XIII Seminário Internacional de Pesquisa em Dança

XIII Seminário Internacional de Pesquisa em Dança

CORPO, PRESENÇA E VIRTUALIDADE: Dimensões e Desafios do Ensinar, Pensar e Fazer Dança em Rede

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De 16 a 20 de novembro Todos os dias das 09h00 às 21h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

Olá! Bom Dia, participantes do Evento.

A Palestra OS QUARENTENA: PERFORMANCE INTERACTIVIA EN CONECTIVIDAD

com a profa. Dra. Alejandra Ceriani, será disponibilizada no link

https://youtu.be/zhE-FTCvBFQ

O Início das Atividades será daqui a poucos minutos. O acesso para as atividades pode ser encontrado no link

https://youtu.be/Pkw_OtG-clY

APRESENTAÇÃO

O Seminário de Internacional de Pesquisa em Dança da UFPA, organizado e realizado pela Faculdade de Dança da UFPA, surgiu no ano de 2008 com o objetivo de fomentar a pesquisa e a produção do conhecimento acadêmico em dança no estado do Pará-Brasil, e configura-se como um espaço de compartilhamento, apreensão e propagação do pensamento em dança produzido no ambiente acadêmico.

Tal evento, em sua décima terceira edição, em função da Pandemia do Corona Vírus que perdura desde março deste ano, acontecerá totalmente on-line e terá como tema “Corpo, presença e virtualidade: Desafios e dimensões do ensinar, pensar e fazer dança em rede”, a fim de ampliar as discussões sobre a complexidade da Dança enquanto área de conhecimento, por meio da promoção de diálogos entre artistas, estudantes, professores e pesquisadores da Dança, e áreas afins, sobre a condição do ensino, da pesquisa e do fazer artístico em Dança no atual contexto.

INSCRIÇÕES

Durante o evento, acontecerão mesas, palestras, oficinas, diálogos em rede, poéticas caseiras e apresentações de trabalhos (comunicação oral e/ou perfomance artística). Sendo assim, no período de 28/09 a 30/10, aqueles que desejarem participar do evento, mas não apresentar trabalhos, poderão fazer inscrição como participante ouvinte (sem envio de resumo), e aqueles que tiverem interesse em participar do evento e apresentar trabalhos poderão fazê-lo como participante/comunicador, mediante envio e aprovação de resumo do trabalho para uma das salas virtuais de comunicações, seguindo as orientações gerais e normas de submissão de trabalho.

SALAS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÕES

* Sala 01 - Novas Tecnologias em Dança e Formação de Professores

* Sala 02 - Corpo, ensino e aprendizagem na tela

* Sala 03 - Poéticas e processos de encenação em rede

* Sala 04 - Cultura popular, performance e etnocenologia

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO

* Serão aceitos trabalhos na modalidade RESUMO EXPANDIDO (mínimo 06 e máximo 10 páginas);

* Os trabalhos enviados para o evento serão apresentados na forma de comunicação oral ou performances artísticas (ao vivo ou videodança pré-editada com duração de até 10 minutos), sendo necessário envio de resumo para ambas as propostas;

* Cada participante poderá submeter até 02 (dois) trabalhos na condição de autor ou co-autor.

* Os trabalhos devem ser submetidos no período de 28/09 a 30/10;

* O envio dos trabalhos será efetivado exclusivamente por meio de preenchimento de ficha de inscrição e envio de resumo por este site;

* No final da ficha de inscrição há a opção de anexar arquivo, onde devem-se anexar os resumos expandidos;

* Os trabalhos devem estar relacionados a proposta temática do evento e das salas de comunicações;

* Os trabalhos serão apresentados em plataformas digitais, organizados conforme a demanda de trabalhos recebidos;

* Os trabalhos aprovados e apresentados serão, conforme a vontade dos autores, publicados nos anais do evento. Após o evento, os autores deverão ampliar seus escritos, de 10 a 15 páginas, para posterior publicação;

NORMAS PARA SUBMISSÃO

* Título: Fonte Times New Roman 12, centralizado, caixa alta e em negrito;

* Nome dos autores: Alinhado à direita, fonte Times New Roman 12 e com iniciais maiúsculas. Formação acadêmica e e-mail em nota de rodapé, espaçamento simples e fonte Times New Roman 10;

* Identificação da sala de comunicação: alinhado à direita, fonte Times New Roman 12;

* Resumo: Fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, justificado;

* Marcação de parágrafo: Recuo de 1,5 cm, até 1000 (mil) palavras;

* Palavras-chave: Mínimo de 3 e máximo de 5, separadas por ponto;

* Margens das páginas: A4, superiores e inferiores em 2,5 cm. As do lado esquerdo e do direito em 3 cm;

* Citações: Citações e referências bibliográficas devem seguir as normas vigentes da ABNT.

EM BREVE A PROGRAMAÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL!

Para mais informações:

E-mail: semintdanca@ufpa.br

Instagram:@seminariopesquisadanca

Facebook: Seminário Internacional de Pesquisa em Dança

Realização: Universidade Federal do Pará | Instituto de Ciências da Artes | Faculdade de Dança | Curso de Licenciatura em Dança

Apoio: Escola de Teatro e Dança da UFPA | Programa de pós-graduação em artes da UFPA

Programação

09h00 PALESTRA: Dança, Performatividade e Poética na Rede: confrontando as outras formas de um corpo irremediavelmente situado Palestra Sessão Nacional
PALESTRA: Dança, Performatividade e Poética na Rede: confrontando as outras formas de um corpo irremediavelmente situado

Palestrantre: Profª. Drª. Ivani Santana (UFBA)

Mediadora: Profª. Drª. Giselle Guilhon

10h30 OFICINA: Dança para Crianças nas Plataformas Oficina

Disparadora: Profª. Me. Melina Sanchez - TMSP

Mediação: Profª. Drª. Lanne Krejcova

10h30 COMUNICAÇÕES EM REDE: Novas Tecnologias em Dança e Formação de Professores - Sala 1 Apresentação Oral

Sala 01 - Novas Tecnologias em Dança e Formação de Professores

Mediador: Prof. Dr. Saulo Silveira

10h30 COMUNICAÇÕES EM REDE: Corpo, Ensino e Aprendizagem na Tela - Sala 2 Apresentação Oral

Sala 02 - Corpo, Ensino e Aprendizagem na tela

Mediadora: Profª. Drª. Simei Andrade

18h00 DIÁLOGOS EM REDE (live): Ensino Remoto e os Desafios nas Plataformas Digitais Palestra Sessão Nacional

Disparadora: Profª. Me. Melina Sanchez

Mediação: Prof. MSc. Juan Silva

09h00 PALESTRA: Os Cuarentena: Performance Interactivia en Conectividad Palestra Sessão Internacional
PALESTRA: Os Cuarentena: Performance Interactivia en Conectividad

Palestrante: Profª. Drª. Alejandra Ceriani - Universidad Nacional de La Plata

Mediação: Profª. Drª. Giselle Guilhon

09h30 Curso Live Performances: Diálogos de Corpos em Rede Oficina

Disparadora: Profª. Drª. Ivani Santana

Mediação: Profª. Drª. Lane Krejcova

10h30 COMUNICAÇÕES EM REDE: Poéticas e Processos de Encenação em Rede - Sala 1 Apresentação Oral

Poética e Processos de Encenação em Rede

Mediador: Prof. Dr. Saulo Silveira

10h30 COMUNICAÇÕES EM REDE: Cultura Popular, Performance e Etnocenologia - Sala 2 Apresentação Oral

Cultura Popular, Performance e Etnocenologia

Mediadora: Profª. Drª. Maria Ana Azevedo

18h00 DIÁLOGOS EM REDE (live): Processos Artísticos em Tempos Pandêmicos Palestra Sessão Nacional

Disparadora: Profª. Drª. Mayrla Andrade

Mediação: Prof. Me. Juan Silva

20h00 POÉTICAS CASEIRAS: Poética em Processo Abença Apresentação Artística

Poética em Processo Abença

Intérprete-Criadora: Profª. Me. Rosângela Colares

Mediadora: Profª. Drª. Waldete Brito

09h00 PALESTRA: Perfomance e Visualidade em Tempos de Pandemia Palestra Sessão Nacional
PALESTRA: Perfomance e Visualidade em Tempos de Pandemia

Palestrante: Profª. Drª. Larissa Ferreira

Mediação: Profª. Drª. Giselle Guilhon

10h30 OFICINA: Dança para Crianças nas Plataformas (parte 2) Oficina

Disparadora: Profª. Me. Melina Sanchez - TMSP

Mediadora: Prof. Drª. Lanne Krejcova

10h30 COMUNICAÇÕES EM REDE: Novas Tecnologias em Dança e Formação de Professores - Sala 01 Apresentação Oral

