Informações
A Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) é uma Instituição de Ensino Superior (IES) mantida pela Associação Educacional e Cultural de Quixadá, credenciada junto ao Ministério da Educação nos termos da Portaria Nº. 1.270, de 25 de Abril de 2002, com sede e foro na cidade de Quixadá, Estado do Ceará.
A IES, através de uma intensa atividade social, vem desenvolvendo vários projetos, visando beneficiar a comunidade, oferecendo instrumentos que possibilitem a superação das dificuldades de uma área carente de recursos financeiros e hídricos. A postura empreendedora da Instituição resultou na formação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento: Administração, Arquitetura, Biomedicina, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Teologia.
Hodiernamente o contexto educacional caracteriza-se pela pluralidade de pensamentos e complexidade dos problemas sociais, apresentando características distintas de outras épocas. Assim, as instituições educacionais especialmente as de ensino superior, para onde confluem as diversas concepções e análises dos fenômenos sociais e da vida humana deve acompanhar o processo de desenvolvimento da sociedade e contemplar as necessidades que estas mudanças pressupõem. Diante deste cenário, os educadores, se veem frente a desafios diferenciados, entre eles, o de equilibrar as exigências de sistematização dos conteúdos e a lógica disciplinar, com a realidade vivenciada pelos alunos. Este fato faz com que a articulação do trabalho entre as disciplinas seja imprescindível, podendo possibilitar a produção de práticas pedagógicas coerentes com o contexto até aqui apontado, além de efetivamente pautadas no comprometimento com uma aprendizagem significativa. Este novo cenário deve ser orientado por um a proposta curricular integradora e com maior correspondência aos desafios sociais atuais.
Uma proposta curricular deve, portanto, articular os saberes para que seja capaz de superar a dicotomia teoria/prática e básico/profissional, a fragmentação do conhecimento, o inchaço do currículo, a desarticulação pedagógica dos professores, a presença quase exclusiva dos conhecimentos conceituais e a desagregação entre ensino, pesquisa e extensão, problemas crônicos da formação profissional em geral.
Ou seja, faz-se necessário uma teorização e uma prática capaz de informar/transformar as práticas pedagógicas vigentes na formação dos profissionais que atuarão em cenários cada vez mais exigentes e complexos.
9 de novembro de 2015, 08h00 até 13 de novembro de 2015, 22h00
Faculdade Católica Rainha do Sertão - Rua Juvencio Alves de Oliveira, 660, Centro, Quixadá - Ceará
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