XII SEMANA DE INTEGRAÇÃO

"Direitos Humanos Na Construção de Uma Sociedade de Paz"

Faça sua inscrição
De 2 a 5 de setembro Todos os dias das 12h00 às 22h00

Sobre o Evento

A Semana da Integração teve início em 2012 com o objetivo de compartilhar conhecimentos produzidos nos cursos de Pedagogia e de Letras, na UnU Inhumas. Com o passar dos anos, esse objetivo estendeu-se ao curso de Psicologia. Atualmente, a Semana da Integração congrega seis eventos locais que envolvem acadêmicos das licenciaturas e do bacharelado, discentes dos programas de especialização e do Mestrado, professores e comunidade local interessados em discutir educação, profissão docente, políticas públicas e demais campos temáticos que pautam a formação profissional.

A Semana da Integração, em sua XII edição, congrega a XXIII Semana da Pedagogia, a XXI Semana de Letras, a V Semana de Psicologia, a IV Semana do PPGE, o IX Simpósio de Pesquisa e Extensão (SIMPEX) e o II Encontro de Egressos do PPGE, com o intuito de socializar produções acadêmicas e científicas oriundas do ensino, da pesquisa e da extensão da UEG e de outras IES.

Neste ano, a XII SEMANA DE INTEGRAÇÃO se organiza sob o tema Direitos humanos: construindo uma sociedade de paz e, como um evento científico de abrangência regional e nacional, tem a finalidade de integrar e promover o intercâmbio entre acadêmicos, egressos, professores dos cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da comunidade em geral, por meio da produção científica em uma perspectiva integradora e interdisciplinar. Tem como objetivo a atualização e problematização da realidade social e educacional sob a premissa de contribuir com a formação inicial e continuada de todos os participantes.

Propomos aqui uma abordagem que permita as discussões sobre o nosso tempo, e com isso a necessidade de compreender e defender os direitos republicanos e a sustentação da democracia. A Universidade, tendo como referência os seus sentidos históricos, é o espaço para que o debate aconteça, pois ela materializa a diversidade entre os seus vários partícipes. E, também, viabiliza o respeito aos direitos humanos, isto pois, nas palavras de Bobbio (1992, p. 16), “os direitos humanos são coisas desejáveis, apesar da sua desejabilidade, não foram ainda todos eles (por toda parte e em igual medida) reconhecidos [...]”.

Destarte é fundamental um compromisso para que os Direitos Humanos sejam respeitados, mas antes é necessária a compreensão da Declaração Universal de Direitos Humanos como um pacto entre as nações para o respeito de todos e em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Nestes aspectos, segundo Viola (2010, p. 22) a educação é um dos caminhos para viabilizar o conhecimento e com isso o compromisso com uma mudança de paradigmas

Compreender a democracia e os direitos humanos como uma construção que se faz ao longo da história, e que tem diante de si o futuro, pressupõe atribuir à educação um lugar indispensável de formação em e para os direitos humanos, na medida em que, através do ato educativo, pode-se transformar a sociedade, construir a cultura indispensável para esta transformação.

As mudanças empreendidas por meio de um conhecimento sobre os direitos humanos, bem como as formas de respeitá-los em uma sociedade diversa e desigual, é o primeiro aspecto na construção de uma sociedade democrática. O segundo é, sem dúvida, a prática que se constitui no dia a dia, na compreensão dos direitos dos outros e na ação cotidiana na defesa deles. O terceiro aspecto é o alcance social do conhecimento e das práticas iniciadas em pequenos espaços, mas que são expandidas, podendo assim modificar compreensões sociais e culturais, como é exemplo o acesso à educação para todos e o respeito à diversidade.

Na busca por reconhecimento dos direitos humanos a proposta aqui apresentada vincula-se às orientações do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH – 3, Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos, especificamente a Diretriz 19 que propõe o Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras.

A promoção de um evento desta natureza e com este tema se deve à compreensão que vivemos em um mundo em transformação; em que as situações encontradas na atualidade do campo profissional se apresentam ainda mais complexas e desafiadoras; tem-se a percepção sobre o acirramento das estratégias neoliberais na produção da vida em sociedade e das consequências encontradas no cenário social, econômico, político, cultural e educacional; tem-se também a compreensão dos extremismos e radicalismos presentes em variadas esferas sociais e que põem em risco os processos civilizatórios constituídos até então. Nesse sentido, se faz necessária a discussão de temas e questões que contribuam com a reflexão fundamentada sobre e para o trabalho de futuros e novos profissionais em todas as áreas, mas, em especial, os do campo das humanidades.