Mediação: Prof. Dr. Saulo Silveira

10h30 COMUNICAÇÕES EM REDE: Corpo, Ensino e Aprendizagem na Tela - Sala 2 Apresentação Oral

Mediadora: Profª. Drª. Simei Andrade

20h00 POÉTICAS CASEIRAS: CICLO, SONO/VIGÍLIAS Apresentação Artística

Intérprete-Criadora: Profª. Drª. Mayrla Andrade

Mediadora: Profª. Drª. Waldete Brito

09h00 PALESTRA: Projetos de Extensão nas Plataformas Virtuais Palestra Sessão Nacional

Palestrante: Profª. Drª. Ana Mundim - UFC

Mediadora: Profª. Drª. Bene Martins

10h30 COMUNICAÇÕES EM REDE: Poéticas e Processos de Encenação em Rede - Sala 1 Apresentação Oral

Poéticas e Processos de Encenação em Rede

Mediador: Prof. Dr. Saulo Silveira

10h30 COMUNICAÇÕES EM REDE: Cultura Popular, Performance e Etnocenologia - Sala 2 Apresentação Oral

Cultura Popular, Performance e Etnocenologia

Mediadora: Profª. Drª. Maria Ana Azevedo

20h00 POÉTICAS CASEIRAS: Corpo em Obra| Körperarbeit Apresentação Artística
POÉTICAS CASEIRAS: Corpo em Obra| Körperarbeit

Poéticas Caseiras: Corpo em Obra

Intérprete-Criadora: Profª. Drª. Larissa Ferreira

Mediadora: Profª. Drª. Waldete Brito

Corpo em Obra| Körperarbeit, foi inicialmente criada em Berlim (Alemanha) durante residência coreográfica de Julho a Outubro de 2012. A obra Reivindica a memória através de duas abordagens: Uma a partir da materialidade do carvão e outra a partir da (i)materialidade da imagem.
Nesta obra, a discussão sobre a memória passa pelos escritos de Henri Bergson. Na concepção deste filósofo, a memória se transforma à medida que se atualiza. Na obra, a imagem/video (tratada aqui como memória de um tempo que já decorreu) se atualiza na presença e relação com o corpo que dança.

A imagem-corpo se atualiza e compõe a dança entre poros e pixels. O corpo da imagem sendo ao mesmo tempo presença de algo que sucedeu e lembrança de uma sensação que se prolonga na própria sensação do presente. Simultaneamente passado e presente. Por sua vez, a cada instante as ações do corpo presente vão se transformando em memória; sensação do presente que se metamorfoseia em lembrança. A obra traça um jogo entre memória e percepção do tempo presente. Nesse contexto, a obra dialoga com as discussões de Bergson, para o qual o estado presente é ao mesmo tempo uma percepção do passado imediato. Sendo o presente (ao mesmo tempo) sensação e movimento; um presente que é sensório motor.

O carvão foi escolhido como materialidade-símbolo da memória do fogo, sendo também um dos primeiros dispositivos de registro e, logo, memória. Em Corpo em Obra é utilizado como dispositivo poético de registro, memória, traço, rastro, resquício. Mas, esta escolha também envolve questões autobiográficas, pois “quando eu tinha 7 anos de idade eu entrei numa fogueira de São João, era o final de uma fogueira, essa foi a minha primeira performance” (Ferreira, auto-citação).

09h00 IDEIAS QUE CIRCULAM NO GRUPO DE PESQUISA COREOEPISTEMOLOGIA Conferência

Disparadora: Profª. Drª. Ana Flávia Mendes

Mediadores: Prof. Me. Juan Silva e Prof. Dr. Saulo Silveira

10h30 MESA: ARTISTA-DOCENTE NA REDE: Desafios da Produção em Dança na Pandemia Mesa Temática

Participantes:

- Profª. Drª. Ana Mundim (UFC)

- Profª. Drª. Alejandra Ceriani (Universidad Nacional de La Plata)

- Profª. Drª. Larissa Ferreira (IFBR)

20h00 POÉTICAS CASEIRAS: BRUMA Apresentação Artística

Intérprete-Criadora: Profª. Drª. Ana Mundin

Mediadora: Profª. Drª. Waldete Brito

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Organizador

FACULDADE DE DANÇA DA UFPA