A atuação do Biomédico no Banco de Sangue
Apresentação
A Biomedicina possui mais de trinta e cinco áreas de atuação, dentre elas encontra-se o Banco de Sangue. Nesse ambiente o biomédico é responsável por realizar coleta de sangue e executar os testes prévios a transfusão e a doação, a fim de verificar a compatibilidade sanguínea e a presença ou ausência de patologias, sendo esses exames imunohematológicos (tipagem sanguínea ABO, RhD, e pesquisa de anticorpos irregulares) e sorológicos (Doença de Chagas, Hepatite B, C, HIV/AIDS, HTLV I/II e Sífilis). Além disso, podem manipular, separar e produzir hemocomponentes e hemoderivados, bem como realizar o armazenamento dos mesmos, também poderá executar atividades relacionadas ao processamento semi-industrial e industrial do sangue, hemoderivados e correlatos, e é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades.
Nos últimos anos vem aumentando consideravelmente a procura por profissionais biomédicos aptos a trabalhar em Bancos de Sangue, devido a isso faz-se necessárias palestras e cursos de capacitação de formar a induzir o estudante de Biomedicina a atuar nessa promissora área.
Objetivo Geral
Abordar o papel do profissional Biomédico no Banco de Sangue
Metodologia
O conteúdo será abordado através de palestras, debates e discussões sobre o tema com os alunos e profissionais inscritos na atividade.