Questões prementes que estão na base do entendimento sobre a diversidade humana, sobre as desigualdades sociais, sobre processos de sociabilidade, sobre relações éticas e humanizadoras, sobre garantias dos direitos fundamentais são temas para discussões e reflexões teórico-práticas. Para tanto, a proposta do evento deste ano, procurará influir nas trajetórias acadêmicas dos participantes no sentido de, por meio do conhecimento, promover consciência da função educativa dos profissionais em formação e dos que já atuam, em particular, consciência sobre a função emancipadora que a educação ética e para os direitos humanos promove na vida dos sujeitos sociais. Desse modo, é preciso refletir sobre nossa capacidade de mobilizar variadas dimensões humanas, como a criatividade, a autonomia, a ética e estética, o senso de comunidade e coletividade, dentre outras dimensões significativas, para a (re)construção de um mundo de e para todas as pessoas.

Palestrantes

  • Alexandre José Cadilhe
  • Fabrício Rosa
  • Marco Túlio de Urzêda Freitas
  • Óttoni Rodrigues
  • Rezende Bruno de Avelar
  • Ricardo Barbosa de Lima

Programação

19h00 - Alexandre José Cadilhe, Rezende Bruno de Avelar, Ricardo Barbosa de Lima Mesa de Abertura Abertura
Local: Auditório do Centro de Convenções Nelo Egídio Balestra

Componentes da Mesa

1. Prof. Dr. Ricardo Barbosa de Lima (UFG)

2. Prof. Dr. Rezende Bruno de Avelar (UEG)

3. Prof. Dr. Alexandre José Cadilhe (UFJF)

Mediador(a):

14h00 GT 09 – Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais – Prof.ª Me. Valdilene Elisa da Silva (UEG – doutoranda em Estudos Linguísticos), Prof.ª Me. Luciana de Paula Rosa (UEG) e a Mestranda Natália Costa Azevedo de Faria. Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 09

O GT9 acolherá pesquisas em desenvolvimento ou já concluídas, que estejam relacionadas à Linguística Aplicada ou à Linguística Aplicada Crítica, com destaque para os estudos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais. O objetivo deste GT é discutir estudos que focalizem a prática docente de línguas estrangeiras/adicionais em contextos diversos, envolvendo, sobretudo, questões como: as diferentes concepções de ensinar e aprender língua estrangeira/adicional; as relações entre ensino-aprendizagem de língua estrangeira/adicional e questões identitárias, sociais, culturais e políticas; (multi)letramentos(críticos) e ensino-aprendizagem de língua estrangeira/adicional; educação linguística e decolonialidade; dentre outras questões que permeiam o processo de ensinar e aprender uma língua estrangeira/adicional na atualidade.

14h00 GT 01 – Trabalho, Estado e Políticas Educacionais – Prof.ª Dr.ª Renata Ramos da Silva Carvalho (UEG) e Prof.ª Dr.ª Daniel Lucas de Jesus Oliveira (UEG) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 01

Com esse GT objetivamos ampliar o espaço de diálogo na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas, acerca das seguintes temáticas: Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, bem como, suas inter-relações no contexto do processo de produção social capitalista, especialmente, a partir de sua mais recente reestruturação produtiva que culmina com a acumulação flexível. Pretendemos refletir, por meio da análise e debates de produções acadêmicas das áreas da Educação e das Ciências Sociais, problemáticas referentes às relações entre o Mundo do Trabalho e a Educação com foco em: Reestruturação Produtiva, organização e gestão do trabalho pedagógico, Educação Básica, Educação Profissional, precarização do trabalho e movimentos sociais.

