Afonso Celso Caldeira Scocuglia
UFPB
Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Visitante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestrado em Educação (UFPB), Doutorado em História (UFPE), Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Université de Lyon, França, 2009) e Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação (Unicamp, 2010). Experiência em pesquisa nas áreas de História, Arquivologia e Educação, atuando principalmente nos campos da História da educação de jovens e adultos, História das ideias de Paulo Freire, História e memória, História do tempo presente e Arquivologia. Orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, do qual já foi Coordenador. Supervisionou pós-doutorados de professores de diversas Universidades brasileiras (entre as quais UFMG, UFAL, UFU). Participou como arguidor de dezenas de bancas de defesa e juris de dissertações de mestrado e teses de doutorado em Universidades brasileiras e estrangeiras. Possui várias publicações no Brasil e no exterior (França, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina e países da Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI) entre as quais destacam-se dezenas de artigos científicos, livros e capítulos de livros. Tem se dedicado nos últimos anos às pesquisas nos arquivos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) cujo trabalho resultou em diversas publicações (artigos e livros). Integrou vários Conselhos Editoriais de Revistas Científicas e atua como parecerista em diversas outras revistas científicas - a exemplo da Revista Educação e Sociedade (Unicamp) e da Eccos (Uninove/SP). Integrou por muitos anos o Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação (HISTEDBR) sediado na Unicamp/Brasil. Consultor/parecerista "ad hoc" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Ministério da Educação) no Brasil, desde 2001. Foi professor visitante da Universidade de Buenos Aires entre 2010 e 2016. Coordenou um dos grupos da Rede Ibero-americana de Políticas Educativas (RIAIPE) do programa CYTED. No Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Université de Lyon foi pesquisador no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), França (2008-2009). Ministrou seminários e cursos no Institut des Sciences et Pratiques d´Éducation et de Formation (ISPEF) e no Institut d´Études Bresiliennes (IEB) da Université de Lyon, fez diversos cursos e seminários na École Normal Superieure (ENS, Lyon) com Alain Touraine, Michel Vovelle, Jacques Rancière, Paul Veyne, entre outros. Em agosto de 2010 completou o segundo estágio de Pós-Doutorado, desta vez em História e Filosofia da Educação, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) onde realizou pesquisas sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) no Arquivo Edgard Leuenroth. Implantou e coordenou a Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos (Convênio UFPB-UFPE-UFRN). Foi membro da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA-MEC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/Brasil a partir de 2001. Integra o Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade (GPAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Autor e apresentador do Programa Paulo Freire Vivo na TVUFPB, cujos 30 vídeos estão disponíveis no YouTube com dezenas de milhares de visualizações.