução 02/2015 que  define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada .

Profa.Dra.  Francely Aparecida dos Santos –UNIMONTES

Prof. Dr. João Luís Simplício Porto –UFES-

Mediadora: Profa. Dra. Rita tavares de Mello

 

19h00 “Pátria Amada Brasil”: Ufanismo e Intromissão Burocrática na Educação Brasileira Contemporânea. Conferência
Local: Auditório prédio 5

 

Conferência de abertura: : “PÁTRIA AMADA, BRASIL”: UFANISMO E INTROMISSÃO BUROCRÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Prof. Dr. Francisco Thiago Silva - Universidade de Brasília – UnB

Mediadora: Profa. Cláudia Aparecida F. Machado - Universidade Estadual de Montes Claros /Unimontes

19h00 Abertura Oficial Premiação
Local: Auditório prédio 6

Abertura Oficial

08h00 Comunicação Oral Apresentação Oral
Local: Prédio 2.

Comunicação oral

Ao proporem comunicações orais individuais os interessados deverão enviar um resumo expandido com, no mínimo, 6.000 e, no máximo, 7.000, caracteres (incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores, palavras-chave).

O corpo do resumo deverá contemplar: 1) problema da pesquisa; 2) objetivo da comunicação; 3) metodologia da pesquisa; 4) referências teóricas que sustentam as análises apresentadas; 5) resultados finais ou parciais da pesquisa. O resumo também deve evidenciar a relação do objeto de estudo com a pesquisa em educação e com o eixo de pesquisa no qual se inscreve, apresentando,também, a relevância social da investigação.

O resumo deverá ser redigido em letra tipo Times New Roman; letra 12 pt; espaço entrelinhas 1,0 (simples); margem esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm; alinhamento justificado. No corpo do texto, as citações longas (mais de 3 linhas) devem ser apresentadas com fonte 10, alinhada à direita a 4cm.

O título do trabalho deverá ser centralizado, redigido em letras maiúsculas e destacadas em negrito. Abaixo do título, alinhado à direita, deverá estar a maior titulação e nome completo do autor, seguido do vínculo institucional e do e-mail. (Exemplo: Profa. Dra. Maria Fernanda Antunes; Profa. da Unimontes; mariafernanda@gmail.com).

O texto deverá estar com paginação numerada, com algarismos arábicos, no canto superior direito.

As citações de fontes no texto podem ser diretas e indiretas.

As citações indiretas devem conter sempre: sobrenome do autor, seguido do ano de publicação da obra. Por exemplo:

  1. um autor: Segundo Ribeiro (1998), ou no final da frase (RIBEIRO, 1998).
  2. até três autores: Segundo Ribeiro e Souza (1998), ou no final da frase (RIBEIRO; SOUZA, 1998).
  3. mais de três autores: Segundo Ribeiro et al. (1998), ou no final da frase (RIBEIRO et al., 1998).

As citações diretas, com até 3 linhas, deverão ser sempre indicadas entre aspas, com a mesma fonte do texto. Com mais de três linhas, ficam afastadas 4cm da margem esquerda, em fonte 10, sem aspas.

As notas contidas no artigo deverão ser explicativas, limitando-se ao mínimo possível, e devem vir no final do texto.

As ilustrações (fotografias, gráficos, tabelas, etc.) poderão ser aceitas se estiverem com boa visibilidade e forem estritamente indispensáveis à clareza do texto, devendo-se assinalar, no texto, o número de ordem e os locais onde devem ser inseridas. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte de onde foram retiradas (autor, data) abaixo da ilustração e por completo nas referências.

As referências, redigidas de acordo com a NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, deverão ser ordenadas alfabeticamente, por sobrenome do autor e constituir uma lista como última seção da comunicação. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do(s) autor(es).

As referências deverão ter alinhamento apenas na margem esquerda, com as linhas posteriores à primeira, também, rentes à margem.

Todos os autores do trabalho, inclusive coautor(es), deverão efetuar sua inscrição e fazer o pagamento da taxa equivalente, se houver. Não será publicado artigo completo, apenas resumo expandido para a modalidade Comunicação Oral.

