Inscrição

Informações

Maceió será palco da 11ª edição.

De 06 a 09 de dezembro, estudantes, professores/as, profissionais e pesquisadores/as de todo país estão discutindo ideias e apresentando pesquisas sobre diversas áreas temáticas. Tudo isso sendo realizado em uma das cidades mais bonitas do Brasil.

Após 6 anos, o evento volta à capital de Alagoas, Maceió, iniciando um novo ciclo visando a união da Rede Federal de Educação Tecnológica, principalmente no contínuo desenvolvimento, ressaltando a qualidade de produção técnica e científica da comunidade envolvida.

O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação é um evento promovido pelo Instituto Federal de Alagoas, que representa, este ano, um conjunto de 19 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). A importância do CONNEPI para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal de Ensino e por pesquisadores/as de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores/as individuais. O alcance do CONNEPI vai além dos limites do ensino e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil, bem como na vida do cidadão/ã brasileiro/a. Este ano a XI edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) reflete um momento muito especial para a afirmação das políticas de indução e de desenvolvimento científico e tecnológico da rede de educação profissional e tecnológica. Um ano de incertezas políticas e econômicas que interferem, sobremaneira, na constituição de agendas sólidas e contínuas para o avanço científico nacional, refletidas na formação de pesquisadores, de interfaces entre a academia, governo e os setores produtivos e sociais, que justificam ainda mais a necessidade de consolidação deste evento, dado o seu caráter indutor e promotor de desenvolvimento técnico-científico e que se relacione diretamente com os fazeres produtivos de toda a sociedade. Assim, o CONNEPI-IFAL-2016 que, este ano, traz como o tema Políticas de inovação como estratégias de fortalecimento para a rede, traduz uma ideia da vontade de continuidade de um projeto que nasceu há mais de uma década e que vem se consolidando como a mais importante iniciativa para um conjunto de 18 instituições do Norte e do Nordeste que precisam ver articulados os esforços para a promoção da ciência e tecnologia de seus 270 campi. Espera-se ver em Maceió, a exemplo de outras edições do CONNEPI, mais de 2.000 (duas mil) pessoas comungando de suas diversas atividades.   

Programação

Dia 07/12
08h30 - A arte como potencializador do ensino de ciências
Autores: Wallace Lira (IFAM), Éverton Arruda (IFAM), Maria Sophia Ochoa Guimarães e André Wilson Archer Pinto Salgado
Local: Sala 01
08h30 - Audiodescrição: Usos, Possibilidades e Inclusão Pedagógica no Ensino Tecnológico
Autores: Maria Lúcia Tinoco Pacheco, Silvia Janaína de O. Pimentel e Thalita Maciel Melero Barros
Local: Sala 02
14h00 - Dança asiática: uma alternativa prática de enriquecimento cultural para a educação
Autores: Dário da Silva Cruz e Janielly Mendes Vieira
Local: Sala 01
14h00 - Diz isso de outro jeito: Entonações e interações da voz
Autores: Alan Carlos Monteiro Júnior (Orientador) e Renally Evelyn (Orientanda)
Local: Sala 02
Dia 08/12
08h30 - Drones: Conceitos básicos, legais e práticos
Autores: Ramon Leonn Victor Medeiros
Local: Sala 01
08h30 - Energia Solar Fotovoltaica: Oportunidades do mercado brasileiro e como se capacitar
Autores: Davi Jonathan Morais de Araújo, Manoel Alves Filho e Felipe Aragão Nogueira de Freitas.
Local: Sala 02
14h00 - Indicação Geográfica e Turismo – Inovação e Desenvolvimento Regional
Autores: Ilka Maria Escaliante Bianchini, Suzana Leitão Russo, José Damião de Melo e Fátima Regina Zan
Local: Sala 01
14h00 - Introdução à Programação de Robôs LEGO
Autores: Ivo Sócrates Moraes de Oliveira, Tathinay de Souza Siqueira, Rebeca de Oliveira Freire Coelho e Marcelo Santana de Sousa
Local: Sala 02
Dia 09/12
08h30 - O Aprendizado da Língua Inglesa através de Elementos Musicais
Autores: Lucy Lanna Freitas da Guia
Local: Sala 01
08h30 - Técnicas contemporâneas de aquarela com materiais sustentáveis para a redução de estresse
Autores: Manoel Messias Coutinho Meira e Polyane Alves Santos
Local: Sala 02
08h30 - Aprendizagem centrada no aluno: Compartilhando a experiência no modelo educacional finlandês
Espaço VET.
Local: Será Sediado no Ritz Suites Hotel, fica a 800 metros de distância de onde ocorrerá o CONNEPI.

Comente

Local e Data

Hotel Ritz Lagoa da Anta

Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, Cruz das Almas

Maceió - Alagoas

Data 06/12/2016 - 09/12/2016 às 08:00

Organizador

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, também denominado Instituto Federal de Alagoas (IFAL), foi criado por meio da Lei nº 11.892/2008, que estabeleceu a implantação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com 38 Institutos, dois Cefet's, uma Universidade Tecnológica e o Colégio Pedro II. Em Alagoas, o IFAL é resultado de uma junção entre o Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET/AL), e a Escola Agrotécnica Federal de Satuba (EAFS). O Cefet (antes Escola Técnica Federal de Alagoas) é originário da Escola de Aprendizes e Artífices, que foi criada em 23 de setembro de 1909 pelo presidente Nilo Peçanha, com cursos profissionalizantes, enquanto a Agrotécnica de Satuba foi implantada em 30 de agosto de 1911, para oferta de cursos técnicos da área agrícola. Trata-se de uma instituição de educação profissional e superior, vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação (Setec/MEC) e que detém autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar equiparada às universidades federais. Com esse status, o IFAL é um complexo de educação que engloba pesquisa, extensão e ensino desde a formação básica à pós-graduação, proporcionando, deste modo, uma formação integral ao cidadão, por intermédio dos cursos de formação inicial, técnicos, superiores de tecnologia, bacharelado, de licenciatura e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. O Ifal é composto pela Reitoria e cinco pró-reitorias (Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional e Administração e Planejamento). Possui mais de 1200 servidores e atende a mais de 10 mil alunos, de modo a contribuir para a formação profissional e inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho, com credibilidade e qualidade de ensino. Atualmente, o IFAL dispõe de 16 câmpus, localizados em Maceió, Palmeira do Índios, Satuba, Marechal Deodoro, Arapiraca, Piranhas, Penedo, Maragogi, Murici, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema,, Rio Largo, Coruripe, Batalha e Viçosa) e um Campus Avançado no bairro de Benedito Bentes, em Maceió o mais populoso da capital alagoana.

Página no facebook