XIV Enccult - Encontro Cientifico Cultural

Faça sua inscrição
De 24 a 27 de setembro Todos os dias das 14h00 às 18h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

O XIV ENCCULT - Encontro Científico Cultural de Alagoas (Evento NACIONAL), tem como tema nesta edição “Educação, prospecção científica e desenvolvimento social”. São 14 anos contribuindo para o fomento das discussões científicas no âmbito interdisciplinar, congregando pesquisadores de diferentes instituições no contexto local, regional, nacional e internacional.

No XIII ENCCULT tivemos uma ampliação do número de participantes e da nossa escala de inserção, a virtualidade que nos foi imposta também foi um dos fatores motivadores para a participação de pesquisadores de diferentes partes do Brasil. Foram mais de 1300 inscritos, distribuídos em 28 Grupos de Trabalhos sobre diversas temáticas.

O XIV ENCCULT será no formato híbrido, e acontecerá de 24 a 27 de setembro de 2024, Arapiraca, Alagoas, Brasil. E será composto por um conjunto de atividades em diversas áreas, distribuídas em 13 Grupos de Trabalhos (GTs), previstos, além das conferências, mesas-redondas, palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. Teremos ainda o já tradicional 11º concurso de fotografia.

A submissão de trabalhos será realizada através da Plataforma Doity, todos os autores/coautores precisam estar inscritos para o trabalho ser submetido, sendo o pagamento obrigatório para todos os participantes. Cada autor poderá submeter até 6 (seis) trabalhos, sendo 3(três) artigos como autor principal, e podendo enviar no máximo 3 (três) artigos como coautor. Máximo de 6 autores por trabalho. Somente serão aceitos os trabalhos enviados no Template definido para o evento. Os trabalhos inscritos têm a possibilidade de publicação nos Anais do Evento, na revista eletrônica Diversitas Journal ou em livros e-books. Caberá à Comissão Científica do XIV ENCCULT indicar, após a avaliação dos trabalhos, o recurso eletrônico no qual o mesmo será publicado.

Primeiro lote de inscrição: 01 de maio até 01 de junho de 2024.

*Submissões de trabalho a partir do dia 02 de maio.

Acompanhe as novidades do XIII ENCCULT no site www.enccult.org e nas redes sociais (Instagram: @enccult_oficial_).

Para contato: E-mail: contato@enccult.org

OBS.: Dúvidas a respeito do Grupo de Trabalho (GT) no qual estiver inscrito, encaminhar e-mail para o mesmo (o e-mail encontra-se no bloco do GT/programação).

Programação

Palestra de abertura: Construindo o futuro: desafios e estratégias para o Brasil no capitalismo atual

XIV Enccult (Encontro Científico Cultural de Alagoas) acontecerá de 24 a 27 de setembro de 2024, em Arapiraca, Alagoas, Brasil. Este evento interdisciplinar reúne pesquisadores de diferentes instituições, abrangendo discussões científicas em níveis local, regional, nacional e internacional. O tema desta edição é “Educação, prospecção científica e desenvolvimento social”.

 O evento terá um formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão online. O tema desta edição é “Educação, prospecção científica e desenvolvimento social”. Além de conferências, mesas-redondas, palestras e minicursos. A palestra de abertura será proferida pelo economista Márcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e abordará o tema “Construindo o Futuro: Desafios e Estratégias para o Brasil no Capitalismo Atual”. O evento ocorrerá no Planetário de Arapiraca às 15h00

Às15h00 - Planetário, Arapiraca, Alagoas.

GT 01: Agropecuária, produção, sustentabilidade e solidariedade

 - Promover práticas agrícolas sustentáveis que conservem o solo, a água e a biodiversidade;
- Aumentar a eficiência da produção agropecuária para atender à demanda global por alimentos sem expandir as áreas de cultivo;
- Fomentar a solidariedade no setor através do apoio a pequenos produtores e comunidades rurais, garantindo acesso a mercados e tecnologias;
- Integrar a produção agropecuária com a conservação ambiental, utilizando sistemas como a integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF);
- Desenvolver políticas públicas que incentivem a produção sustentável e a proteção ambiental;
- Incentivar a adoção de tecnologias que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e aumentem o sequestro de carbono;
- Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais, promovendo condições de trabalho dignas e justas;

