Apresentação

O currículo integrado envolve diversas questões relacionadas à própria integração e à concepção de disciplina e de currículo disciplinar, que têm repercussão nos processos de organização e desenvolvimento curricular. Dentre estas, talvez como causa e consequência, estão as relações de poder constituídas no âmbito do processo de formação, na instituição formadora, contextos nos quais se situam as possibilidades de disciplina ou propostas integradas darem conta das finalidades educacionais e questões sociais mais amplas (LOPES, 2008).
Um passo importante para se objetivar as intencionalidades disparadoras de um currículo integrado deverá ser “desvelar as relações que se constituem e são constituídas na prática docente em saúde”... “caminho singular para se compreender o cotidiano acadêmico” (UFRGS/EducaSaúde, 2014). Isto pressupõe a criação de espaços-tempo de conversações acerca da realidade e das estratégias para o enfrentamento dos desafios emergidos tanto no âmbito do ensino quanto da prática.
Para isso é importante considerar que “a formação configura-se como um processo que se movimenta em direções múltiplas, conhecendo a contradição, os conflitos, mas também produzindo as possibilidades de negociação, de atribuição de significados” (UFRGS/EducaSaúde, 2014), condições humanas que moldam o espaço entre sujeitos, e no seio do qual se objetivam os projetos coletivos.

Objetivo Geral

Discutir sobre o processo de trabalho necessário ao estudo e proposição de um projeto curricular interprofissional de caráter integrado e inovador para os cursos da área da saúde na Faculdade Católica Rainha do Sertão.

Compartilhe!

Patrocinadores