XII CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO

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De 22 a 26 de janeiro Todos os dias das 08h00 às 18h00

Sobre o Evento

REALIZAÇÃO: Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências / Universidade Federal do Rio de Janeiro (CeC-NuDCEN/UFRJ).

CARGA HORÁRIA DO CURSO: 45 horas presenciais. OBJETIVOS: Este curso tem por objetivo a formação continuada e complementação acadêmica dos participantes, na área de neuroeducação, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico, preferencialmente, entre os profissionais da educação básica e de áreas relacionadas (agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem). Visa, ainda, a promoção de uma maior comunicação entre os profissionais do ensino básico com pesquisadores.

PÚBLICO ALVO E NÚMERO DE VAGAS:

• 30 VAGAS para professores atuantes na rede pública e/ou privada de ensino básico (infantil, fundamental ou médio), a serem preenchidas pela ordem de inscrição, após confirmação de TODOS os documentos exigidos no presente edital.

• 30 VAGAS para profissionais da educação, graduados, que atuem nos processos de ensino-aprendizagem e que sejam associados em dia da Organização Ciências e Cognição – OCC (estes profissionais devem comprovar vinculo de associação – número de matrícula - com a ONG no ato da inscrição). Por profissionais com atuação no processo de ensino-aprendizagem, entende-se também os profissionais autônomos que atuem direta ou indiretamente com a área de educação (por exemplo, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros) em todo o Brasil. Informações sobre a Organização Ciências e Cognição, CLIQUE AQUI. Caso queira fazer sua associação junto a ONG Organização Ciências e Cognição, você poderá optar pelo pagaemnto da anuidade (R$ 250,00 - duzentos e cinquenta reais) no ato da inscrição no curso. O representante da OCC irá encaminhar para o seu e-mail de contato o número de matricula e benefícios decorrentes da associação. Mais informações sobre a OCC, acesse o portal www.cienciasecognicao.org/portal.

OBSERVAÇÕES: 1 - Inscrições incompletas serão invalidadas e o inscrito perderá sua vaga caso outros candidatos se inscrevam até que ele realize nova tentativa. Desta forma, recomendamos fortemente que os candidatos confiram todos os arquivos a serem anexados antes de submeterem suas inscrições, pois não haverá reserva de vagas. 2 - Não serão aceitas inscrições de graduandos, uma vez que este curso é de formação continuada e destinado a interessados que já tenham curso superior e atuem na área de educação.

INSCRIÇÕES: • As inscrições serão realizadas através do site Doity, no qual o formulário de inscrição deverá ser preenchido e TODOS os documentos (listados neste edital) anexados. A falta de algum documento implicará no cancelamento da inscrição e perda da vaga, não sendo possível anexar posteriormente. Não haverá reserva de vaga para as inscrições com erros e com documento faltando. • Período de inscrição: de 23/10/2017 a 20/01/2017, enquanto houverem vagas disponíveis. • Documentos digitalizados (formato jpg ou pdf, com boa resolução) a serem anexados no ato da inscrição (OBRIGATÓRIOS): Cópia da comprovação de vínculo com a Educação Básica (declaração da escola/instituição de ensino ou educação, ou cópia do último contra cheque ou ato de investidura), quando se aplicar. No caso de profissional liberal que atue no contexto educacional é necessário registro no conselho da classe ou declaração da instituição de vinculo. Serão aceitas declarações para profissionais autônomos, em casos excepcionais). o Cópia do documento de identidade (RG). o Cópia do CPF. o Cópia do comprovante de escolaridade (diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso de graduação).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Caminhos da Neuroeducação. O que é neuroeducação e como as neurociências podem contribuir para a educação? Quais possíveis áreas de atuação dentro da neuroeducação? Como a neuroeducação pode contribuir no cotidiano escolar? Mitos, verdades e oportunismos.

• Desenvolvimento do Sistema Nervoso e Períodos Críticos. Desenvolvimento das principais estruturas do sistema nervoso (caracterização anatomo-funcional). Relação entre fases do desenvolvimento neural com as fases de desenvolvimento propostas por teóricos da educação, assim como a reflexão da justificativa de organização do conteúdo escolar. Existem períodos críticos e janelas de oportunidades? Formação e modelagem de esquemas cognitivos e sua relação com desenvolvimento e idade do aprendiz.

• Corporeidade: Sensações e Movimento. Importância dos órgãos sensoriais como detectores de informação ambiental. Percepção, planejamento e execução das respostas. Diferentes tipos de percepções, imaginação, criatividade e interpretação dentro do contexto escolar e como estes fenômenos interferem no processo ensino-aprendizagem. Integração sensório-motora e o processamento de informações pelo sistema nervoso. Os movimentos e a exteriorização de comportamentos.

• Aprendizagem, Atenção e Memória. Relação entre os processos de aprendizagem, atenção e memória. Aprender “o que”, “como” e “para que”? Atenção, motivação e a aprendizagem. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a atenção sustentada. Principais processos de formação de memória dentro do contexto escolar. Importância do esquecer para aprender. Métodos de memorização e aprendizagem mecânica. Aprendizagem de modo significativo.

• Cognição: Inteligências, Raciocínio e Linguagem. Raciocínio, habilidades e inteligências. Conheci-mento e cognição. Linguagem: aquisição e uso. Características da linguagem, narrativa e cognição. • Distúrbios de Aprendizagem. Identificação e características morfofuncionais dos principais distúrbios encontrados no ambiente escolar: dislexia, TDAH, etc.

• Sono, Ritmos Biológicos e Aproveitamento Escolar. Ritmos biológicos e o funcionamento do organismo. Características do sono e sua importância para o rendimento físico e mental. Rendimento cognitivo/físico e os ritmos escolares. Tipos e características dos dormidores. Organização dos turnos escolares e os ritmos biológicos.

• Aulas Práticas Demonstrativas. Relatos de experiências e atividades desenvolvidas em sala da aula no ensino básico.

CERTIFICADOS: Serão emitidos certificados digitais (pdf) pela Organização Ciências e Cognição, condicionados ao cumprimento de frequência igual ou superior a 80% da carga horária presencial.

DOCENTES:

• Prof. Alfred Sholl-Franco (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ; OCC).

•Profa. Anna Carolina Miguel de Almeida Rocha (OCC; CeC-NuDCEN/UFRJ; Grupo DESPERTA).

• Profa. Camila Marra de Almeida (Colégio Pedro II – Engenho Novo II; OCC)

• Prof. Fabrício Bruno Cardoso (FASFI; OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).

• Prof. Gláucio Aranha (OCC).

ORGANIZAÇÃO GERAL: • Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco, UFRJ e OCC. • Profa. Talita da Silva de Assis, SEEDUC e OCC. • Dr. Gláucio Aranha, OCC. CONTATOS: • Tel.: +55-21-2721-0101 / +55-21-987430444. • E-mail: cfcn@cienciasecognicao.org • Webpage: http://www.cienciasecognicao.org/portal • Endereço: Av. Carlos Chagas Filho, 373, Sl. G0-015, Bl. G, IBCCF, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, CEP 21.941-902, RJ,.

REGISTROS INSTITUCIONAIS DO CFCN: • SIGProj N°: 242959.1276.86166.28072016 (UFRJ) • Protocolo N°: 201608 (OCC)

Local

Auditório do Bloco G – CCS, Av. Carlos Chagas Filho, 373, UFRJ, Ilha do Fundão, UFRJ, Rio de Janeiro - 21941-902, Avenida Chagas Filho, 373, bloco N, Auditório 2o. andar., Cidade Universitária , Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
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Organizador

Organização Ciências e Cognição