1ª FEIRA DA GRATIDÃO E CONSUMO CONSCIENTE
Apresentação
A proposta deste projeto é pautada na importância da convivência solidária e na reflexão sobre os padrões de consumo atuais da nossa sociedade. Em essência, segue amparada na missão da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) de promover uma educação baseada em valores cristãos, éticos e humanos (PDI) .
Hoje, para além de uma educação bancária e meramente técnica, cada vez mais temas transversais como o meio ambiente, sustentabilidade e diversidade ganham cena na direção da concretização de uma sociedade justa que forme cidadãos críticos e conscientes de seu papel ativo na construção da democracia brasileira. Assim, pergunta-se: “como desenvolver a solidariedade no meio acadêmico?”
Deste modo, com o projeto da “1ª Feira da Gratidão e Consumo Consciente” busca-se desenvolver nos discentes a consciência sobre a necessidade do consumo consciente e o sentimento de solidariedade enquanto objetivo pessoal e coletivo, por ver nesta forma de relacionamento um caminho de transformação cultural indispensável das sociedades contemporâneas fragmentadas, agressivas, massificadas e consumistas.
Os altos padrões de consumo atuais comprometem, por um lado, os recursos naturais do planeta e, por outro, induzem à compra frenética de bens materiais muitas vezes desnecessários e descartáveis. A compra e o uso de produtos, então, seguem uma lógica de status e reconhecimento social ao invés de sua real necessidade. Assim, é criada uma rede que torna necessário trocar de carro ou de celular todo ano para manter-se atualizado socialmente. Dessa forma, por ano, são utilizados os recursos naturais para a produção dos produtos comerciais, além de, em pouco tempo, os mesmos tornarem-se toneladas de resíduos sólidos num processo de constante utilização e poluição do solo, dos rios e das florestas do planeta.
A proposta da feira, desse modo, é um evento interno da FCRS e um meio de praticar o consumo consciente e a solidariedade humana levando os participantes a doarem roupas, livros, utensílios, brinquedos e habilidades pessoais como música, poesia e arte. É um encontro de pessoas desapegadas e abertas para oferecer bens em bom estado de conservação que já não utilizam, mas que, certamente, outra pessoa poderá necessitar. Ao mesmo tempo, em que poderá se beneficiar de outros produtos trazidos para a feira.
No final da feira os materiais deixados no espaço de doação serão direcionados as intuições filantrópicas de acordo com as categorias identificadas, seguindo o princípio o que não tem utilidade para mim pode servir ao meu próximo.
Objetivo Geral
Favorecer ações solidárias de produtos materiais e artísticos na comunidade acadêmica da FCRS visando um posicionamento fraterno e crítico diante do padrão de consumo atual.
Metodologia
A proposta de articulação da “1ª Feira da Gratidão e Consumo Consciente” conta com o envolvimento dos profissionais responsáveis pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP e Centros Acadêmicos. No entanto, este é um projeto multidisciplinar em que todos os cursos serão convidados a colaborar dentro de suas especificidades.
A Feira ocorrerá dentro do evento “Expressão Católica”, como sugestões:
- Espaços de doações”: livros, roupas, brinquedos, entre outros;
- Fisioterapia: oferecerá cadeira de massagem;
- Intervenção do Coral da FCRS;
- Exposição de fotografias;
- Sarau de poesias;
- Roda de música. DATA: 11 DE NOVEMBRO DE 2015 (Quarta-feira)
Hora
Ação Responsável Local
18h às 21h 1ª Feira da Gratidão e Consumo Consciente da FCRS NAP e C.As.
Entrada da FCRS e corredores laterais