XII SEPA - Semana de Engenharia de Pesca

XII SEPA - Semana de Engenharia de Pesca

ENGENHARIA DE PESCA UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR: DESAFIOS, CONFLITOS E SABERES.

Faça sua inscrição
De 12 a 16 de setembro Todos os dias das 15h00 às 17h00

Sobre o Evento

A Semana de Engenharia de Pesca - SEPA é um evento realizado por estudantes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado da Bahia, Campus VIII, município de Paulo Afonso. A primeira edição do evento ocorreu em 2005, promovendo a parceria dos estudantes em prol do saber e desde então se firmou como importante espaço de formação profissional. Nesta expectativa, a SEPA busca atrair pesquisadores da região, empresários, profissionais da área e estudantes para troca de conhecimentos. O evento tem por finalidade abordar novas tecnologias que englobe a Engenharia de Pesca com outras engenharias e o que tem de mais relevante e atual na área da pesca.

O evento conta com a participação de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Engenharia de Pesca e Aquicultura, de instituições públicas e privadas. A semana acadêmica é um importante espaço de interação entre os estudantes e as novas tecnologias na área, acompanhamento de palestras, participação em debates técnicos proporcionando um importante crescimento profissional para sua formação.

A XII SEPA ocorrerá entre 12 e 16 de setembro de 2022, na cidade de Paulo Afonso, no Campus VIII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, tendo como tema central: ENGENHARIA DE PESCA UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR: DESAFIOS, CONFLITOS E SABERES.

Palestrantes

  • Renata Shinozaki
  • Gabriel Miranda
  • Eurico Gumes
  • Ricardo Nogueira
  • Emerson Carlos Soares
  • Marcílio Marins
  • Marcos Dantas
  • Luane Simplício
  • Tommaso Giarrizzo
  • Emerson Leandro
  • Susana Menezes Luz
  • Petrônio Filho
  • Maria Regina Soares
  • Natan Pereira
  • José Carlos Pacheco
  • Fabrício Menezes
  • LEIVAN SOUZA
  • Maristela Casé
  • Joseval Carqueija
  • Joseph Tommasino
  • André Vitor Mota
  • Jaqueline Chaves
  • Leidiane Bathomarco
  • Bruno Cardoso
  • Raquel Marques
  • Lucemário Xavier
  • Aurelio Joaquim de Sá
  • Diego Dultra
  • Paulo Oliveira
  • Karen Daniela
  • Ana Pires

Programação

15h00 Credenciamento Credenciamento
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Credenciamento

18h00 Conferência de Abertura Abertura
Local: CDTA

Conferência de Abertura

20h00 - Emerson Carlos Soares Palestra de Abertura: Os desafios do Engenheiro de Pesca face às Mudanças ambientais na Bacia do São Francisco. Abertura
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Abordaremos os desafios do engenheiro, com relação as mudanças climatológicas na bacia, aos efeitos de poluentes, efluentes, assoreamento, efeitos hidrológicos, desmatamento, lagoas marginais, problemas com extinção de espécies da biota aquática, problemas ligados a reprodução e topologia do rio, tecnologias sociais, e tecnologias aplicadas a solução de problemas enfrentados na bacia do São Francisco.

08h00 - Ricardo Nogueira Nutrição e Alimentação de Peixes Minicurso
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

O minicurso irá abordar as seguintes temáticas: importância da nutrição, plano alimentar, manejo alimentar, elaboração de rações experimentais e artezanais, monitoramento alimentar e bem estar animal.

08h00 - Gabriel Miranda Seleção genética de peixes Ornamentais. Minicurso
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Identificar características nos animais que indicam ser um bom animal para ser selecionado para matrizes ou comércio.

08h00 - Emerson Carlos Soares Seja um detetive da vida aquática, pergunte-me como! Oficina
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Seja um detetive da vida aquática, pergunte-me como!

08h00 - Renata Shinozaki Ecologia de crustáceos Minicurso
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

O estudo da ecologia de crustáceos decápodes (camarões, siris, caranguejos) abrange o conhecimento de diversos aspectos populacionais, de interação trófica, uso do habitat, dentre tantas possibilidades. No presente minicurso, daremos ênfase aos estudos de morfologia e reprodução, bem como as análises estatísticas básicas para iniciação científica. Serão abordados os métodos de coleta e obtenção de dados, análises (in situ, em laboratório, e no computador), tratamentos estatísticos e interpretação e importância de resultados.

08h00 - Susana Menezes Luz Aproveitamento integral do pescado com ênfase nas novas tecnologias. Minicurso
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Aproveitamento integral do pescado com ênfase nas novas tecnologias

08h00 - Tommaso Giarrizzo Baited remote underwater video (BRUV) – uma ferramenta não invasiva para o estudo da vida aquática Minicurso
Local: CDTA

Uso de uma ferramenta não invasiva para o estudo da vida aquática

08h00 - Marcílio Marins Projetos de Aquicultura para Pequenos Espaços Minicurso
Local: CDTA

Necessário notebook.

08h00 - Natan Pereira Ecologia de recifes de coral, serviços ecossistêmicos e recursos pesqueiros. Minicurso
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

O curso irá abordar os principais conceitos sobre ecologia e evolução de ambientes recifais no mundo e Brasil, bem como a importância dos serviços ecossistêmicos prestados por esses ambientes para o setor pesqueiro. O curso também irá abordar os efeitos das mudanças climáticas e ambientais e a consequente pressão que ambientes recifais tem sofrido nas últimas décadas.

08h00 - Fabrício Menezes Produção de alimento vivo na alimentação de organismos aquáticos. Minicurso
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Os alimentos vivos são os primeiros alimentos que devem ser ingeridos pelos organismos aquáticos quando inicia a alimentação exógena, além disso tem uma importância fundamental na redução no uso de ração, no crescimento e na sobrevivência. Iremos conhecer mais sobre essa temática e como produzir os alimentos vivos.

08h00 - José Carlos Pacheco Introdução ao Mergulho Autônomo Minicurso
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Fundamentação básica do mergulho, como funcionam os equipamentos, planejamento de mergulho, equipamentos de mergulho. Na parte prática treinar o nado e a respiração subaquática e aprender algumas habilidades de mergulho.

OBS: Ó inscrito necessita obrigatóriamente possuir o equipamento de mergulho: nadadeira de mergulho para a devida atividade e saber nadar!

08h00 - Paulo Oliveira Ecologia e biologia de tubarões e raias. Minicurso
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Ecologia e biologia de tubarões e raias

13h00 Maratona Teletanque de Piscicultura Atividade Prática
Local: Prédio Caminho das Águas - CDTA

Uma super oportunidade para você testar e expandir seus conhecimentos, usando ferramentas digitais gratuitas para piscicultura. O desafio é simular um ciclo de seis meses de criação de tilápia no TELETANQUE. Vence quem alcança os melhores resultados. Inscreva-se sozinho ou traga sua equipe.

09h00 - Gabriel Miranda Visão geral sobre a produção de peixes ornamentais. Palestra
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Abordar ações e demandas do setor produtivo e as formas de atuação de profissionais junto ao setor.

11h00 - Susana Menezes Luz, Bruno Cardoso, Emerson Leandro, Luane Simplício O uso múltiplo do rio São Francisco e sua importância socioambiental. Mesa-redonda
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

A importância do Rio São Francisco para a população da região que o utiliza para a navegação, irrigação, abastecimento de água, produção de organismos aquaticos, produção de energia e os impactos causados por esses usos múltiplos.

14h30 - Joseval Carqueija, José Carlos Pacheco, Karen Daniela, Lucemário Xavier, Marcos Dantas Sistemas CONFEA, CREA, MUTUA e suas contribuições para o profissional da Engenharia de Pesca Mesa-redonda
Local: CDTA

Atribuições dos sistemas CONFEA, CREA, MUTUA , para um profissional da Engenharia de Pesca

15h30 - Jaqueline Chaves, Maria Regina Soares, Raquel Marques, Renata Shinozaki Desafios e saberes das mulheres no mundo da pesca. Mesa-redonda
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Com o objetivo de refletir sobre a relação de gênero no curso de Engenharia de Pesca, a partir de experiências e vivências das nossas mulheres no campo e nas demais aréas de atuação.