COORDENADORES

José Crisologo de Sales Silva

André Luiz Beserra Galvão

José Andreey Almeida Teles

Vitor Visintin Silva de Almeida

Julimar do Sacramento Ribeiro

Marisa Silva Bastos

Contato: gt1_enccult@outlook.com 

Às15h00 - Uneal, Campus I

Grupo de Trabalho 02: Ciências Biológicas, da Saúde e da Natureza

O Grupo de Trabalho 02 (GT-02), Ciências Biológicas, da Saúde e da Natureza tem por objetivo debater trabalhos e levantar discussões sobre o ensino, pesquisa e extensão mostrando a sua relevância no meio acadêmico e profissional, com a intenção de subsidiar debates nestas áreas, de modo a estimular o senso crítico dos discentes e professores das áreas supracitadas, contemplando as estratégias e técnicas do tripé da educação e da formação social.

COORDENADORES

Mabel Alencar do Nascimento Rocha

Diego Jorge da Silva 

Allverlan da Silva Araújo 

Contato: gt2.enccult@gmail.com 

Às15h00 - Uneal, Campus I

GT 03: Geografia, ciências humanas e sociais aplicadas: pesquisas, linguagens e ensino

Este Grupo de Trabalho (GT) se propõe a dialogar de forma ampla com pesquisas relacionadas às ciências humanas e sociais, agregando estudos centrados nas questões que envolvem a análise das estruturas e dos papéis sociais das instituições que moldam a vida em sociedade, abarcando também as pesquisas que visam compreender a produção, apropriação e uso espaço geográfico. Dialogando ainda com trabalhos que objetivam apresentar e discutir o processo de formação de professores, práticas pedagógicas e ensino vinculados à Geografia e as ciências humanas e sociais aplicadas.

COORDENADORES:

Livia Thaysa Santos de Albuquerque Gama

Cirlene Jeane Santos e Santos

Joice Alvelino dos Santos

Everson Oliveira dos Santos

Jane Marinho da Silva

Leandro Matias da Silva

Contato: gt03saberesgeograficosenccult@gmail.com 

 

Às15h00 - CAMPUS I

GT 04: Formação docente, currículo, educação no/do campo e de pessoas adultas e idosas

O GT propõe o compartilhamento e a divulgação de experiências de ensino relacionadas ao uso de metodologias inovadoras e/ou inclusivas aliadas as TDICs, pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes, em espaços escolares e não escolares e experiências educativas que levem em consideração a vivência dos camponeses, quilombolas e indígenas, no processo de valorização de suas práticas, saberes, valores e costumes, presentes nas relações intra e extraescolares.

COORDENADORES:

Daniele Cristina de Oliveira Lima da Silva 

Luciana Tener Lima 

Viviane Patrícia Pereira Félix 

Janice Gomes

Janaína Kivia Alves Lima

Julio Bispo dos Santos Junior

Às15h00 - CAMPUS I

GT 05 Estado, Sociedade, Território E Suas Contradições

O GT "Estado, sociedade, território e suas contradições", com ênfase na interseção das políticas estatais com as realidades vividas pela população negra, indígena, quilombolas e a comunidade LGBTQIAPN+, investigará como as dinâmicas territoriais e as ações governamentais refletem e perpetuam desigualdades, além de explorar as formas de resistências que esses grupos constroem. Será dada atenção às maneiras como o território é disputado e vivenciado, considerando a busca por direitos, reconhecimento e justiça social, e como isso molda a relação entre Estado e sociedade."

COORDENADORES:

Maria Ester Ferreira da Silva Viegas

Cirlene Jeane Santos e Santos

Elson dos Santos Gomes Junior 

Luiz Geraldo Rodrigues de Gusmão 

Augusto Ferreira Ramos Filho

Odair Barbosa de Moraes 

Contato: gt5.enccult@gmail.com 

Às15h00 - CAMPUS I

GT 06: Administração pública e desenvolvimento regional

Após a Pandemia provocada pelo Coronavírus, os gestores se veem cada dia na obrigação de adicionar criatividade na sua atividade em todos os setores da economia desde micro, pequenas, media e grandes empresas assim como no setor público. A importância do GT se justifica pela capilaridade que a área tem na sociedade, da sua presença em todas as esferas (política, econômica e social) passando pelas empresas públicas, mistas, privadas, rurais, urbanas, governamentais e não governamentais, multinacionais, entre outras. Compartilhar pesquisas científicas elaboradas por acadêmicos e pesquisadores nestas áreas contribui sobremaneira para a construção coletiva de ações que visam a busca incessante de alternativas para o enfrentamento do mundo atual que vivemos. 

COORDENADORES:

Acurcio Castelo David

Anderson Henrique Santos Araujo 

Fabiano Santana dos Santos

Jose Rodolfo Tenorio Lima 

Rodrigo Pereira de Sousa Coelho 

Bruno Setton Gonçalves

Às15h00 - CAMPUS I

GT 07: Representações sociais, ensino de matemática e ciências exatas

Moscovici estabeleceu que o conhecimento tem dois universos: o institucional que engloba os conhecimentos científicos e que retém entre 2 a 3% do conhecimento, e o do senso comum que orienta o conhecimento prático ou o que se aprende com o grupo social que se está inserido. Em espaços educativos como a Escola temos várias ideias sendo compartilhadas, sobre o cotidiano, as dificuldades em cada disciplina, as percepções sobre a Matemática e as Ciências Exatas como um todo, e o que buscaremos discutir neste GT é de que maneira o professor está sendo preparado para lidar nesses contextos.

COORDENADORES: 

Natércia de Andrade Lopes Neta 

Ana Paula Couceiro Figueira

Evanilson Landim Alves

Edel Alexandre Silva Pontes

Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos

Contato: gt7enccult2021@gmail.com

Às15h00 - CAMPUS I

GT 08: DIREITO, ACESSO À JUSTIÇA e POLÍTICAS PÚBLICAS

O Grupo de Trabalho GT 08 – Direito, Acesso à Justiça e Políticas do XIV Encontro Científico Cultural (ENCCULT) tem por objetivo explorar e promover discussões sobre questões relacionadas ao direito, acesso à justiça e políticas públicas. Durante o evento científico, o GT 08 promoverá inúmeras atividades, como apresentações de trabalhos acadêmicos, mesas-redondas com especialistas, workshops interativos e sessões de discussão em grupo. Além disso, os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências, explorar colaborações potenciais e contribuir para o avanço do conhecimento e práticas no ramo do direito.

COORDENADORES: 

Paulo Ricardo Silva Lima 

Javan Sami Araújo dos Santos

Maryny Dyellen Barbosa Alves

José Inaldo Valões

Tiago Soares Vicente

Márcio de Oliveira Rocha

Contato: gt8.enccult@gmail.com

Às15h00 - CAMPUS I

GT 09: Ciências da Saúde e suas tecnologias

O GT é voltado para o estudo do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e desenvolvimento de tecnológico, principalmente aquelas voltadas a tecnologias disruptivas até as aplicadas em saúde, tendo como objeto as inovações, no que tange aos benefícios para a vida do paciente, proporcionando uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Incentiva e acolhe pesquisas nas distintas áreas tecnológicas em circulação na academia para conjecturar sobre as propostas de comunicação e tecnologias aplicadas a saúde na área. Interessa ao GT o estudo da utilização das tecnologias disruptivas que ofertam caminhos peculiares de aprendizagem dentro da ambientação de cada experiência, demonstrando assim que por mais diversificados que sejam os contextos, o uso da tecnologia se faz um bom artificio nesse processo de ensino e aprendizagem. É apreciado o debate de questões presentes na ativação de suas potencialidades, de forma inovadora no contexto da formação acadêmica e em aspectos profissionais.

COORDENADORES:

Jaqueline Maria da Silva 

Alessandra Nascimentos Pontes

Klena Sarges Marruaz da Silva

Eden Erick Hilario Tenorio de Lima 

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

Às15h00 - CAMPUS I
08h00 Mesa de diálogo 1: As pedagogias da educação em direitos humanos Palestra
Local: On line

Palestrantes:

Profa. Dra Fabíola Andrade Pereira

Tema: Educação de Jovens e Adultos e o direito da pessoa idosa à educação

Profa. Ma Sara Ingrid Borba

Tema: Os sujeitos Jovens e Adultos no contexto da EJA - relações identitárias em conflitos

Profa. Dra Bernardina Santos Araújo de Sousa

Tema: Educação, Sujeitos e Lugares: a produção de existência e a "Pedagogia do Passarinho"

MEDIADORA: MARIA APARECIDA CRUZ

GT 10: Educação, Direitos humanos e inclusão

O grupo de trabalho (GT) propõe fazer jus as temáticas transversais, interdisciplinares, transdisciplinares e extensionistas em prol da inclusão social dos grupos vulneráveis que têm seus direitos subtraídos. Ademais, esperamos neste GT acolher temáticas variadas, como: questões de gênero, diversidades culturais, relações étnico-raciais, intergeracionais, sexualidades, direitos das crianças, dos adolescentes, dos jovens e das pessoas idosas, Orientação Sexual, LGBT, Movimentos Sociais, Direitos Humanos e Interculturalidade na educação.

COORDENADORES:

Maria Aparecida Vieira de Melo

Maria Aparecida Cruz 

Sara Ingrid Borba 

Contato:  gt10.diversidade.contexto.escolar@gmail.com

Às15h00 - CAMPUS I
10h00 Mesa de diálogo 2: Educação em direitos humanos: interfaces da diversidade Palestra
Local:

Palestrantes:

Ma. Reginaldo José da Silva

Tema: Por uma filosofia da infância que eduque para os direitos humanos

Profa. Dra Jullyane Chagas Barboza Brasilino

Tema: Gênero, diversidade sexual e saúde mental nas escolas

Profa. Dra. Rossana Carla Rameh de Albuquerque

Tema: O papel necessário da saúde mental e da psicologia escolar para a promoção dos direitos humanos na escola

MEDIADORA: MARIA APARECIDA CRUZ

16h00 Mesa de diálogo 3: Educação em Direitos Humanos: a práxis democrática Palestra
Local:

Palestrantes:

Prof. Dra. Aída Monteiro

Tema: EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA DEMOCRACIA E À FORMAÇÃO CIDADÃ

Profa. Dra. Aline Daiane Nunes Mascarenhas

Tema: ESCOLA E DEMOCRACIA: MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E A DESDEMOCRATIZAÇÃO NA SOCIEDADE

Profa. Dra Vera Lúcia Braga de Moura

Tema: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: POR UMA SOCIEDADE SAUDÁVEL, RESPEITOSA E CIDADÃ

MEDIADORA: MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO

GT 11: Língua e literatura: múltiplas abordagens entre teorias e ensino

Este GT se propõe refletir sobre a língua portuguesa e a literatura e sua interface com as áreas do conhecimento relacionadas aos aspectos linguísticos, literários e de prática pedagógica. Apresentamos interesses em produções científicas relacionadas à análise do discurso, à retórica, à conversação, aos estudos de letramento e do texto, a abordagem do texto literário e suas implicações para o ensino, enfatizando o lugar social da literatura na escola e na universidade, além de estudos teóricos e análises literárias voltadas a literatura contemporânea.

COORDENADORES:

Renildo Ribeiro-de-Siqueira

Maria Francisca Oliveira Santos

Ahiranie Sales Manzoni 

Elias André da Silva 

Marcelo Ferreira Marques

Às15h00 - CAMPUS I

GT 12 Convergências para um futuro sustentável: meio ambiente, economia e inovação em diálogo

O objetivo central é fomentar o debate interdisciplinar para abordar questões que conciliam a inovação, o desenvolvimento socioeconômico com a preservação ambiental. Temas principais: Economia verde e circular; Finanças verdes; Bioeconomia; Mudanças climáticas; Inovação tecnológica para a sustentabilidade; Práticas empresariais responsáveis; Políticas públicas e governança para a sustentabilidade; Inovação frugal e soluções ambientais; Sustentabilidade e transformações nos padrões de comércio internacional.

COORDENADORES: 

Verônica Nascimento Brito Antunes 

Natallya de Almeida Levino

Camila do Carmo Hermida

Francisco José Peixoto Rosário

 Anderson Moreira Aristides dos Santos

Contato: gt12.enccult@gmail.com

Às15h00 - CAMPUS I

Local

Universidade Estadual de Alagoas, Campus I, Arapiraca - AL - 57312-000, R. Gov. Luís Cavalcante, s/n, Alto do Cruzeiro, Arapiraca, Alagoas,
Ver no mapa

Organizador

Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Grupo Caatinga de Pesquisas Cientificas.

Organizado por professores de diversas universidades, sendo a Uneal a promotora, Ufal, Ifal, UFRN, Unicamp, UFAPE, UPE, UFPE, CESMAC e outroas como colaboradores.