DIREITO MÉDICO
Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça revelou que, entre 2005 e 2015, houve um aumento de 1600% do número de ações ajuizadas contra médicos. Tal fato evidência a “judicialização da Medicina”, processor que tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia do médico.
Há muitas questões envolvidas nesse contexto, e, certamente, quanto mais cedo os profissionais forem orientados e compreenderem o que afeta com tamanha incidência a realidade do exercício de sua profissão, mais cedo poderão se determinar a rever condutas e procedimentos, contribuindo para o bom desenvolvimento da própria medicina, dos cuidados à saúde, e da proteção e excelência da atividade profissional.
Trata-se de um evento presencial, com o objetivo de levar conhecimento e informação aos alunos do curso de medicina e médicos sobre sua responsabilidade profissional, nos âmbitos ético, administrativo, civil e penal.
Os temas propostos serão abordados de forma fácil e objetiva, a fim de esclarecer o público alvo. Pretende-se que os participantes ampliem sua visão sobre a prática médica e as consequências de seus atos, estabelecendo, desde já, condutas cautelares e preventivas da responsabilidade médica.
Palestrante: Dra. Daniela Almeida Tonholli
Advogada. Vice-presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da OAB Federal. Mestre e Doutora em Educação pela PUC/MG. Presidente da Comissão de Direito Educacional da OAB/MG. Tesoureira do Instituto Brasileiro das Mulheres de Carreira Jurídica (IBMCJ). Presidente da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE). Professora de pós-graduação na Faculdade Unimed. Proprietária e professora do Curso de Perícia Judicial.