Escola de Formação - CAED

Escola de Formação - CAED

Faça sua inscrição
De 6 a 9 de fevereiro Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

Resumo

Texto

Programação

08h00 A construção de um currículo didático de escrita - MANHÃ Oficina
A construção de um currículo didático de escrita - MANHÃ
Local: CEI

O encontro apresentará propostas para a construção de um "currículo didático de escrita". Para atingir tal objetivo, utilizará diferentes gêneros textuais; e analisará as especificidades necessárias à escrita ligadas ao domínio do uso da linguagem.

Observação: Solicitamos que os participantes da oficina tragam um romance ou livro de contos, rascunhos e redações de alunos e parte do próprio planejamento.

08h00 A Sala de Aula Inclusiva e o Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) - Manhã - Exclusiva para OPs e OEs Oficina
A Sala de Aula Inclusiva e o Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) - Manhã - Exclusiva para OPs e OEs
Local: CEI

Um olhar inclusivo para as atividades de sala de aula, na perspectiva do Desenho Universal de Aprendizagem na prática.

08h00 Álgebra com Geometria: do material concreto às Tecnologias Digitais - MANHÃ Oficina
Álgebra com Geometria: do material concreto às Tecnologias Digitais - MANHÃ
Local: CEI

Ao contrário de uma forte tendência do ensino de Matemática na Educação Básica de algebrizar a Geometria, nossa proposta é geometrizar a Álgebra por meio do Algeplan, utilizando as Tecnologias Digitais, no contexto do Ensino Híbrido, aplicando as metodologias Ativas: Instrução por Pares - Peer Instruction (PI) e Sala de Aula Invertida - Flipped Classroom.

Obs.: Seria essencial que os participantes dessa oficina tenham como recurso um notebook e/ou smartphone com acesso a internet.

08h00 APRENDENDO COM DIVERSÃO! Quem disse que aprender não pode ser divertido? - MANHÃ Oficina
APRENDENDO COM DIVERSÃO! Quem disse que aprender não pode ser divertido? - MANHÃ
Local: CEI

Troca de ideias de dinâmicas que utilizamos em sala de aula para tornar o aprendizado significativo e interessante. Utilização de jogos e brincadeiras como ferramentas no processo do ensino e aprendizagem. Aprender pode e deve ser divertido. Esperamos você para aprender e compartilhar sua 'brincadeira show' conosco.

08h00 Aprender jogando: a utilização do RPG (Role-playing game) em sala de aula - MANHÃ Oficina
Aprender jogando: a utilização do RPG (Role-playing game) em sala de aula - MANHÃ
Local: CEI

A oficina apresenta uma proposta de atividade em sala de aula utilizando como ferramenta pedagógica o RPG, discutindo também suas implicações psicológicas, dando enfoque ao significado simbólico que é vivenciado durante as partidas do jogo. O intuito é introduzir no ambiente escolar uma nova modalidade de apresentação dos conteúdos formais e também de abordar os temas transversais que contribuem enormemente para uma formação social dos alunos, utilizando um método lúdico e simbólico de suas vivências.

08h00 Bonde Literário - MANHÃ Oficina
Bonde Literário - MANHÃ
Local: CEI

Apresentação do Projeto Bonde Literário do CEI Vieira da Silva que acontece desde 2015, para mostrar sua história, alguns registros fotográficos e em vídeo, sua abrangência, pontos positivos e negativos e o que se pretende fazer neste ano.

08h00 Docência real e descomplicada: atividades simples e eficientes para o Ensino de Ciências na escola pública - MANHÃ Oficina
Docência real e descomplicada: atividades simples e eficientes para o Ensino de Ciências na escola pública  - MANHÃ
Local: CEI

A oficina abordará práticas pedagógicas simples e eficientes que podem ser realizadas em qualquer sala de aula, utilizando poucos recursos. O objetivo da oficina é mostrar que atividades lúdicas que não exigem grandes planejamentos e recursos, quando bem empregadas em sala de aula, podem contribuir de maneira real para promover a aprendizagem, além de aumentarem a participação e o interesse dos alunos.

