Local: Sala 8
Atividades Práticas para crianças com TEA
Palestrante: Lorena Krichanã de Oliveira.
Minicurrículo: Cursou 10 semestres de Direito na ULBRA, hoje na área pedagógica focada na educação infantil, sobretudo, atividades de elaboração, aplicação de materiais e práticas adaptadas às pessoas deficientes. Além de trabalhos voluntários, com cursos de “Habilidades Sociais, Desenvolvidas de Forma Estruturada, Sob a Ótica ABA”- Grupo Conduzir, “Cap. Profissional para Monitores e Prof. de Crianças com TEA”- Casa Caminho, “Atividade Práticas e Avaliação para Crianças com TEA, mód. 1,2 e 3” - CETEX, “Curso Básico PECS” - Pyramid Educational PECS Consultants, “Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R)” e “Atividade Física Baseada no TEACCH” - AMA-SP.
Palestrante: Prof. Me. José Erick Souza Lima.
Minicurrículo: Mestre em Engenharia Elétrica-UNICAMP, graduado em Engenharia Elétrica-UFAM e Formação Pedagógica para Educação Profissional - CEETEPS. Hoje é professor titular do IFSP, trabalhou em 3 Institutos de Pesquisa e Consultoria Internacional–Microsoft Co. Redmond, USA-2010. Foi professor, coordenador e diretor acadêmico em 4 Universidades. Membro do TIPPA, grupo de pesquisa no CNPq, com publicação mais recente “Alternative Method for Literacy of Autistic Spectrum Disorder's (ASD) Children”-LACLO-IEEE-2018, fez curso de “Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R)” - AMA-SP. Presidente do Lions Club Int. e Conselho Municipal de Educação.
Resumo: Propor a Construção de Materiais Adaptados de acordo com o nível de desenvolvimento da Criança com TEA. Atividades pedagógicas em diferentes níveis de aprendizagem. Educação infantil, atividades de coordenação motora e músicas (trazendo para o concreto), pareamento, cores, números, letras por exemplo. Educação fundamental, adaptação de materiais para alfabetização, atividades pré silábicas, parlendas, músicas, entre outras. As atividades podem ser realizadas de acordo com o semanário da escola em conjunto, professoras titular e de apoio. Buscar preparar atividades que promovam a inclusão, para que que todos educandos possam participar, independentemente de suas limitações, buscando universalidade. Propor jogos e interatividade.