17h00 - Aurelio Joaquim de Sá, Joseph Tommasino, Leidiane Bathomarco Produção de tilápia em tanques-rede no Rio São Francisco: Desafios e benefícios. Mesa-redonda
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Como anda a produção de tilápia em tanques-rede: Desafios e benefícios em nossa região.

09h00 Apresentação de trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: UNEB - Prédio Caminhos da Caatinga

Aparesentação oral em banner.

10h00 - Ana Pires Teletanque: Oficina de Tecnologias Gratuitas para Piscicultura Apresentação
Local: Prédio Caminhos das Águas - CDTA

Participe da oficina para conhecer aplicativos e sistemas gratuitos de gestão, que podem fazer muita diferença no resultado do seu negócio.

14h00 - Eurico Gumes Conceito de Proteína Ideal e relação energia/proteína na nutrição de peixes. Palestra
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Conceituar e explicar a lei da proteína ideal e a relação energia/proteína no processo de formulação de rações para peixes.

15h00 - Petrônio Filho A vazão no baixo rio São Francisco influenciou na pesca e na diversidade dos crustáceos? Palestra
Local: CDTA

A palestra abordará como as alterações do ciclo anual das vazões do Rio São Francisco após a construção da UHE de Xingó podem ter alterado a diversidade e abundância dos crustáceos decápodos no Baixo Rio São Francisco, especificamente nas espécies alvo da pesca como os camarões e siris. Abordará também como as alterações nas capturas dos camarões nosúltimos anos influenciou economicamente às comunidades pesqueiras tradicionais. Serão apresentados algumas medidas mitigadoras, como as iniciativas de repovoamento artificial com o camarão-pitu, resultado da pesquisas desenvolvidas na UFAL/Penedo, sendo apresentado o status atual dessa tecnologia de produção.

16h00 - Maristela Casé Impactos ambientais e biomonitoramento de macrófitas aquáticas. Palestra
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Serão abordado os principais impactos ambientais causados por macrófitas aquáticas, com foco para a região do Submédio São Francisco. Quais as medidas mitigadoras e alternativas para resolução do problema.

17h00 - André Vitor Mota, Diego Dultra, Jaqueline Chaves, LEIVAN SOUZA Situação atual do mercado de trabalho do Engenheiro de Pesca, formado pela UNEB na região. Mesa-redonda
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Debater a situação atual do mercado de trabalho do Engenheiro de Pesca, formado pela UNEB na região.

07h00 Associação São Sebastião do Sítio Umburanas - (ASSSU) Visita técnica
Local: Jatobá - PE

Visita técnica a piscicultura.

07h00 Bathomarco Piscicultura Visita técnica
Local: Jatobá - PE

Visita técnica a piscicultura.

07h00 Piscicultura Umburanas Visita técnica
Local: Jatobá - PE

Visita técnica a piscicultura.

07h00 Aquapremium Aquicultura Visita técnica
Local: Jatobá - PE

Visita Técnica a piscicultura de alevinagem.

07h00 Piscicultura da Associação de pequenos produtores criadores de peixe de Lago do Junco. Visita técnica
Local: Povoado Xingozinho

Piscicultura da Associação de pequenos produtores criadores de peixe de Lago do Junco.

07h00 Visita + Minicurso / Integral Mix Visita técnica
Local: Fábrica Integral Mix

Vista + Minicurso dentro da fábrica.

15h00 Cerimônia de encerramento Encerramento
Local: UNEB - Prédio Caminho das águas

Cerimônia de encerramento

Carregando área de inscrição

Local

UNEB - Universidade do Estado da Bahia, 48608-240, Rua do Gangorra, 503, Alves de Souza, Paulo Afonso, Bahia
Ver no mapa

Organizador

XII SEPA - Semana de Engenharia de Pesca

A XII SEPA ocorrerá entre 12 e 16 de setembro de 2022, na cidade de Paulo Afonso, no Campus VIII da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, tendo como tema central: XII SEMANA DE ENGENHARIA DE PESCA - UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR: DESAFIOS, CONFLITOS E SABERES.