08h00 Educação Financeira Sustentável: como preparar um cidadão consciente financeiramente, despertando atitudes importantes de maneira lúdica - MANHÃ Oficina
Educação Financeira Sustentável: como preparar um cidadão consciente financeiramente, despertando atitudes importantes de maneira lúdica - MANHÃ
Local: CEI

Estratégias lúdicas e materiais acessíveis como cédulas de dinheiro falso, moedas de plástico, potes, dados, fichas de registros, entre outros no contexto de educação financeira sustentável, disponibiliza ao professor sugestões práticas para desenvolver com o estudante tomadas de decisões acertivas financeiramente.

08h00 Eu, Professor Digital - MANHÃ Oficina
Eu, Professor Digital - MANHÃ
Local: CEI

Esta oficina tem o propósito de oferecer um contato com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) que podem ser utilizadas como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a aproximação do educador com tais recursos para que possa, posteriormente, oferecê-los a seus alunos. Exemplificando alguns trabalhos e oportunizando aos participantes uma atividade prática de construção de um planejamento lúdico utilizando diversos recursos tecnológicos e digitais, pautado nas aprendizagens essenciais asseguradas pela Base Nacional Comum Curricular.

08h00 Gênero Musical x Estilo Musical - MANHÃ Oficina
Gênero Musical x Estilo Musical - MANHÃ
Local: CEI

Afinal, qual a diferença? Através de um breve passeio pela estrutura musical e história da música vamos experimentar ouvindo, cantando e tocando Gêneros Musicais apreciando seus estilos.

08h00 Jogos para além da sala de aula - MANHÃ Oficina
Jogos para além da sala de aula - MANHÃ
Local: CEI

Jogos de Tabuleiro Modernos como potencializador das competências e habilidades da BNCC.

08h00 Letramento estatístico na Educação Básica - MANHÃ Oficina
Letramento estatístico na Educação Básica - MANHÃ
Local: CEI

Com a BNCC, habilidades relacionadas a estatística precisam estar mais presentes na Educação Básica, desta forma, será apresentado breve explicação sobre o que seria o letramento estatístico e sua importância na vida escolar. Com exemplos motivadores e significativos, trabalharemos com possibilidades para os processos de ensino e aprendizagem da estatística descritiva em sala de aula.

08h00 Mexendo e remexendo na Educação Infantil - MANHÃ Oficina
Mexendo e remexendo na Educação Infantil - MANHÃ
Local: CEI

Visando a ampliação de conhecimentos pedagógicos à cerca do desenvolvimento motor, vivenciaremos algumas atividades que estimulam o desenvolvimento de : esquema corporal, equilíbrio , lateralidade, coordenação motora ampla e orientação espacial, através de atividades práticas como brincadeiras e brinquedos cantados.

08h00 Neurociência, linguagem e aprendizagem: um olhar para práticas escolares, BNCC e educação socioemocional - MANHÃ Oficina
Neurociência, linguagem e aprendizagem: um olhar para práticas escolares, BNCC e educação socioemocional - MANHÃ
Local: CEI

Esta oficina será dividida em duas partes. Na primeira parte, faremos uma reflexão sobre o funcionamento do nosso cérebro e em aspectos da expressão linguística baseados nos estudos em neurociência, linguística e sociologia. Discutiremos de forma colaborativa e sucinta sobre sensação, percepção, memória, aprendizagem, neuroplasticidade, neurociência afetiva, educação socioemocional, língua e linguagem, expressão da língua, semântica, pragmática e sociolinguística. Já na segunda parte, o grupo será divido por disciplina/área de atuação para montarmos e apresentarmos práticas de sala de aula baseadas nas habilidades da BNCC com foco na educação socioemocional.

Observação: Solicitamos que os participantes dessa oficina tragam lápis ou caneta para anotações.