14h00 GT 10 – Estudos Literários – Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Paganini (UEG), Prof. Rúbia Garcia de Paula (Mestranda em Educação – PPGE-UEG-Inhumas) e Prof. Fernanda Rodrigues Carrijo (graduada em Letras – UEG-Inhumas) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 10

A proposta do GT é apresentar os vários aspectos que envolvem a Literatura, levando-se em conta a produção de textos nas diversas modalidades dos gêneros literários. Além disso, propõe-se a observação do desenvolvimento de uma visão crítica sobre a produção literária e a história da literatura, respaldado pela teoria literária, estudo da literatura brasileira, de língua portuguesa e língua inglesa, bem como a literatura comparada. Nesse ensejo, as várias correntes teóricas dos Estudos da Tradução apresentam um olhar apurado sobre a produção literária de outros idiomas, da literatura e cinema, como também das artes plásticas. Dessa forma, a história literária e crítica, teorias e crítica da poesia, teorias e crítica da narrativa, teorias e crítica do drama e relações intersemióticas fazem parte dos trabalhos do presente GT.

14h00 GT 11 – Linguagem e Discurso – Prof.ª Dr.ª Fernanda Fernandes P. De Almeida Lima (UEG) e Prof.ª Dr.ª Silvone Fernandes Melchior Silva (UEG) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 11

O GT Linguagem e Discurso objetiva apresentar estudos desenvolvidos na perspectiva da Linguística em geral e da Análise do Discurso, com a finalidade de fomentar a troca de experiências entre professores e alunos da Graduação e Pós-Graduação em Letras ou em áreas afins, que realizam pesquisas fundamentais à compreensão da articulação entre língua, discurso, práticas sociais e identitárias. Possibilitam-se, assim, análises e discussões sobre diferentes corpora que dialoguem com a formação e o funcionamento dos enunciados mobilizados, política e institucionalmente, nos mais diversos campos da atuação humana, como os campos midiático, político, jurídico, pedagógico, artístico-literário, entre outros. Com a perspectiva de que a linguagem deve ser pensada em sua relação com a história, concebida como parte constitutiva do sujeito simbolicamente situado, buscamos ratificar o diálogo entre universidade e sociedade, enquanto lugares de discursos, e convocamos os sujeitos envolvidos a refletirem sobre o conhecimento que constroem, a ciência que produzem e os instrumentos com os quais trabalham na produção do saber.

14h00 GT 12 – Discurso e Representações das Práticas de Ensino/Aprendizagem de Línguas – Prof. Dr. Guilherme Figueira-Borges (UEG) e Prof.ª Dr.ª Luana Alves Luterman (UEG) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 12

Nosso grupo de trabalho pretende acolher apresentações de pesquisas que operacionalizem demandas didático-pedagógicas capazes de fomentar/determinar/incidir/legislar e redistribuir saberes nas representações das práticas de ensino/aprendizagem da língua portuguesa e/ou das línguas estrangeiras. Nesse sentido, visamos congregar investigações que descrevam, interpretem e analisem a relação constitutiva entre ensino/aprendizagem de língua portuguesa e/ou línguas estrangeiras e documentos oficiais norteadores da educação, como a LDBen, os PCNs, as OCEMs, a BNCC, os currículos referência dos estados brasileiros/estrangeiros, os livros didáticos e os manuais dos professores. Para tanto, esperamos pesquisas que se inscrevam no campo da Análise Crítica do Discurso (ACD) e da Análise do Discurso Francesa (ADF) em diálogo com outros campos do saber, como da Linguística Aplicada, da História, da Filosofia, da Educação, dentre outros. Nesse ínterim, mostramos que analisar discursivamente a relação entre documentos oficiais e representações de práticas de ensino/aprendizagem de línguas pode mobilizar mecanismos de vigilância e adestramentos singulares no processo de ensino-aprendizagem e no funcionamento da(s) língua(s) no contexto escolar.

14h00 GT 13 – Educação, Linguagens e Tecnologias – Prof.ª Carla Conti de Freitas (PPGE/UEG), Prof.ª Cristiane Ribeiro Magalhães (UEG Inhumas) e Prof.ª Laís Klennys Cardoso Silva de Almeida (PPGE UEG) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 13

Este GT tem como objetivo compartilhar experiências e discutir sobre questões relacionadas à educação, linguagens e tecnologias, especialmente as digitais, em contextos educacionais. Interessam-nos trabalhos que considerem as perspectivas dos letramentos, multiletramentos e novos letramentos, pesquisas relacionadas ao ensino remoto, cibercultura, educação, linguagem e multimodalidades.

14h00 GT 14 – Praxiologias construídas em Programas e Projetos - Profa. Dra. Valéria Rosa da Silva e Profa. Dra. Giuliana Castro Bross Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 14

Nosso grupo de trabalho deseja acolher apresentações relacionadas às vivências em programas fomentados pela Pró-Reitoria de Graduação da UEG, tais como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Residência Pedagógica (RP), o Pró-licenciatura e o Programa de bolsa monitoria, além de ações extensionistas desenvolvidas na UnU Inhumas. O GT espera promover diálogos discentes entre os cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia, os quais estão integrados, e cujas experiências locais se embasam na interdisciplinaridade, na horizontalização das relações, no planejamento colaborativo e na escuta sensível, com foco na formação humana e profissional de docentes e psicólogos.

14h00 GT 02 – Universidade, Escola, Formação de Professores e Currículo – Prof. Dr. Cláudio Pires Viana (UEG/SME-Goiânia) e Prof.ª Dr.ª Simone de Magalhães Vieira Barcelos (UEG) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 02

O Grupo de Trabalho Universidade, Escola, Formação de Professores e Currículo tem como proposta a discussão e a reflexão sobre temas relacionados à diferentes concepções de Educação, à Formação Inicial e Continuada de professores nas diferentes áreas do conhecimento. O objetivo central é refletir sobre as políticas públicas, projetos e programas destinados ao campo da formação de professores e do currículo no contexto atual. Busca-se ainda, discutir sobre as implicações e desdobramentos de tais iniciativas no ensino, na pesquisa, na extensão, enfim, seus desdobramentos na práxis educativa nas diversas etapas, níveis, modalidades de ensino, valorização e profissionalização docente.

14h00 GT 03 – Educação Infantil – Prof.ª Ms. Paula Cinthya Silva Cintra (UEG), Prof.ª Ms. Priscilla Jéssica Santiago Santos (UEG) e Prof.ª Me. Maria Erilande Ferreira de Souza (SEDUCE-Inhumas) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 03

Os trabalhos serão recebidos na categoria resultados de pesquisa, projetos e relatos de experiência desenvolvidos por pesquisadores e/ou profissionais que atuam na educação infantil. Poderão se inscrever trabalhos sobre fundamentos e princípios da educação infantil; a função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil; a organização do tempo e do espaço na educação infantil; a infância, cultura e diversidade; infância e sexualidade; espaço da literatura infantil na formação da criança; planejamento e avaliação na educação infantil; registros; propostas e práticas curriculares na educação infantil; profissionalização docente para a educação infantil; processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos; desenvolvimento histórico das práticas de atendimento à infância no Brasil e sua legitimação através da construção de leis e da formulação de políticas públicas; corpo em movimento na educação infantil; a corporeidade e a criatividade na educação infantil; elaboração de propostas de jogos e atividades lúdicas para infância, o papel da educação infantil e o do educador infantil em relação às práticas de leitura e de escrita, concebidas como práticas sociais discursivas que devem ser desenvolvidas na escola em situações reais de uso da língua materna; a construção da autonomia e identidade da criança; as múltiplas linguagens e a organização do trabalho na educação infantil.

14h00 GT 04 – Trabalho docente, Estágio Supervisionado – Prof.ª Dr.ª Kênia Abbadia de Melo (UEG) e Prof Dr. Renato Barros de Almeida (UEG) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 04

Este grupo de trabalho tem por objetivo a divulgação de trabalhos acadêmicos vinculados a resultados parciais ou finais de pesquisas de iniciação científica, TCC, pró-licenciatura, projetos de pesquisa, relatos de experiência, trabalhos realizados em cursos de pós-graduação, que discutam o trabalho docente e os processos de profissionalização do professor, bem como questões vinculadas às pesquisas e experiências resultandes do estágio supervisionado. Essas produções estabelecem a relação entre teoria e prática, envolvem a compreensão da dinâmica da sala de aula, da escola e da comunidade escolar, além da compreensão dos processos educativos em suas múltiplas dimensões e especificidades, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos sobre a profissão docente, regulações, políticas e perspectivas de formação e profissionalização que afetam o sentido do trabalho docente e a ontologia do ser professor, sua profissionalidade e profissionalismo docente.

14h00 GT 05 – Relatos de Experiência de Docência e de Gestão na Educação Básica – Prof.ª Me. Lindalva Pessoni (UEG) e Prof.ª Dr.ª Cláudia do Carmo Rosa (UEG) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 05

O GT propõe fomentar espaços de discussão, de análise e de reflexão de relatos de experiências que contemplem ações, projetos, práticas docentes e de gestão no âmbito da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se focar o debate em processos inovadores e criativos que promovam a ressignificação da função social da escola e do conhecimento por ela trabalhado. Este GT objetiva compartilhar potenciais de professores e de gestores que têm uma visão transformadora da educação, da escola e da sociedade, ou seja, o caráter transformador deve ser fruto de novas concepções e de práticas advindas de uma cultura de mudanças. Cultura essa que vise transformar o modo de ser, de pensar e de agir dos sujeitos em prol de uma educação solidária, humanizada e sensível que integre conhecimentos e valores humanos. Esses relatos devem possuir características superadoras das práticas instituídas e naturalizadas na maioria das escolas. Essas ações, projetos e práticas devem apresentar outras concepções sobre o que é o conhecimento, o ensino, a aprendizagem, a gestão, os espaços de aprendizagem, as relações com a comunidade e os problemas emergentes da sociedade. Devem, ainda, refletir sobre concepções e práticas que estabeleçam relações entre os conhecimentos e a vida, associações entre os saberes da escola e a realidade vivenciada na sociedade.

14h00 GT 06 – Diversidade, Inclusão, Educação Especial e Tecnologias da Informação e Comunicação – Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis (UEG), Profa. Dra. Elisângela Celita Gualberto (UEG) e Profª. Ms. Isadora Cristinny Vieira de Morais (PPGE/UEG) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 06

Este Grupo de Trabalho (GT) se vincula ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão – GEPEDI/UEG e tem como objetivo propor reflexões acerca das experiências em Diversidade, Inclusão, Educação Especial e Libras associadas aos usos das Tecnologias Assistivas e Tecnologias da Informação e Comunicação para democratizar o acesso, permanência e desenvolvimento nos ambientes promotores de Educação. Discussões sobre o tema da diversidade e da inclusão em suas múltiplas dimensões, sobretudo nos processos educativos. O GT se justifica ao conceber relevância às questões sociais emergentes, no campo dos direitos humanos, bem como evidenciar aspectos emblemáticos sobre a educação inclusiva no cenário educacional contemporâneo, sobretudo na formação de professores. Propõe discutir também sobre como as novas tecnologias da informação modificaram significativamente a construção de conhecimentos nos sistemas de ensino (níveis fundamental, médio e superior); e refletir acerca da circulação planetária de culturas, por intermédio das mídias digitais, acessibilidade e universalização de espaços, tempos, cenários, contextos, políticas educacionais, e alterações na sociedade e nas relações com o conhecimento produzido e sua reelaboração em cada área específica.

14h00 GT 07 – Educação e Cultura Popular – Prof. Me. Cleumar de Oliveira Moreira (UEG) e Prof. Dr. Gleidson de Oliveira Moreira (PPGAS-UFG) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 07

Estudos de teorias e práticas relativas à educação e às culturas populares, tendo como eixos de análise questões epistemológicas e ontológicas; significados e sentidos históricos e contemporâneos da educação popular; vínculos entre educação e culturas populares; formação docente na perspectiva da educação popular; compreensão da realidade concreta do ensino e da aprendizagem no cotidiano das instituições de ensino; a escolarização de grupos historicamente excluídos; a cultura popular enquanto movimento social de aprendizagem; contribuições da educação e das culturas populares para os sistemas de ensino; aplicações e usos de cultura popular em pesquisas nas ciências humanas.

14h00 GT 08 – A ética em Psicologia e a formação da/o Psicóloga/o na sociedade contemporânea – Prof. Me. Ezequiel Martins Ferreira (UEG) e Profa. Ma. Lílian Barbosa de Morais (UEG) Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 08

O GT promove um espaço de debate sobre ética em Psicologia tomando-a como um elemento basilar norteador de uma prática, bem como na formação profissional dos estudantes de graduação em Psicologia. Isso reafirma o papel da Psicologia e seu compromisso ético-social, propondo uma discussão acerca da ética fomentando uma reflexão crítica sobre os paradigmas que orientam a atuação da/os psicólogas/os nas diferentes áreas de atuação na contemporaneidade.

14h00 SIMPEX - Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão - Coordenação Profa Dra. Fernanda Fernandes e Profa. Dra. Marlene Reis Apresentação de Trabalhos
Local: Auditório

Em construção

14h00 II Encontro de Egressos PPGE Apresentação de Trabalhos
Local: Salas de aulas do PPGE

Programação será divulgada em breve.

17h00 Lançamento de Livros Apresentação de Trabalhos
Local: Área de convivência da UEG Inhumas

Lançamento de livros será disponibilizado em breve.

19h00 - Fabrício Rosa, Marco Túlio de Urzêda Freitas, Óttoni Rodrigues Mesa de Encerramento Abertura
Local: Auditório do Centro de Convenções Nelo Egídio Balestra

1. Me. Fabricio Rosa (Político e doutorando em Direitos Humanos - UFG)

2.

3. Prof. Dr. Marco Túlio de Urzêda-Freitas (PUC Goiás)

Mediador(a):

Local

UEG Unidade Universitária de Inhumas - 75403-577, Avenida Araguaia, n 400, Vila Lucimar, Inhumas, Goiás,
Ver no mapa

Organizador

Universidade Estadual de Goiás - UnU Inhumas

Comissão geral
Prof. Cleumar de Oliveira Moreira
Prof.ª Giuliana Brossi
Prof. Guilherme Figueira Borges
Prof.ª Lílian Barbosa de Moraes
Prof.ª Sylvana Bernardi Noleto
Prof. Wesley Carvalhaes

Comissão Científica

Prof.ª Dr.ª Renata Ramos da Silva Carvalho (UEG)
Prof.ª Dr.ª Valdirene Alves de Oliveira (UEG)
Prof. Dr. Cláudio Pires Viana (UEG/SME-Goiânia)
Prof.ª Dr.ª Simone de Magalhães Vieira Barcelos (UEG)
Prof.ª Paula Cinthya Silva Cintra (mestranda – UEG)
Prof.ª Priscilla Jéssica Santiago Santos (mestranda – UEG)
Prof.ª Me. Maria Erilande Ferreira de Souza (SEDUCE-Inhumas)
Prof.ª Dr.ª Kênia Abbadia de Melo (UEG)
Prof.ª Me. Lindalva Pessoni (UEG)
Prof.ª Dr.ª Cláudia do Carmo Rosa (UEG)
Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis (UEG)
Profa. Dra. Elisângela Celita Gualberto (UEG)
Profª. Ms. Isadora Cristinny Vieira de Morais (PPGE/UEG)
Prof. Me. Cleumar de Oliveira Moreira (UEG)
Prof. Dr. Gleidson de Oliveira Moreira (PPGAS-UFG)
Prof. Me. Ezequiel Martins Ferreira (UEG)
Profa. Ma. Lílian Barbosa de Morais (UEG)
Prof.ª Me. Valdilene Elisa da Silva (UEG)
Prof.ª Me. Luciana de Paula Rosa (UEG)
Prof. Ms. Eduwesley Pereira da Silva (FL/UFG)
Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Paganini (UEG)
Prof. Rúbia Garcia de Paula (PPGE-UEG-Inhumas)
Prof. Fernanda Rodrigues Carrijo (UEG-Inhumas)
Prof.ª Dr.ª Fernanda Fernandes P. De Almeida Lima (UEG)
Prof.ª Dr.ª Silvone Fernandes Melchior Silva (UEG)
Prof. Dr. Guilherme Figueira-Borges (UEG)
Prof.ª Dr.ª Luana Alves Luterman (UEG)
Prof.ª Carla Conti de Freitas (PPGE/UEG)
Prof.ª Cristiane Ribeiro Magalhães (UEG Inhumas)
Prof.ª Laís Klennys Cardoso Silva de Almeida (PPGE UEG)
Prof. Paulo Henrique da Costa Morais (PPGE)