Explorando a realidade social, o indivíduo e suas relações, o curso na Universidade Federal do Amazonas, desde 1987, tem o histórico de resistência. Unindo a Filosofia, Ciência Política, Antropologia e outras ciências, a XIII Semana Acadêmica De Ciências Sociais analisa concepções futuras para o país.
As Ciências Sociais são ameaçadas constantemente por governos autoritários. Com o propósito inicial de analisar criticamente e apresentar novos ângulos, a Semana Acadêmica apresentará propostas de “PESQUISAS EM MOVIMENTO”, ao qual terá a participação de Núcleos, Laboratórios e Instituições que contribuem com a pesquisa no Amazonas, como forma de estimular o interesse dos discentes. As expectativas são em torno de novos conhecimentos e contatos com personalidades que são de grande interesse para a construção do pensamento dos estudantes em relação a uma visão ampliada e preocupado com as representações, a semana continuará preservando o interesse das minorias.
Nos dias 10 e 11 de Outubro pela parte da tarde, ocorrerá respectivamente, minicursos nas áreas de Antropologia e Sociologia. O primeiro incluirá o professor doutor Sérgio Ivan Gil, professor adjunto do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas, o qual, nos contemplará com o tema, “Pesquisa antropológica em meio urbano”. Posteriormente, o professor doutor Fábio Candotti do Departamento de Ciências Sociais, docente da Universidade Federal do Amazonas, abordará o tema “Mercados ilegais, (in) segurança e punição no Brasil”, ambos temas muito significativos para as Ciências Sociais atuais.
A semana acadêmica terá a honra de receber o professor doutor, Renan Freitas Pinto, graduado em Letras – língua e literatura inglesa, pela Universidade Federal do Amazonas (1969), possui mestrado em Sociologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), e doutorado em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Em seu doutorado, intitulado “Florestan Fernandes e a Formação do Brasil”, recebeu orientação do grande sociólogo brasileiro, Octavio Ianni. Para o encerramento da XIII Semana Acadêmica de Ciências Sociais, Renan Freitas Pinto presidirá uma conferência com o tema, “Florestan Fernandes: Os desafios e os impasses das Ciências Sociais no Brasil”. Ademais, ocorrerá uma cerimônia de lançamento de seu novo livro, “Decolonialidade e Sociologia na América Latina”, conjuntamente organizado com a professora doutora Edna Castro.