Resumo
Texto
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O encontro apresentará propostas para a construção de um "currículo didático de escrita". Para atingir tal objetivo, utilizará diferentes gêneros textuais; e analisará as especificidades necessárias à escrita ligadas ao domínio do uso da linguagem.
Observação: Solicitamos que os participantes da oficina tragam um romance ou livro de contos, rascunhos e redações de alunos e parte do próprio planejamento.
Um olhar inclusivo para as atividades de sala de aula, na perspectiva do Desenho Universal de Aprendizagem na prática.
Ao contrário de uma forte tendência do ensino de Matemática na Educação Básica de algebrizar a Geometria, nossa proposta é geometrizar a Álgebra por meio do Algeplan, utilizando as Tecnologias Digitais, no contexto do Ensino Híbrido, aplicando as metodologias Ativas: Instrução por Pares - Peer Instruction (PI) e Sala de Aula Invertida - Flipped Classroom.
Obs.: Seria essencial que os participantes dessa oficina tenham como recurso um notebook e/ou smartphone com acesso a internet.
Troca de ideias de dinâmicas que utilizamos em sala de aula para tornar o aprendizado significativo e interessante. Utilização de jogos e brincadeiras como ferramentas no processo do ensino e aprendizagem. Aprender pode e deve ser divertido. Esperamos você para aprender e compartilhar sua 'brincadeira show' conosco.
A oficina apresenta uma proposta de atividade em sala de aula utilizando como ferramenta pedagógica o RPG, discutindo também suas implicações psicológicas, dando enfoque ao significado simbólico que é vivenciado durante as partidas do jogo. O intuito é introduzir no ambiente escolar uma nova modalidade de apresentação dos conteúdos formais e também de abordar os temas transversais que contribuem enormemente para uma formação social dos alunos, utilizando um método lúdico e simbólico de suas vivências.
Apresentação do Projeto Bonde Literário do CEI Vieira da Silva que acontece desde 2015, para mostrar sua história, alguns registros fotográficos e em vídeo, sua abrangência, pontos positivos e negativos e o que se pretende fazer neste ano.
A oficina abordará práticas pedagógicas simples e eficientes que podem ser realizadas em qualquer sala de aula, utilizando poucos recursos. O objetivo da oficina é mostrar que atividades lúdicas que não exigem grandes planejamentos e recursos, quando bem empregadas em sala de aula, podem contribuir de maneira real para promover a aprendizagem, além de aumentarem a participação e o interesse dos alunos.
Estratégias lúdicas e materiais acessíveis como cédulas de dinheiro falso, moedas de plástico, potes, dados, fichas de registros, entre outros no contexto de educação financeira sustentável, disponibiliza ao professor sugestões práticas para desenvolver com o estudante tomadas de decisões acertivas financeiramente.
Esta oficina tem o propósito de oferecer um contato com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) que podem ser utilizadas como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a aproximação do educador com tais recursos para que possa, posteriormente, oferecê-los a seus alunos. Exemplificando alguns trabalhos e oportunizando aos participantes uma atividade prática de construção de um planejamento lúdico utilizando diversos recursos tecnológicos e digitais, pautado nas aprendizagens essenciais asseguradas pela Base Nacional Comum Curricular.
Afinal, qual a diferença? Através de um breve passeio pela estrutura musical e história da música vamos experimentar ouvindo, cantando e tocando Gêneros Musicais apreciando seus estilos.
Jogos de Tabuleiro Modernos como potencializador das competências e habilidades da BNCC.
Com a BNCC, habilidades relacionadas a estatística precisam estar mais presentes na Educação Básica, desta forma, será apresentado breve explicação sobre o que seria o letramento estatístico e sua importância na vida escolar. Com exemplos motivadores e significativos, trabalharemos com possibilidades para os processos de ensino e aprendizagem da estatística descritiva em sala de aula.
Visando a ampliação de conhecimentos pedagógicos à cerca do desenvolvimento motor, vivenciaremos algumas atividades que estimulam o desenvolvimento de : esquema corporal, equilíbrio , lateralidade, coordenação motora ampla e orientação espacial, através de atividades práticas como brincadeiras e brinquedos cantados.
Esta oficina será dividida em duas partes. Na primeira parte, faremos uma reflexão sobre o funcionamento do nosso cérebro e em aspectos da expressão linguística baseados nos estudos em neurociência, linguística e sociologia. Discutiremos de forma colaborativa e sucinta sobre sensação, percepção, memória, aprendizagem, neuroplasticidade, neurociência afetiva, educação socioemocional, língua e linguagem, expressão da língua, semântica, pragmática e sociolinguística. Já na segunda parte, o grupo será divido por disciplina/área de atuação para montarmos e apresentarmos práticas de sala de aula baseadas nas habilidades da BNCC com foco na educação socioemocional.
Observação: Solicitamos que os participantes dessa oficina tragam lápis ou caneta para anotações.
Espaço para que possamos discutir as dificuldades e pensar os enfrentamentos ao lidar com corpos femininos. Visto que violência doméstica e a violência sexual também são temas presentes nas escolas, e não apenas entre as alunas. Então de que maneira podemos acolher, escutar e pensar manejos educacionais para essas questões?
O que é possível ao professor lidar com essas questões que chegam tão urgentes?
Entre meninas, mulheres, violência, maternidades, gestação, contraceptivos, solidão... O que é pra sala de aula?
No contexto escolar de (pós) Pandemia e precarização da educação, a escola se mostra como instituição fundamental para realidade brasileira, marcada por fome e desigualdade.
Propomos um espaço de discussão a respeito das (im)possibilidades de educar e ensinar nessas condições. É possível nessas condições produzir saúde mental? Há enfrentamentos possíveis na dinâmica escolar para o enfrentamento da produção de vulnerabilidade? Quais os rumos possíveis?
O encontro apresentará propostas para a construção de um "currículo didático de escrita". Para atingir tal objetivo, utilizará diferentes gêneros textuais; e analisará as especificidades necessárias à escrita ligadas ao domínio do uso da linguagem.
Observação: Solicitamos que os participantes da oficina tragam um romance ou livro de contos, rascunhos e redações de alunos e parte do próprio planejamento.
Um olhar inclusivo para as atividades de sala de aula, na perspectiva do Desenho Universal de Aprendizagem na prática.
Ao contrário de uma forte tendência do ensino de Matemática na Educação Básica de algebrizar a Geometria, nossa proposta é geometrizar a Álgebra por meio do Algeplan, utilizando as Tecnologias Digitais, no contexto do Ensino Híbrido, aplicando as metodologias Ativas: Instrução por Pares - Peer Instruction (PI) e Sala de Aula Invertida - Flipped Classroom.
Obs.: Seria essencial que os participantes dessa oficina tenham como recurso um notebook e/ou smartphone com acesso a internet.
A oficina apresenta uma proposta de atividade em sala de aula utilizando como ferramenta pedagógica o RPG, discutindo também suas implicações psicológicas, dando enfoque ao significado simbólico que é vivenciado durante as partidas do jogo. O intuito é introduzir no ambiente escolar uma nova modalidade de apresentação dos conteúdos formais e também de abordar os temas transversais que contribuem enormemente para uma formação social dos alunos, utilizando um método lúdico e simbólico de suas vivências.
A oficina tem o propósito de apresentar o trabalho desenvolvido com os alunos do Colégio Bartholomeu Anacleto, com base da obra Clara dos Anjos, do autor Lima Barreto. A atividade traz possibilidades de interdisciplinaridade e atividades em grupo. Importante relatar que o trabalho foi premiado e ganhou uma bonificação.
A oficina abordará práticas pedagógicas simples e eficientes que podem ser realizadas em qualquer sala de aula, utilizando poucos recursos. O objetivo da oficina é mostrar que atividades lúdicas que não exigem grandes planejamentos e recursos, quando bem empregadas em sala de aula, podem contribuir de maneira real para promover a aprendizagem, além de aumentarem a participação e o interesse dos alunos.
Esta oficina tem o propósito de oferecer um contato com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) que podem ser utilizadas como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a aproximação do educador com tais recursos para que possa, posteriormente, oferecê-los a seus alunos. Exemplificando alguns trabalhos e oportunizando aos participantes uma atividade prática de construção de um planejamento lúdico utilizando diversos recursos tecnológicos e digitais, pautado nas aprendizagens essenciais asseguradas pela Base Nacional Comum Curricular
Uso de materiais manipuláveis como geoplano, material dourado, sólidos geométricos, malha quadriculada, fita métrica, entre outros, possuem papel significativo para desenvolver objetos de conhecimento e habilidades das unidades temáticas pautadas na BNCC. Nesse sentido, esta oficina oportunizará aos participantes um espaço para conhecerem e/ou aperfeiçoarem práticas pedagógicas de forma lúdica e construtiva.