08h00 Questões de gênero: o que ainda podemos construir na escola para o enfrentamento a violência física e sexual contra mulheres e acolhimento do feminino - MANHÃ Oficina
Questões de gênero: o que ainda podemos construir na escola para o enfrentamento a violência física e sexual contra mulheres e acolhimento do feminino - MANHÃ
Local: CEI Vieira da Silva e Saturnino de Carvalho

Espaço para que possamos discutir as dificuldades e pensar os enfrentamentos ao lidar com corpos femininos. Visto que violência doméstica e a violência sexual também são temas presentes nas escolas, e não apenas entre as alunas. Então de que maneira podemos acolher, escutar e pensar manejos educacionais para essas questões?
O que é possível ao professor lidar com essas questões que chegam tão urgentes?
Entre meninas, mulheres, violência, maternidades, gestação, contraceptivos, solidão... O que é pra sala de aula?

08h00 Saúde mental e educação: considerações sobre os enfrentamentos cotidianos e as possibilidades no ambiente escolar. - MANHÃ Oficina
Saúde mental e educação: considerações sobre os enfrentamentos cotidianos e as possibilidades no ambiente escolar. - MANHÃ
Local: CEI

No contexto escolar de (pós) Pandemia e precarização da educação, a escola se mostra como instituição fundamental para realidade brasileira, marcada por fome e desigualdade.
Propomos um espaço de discussão a respeito das (im)possibilidades de educar e ensinar nessas condições. É possível nessas condições produzir saúde mental? Há enfrentamentos possíveis na dinâmica escolar para o enfrentamento da produção de vulnerabilidade? Quais os rumos possíveis?

14h00 A construção de um currículo didático de escrita - TARDE Oficina
A construção de um currículo didático de escrita - TARDE
Local: CEI

O encontro apresentará propostas para a construção de um "currículo didático de escrita". Para atingir tal objetivo, utilizará diferentes gêneros textuais; e analisará as especificidades necessárias à escrita ligadas ao domínio do uso da linguagem.

Observação: Solicitamos que os participantes da oficina tragam um romance ou livro de contos, rascunhos e redações de alunos e parte do próprio planejamento.

14h00 A Sala de Aula Inclusiva e o Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) - TARDE - Exclusiva para OPs e OEs Oficina
A Sala de Aula Inclusiva e o Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) - TARDE - Exclusiva para OPs e OEs
Local: CEI

Um olhar inclusivo para as atividades de sala de aula, na perspectiva do Desenho Universal de Aprendizagem na prática.

14h00 Álgebra com Geometria: do material concreto às Tecnologias Digitais - TARDE Oficina
Álgebra com Geometria: do material concreto às Tecnologias Digitais - TARDE
Local: CEI

Ao contrário de uma forte tendência do ensino de Matemática na Educação Básica de algebrizar a Geometria, nossa proposta é geometrizar a Álgebra por meio do Algeplan, utilizando as Tecnologias Digitais, no contexto do Ensino Híbrido, aplicando as metodologias Ativas: Instrução por Pares - Peer Instruction (PI) e Sala de Aula Invertida - Flipped Classroom.

Obs.: Seria essencial que os participantes dessa oficina tenham como recurso um notebook e/ou smartphone com acesso a internet.

14h00 Aprender jogando: a utilização do RPG (Role-playing game) em sala de aula - TARDE Oficina
Aprender jogando: a utilização do RPG (Role-playing game) em sala de aula - TARDE
Local: CEI

A oficina apresenta uma proposta de atividade em sala de aula utilizando como ferramenta pedagógica o RPG, discutindo também suas implicações psicológicas, dando enfoque ao significado simbólico que é vivenciado durante as partidas do jogo. O intuito é introduzir no ambiente escolar uma nova modalidade de apresentação dos conteúdos formais e também de abordar os temas transversais que contribuem enormemente para uma formação social dos alunos, utilizando um método lúdico e simbólico de suas vivências.

14h00 Clara de todos os anos, um olhar diferente para literatura. - TARDE Oficina
Clara de todos os anos, um olhar diferente para literatura. - TARDE
Local: CEI

A oficina tem o propósito de apresentar o trabalho desenvolvido com os alunos do Colégio Bartholomeu Anacleto, com base da obra Clara dos Anjos, do autor Lima Barreto. A atividade traz possibilidades de interdisciplinaridade e atividades em grupo. Importante relatar que o trabalho foi premiado e ganhou uma bonificação.

14h00 Docência real e descomplicada: atividades simples e eficientes para o Ensino de Ciências na escola pública - TARDE Oficina
Docência real e descomplicada: atividades simples e eficientes para o Ensino de Ciências na escola pública  - TARDE
Local: CEI

A oficina abordará práticas pedagógicas simples e eficientes que podem ser realizadas em qualquer sala de aula, utilizando poucos recursos. O objetivo da oficina é mostrar que atividades lúdicas que não exigem grandes planejamentos e recursos, quando bem empregadas em sala de aula, podem contribuir de maneira real para promover a aprendizagem, além de aumentarem a participação e o interesse dos alunos.

14h00 Eu, Professor Digital - TARDE Oficina
Eu, Professor Digital - TARDE
Local: CEI

Esta oficina tem o propósito de oferecer um contato com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) que podem ser utilizadas como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a aproximação do educador com tais recursos para que possa, posteriormente, oferecê-los a seus alunos. Exemplificando alguns trabalhos e oportunizando aos participantes uma atividade prática de construção de um planejamento lúdico utilizando diversos recursos tecnológicos e digitais, pautado nas aprendizagens essenciais asseguradas pela Base Nacional Comum Curricular

14h00 Explorações e descobertas em matemática através de materiais manipuláveis - TARDE Oficina
Explorações e descobertas em matemática através de materiais manipuláveis - TARDE
Local: CEI

Uso de materiais manipuláveis como geoplano, material dourado, sólidos geométricos, malha quadriculada, fita métrica, entre outros, possuem papel significativo para desenvolver objetos de conhecimento e habilidades das unidades temáticas pautadas na BNCC. Nesse sentido, esta oficina oportunizará aos participantes um espaço para conhecerem e/ou aperfeiçoarem práticas pedagógicas de forma lúdica e construtiva.

14h00 Gênero Musical x Estilo Musical - TARDE Oficina
Gênero Musical x Estilo Musical - TARDE
Local: CEI

Afinal, qual a diferença? Através de um breve passeio pela estrutura musical e história da música vamos experimentar ouvindo, cantando e tocando Gêneros Musicais apreciando seus estilos.

14h00 Investigações em sala de aula no campo geométrico - TARDE Oficina
Investigações em sala de aula no campo geométrico - TARDE
Local: CEI

Este trabalho buscará construir, na prática, conceitos e ações empregadas na Investigação Matemática e na Modelagem no Ensino de matemática. Inicialmente serão apresentados alguns pressupostos teóricos que sustentam a proposta e, em seguida, realizadas as atividades que desenvolvam as habilidades e competências específicas. A proposta é de uma metodologia de Sala de aula invertida e, espera-se ao final das atividades que os participantes sejam capazes de criar e desenvolver atividade de investigação em sala de aula, bem como de modelagem matemática.

Obs.: Seria essencial que os participantes dessa oficina tenham como recurso um notebook e/ou smartphone com software Geogebra. Esse software pode ser baixado no a seguir. link https://www.geogebra.org/download?lang=pt

14h00 Jogos para além da sala de aula - TARDE Oficina
Jogos para além da sala de aula - TARDE
Local: CEI

Jogos de Tabuleiro Modernos como potencializador das competências e habilidades da BNCC.

14h00 Letramento estatístico na Educação Básica - TARDE Oficina
Letramento estatístico na Educação Básica - TARDE
Local: CEI

Com a BNCC, habilidades relacionadas a estatística precisam estar mais presentes na Educação Básica, desta forma, será apresentado breve explicação sobre o que seria o letramento estatístico e sua importância na vida escolar. Com exemplos motivadores e significativos, trabalharemos com possibilidades para os processos de ensino e aprendizagem da estatística descritiva em sala de aula.

