A Semana da Integração teve início em 2012 com o objetivo de compartilhar conhecimentos produzidos nos cursos de Pedagogia e de Letras, na UnU Inhumas. Com o passar dos anos, esse objetivo estendeu-se ao curso de Psicologia. Atualmente, a Semana da Integração congrega seis eventos locais que envolvem acadêmicos das licenciaturas e do bacharelado, discentes dos programas de especialização e do Mestrado, professores e comunidade local interessados em discutir educação, profissão docente, políticas públicas e demais campos temáticos que pautam a formação profissional.
A Semana da Integração em sua XI edição congrega a XXII Semana da Pedagogia, a XX Semana de Letras, a IV Semana de Psicologia, a III Semana do PPGE, o VIII Simpósio de Pesquisa e Extensão (SIMPEX) e o I Encontro de Egressos do PPGE, com o intuito de socializar produções acadêmicas e científicas oriundas do ensino, da pesquisa e da extensão da UEG e de outras IES.
Neste ano, a XI SEMANA DE INTEGRAÇÃO se organiza sob o tema Educação, direitos, ética e formação na sociedade contemporânea e, como um evento científico de abrangência regional, nacional e internacional, tem a finalidade de integrar e promover o intercâmbio entre acadêmicos, egressos, professores dos cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da comunidade em geral, por meio da produção científica em uma perspectiva integradora e interdisciplinar. Tem como objetivo a atualização e problematização da realidade social e educacional sob a premissa de contribuir com a formação inicial e continuada de todos os participantes.
A promoção de um evento dessa natureza e com este tema se deve à compreensão que vivemos em um mundo em transformação; em que as situações encontradas na atualidade do campo profissional se apresentam ainda mais complexas e desafiadoras; tem-se a percepção sobre o acirramento das estratégias neoliberais na produção da vida em sociedade e das consequências encontradas no cenário social, econômico, político, cultural e educacional; tem-se também a compreensão dos extremismos e radicalismos presentes em variadas esferas sociais e que põem em risco os processos civilizatórios constituídos até então. Nesse sentido, se faz necessária a discussão de temas e questões que contribuam com a reflexão fundamentada sobre e para o trabalho de futuros e novos profissionais em todas as áreas, mas, em especial, os do campo das humanidades.
Questões prementes que estão na base do entendimento sobre a diversidade humana, sobre as desigualdades sociais, sobre processos de sociabilidade, sobre relações éticas e humanizadoras, sobre garantias dos direitos fundamentais são temas para discussões e reflexões teórico-práticas. Para tanto, a proposta do evento deste ano, procurará influir nas trajetórias acadêmicas dos participantes no sentido de, por meio do conhecimento, promover consciência da função educativa dos profissionais em formação e dos que já atuam, em particular, consciência sobre a função emancipadora que a educação ética promove na vida dos sujeitos sociais. Desse modo, é preciso refletir sobre nossa capacidade de mobilizar variadas dimensões humanas, como a criatividade, a autonomia, a ética e estética, o senso de comunidade e coletividade, dentre outras significativas, para a (re)construção de um mundo de e para todas as pessoas.