Eixos temáticos

  1. As reformas políticas educacionais e a formação de professores.
  2. Políticas públicas para o Ensino Fundamental, Médio e Superior.
  3. Políticas públicas e currículo.
  4. Políticas públicas de inclusão.
  5. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens.
  6. Educação Matemática.
  7. Educação Infantil.
  8. Tecnologia Aplicada à Educação.
  9. Saberes e Práticas Educativas.
  10. Educação de Jovens e Adultos.
  11. Ensino Rural e Educação do Campo.
  12. Gestão e Políticas públicas.
  13. História e Historiografia da Educação. 
13h30 Utilização da Robótica na Educação Básica para Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação Ementa Oficina
Local: Prédio 02, Sala 94

Utilização da Robótica na Educação Básica para Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação

Coordenadora Profa. Fábia Magali Santos Vieira- Unimontes-

13h30 Produção de vídeos educativos. Oficina
Local: Sala 07

Produção de Vídeos Educativos

coordenadora: Profa. Fábia Magali dos Santos Vieira

15h00 - Egeslaine de Néz Políticas de pesquisa na Universidade Palestra
Local: Auditório prédio 2

               Palestra: Políticas de pesquisa na Universidade

Profa. Dra. Egeslaine de Nez - Universidade Federal Mato Grosso (UFMT)

Mediadora: Profa. Ms. Cecídia Barreto Almeida

 

19h30 - Robson Luiz de França Conferência Conferência
Conferência
Local: Auditório prédio 06

Robson Luiz de França

A dimensão ontológica do trabalho e a relação com o reducionismo ao economicismo do emprego no ensino superior: educação e democratização.

08h00 Comunicação ( pôster) Apresentação Pôster
Local: prédio 2

Ao proporem apresentação de pôster os interessados deverão enviar um resumo com, no mínimo, 2.000 e, no máximo, 3.000, caracteres (incluindo os espaços).

No corpo do resumo dever conter problema de pesquisa, objetivo, metodologia, relação do objeto com o tema da jornada, referências teóricas que sustentam as análises apresentadas, referências teóricas que sustentam as análises apresentadas, relevância social do estudo, resultados finais ou parciais.

O resumo deverá ser redigido em letra tipo Times New Roman; letra 12 pt; espaço entrelinhas 1,0 (simples); margem esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm; alinhamento justificado. No corpo do texto, as citações longas (mais de 3 linhas) devem ser apresentadas com fonte 10, alinhada a direita a 4cm.

O pôster deverá ter uma extensão de 110 cm (vertical) e 90 cm (horizontal) e obedecer às normas científicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT.

O título do trabalho deverá ser centralizado, redigido em letras maiúsculas e destacadas em negrito. Abaixo do título, alinhado a direita, deverá estar a maior titulação e nome completo do autor, seguido do vínculo institucional e do e-mail. (Exemplo: Profa. Dra. Maria Fernanda Antunes; Profa. da Unimontes; mariafernanda@gmail.com).

Todos os autores do trabalho, inclusive coautor(es), deverão fazer sua inscrição e o pagamento da taxa equivalente.

Eixos temáticos

  1. As reformas políticas educacionais e a formação de professores.
  2. Políticas públicas para o Ensino Fundamental, Médio e Superior.
  3. Políticas públicas e currículo.
  4. Políticas públicas de inclusão.
  5. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens.
  6. Educação Matemática.
  7. Educação Infantil.
  8. Tecnologia Aplicada à Educação.
  9. Saberes e Práticas Educativas.
  10. Educação de Jovens e Adultos.
  11. Ensino Rural e Educação do Campo.
  12. Gestão e Políticas públicas.
  13. História e Historiografia da Educação.

 

13h30 Utilização da Robótica na Educação Básica para Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação Ementa Oficina
Local: Sala 94

Utilização da Robótica na Educação Básica para Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação

Coordenadora Profa. Fábia Magali Santos Vieira- Unimontes-

13h30 Produção de vídeos educativos. Oficina
Local: Sala 07

 

Produção de Vídeos Educativos

Coordenadora: Profa. Fábia Magali Santos Vieira

 

14h00 - Gilcinei Teodoro Carvalho, Raquel Aparecida Soares Reis Franco, João Luiz Simplício Porto, Francely Aparecida dos Santos Letramento acadêmico: leitura e produção escrita na Universidade. Mesa-redonda
Letramento acadêmico: leitura e produção escrita na Universidade.
Local: auditório 2

Mesa Redonda

Profa. Raquel Aparecida Soares Reis Franco

Prof.Gilcinei Teodoro Carvalho

Letramento acadêmico: leitura e produção escrita na Universidade.

19h00 - César Aparecido Nunes Ensino Superior, Pesquisa e Compromisso social: articulações necessárias e desafios imediatos Conferência
Local: Auditório prédio 6

Cerimônia de encerramento

Conferência de Encerramento: Ensino Superior, Pesquisa e Compromisso social: articulações necessárias e desafios imediatos.

Prof. Dr. César Aparecido Nunes

Universidade de Campinas

Local

Universidade Estadual de Montes Claros - 39401-089, Avenida Dr Ruy Braga s/n, Vila Mauricéia, Montes Claros, Minas Gerais,

Organizador

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais /Cláudia Aparecida Ferreira Machado

Coordenadora do X COPED