XI SEMANA DE GEOGRAFIA DA UESB

Faça sua inscrição
De 11 a 13 de dezembro Todos os dias das 17h00 às 22h00

Sobre o Evento

A XI Semana de Geografia da UESB ocorrerá de 11 a 13 de dezembro de 2024, sob o tema “A (Im)potência da Geografia frente aos desafios do século XXI”. O evento, promovido por diferentes setores da universidade, irá abordar temas como Geografia Física, Epistemologia, Política, Economia, Urbana, Agrária e Ensino, com foco nas crises do capital e nas questões emergentes. Entre os principais assuntos em discussão, destacam-se a influência de Henri Lefebvre sobre o urbano e a cidade, as contradições na relação sociedade-natureza e a crise da Educação no Brasil, especialmente no Ensino de Geografia. A programação incluirá palestras, minicursos, oficinas multidisciplinares e uma Mostra de Cinema.

Programação

17h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Teatro Glauber Rocha

O credenciamento será realizado na entrada do Teatro Glauber Rocha, situado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus Vitória da Conquista).

18h00 Mesa de Abertura Abertura
Local: Teatro Glauber Rocha

Mesa de abertura da XI Semana de Geografia.

19h00 Palestra 01 - 'A Ciência Geográfica em Tempos de Crise Climática: entre a realidade e a possibilidade' Palestra
Local: Teatro Glauber Rocha

A atividade, com a presença do Prof. Dr. Paulo César Zangalli Júnior (UFBA), incentiva reflexões que problematizam as questões sociais ligadas à Natureza, abordando-as em suas contradições. Propõe uma análise que vai além do espaço midiático, ao priorizar o conhecimento científico e a fundamentação teórica para um aprofundamento na Geografia do Clima. Dessa forma, o clima é concebido não como um fenômeno isolado ou exclusivamente natural, mas como parte integrante da dinâmica entre sociedade e natureza, submetida à lógica de acumulação do capital, o que permite captar a essência dos problemas da realidade concreta.

08h00 Minicurso 01 - 'O plano diretor de desenvolvimento urbano e o direito à cidade' Minicurso
Local: Módulo Antônio Luís Santos (Luisão) da UESB, Campus de Vitória da Conquista–BA.

EMENTA

Como é o processo de elaboração de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e qual a sua correlação com a ideia de direito à cidade, posto que o PDDU após o advento do Estatuto da Cidade deve ser construído de forma participativa. Espera-se que o participante do minicurso desenvolva um conhecimento geral sobre o processo de planejamento. O curso contará com os seguintes tópicos: O Estatuto da Cidade e seus instrumentos, o planejamento participativo; O PDDU, elaboração e estrutura; A crítica ao planejamento; Conclusão.

PROPONENTES

Prof. Dr. Cláudio Carvalho (NAJA/DCSA/UESB) e

Prof. Dr. Mário Rubem Costa Santana (LAPLAN/DG/PPGeo/UESB).

08h00 Minicurso 02 - 'Crise, geopolítica e crítica' Minicurso
Local: Módulo Antônio Luís Santos (Luisão) da UESB, Campus de Vitória da Conquista–BA.

EMENTA

A natureza das crises socioeconômicas, suas formas de superação e a produção do espaço; a geopolítica do capitalismo, o quadro geopolítico do século XXI e a crítica social no contexto da crise estrutural.

PROPONENTES

Prof. Dr. Sócrates Oliveira Menezes (Grupo de Pesquisa Crise Crítica/LEAU/DG/PPGeo/UESB);

João Gabriel Andrade Sampaio Oliveira (Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da UESB);

Fernanda Souza Souto (Mestra pelo PPGeo/UESB) e

Joanna de Angelis Andrade Santos (Mestranda do PPGeo/UESB).

08h00 Minicurso 03 - 'Clima, clima urbano e microclima: um debate sobre escalas' Minicurso
Local: Módulo Antônio Luís Santos (Luisão) da UESB, Campus de Vitória da Conquista–BA.