14h00 Mexendo e remexendo na Educação Infantil - TARDE Oficina
Mexendo e remexendo na Educação Infantil - TARDE
Local: CEI

Visando a ampliação de conhecimentos pedagógicos à cerca do desenvolvimento motor, vivenciaremos algumas atividades que estimulam o desenvolvimento de : esquema corporal, equilíbrio , lateralidade, coordenação motora ampla e orientação espacial, através de atividades práticas como brincadeiras e brinquedos cantados.

14h00 Neurociência, linguagem e aprendizagem: um olhar para práticas escolares, BNCC e educação socioemocional - TARDE Oficina
Neurociência, linguagem e aprendizagem: um olhar para práticas escolares, BNCC e educação socioemocional - TARDE
Local: CEI

Esta oficina será dividida em duas partes. Na primeira parte, faremos uma reflexão sobre o funcionamento do nosso cérebro e em aspectos da expressão linguística baseados nos estudos em neurociência, linguística e sociologia. Discutiremos de forma colaborativa e sucinta sobre sensação, percepção, memória, aprendizagem, neuroplasticidade, neurociência afetiva, educação socioemocional, língua e linguagem, expressão da língua, semântica, pragmática e sociolinguística. Já na segunda parte, o grupo será divido por disciplina/área de atuação para montarmos e apresentarmos práticas de sala de aula baseadas nas habilidades da BNCC com foco na educação socioemocional.

Observação: Solicitamos que os participantes dessa oficina tragam lápis ou caneta para anotações.

14h00 O livro dentro da caixa - TARDE Oficina
O livro dentro da caixa - TARDE
Local: CEI

Os alunos lerão um livro selecionado pelo professor ou por eles mesmo e ao final, cada aluno escolherá uma cena para ser apresentada em alto relevo dentro de uma caixa de sapato. A culminância do projeto será um café literário, em que os alunos apresentarão seus trabalhos, dirão por que escolheram determinada cena, suas considerações a respeito do livro, tudo feito em uma roda de conversas. Para finalizar, entregarão uma resenha do livro ao professor. (Sugestão: Fazer um trabalho interdisciplinar, com a ajuda do professor de Arte para a reprodução da cena e dos demais professores que se encaixem no tema abordado pelo livro).

14h00 Questões de gênero: o que ainda podemos construir na escola para o enfrentamento a violência física e sexual contra mulheres e acolhimento do feminino - TARDE Oficina
Questões de gênero: o que ainda podemos construir na escola para o enfrentamento a violência física e sexual contra mulheres e acolhimento do feminino - TARDE
Local: CEI

Espaço para que possamos discutir as dificuldades e pensar os enfrentamentos ao lidar com corpos femininos. Visto que violência doméstica e a violência sexual também são temas presentes nas escolas, e não apenas entre as alunas. Então de que maneira podemos acolher, escutar e pensar manejos educacionais para essas questões?
O que é possível ao professor lidar com essas questões que chegam tão urgentes? Entre meninas, mulheres, violência, maternidades, gestação, contraceptivos, solidão... O que é pra sala de aula?

14h00 Saúde mental e educação: considerações sobre os enfrentamentos cotidianos e as possibilidades no ambiente escolar. - TARDE Oficina
Saúde mental e educação: considerações sobre os enfrentamentos cotidianos e as possibilidades no ambiente escolar. - TARDE
Local: CEI

No contexto escolar de (pós) Pandemia e precarização da educação, a escola se mostra como instituição fundamental para realidade brasileira, marcada por fome e desigualdade.
Propomos um espaço de discussão a respeito das (im)possibilidades de educar e ensinar nessas condições. É possível nessas condições produzir saúde mental? Há enfrentamentos possíveis na dinâmica escolar para o enfrentamento da produção de vulnerabilidade? Quais os rumos possíveis?

Carregando área de inscrição

Local

CEI - Centro Educacional Integrado, 27310-060, Rua Cristóvão Leal, 121, Centro, Barra Mansa, Rio de Janeiro
Ver no mapa

Organizador

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA MANSA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - GEB
ASSESSORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL II