RESUMO: Os preceitos que os documentos nacionais, balizadores da Educação Básica, vêm defendendo, impõem uma teoria sígnica na base formadora dos professores de Língua e Literatura. Na BNCC (BRASIL, 2017; 2018), a organização das práticas de linguagem é feita em quatro eixos: leitura de textos, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica. Sendo assim, objetiva-se neste minicurso, um trabalho de leitura com os textos literários multissemióticos (verbais, não verbais, mistos) os quais apontam cada vez mais para esta necessidade, no sentido de se entender melhor e aplicar conceitos, tais como leitura multissemiótica, análise semiótica, tradução intersemiótica, semiose e multissemioses. A Semiótica tem muito a contribuir, não apenas por se apresentar como um sólido instrumental teórico-metodológico capaz de trabalhar com os diferentes tipos de textos e com as condições de produção dos sentidos que os sustentam, mas também por oferecer recursos para a compreensão dos novos objetos de ensino, dos conceitos que se apresentam nos documentos oficiais, auxiliando os docentes a transpô-los para a sala de aula. O intuito é de mostrar o quanto essa ciência é capaz de revelar as formas e significados de tudo o que cerca o universo das Letras e contribuir com diversas possibilidades de práticas pedagógicas aplicáveis às aulas de Língua Portuguesa e Literatura.

Dra. Renata Rolon (UEA/PPGLA), Emanuelle Valente (PPGLA), Profa. Esp. Lethicia Ramos Bernardino (PPGLA) e Profa. Milena Bruno Ferreira (SEDUC/PPGLA).

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