Afinal, qual a diferença? Através de um breve passeio pela estrutura musical e história da música vamos experimentar ouvindo, cantando e tocando Gêneros Musicais apreciando seus estilos.
Este trabalho buscará construir, na prática, conceitos e ações empregadas na Investigação Matemática e na Modelagem no Ensino de matemática. Inicialmente serão apresentados alguns pressupostos teóricos que sustentam a proposta e, em seguida, realizadas as atividades que desenvolvam as habilidades e competências específicas. A proposta é de uma metodologia de Sala de aula invertida e, espera-se ao final das atividades que os participantes sejam capazes de criar e desenvolver atividade de investigação em sala de aula, bem como de modelagem matemática.
Obs.: Seria essencial que os participantes dessa oficina tenham como recurso um notebook e/ou smartphone com software Geogebra. Esse software pode ser baixado no a seguir. link https://www.geogebra.org/download?lang=pt
Jogos de Tabuleiro Modernos como potencializador das competências e habilidades da BNCC.
Com a BNCC, habilidades relacionadas a estatística precisam estar mais presentes na Educação Básica, desta forma, será apresentado breve explicação sobre o que seria o letramento estatístico e sua importância na vida escolar. Com exemplos motivadores e significativos, trabalharemos com possibilidades para os processos de ensino e aprendizagem da estatística descritiva em sala de aula.
Visando a ampliação de conhecimentos pedagógicos à cerca do desenvolvimento motor, vivenciaremos algumas atividades que estimulam o desenvolvimento de : esquema corporal, equilíbrio , lateralidade, coordenação motora ampla e orientação espacial, através de atividades práticas como brincadeiras e brinquedos cantados.
Esta oficina será dividida em duas partes. Na primeira parte, faremos uma reflexão sobre o funcionamento do nosso cérebro e em aspectos da expressão linguística baseados nos estudos em neurociência, linguística e sociologia. Discutiremos de forma colaborativa e sucinta sobre sensação, percepção, memória, aprendizagem, neuroplasticidade, neurociência afetiva, educação socioemocional, língua e linguagem, expressão da língua, semântica, pragmática e sociolinguística. Já na segunda parte, o grupo será divido por disciplina/área de atuação para montarmos e apresentarmos práticas de sala de aula baseadas nas habilidades da BNCC com foco na educação socioemocional.
Observação: Solicitamos que os participantes dessa oficina tragam lápis ou caneta para anotações.
Os alunos lerão um livro selecionado pelo professor ou por eles mesmo e ao final, cada aluno escolherá uma cena para ser apresentada em alto relevo dentro de uma caixa de sapato. A culminância do projeto será um café literário, em que os alunos apresentarão seus trabalhos, dirão por que escolheram determinada cena, suas considerações a respeito do livro, tudo feito em uma roda de conversas. Para finalizar, entregarão uma resenha do livro ao professor. (Sugestão: Fazer um trabalho interdisciplinar, com a ajuda do professor de Arte para a reprodução da cena e dos demais professores que se encaixem no tema abordado pelo livro).
Espaço para que possamos discutir as dificuldades e pensar os enfrentamentos ao lidar com corpos femininos. Visto que violência doméstica e a violência sexual também são temas presentes nas escolas, e não apenas entre as alunas. Então de que maneira podemos acolher, escutar e pensar manejos educacionais para essas questões?
O que é possível ao professor lidar com essas questões que chegam tão urgentes? Entre meninas, mulheres, violência, maternidades, gestação, contraceptivos, solidão... O que é pra sala de aula?
No contexto escolar de (pós) Pandemia e precarização da educação, a escola se mostra como instituição fundamental para realidade brasileira, marcada por fome e desigualdade.
Propomos um espaço de discussão a respeito das (im)possibilidades de educar e ensinar nessas condições. É possível nessas condições produzir saúde mental? Há enfrentamentos possíveis na dinâmica escolar para o enfrentamento da produção de vulnerabilidade? Quais os rumos possíveis?
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.