EMENTA

A natureza multiescalar da análise climatológica possibilita diferentes olhares acerca das características dos climas e sua influência sobre os processos produtivos e o cotidiano da população, de acordo com a escala trabalhada, tem-se uma dada aplicabilidade dos conhecimentos. O Minicurso está ancorado na Climatologia Geográfica e tem por objetivo levar os participantes a compreender os conceitos de Clima, Clima Urbano e Microclima. Para tanto será feito um percurso histórico sobre os conhecimentos e critérios de classificação em diferentes momentos dos estudos em climatologia, situando-os nas respectivas escolas interpretativas do clima. Desse modo, pretende-se identificar as escalas da análise climatológica, passando pelo debate sobre os climas artificializados, pela densidade técnica das cidades (climas urbanos) e especialmente do clima produzido nos microambientes construídos, com ênfase no (des)conforto térmico. Ao final reconhecer o Sistema Clima Urbano (S.C.U.) formulado por Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, e sua potência teórico-metodológica para os estudos do clima nas diferentes escalas climáticas com ênfase na dimensão microclimática.

PROPONENTE

Prof.ª Ma. Karen Cristine Rodrigues Monteiro (SEC/BA).

08h00 Minicurso 04 - 'A violência como método de controle social e espacial para a reprodução do capital' Minicurso
Local: Módulo Antônio Luís Santos (Luisão) da UESB, Campus de Vitória da Conquista–BA.

EMENTA

O minicurso analisa a violência como método de controle social e espacial na reprodução do capital, com ênfase em suas dimensões estruturais e ideológicas, que naturalizam a dominação e acentuam as desigualdades urbanas. Focando nas periferias e no contexto brasileiro, discute-se a violência e sua relação com a dependência e superexploração da força de trabalho, conforme a Teoria Marxista da Dependência (TMD). A obra Violência: seis reflexões laterais de Slavoj Žižek será referência central, ao analisar a violência sistêmica como fundamento das formas visíveis e invisíveis do fenômeno. Autores como Frantz Fanon e Jaime Osório complementam o debate sobre o papel do Estado na manutenção da dominação social e espacial.

PROPONENTE

Bruno de Azevedo Vieira (Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Mobilidade e Relação Campo-Cidade na Produção do Espaço (DG/PPGeo/UESB/CNPq) / Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da UESB).

08h00 Minicurso 05 - 'Manuel Correia de Andrade: a questão regional, o geógrafo engajado e a amplitude de sua obra' Minicurso
Local: Módulo Antônio Luís Santos (Luisão) da UESB, Campus de Vitória da Conquista - BA.

EMENTA

Sobre a construção da geografia do/no Brasil. Origens familiares, os primeiros estudos e o início da carreira profissional. A “Questão Regional” e o Geógrafo Engajado. “A terra e o homem no nordeste”, um clássico da geografia regional sobre a questão agrária. As temáticas fundamentais para entender o pensamento de Manuel Correia. Sobre a abrangência da obra e a atualidade de seu pensamento. Domínios temáticos conexos. A evolução subsequente: a produção complexa do espaço.

PROPONENTE

Prof. Dr. João Phelipe Santiago (DG/PPGeo/UESB).

08h00 Minicurso 06 - 'Como ler e criar gráficos com Microsoft Excel e Google Sheets' Minicurso
Local: Laboratório de Cartografia — Módulo Amélia Barreto da UESB, Campus de Vitória da Conquista.

EMENTA

A visualização de dados têm sido utilizada em diversas áreas para facilitar o processo investigativo (explorar, questionar, levantar ou confirmar hipóteses). Além disso, gráficos também são um meio eficaz de comunicar visualmente uma informação. Apesar da tecnologia ter facilitado a criação de gráficos, parte de nós pesquisadores não é capaz de criar gráficos simples, e pior, de lê-los. É possível encontrar diversas justificativas para essa lacuna na educação básica, mas é injustificável que essa lacuna permaneça num egresso da academia. O objetivo desta oficina é treinar os participantes para ler e criar gráficos, se valendo de conceitos básicos de estatística e princípios de design. A metodologia utilizará exercícios práticos nos softwares Excel e Google Sheets para criar, personalizar e exportar gráficos.

PROPONENTE

Gustavo dos Santos Cirino (Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da UESB).

08h00 Minicurso 07 - 'Primeiro mapa com QGIS: descomplicando o básico na elaboração de mapas' Minicurso
Local: Laboratório de Geoprocessamento — Módulo Amélia Barreto da UESB, Campus de Vitória da Conquista–BA.

EMENTA

O minicurso “Primeiro Mapa com QGIS: Descomplicando o básico na elaboração de mapas” tem a proposição de orientar os inscritos sobre como chegar ao primeiro mapa com o software QGIS de maneira simples e descomplicada. Ao final dessa atividade, espera-se que o participante consiga entender os passos iniciais para a elaboração de um mapa com o QGIS, para isso, será trabalhado as principais etapas e ferramentas utilizadas nesse processo, como: iniciar um novo projeto; configurar SRC do projeto; adicionar, estilizar e manipular camadas vetoriais; layout de impressão; elementos cartográficos obrigatórios em um mapa; exportação do mapa final.

PROPONENTES

Manoel Braz Souza de Carvalho (Mestrando do PPGeo/UESB) e

Leonardo Alves Almeida Santos (Graduado em Engenharia Civil pela UniFTC / Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pela Universidade Polis Civitas / Mestrando do PPGeo/UESB).

08h00 Oficina 01 - 'Ensino da cidade e do município nas séries iniciais: recursos didáticos como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento geográfico' Oficina
Local: Sala de Seminários — Módulo do PPGeo/UESB, Campus de Vitória da Conquista.

EMENTA

Compreende-se que as primeiras experiências com o estudo da Geografia devem estar pautadas no cotidiano, com base na cidade e município do educando. Um percurso possível é a utilização de recursos didáticos que auxiliem a compreensão da particularidade em sua relação com a totalidade. A oficina tem como objetivo geral compreender a importância do estudo da cidade e do município para o desenvolvimento do pensamento geográfico nas séries iniciais. Como objetivos específicos, busca produzir e desenvolver diferentes materiais e atividades didáticas. Os materiais didáticos elaborados visam subsidiar o aprofundamento de conteúdos sobre a cidade e o município, além de auxiliar na construção do pensamento geográfico.

PROPONENTES

Prof.ª Dr.ª Ana Emília de Quadros Ferraz (GEOPESQUISAR/LEGHU/DG/PPGeo/UESB);

Leovegilio de Souza Andrade Neto (Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da UESB);

Tatiane Saturno Oliveira (Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da UESB) e

Venilson Souza Dias (Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da UESB).

08h00 Oficina 02 - 'O uso e a apropriação dos componentes físico-naturais: um olhar para as rochas e minerais na Educação Básica' Oficina
Local: Laboratório de Ensino de Geografia — Módulo Amélia Barreto da UESB, Campus de Vitória da Conquista.

EMENTA

A presente oficina acadêmica tem como intencionalidade nuclear experienciar com educadores em formação universitária estratégias político-pedagógicas que potencializem os processos de ensino-aprendizagem na Educação Básica sobre o uso e a apropriação dos componentes físico-naturais, rochas e minerais. Frente a isso, o campo empírico consistirá no Laboratório de Ensino de Geografia (LEGEO) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista. Já para o alcance da mencionada intencionalidade, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente com os capítulos referentes a Geografia, enquanto área de conhecimento produzida no âmbito da escola no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, se espera problematizar profundamente sobre os conceitos geológicos de rochas e minerais a medida em que se amplia a consciência dos/as participantes sobre a concepção de didática (formas-conteúdos favorecedoras de aprendizagens mais experienciais, e não reducionismos ou facilitações de concepções acadêmico-científicas); ao mesmo tempo se pretende refletir crítico-criativamente sobre as implicações socioambientais locais, regionais e globais relacionadas ao uso e a apropriação exacerbada das rochas e minerais, a medida em que serão experienciadas imagens (questionamentos, charges, fotografias, poemas, etc.) capazes de favorecer o ensino a se configurar mais problematizante e a aprendizagem a se compor mais experiencial e marcante na memória dos/as participantes. Ao que consiste a arquitetura teórica-conceitual, serão problematizadas as concepções de pedra, mineral, minério, mineraloide, rochas ígneas (intrusivas, hipoabissais e extrusivas), rochas sedimentares, fósseis, rochas metamórficas, percepção, didática, ensino problematizante e aprendizagem experiencial. Destacamos que as concepções referidas serão dialogadas de forma atenta a metodologia de ensino em Projetos de Intervenção Imagético-Pedagógicos (PII-P), a qual tende a promover experiências coletiva-colaborativas com imagens, proporcionando um clima grupal respeitoso e cuidadoso. Por fim, se espera que por meio dessa oficina pedagógica os/as participantes ampliem suas consciências sobre a potência pedagógica das imagens no desenvolvimento do cuidado e da preservação dos componentes físico-naturais, rochas e minerais.

PROPONENTES

Prof. Dr. Willian F. Lopes (EduGeoPsIC/LEGEO/DG/UESB) e

Eduardo Meira de Araújo Sobrinho (Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da UESB).

19h00 Palestra 02 - 'Henri Lefebvre e o Pensamento Revolucionário sobre o Urbano e a Cidade' Palestra
Local: Teatro Glauber Rocha

A programação, embora composta por temas variados, fundamenta-se na perspectiva das crises gerais do capital. Nesse sentido, a atividade com a participação do Prof. Dr. Rafael Faleiros de Pádua (UFPB) coloca em destaque o “Henri Lefebvre e o Pensamento Revolucionário sobre o Urbano e a Cidade”. Essa reflexão tem mobilizado geógrafas e geógrafos a superar a visão de espaço baseada em noções de base física, estática e absoluta, incorporando aos estudos geográficos as ideias de processo e movimento social, capazes de evidenciar as contradições inerentes.

08h00 Mostra de Cinema Exposição de Cinema
Local: A ser definido.

O evento incluirá minicursos, oficinas multidisciplinares e uma Mostra de Cinema. Assim que as propostas forem aprovadas pela coordenação e equipe executora, serão informados o número de vagas e o período de inscrições.

14h00 Roda de Conversa - Experiências de Pesquisa em Geografia Urbana Roda de Conversa
Local: Auditório do módulo do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UESB)

Roda de conversa com o Prof. Dr. Rafael Faleiros de Pádua (UFPB) sobre as diferentes abordagens e experiências de pesquisa em Geografia Urbana.

19h00 Mesa 01 - 'A Crise Atual na Educação Brasileira e no Ensino de Geografia' Mesa Temática
Local: Teatro Glauber Rocha

A mesa temática “A Crise Atual na Educação Brasileira e no Ensino de Geografia”, mediada pela Profª. Drª. Janeide dos Santos (UNEB/Campus XI), contará com a participação do Prof. Dr. Marcos Antonio Campos Couto (UERJ) e da Profª. Drª. Ana Luiza Santiago (DFCH/UESB). O objetivo é refletir sobre as transformações na educação no contexto da crise geral do capital, com foco específico na atual crise da educação brasileira e no ensino de Geografia. Essas transformações na política educacional estão inseridas no processo mais amplo de reestruturação produtiva do capital, com o intuito de adequar a formação da força de trabalho aos interesses produtivos. Ao promover uma formação simplificada e aligeirada, a educação se coloca na contramão da luta pela emancipação da classe trabalhadora, ao limitar os sujeitos históricos, reduzindo-os a meros produtos do mercado. Nesse cenário, trabalhadores e trabalhadoras da educação tornam-se alvos do desemprego estrutural, o que os afasta das questões políticas e das lutas que deveriam fazer parte de sua formação e da rotina educacional nas escolas.

22h00 Atividade Cultural Festa
Local: A ser definido.

A atividade cultural que marca o encerramento da XI Semana de Geografia da UESB.

Carregando área de inscrição

Local

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), 45083-900, Estrada Bem Querer, Km-04, Candeias , Vitória da Conquista , Bahia
Ver no mapa

Organizador

XI SEMANA DE GEOGRAFIA DA UESB

A XI Semana de Geografia está sendo construída por um coletivo que envolve o Colegiado de Geografia (CCGEO), o Departamento de Geografia (DG), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo-UESB), Projetos de Extensão, Grupos de Pesquisa e o Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO).